

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A mensuração de ativos e passivos é uma etapa importante para satisfazer os objetivos da elaboração e divulgação da informação contábil. Por isso, a fim de oferecer informações mais precisas, a seleção da base de mensuração nas entidades públicas deve ser feita de modo a possibilitar os usuários avaliarem
O valor justo, a capacidade operacional e a capacidade financeira.
O valor de mercado, a capacidade operacional e a capacidade financeira.
O valor de reposição, o valor de mercado e o valor justo.
O custo dos serviços prestados no período, a capacidade operacional e a capacidade financeira.
O custo dos serviços prestados no período, o valor de mercado e o valor justo.
Os estoques de materiais e suprimentos constituem um recurso importante para as entidades públicas que, em grande parte, os emprega na prestação de serviços.
Ao tratar da mensuração desses recursos, o MCASP indica como regra geral que deve ser pelo custo histórico ou pelo:
custo corrente de reposição, dos dois o maior;
preço médio ponderado, dos dois o menor;
preço presumido, conforme política da entidade;
seu valor justo na data da aquisição;
valor realizável líquido, dos dois o menor.
De acordo com os normativos e legislações da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, os itens que compõem o patrimônio público estão sujeitos a critérios de mensuração que visam a gerar informações fidedignas quanto à situação patrimonial da entidade. A regra que estabelece que “devem ser mensurados pelo valor de custo histórico ou pelo valor realizável, dos dois o menor”, refere a:
Inversões financeiras.
Disponibilidades.
Investimentos temporários.
Estoques.
Entende-se que representa a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, registro, controle, evidenciação e avaliação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.
O Texto se refere ao sistema:
judicial.
prisional.
contábil.
social.
Leia o excerto abaixo:
"É a constatação de valor monetário para itens do ativo e do passivo decorrente da aplicação de procedimentos técnicos suportados em análises qualitativas e quantitativas".
O trecho acima diz respeito a:
Avaliação patrimonial.
Mensuração.
Influência significativa.
Reavaliação.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
O custo histórico é uma base que pode ser usada tanto para a mensuração de um ativo imobilizado quanto para a mensuração de uma provisão.
Certo
Errado
A seleção da base de mensuração para ativos e passivos contribui para satisfazer aos objetivos da elaboração e divulgação da informação contábil pelas entidades do setor público, possibilitando aos usuários avaliarem o custo dos serviços prestados no período, a capacidade operacional e a capacidade financeira, de forma que seja útil para a prestação de contas, accontability e tomada de decisão.
Conforme previsto nas normas vigentes, NÃO é considerada uma base de mensuração para o passivo:
valor em uso
custo histórico.
preço presumido .
custo da liberação.
Uma das bases de mensuração dos passivos é o valor de mercado; supondo-se que seja um mercado aberto, ativo e organizado, é considerado um valor de saída, observável e específico para a entidade.
Certo
Errado
Mensuração é o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis. Considerando as bases de mensuração dos ativos, assinale a alternativa que apresenta a base cuja descrição é o valor para se adquirir ou desenvolver um ativo, o qual corresponde ao caixa ou equivalentes de caixa ou o valor de outra importância fornecida à época de sua aquisição ou desenvolvimento.
Custo de reposição.
Custo de substituição.
Custo histórico.
Preço líquido de venda.
Valor em uso.
Considere as afirmativas a seguir que versam sobre bases de mensuração dos ativos e dos passivos:
-
I. Valor em uso, preço líquido de venda e custo de reposição são bases de mensuração a valor corrente para os ativos.
II. O preço presumido é o termo utilizado no contexto dos passivos para se referir ao mesmo conceito do custo de reposição para os ativos.
III. O custo histórico de um ativo é uma medida tanto observável em mercado aberto e organizado quanto não específica para a entidade.
IV. Valor de mercado para passivos é o montante pelo qual um passivo pode ser liquidado entre partes cientes e interessadas em transação sob condições normais de mercado.
V. O custo de reposição de um ativo fornece uma medida relevante do custo de prestação de serviços, bem como fornece informação sobre os montantes que seriam recebidos na venda de ativos.
-
De acordo com a NBC TSP Estrutura Conceitual, está correto o que se afirma em
I, II e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A NBC TSP – Estrutura Conceitual não propõe uma única base de mensuração (ou a combinação de bases de mensurações) para todas as transações, eventos e condições. Essa norma apresenta bases de mensuração para ativos e passivos que fornecem informações sobre o custo de serviços prestados, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade, além da extensão de informação que satisfaça as características qualitativas. Sobre a mensuração de ativos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Preço líquido de venda é o montante pelo qual um ativo pode ser negociado em condições normais de mercado.
Entende-se como custo histórico, o valor para se adquirir ou para desenvolver um ativo. Corresponde ao caixa ou equivalente ou, ainda, importância utilizada, à época, para sua aquisição ou desenvolvimento.
Custo de reposição ou de substituição é o custo mais econômico exigido para a entidade substituir o potencial de serviços de ativo (inclusive o montante que a entidade recebe a partir de sua alienação ao final da sua vida útil) na data do relatório.
Valor de Uso é o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá pela sua alienação ao final da sua vida útil.
O único critério confiável e reconhecido para avaliação do cumprimento dos objetivos da prestação de serviços pelas entidades públicas baseia-se nas mensurações quantitativas dos produtos e resultados dessas atividades, como, por exemplo, as informações sobre o custo, o volume e a frequência da prestação de serviços, em relação à quantidade de recursos utilizados.
Certo
Errado
De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade do Setor Público NBC TSP Estrutura Conceitual de setembro de 2016, as bases de mensuração para os ativos pertencentes às empresas públicas são:
-
I. Custo histórico
II. Valor de mercado
III. Custo de reposição
IV. Preço líquido de venda
V. Valor em uso
-
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III apenas
I, II, III e IV apenas
I, III, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
Na mensuração dos ativos de infraestrutura, é utilizada a mesma base de mensuração dos demais ativos imobilizados.
Certo
Errado
A mensuração inicial de um ativo do setor público obtido por meio de transação sem contraprestação deverá ser feita pelo
valor histórico.
valor presente do potencial de serviços ou da capacidade de gerar benefícios econômicos desse ativo.
valor justo na data da aquisição.
valor de mercado.
montante que a entidade poderá obter com a venda desse ativo, após deduzir os gastos para a venda.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Em razão dos tipos de serviços prestados, uma parcela significativa dos ativos utilizados pelas entidades do setor público é especializada como, por exemplo, os ativos de infraestrutura e os ativos militares, o que implica numa limitação de mercado para esses itens. Essa característica afeta diretamente o seguinte aspecto relacionado a esses ativos:
Depreciação.
Reavaliação.
Impairment.
Reconhecimento.
Mensuração.
O objetivo da mensuração é selecionar bases que reflitam, do modo mais adequado, o custo dos serviços, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade, sendo úteis para a prestação de contas, para a responsabilização e para a tomada de decisão. De acordo com as orientações quanto às bases de mensuração para o passivo previstas na NBC TSP – estrutura conceitual, julgue os itens a seguir.
I São bases de mensuração para o passivo o custo de reposição e o custo histórico.
II São bases de mensuração para o passivo o custo de liberação e o preço presumido.
III São bases de mensuração para o passivo o preço líquido de venda e o custo de substituição.
Assinale a alternativa correta.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
O custo de liberação é uma base de mensuração aplicável aos ativos em geral, representando o montante necessário para a baixa imediata de um bem ou direito sob controle de uma entidade.
Certo
Errado
Um dos critérios de mensuração de estoques abordados no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) é o valor realizável líquido.
Esse critério de mensuração:
apura o custo em que a entidade incorreria para adquirir o mesmo ativo na data da demonstração contábil;
deve ser aplicado a estoques adquiridos por meio de transação sem contraprestação;
equivale ao valor justo deduzido dos gastos necessários para vender;
implica a dedução dos custos estimados de venda, troca ou distribuição;
reflete a quantia pela qual o estoque pode ser trocado entre compradores e vendedores bem informados e dispostos.
O objetivo da mensuração de ativos e passivos é selecionar bases que reflitam de modo mais adequado o custo dos serviços, a capacidade operacional e a capacidade financeira da entidade, de forma que seja útil para a prestação de contas, responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Sobre as bases de mensuração de ativos e passivos, assinale a afirmativa incorreta.
Ao se mensurar um passivo pelo custo de cumprimento da obrigação, a entidade deve valorar os custos em que ela incorre no cumprimento das obrigações representadas pelo passivo, assumindo que o faz da maneira menos onerosa.
Ao se mensurar um ativo pelo custo histórico, deve-se considerar o valor para se adquirir ou desenvolver esse ativo, o qual corresponde ao caixa ou equivalentes de caixa, ou o valor de outra importância fornecida à época de sua aquisição ou desenvolvimento.
Ao se mensurar um passivo pelo preço presumido, a entidade considera o montante que o credor aceita no cumprimento da sua demanda, ou que terceiros cobrariam para aceitar a transferência do passivo do devedor.
Ao se mensurar um ativo pelo valor em uso, deve-se considerar o valor presente para a entidade do potencial de serviços, ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do ativo, caso este continue a ser utilizado, e do valor líquido que a entidade receberá por sua alienação ao final de sua vida útil.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.