Questões de Concurso sobre Legislação Tributária

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
163 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Como é denominada a contabilidade que é dirigida aos stakeholders externos da empresa (acionistas, sócios, credores, legisladores etc.), condicionada às imposições legais e fiscais, preocupada com as leis, normas, princípios e convenções contábeis, obrigatória para as entidades legalmente estabelecidas e responsável pelos registros relativos ao patrimônio do que já passou?


A

De custos.


B

Gerencial.


C

De perdas.


D

Financeira.


E

De investimentos.

Tomando por base uma Receita Corrente Líquida de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais), a Lei de Responsabilidade Fiscal permite ao Município destinar para despesas com pessoal do Poder Executivo, o valor máximo de:


A

R$ 18.000.000,00.


B

R$ 19.400.000,00.


C

R$ 20.800.000,00.


D

R$ 21.600.000,00.


E

R$ 22.200.000,00.

O cálculo da provisão para repartição tributária deve ser efetuado com base


A

nos créditos de impostos e contribuições ainda não arrecadados, sujeitos à repartição, deduzidos do respectivo ajuste para perdas.


B

nos créditos de impostos e contribuições já arrecadados, sujeitos à repartição, deduzidos do respectivo aumento das perdas.


C

nos créditos das contribuições já arrecadados, sujeitos à repartição, deduzidos das respectivas perdas.


D

nos créditos de impostos ainda não arrecadados, sem repartição, deduzidos do respectivo ajuste para perdas.


E

nas despesas de impostos e contribuições ainda não arrecadados, sujeitos à repartição, deduzidos do respectivo aumento das perdas.

Para se enquadrar como microempreendedor individual (MEI), o empresário individual ou empreendedor deve atender alguns requisitos acumuladamente, sendo-lhe permitido


A

contratar no máximo um único empregado, que só pode ser remunerado com um salário-mínimo previsto em lei ou com o piso salarial da categoria profissional.


B

ser constituído na forma de startup.


C

ser optante pelo lucro presumido e seguir os requisitos da modalidade escolhida.


D

auferir receita bruta acumulada nos anos-calendários e em curso de até R$ 180 mil.


E

possuir dois ou mais estabelecimentos.

De acordo com a legislação tributária brasileira, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) incide sobre qual base de cálculo, representando uma importante fonte de arrecadação para o governo?


A

Os custos de produção dos bens ou serviços comercializados pela empresa;


B

As despesas operacionais incorridas pela empresa;


C

O patrimônio líquido registrado no balanço patrimonial;


D

O lucro líquido auferido pela empresa;


E

O faturamento mensal obtido pela empresa.

O Distrito Federal pode, mediante lei, atribuir à União a responsabilidade tributária pela retenção na fonte do ISS a ele devido em razão dos serviços que contratar.


C

Certo


E

Errado

A NBC TSP 01 – Receita de Transação sem Contraprestação apresenta diversos termos e o significado atribuído a cada um. A citação “Os montantes (valores) disponíveis aos beneficiários, independente de pagarem ou não tributos” define:


A

Tarifas.


B

Multas.


C

Evento tributável.


D

Gastos tributários.


E

Despesas pagas por meio do sistema tributário.

Fiscalidade é o conceito que descreve a natureza predominantemente arrecadatória de um tributo específico. Um tributo é considerado fiscal quando sua principal finalidade é contribuir para o financiamento dos cofres públicos. Assinale, a seguir, o único tributo enquadrado neste conceito.


A

Imposto sobre a importação de produtos estrangeiros.


B

Imposto sobre a exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.


C

Imposto sobre produtos industrializados.


D

Imposto sobre a propriedade de veículos automotores.


E

Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários.

A Lei 11.941/2009 altera a legislação tributária federal relativa ao parcelamento ordinário de débitos tributários; concede remissão nos casos em que especifica e institui regime tributário de transição, além de outras providências. É correto afirmar sobre as disposições comuns aos parcelamentos previstos nesta Lei, que


A

as reduções previstas nos artigos 1⁠º, 2⁠º e 3⁠º desta Lei não são cumulativas com outras previstas em lei e serão aplicadas somente em relação aos saldos devedores dos débitos.


B

a opção pelos parcelamentos de que trata esta Lei não importa em confissão irrevogável e irretratável dos débitos em nome do sujeito passivo na condição de contribuinte ou responsável e por ele indicados para compor os referidos parcelamentos, e sim configura confissão extrajudicial nos termos previstos no Código de Processo Civil, e condiciona o sujeito passivo à aceitação plena e irretratável de todas as condições estabelecidas nesta Lei.


C

será computada na apuração da base de cálculo do Imposto de Renda, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, da Contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS a parcela equivalente à redução do valor das multas, juros e encargo legal em decorrência do disposto nos artigos. 1⁠º, 2⁠º e 3⁠º desta Lei.


D

a opção pelo pagamento a vista ou pelos parcelamentos de débitos de que trata esta Lei deverá ser efetivada até o último dia útil do 3⁠º (terceiro) mês subsequente ao da publicação desta Lei.


E

a inclusão de débitos nos parcelamentos de que trata esta Lei implica novação de dívida.

Na demonstração do resultado do exercício de uma empresa comercial, a despesa referente ao imposto sobre a propriedade territorial urbana não configura dedução da receita bruta, mas sim despesa operacional.


C

Certo


E

Errado

Se, no caso da microempresa ou da empresa de pequeno porte, o valor do tributo pago para o período corrente e para os períodos anteriores for menor que o valor devido para esses períodos, a entidade deve reconhecer a diferença como ativo fiscal corrente.


C

Certo


E

Errado

Suponha‑se que o produto A seja produzido sob condições de monopólio e o B, sob concorrência pura. O mercado produz pouco de A e muito de B. Nesse caso, é correto afirmar que, para “corrigir” essa situação, deve‑se aplicar um imposto de consumo sobre A e, com essa receita, subvencionar a produção de B.


C

Certo


E

Errado

Uma empresa de prestação de serviços de saúde, localizada em Firme-MG, registrou as seguintes informações, referentes ao mês de setembro de um determinado ano:


• Recebeu R$ 75.000,00 em decorrência de serviços prestados na cidade de Cosa-MG. O custo desses serviços foi de R$ 27.500,00.

• Recebeu R$ 120.000,00 em função de serviços prestados na cidade de Ranga-MG. O custo desses serviços foi de R$ 38.000,00.

• Incorreu em despesas financeiras de R$ 5.000,00 com um banco situado em Tagem-MG.

• Recebeu R$ 45.000,00 em decorrência de serviços prestados na cidade de Siego-EUA. O custo desses serviços foi de R$ 15.000,00.


Considerando apenas essas informações e que a empresa é tributada pelo Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) com uma alíquota de 4%, qual é o valor devido desse imposto no mês de setembro?


A

R$ 6.900,00.


B

R$ 6.380,00.


C

R$ 6.180,00.


D

R$ 8.400,00.


E

R$ 7.800,00.

Considere as seguintes informações extraídas de um trimestre de uma determinada empresa.


Receita de Prestação de Serviços – no trimestre R$ 400.000,00

Adições R$ 70.000,00

Exclusões R$ 30.000,00

Base (-) CSLL R$ 140.000,00

Prejuízo. Fiscal R$ 170.000,00

Brindes R$ 10.000,00

Documentos irregulares R$ 25.000,00

Receita Financeira R$ 30.000,00


A opção que apresenta o valor total do Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ, pela sistemática do Lucro Presumido é:


A

R$ 9.300,00.


B

R$ 9.500,00.


C

R$ 13.500,00.


D

R$ 23.700,00.


E

R$ 33.500,00.

Uma das características do sistema tributário brasileiro é a carga tributária bruta ser superior à carga dos países da OCDE e inferior à carga dos países emergentes.


C

Certo


E

Errado

De acordo com a Instrução Normativa SRF nº 459/2004, qual o prazo para a retenção dos valores das contribuições?


A

Até o penúltimo dia útil da quinzena em que tiver ocorrido o pagamento à pessoa jurídica prestadora dos serviços.


B

A IN não estabelece prazos definidos.


C

Até o último dia útil da semana subsequente àquela quinzena em que tiver ocorrido o pagamento à pessoa jurídica prestadora dos serviços.


D

Até a última semana do mês.


E

Até o último dia útil do mês subsequente àquele mês em que tiver ocorrido o pagamento à pessoa jurídica prestadora dos serviços.

No âmbito federal, a competência para a gestão administrativa e judicial da dívida ativa é da Advocacia Geral da União (AGU).


C

Certo


E

Errado

As adições constituem-se em valores, cuja tributação pode ser postergada ou simplesmente não tributada. A opção que atende a uma das características apontadas é:


A

despesas financeiras.


B

despesas de brindes.


C

receitas financeiras.


D

receita de dividendos.


E

depreciações.

A apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, pela sistemática do Lucro Real, é obrigatório para as empresas


A

com faturamento acima de R$ 76.000.000,00, no exercício.


B

que tenham como atividade principal a prestação de serviços.


C

com faturamento acima de R$ 78.000.000,00, no exercício anterior.


D

que faturem normalmente acima de R$ 48.000.000,00.


E

cuja opção pelo PIS e da COFINS, seja pelo regime cumulativo.

Acerca do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), é CORRETO afirmar:


A

Apesar de se tratar de tributo de competência estadual, a concessão de isenção de ICMS poderá ser precedida de deliberação municipal.


B

É um imposto de competência municipal.


C

A prestação de serviços de energia elétrica e telecomunicação não sofrem incidência de ICMS.


D

A alíquota poderá variar em função do tipo de mercadoria, do destino e da origem.


E

É um imposto de competência federal.

   
Gerar simulado