

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Estudos desenvolvidos em várias partes do mundo têm comprovado a inter-relação da ingestão calórica e produtividade, evidenciando as implicações de um suprimento alimentar inadequado às necessidades vitais sobre o rendimento do trabalho. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
existem evidências de que a adição de nutrientes melhore a saúde ou a eficiência de quem já está adequadamente alimentado.
o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) preconiza que as despesas com a alimentação sejam divididas entre o trabalhador e a empresa.
a produtividade aumenta até o ponto em que a dieta é considerada adequada.
o PAT tem entre seus objetivos manter as condições de saúde do trabalhador.
A diminuição do poder aquisitivo não possui impactos no estado de nutrição do indivíduo e, consequentemente, no desenvolvimento nacional.
O PGRSS descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como a proteção à saúde pública. Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de PGRSS.
Programa de Gerenciamento de Resíduos Secos de Saúde.
Processo de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde.
Plano Gerencial de Resíduos de Saúde e Sanitário.
Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde.
Plano Gerencial de Resíduos Sólidos de Saúde.
Em relação à nutrição infantil, a alternativa INCORRETA é:
o cálcio (leite, ovo, osso, casca de ovo) forma ossos e dentes.
a vitamina B (carnes, feijão, soja, cereais com casca, leite) protege contra as anemias, fortalece o sistema nervoso e ajuda a crescer.
o ferro é encontrado no fígado, feijão, ovo, beterraba, etc.
os sais minerais não têm valor nutritivo e acumulam gordura.
Como princípio geral na manipulação de alimentos NÃO se deve utilizar água potável para
produção de vapor, sistema de refrigeração e controle de incêndio.
higienização de utensílios de alumínio.
cocção de arroz.
preparação de pequenas refeições.
lavagem das mãos.
Visando a necessidade do constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, e também a proteção da saúde da população, foi aprovado o Regulamento Técnico para “Condições Higiênico- Sanitárias e de Boas Práticas dos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos”. Assinale a alternativa que apresenta a Portaria que aprovou este regulamento.
Portaria SVS/MS n° 300, de 30 de julho de 1997.
Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1996.
Portaria SVS/MS nº 362, de 20 de junho de 1997.
Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997.
Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1998.
Vários países têm adotado medidas legais para limitar a publicidade de alimentos, seja proibindo a propaganda de determinados produtos considerados não saudáveis, seja restringindo o horário e o local de sua veiculação ou, ainda, proibindo inteiramente qualquer publicidade dirigida a crianças. Considerando a afirmação anterior, NÃO se pode afirmar que o(s)
rápido crescimento mundial do consumo de alimentos processados, amparado em sofisticadas estratégias de marketing desenvolvidas pelas indústrias multinacionais é uma das causas importantes da epidemia global de obesidade.
foco da regulamentação da publicidade de alimentos está no grupo de alimentos altamente processados que são disponibilizados prontos (ou quase prontos) para o consumo.
alimentos processados conservam grande parte das propriedades nutricionais do original, além de aumentarem sua disponibilidade e, por vezes, sua segurança.
alimentos industrializados devem ser tratados como um grupo homogêneo no que se refere à saúde humana.
ultraprocessados são ingredientes já processados e de baixo valor nutricional – como óleos, gorduras, farinhas, amido, açúcar e sal – acrescidos de conservantes, estabilizantes, flavorizantes e corantes.
Para a aprovação dos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos, os edifícios e as instalações devem ter construção sólida e sanitariamente adequada. Todos os materiais usados na construção e na manutenção não devem transmitir nenhuma substância indesejável ao alimento. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à área de manipulação dos alimentos.
Os pisos devem ser de material resistente ao trânsito, impermeáveis, laváveis e antiderrapantes.
Os ralos devem ser do tipo sifão ou similares.
As paredes devem ser revestidas de materiais impermeáveis, laváveis e de cores claras.
Os ângulos entre as paredes e o piso e entre as paredes e o teto devem ser esquinados e, preferencialmente, formando 90°.
As janelas e outras aberturas devem ser construídas de maneira que se evite o acúmulo de sujeira, e as que se comunicam com o exterior devem ser providas de proteção antipragas.
Na fabricação de queijo colonial, ao se colocar as peças em salmoura, essas passaram a flutuar. Isto é indicativo de:
Estufamento tardio provocado por contaminação do leite com Clostrídeos.
Estufamento provocado por leveduras.
Estufamento precoce, provocado por coliformes.
Estufamento provocado por mofos.
Queijos devem flutuar porque apresentam olhaduras.
As informações necessárias que deverão constar na rotulagem preventiva de materiais perigosos são
nome técnico do produto, propriedades físico-químicas, peso, volume, instruções sobre manuseio, grau de risco, medidas preventivas, especificação segundo a ONU e impactos ambientais
nome técnico do produto, grau de risco, indicação de perigo, instruções de primeiros socorros e especificação segundo a ONU
nome do produto, palavras de advertência, nível de explosividade, medidas preventivas, instruções de armazenamento e manuseio, formas de segregação e infor-mações médicas
nome técnico do produto, palavras de advertência, indicação do risco, medidas preventivas, instruções de primeiros socorros, instruções em caso de acidente, infor-mações médicas e instruções para manuseio e armaze-nagem