Questões de Concurso sobre Tipologia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
25 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

As ferramentas de texto do Adobe Illustrator 2024 no sistema operacional Windows 10 ajudam a adicionar e editar texto (tipo) no trabalho artístico. Além do texto simples, é possível adicionar texto em um caminho ou em uma área e aplicar os efeitos de texto desejados.


Disponível em: https://helpx.adobe.com/br/illustrator/using/tools-in-illustrator.html. Acesso em: 04 dez. 2024. Adaptado.


A ferramenta que permite mover, dimensionar e girar caracteres individuais de uma palavra é a


A

Tipo.


B

Datilografia.


C

Texto de ponto.


D

Tipo no caminho.


E

Texto no caminho.

A qualidade de um produto gráfico depende diretamente da seleção adequada do papel. Fatores como acabamento, gramatura e estrutura física do papel devem ser considerados para cada tipo de trabalho. Qualquer erro na especificação de uma dessas características pode determinar um resultado abaixo do esperado. E nem sempre é questão de preço; a opção por um papel mais caro pode até mesmo prejudicar um projeto, por distanciá-lo das necessidades do público-alvo.


COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2012. p. 156. Adaptado.


Sobre o papel e suas características, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) O papel amarelado e fosco, com textura leve, é mais apropriado para longas sessões de leitura, porém distorce as cores.

( ) O papel branco geralmente é mais barato do que o amarelado, não altera as cores das imagens e proporciona uma leitura mais confortável.

( ) O papel branco e revestido é indicado para livros de imagens, no entanto cansam mais os olhos.

( ) O papel adquirido em folhas no Brasil segue os formatos de padronização ANSI, conhecidos como AA (76 cm x 112 cm) e BB (66 cm x 96 cm).

( ) Os tipos de papel podem ser classificados conforme o peso: suportes com até 120 g/m2 são chamados de ‘papel’, de 120 a 180 g/m2 são denominados ‘cartolina’ e a partir de 180 g/m2 passa a ser chamado de ‘cartão’.


A sequência correta é


A

V, F, V, F, V.


B

F, V, V, V, F.


C

V, F, V, F, F.


D

V, V, V, F, V.


E

F, V, V, F, V.

O release (ou relise) é um material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa, e destinado aos veículos de comunicação, que pode ser dividido em 11 tipos. Assinale, a seguir, a definição do tipo de release cuja produção leva em consideração as particularidades de determinado espaço jornalístico.


A

Artigo.


B

Dirigido.


C

Especial.


D

De opinião.

Entender a estrutura das letras ajuda o profissional gráfico a avaliar e sugerir tipologias no projeto gráfico sem incorrer em erros comuns. A fonte pode apresentar diversas variantes: inclinações, larguras, tonalidades e usos ortográficos no desenho das letras. No que se refere à tonalidade, pode-se afirmar que está ligada à força da letra e à relação entre a:


A

retícula em tons de CMYK e seu espaço em branco interno.


B

inclinação (itálicos) e seu espaço em branco interno.


C

altura da letra e o espaço (condensado ou expandido) no Kerning.


D

retícula e a inclinação (itálicos) das hastes.


E

espessura das hastes e seu espaço em branco interno.

As tipografias Futura, Bodoni e Clarendon podem ser classificadas, respectivamente, como:


A

Sem serifa geométrica / Moderna / Egípcia.


B

Sem serifa geométrica / Humanista / Egípcia.


C

Sem serifa transicional / Humanista / Egípcia.


D

Sem serifa transicional / Moderna / Humanista.


E

Sem serifa humanista / Egípcia / Moderna.

Em tipologia, segundo Williams(2008), assinale a opção que apresenta somente princípios utilizados para contrastes de tipos.


A

Alinhamento, cor, direção e forma.


B

Cor, estrutura, peso e repetição.


C

Alinhamento, direção, forma e peso.


D

Forma, estrutura, peso e tamanho.


E

Cor, direção, estrutura e repetição.

Tipologia é o conjunto de caracteres tipográficos, que também são conhecidos como fontes. Elas admitem algumas variações de estilos, tais como itálico, negrito, sublinhado etc. As Fontes Tipográficas, ou simplesmente fontes, ou tipos, são classificadas segundo suas principais características, as Serifas. É um exemplo de fonte serifada:


A

Arial.


B

Helvética.


C

East Side.


D

Garamond.


E

Optima.

As fontes gráficas podem ser classificadas pelo nome, pela família e pela série. Baseando-se nestas possíveis classificações, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Romana clássica, moderna e Cursiva se referem as famílias das fontes.


B

Garamond, Avant Gard e Baskerville são classificações por nome.


C

Condensado (Condensed), largos (extendeds) são classificações de caracteres por série relacionados à largura.


D

Lapidária, Egípcia e Artística são classificações por nome.


E

Claros (Lights), normais (médiuns) e escuros (bolds) são classificações de caracteres por séries relacionadas à tonalidade.

As fontes utilizadas pelos diagramadores tem o tamanho medido por um sistema anglo-americano de medidas gráficas, cuja menor unidade é o ponto.


A soma de 12 pontos forma


A

a paica.


B

o centímetro.


C

o milímetro.


D

o didot.


E

o pixel.

Em relação às famílias das fontes utilizadas em impresso, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. Romana antiga é uma fonte inspirada na escrita monumental romana, proporciona ao leitor um descanso visual e facilidade de leitura devido às suas serifas arredondadas.

II. Romana moderna caracteriza-se pelas serifas grossas retangulares tanto na base quanto no ápice.

III. Lapidária não tem serifas, tem pouca variação na grossura de suas hastes e são mais uniformes.

IV. Egípcia é uma fonte que se caracteriza por ser uma evolução da romana antiga, cuja característica é a legibilidade proporcionada pelas serivas retas na base.


A

Apenas I.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e IV.


D

Apenas II, III e IV.


E

I, II, III e IV.

A estrutura dos caracteres gráficos é composto de alguns elementos. Assinale a alternativa a seguir que NÃO faz parte desta estrutura.


A

Ápice.


B

Haste.


C

Serifa.


D

Trave.


E

Entrelinha.

O designer Adrian Frutiger desenvolveu a fonte Futura na década de 80 do século XX, fonte esta que permanece, segundo muitos designers, como uma das mais legíveis de todas as fontes geométricas sem serifa e, por essa razão, é largamente utilizada na identidade corporativa contemporânea.


C
Certo

E
Errado

Capitular é uma letra de corpo bem superior ao do restante da composição e é normalmente empregada na abertura de um texto ou para marcar o início de cada capítulo de um livro.


C
Certo

E
Errado

A fonte Frutiger, originalmente desenhada com o nome Roissy, é a atual referência tipográfica utilizada na identidade visual do governo federal do Brasil, de acordo com o manual de identidade publicado em 2011 pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.


C
Certo

E
Errado

A fonte Gill Sans foi desenvolvida originalmente para a sinalização do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Essa referência de identidade visual influenciou diversas outras identidades corporativas.


C
Certo

E
Errado

Fonte, em produção gráfica, tem três significados: o ponto de onde se inicia o processo de comunicação, a procedência da informação (documento, depoimento etc.) e o conjunto de caracteres de uma família tipográfica.


C
Certo

E
Errado

Para alcançar uma legibilidade ideal, no exemplo citado acima, além das questões relativas à tipologia em si, outros fatores como o brilho e a tonalidade do papel especificado também devem ser considerados.


C
Certo

E
Errado
 
 
Gerar simulado