

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A respeito das classificações da Unidade Contábil no âmbito da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Originária: representa parcela do patrimônio de Unidade Contábil Originária.
II. Descentralizada: representa o patrimônio das entidades do setor público na condição de pessoas jurídicas.
III. Unificada: representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Descentralizadas.
IV. Consolidada: representa a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Originárias.
V. Descentralizada: representa parcela do patrimônio de Unidade Contábil Originária.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e V.
Apenas I, III e IV.
Apenas II, IV e V.
Apenas III, IV e V.
Em 25/07/2014, um ente governamental arrecadou uma receita proveniente do pagamento efetuado por contribuinte, de um determinado imposto que não havia sido lançado anteriormente. Para registro desse fato, sob o enfoque da informação de natureza típica de controle, foram utilizadas as contas contábeis classificadas nas seguintes classes do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP:
1 e 4
5 e 6
2 e 3
7 e 8
1 e 3
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) está organizado em oito classes de contas, agrupadas segundo a natureza das informações registradas. Os itens (i) Consumo de material e (ii) Crédito empenhado liquidado a pagar pertencem, respectivamente, às classes:
Controle da Execução (6) e Controle da Execução (6);
Controle da Execução (6) e Passivo (2);
Variações Patrimoniais Diminutivas (3) e Controle da Execução (6);
Variações Patrimoniais Diminutivas (3) e Passivo (2);
Variações Patrimoniais Diminutivas (3) e Variações Patrimoniais Diminutivas (3).
De acordo com o plano de contas aplicado ao setor público, os desdobramentos dos códigos da estrutura do plano de contas são classe, grupo, subgrupo, título, subtítulo, item e subitem.
Sobre as possíveis classes do plano de contas, assinale a alternativa INCORRETA.
D – 1.2.3.1 – Bens Móveis (P)
C – 2.1.3.1 – Fornecedores e Contas a Pagar Nacionais a Curto Prazo (P)
D – 6.2.2.1.3.01 – Crédito Empenhado a Liquidar
C – 6.2.2.1.3.02 – Crédito Empenhado em Liquidação
D – 6.2.2.1.3.02 – Crédito Empenhado em Liquidação
C – 6.2.1.3.02 – Crédito Empenhado Liquidado a Pagar
D – 1.2.3.1 – Bens Móveis (P)
C – 2.1.3.1 – Fornecedores e Contas a Pagar Nacionais a Curto Prazo (P)
D – 6.2.2.1.3.02 – Crédito Empenhado em Liquidação
C – 6.2.2.1.3.01 – Crédito Empenhado a Liquidar
D – 1.2.3.1 – Bens Móveis (P)
C – 2.1.3.1 – Fornecedores e Contas a Pagar Nacionais a Curto Prazo (F)
D – 6.2.2.1.3.02 – Crédito Empenhado em Liquidação
C – 6.2.2.1.3.01 – Crédito Empenhado a Liquidar
D – 1.2.3..1 – Bens Móveis (P)
C – 2.1.3.1 – Fornecedores e Contas a Pagar Nacionais a Curto Prazo (F)
D – 6.2.2.1.3.01 – Crédito Empenhado a Liquidar
C – 6.2.2.1.3.02 – Crédito Empenhado em Liquidação
D: 3.1.1.x – Remuneração a pessoal
C: 2.1.8.x – Provisões a curto prazo – 13º Salário (P)
D: 6.2.2.1– Crédito empenhado a liquidar
C: 2.1.8.x – Provisões a curto prazo – 13º Salário (P)
D: 2.1.8.x – Provisões a curto prazo – 13º salário (P)
C: 2.1.1.1 – Obrigações em circulação – Pessoal a pagar (P)
D: 3.1.1.x – Remuneração a pessoal (P)
C: 2.1.8.x – Provisões a curto prazo – 13º Salário (F)
D: 3.1.1.x – Remuneração a pessoal (P)
C: 2.1.8.x – Provisões a curto prazo – 13º Salário (F)
De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o primeiro nível de desdobramento da estrutura básica do plano de contas aplicável ao setor público, que representa a agregação máxima das contas contábeis, denomina-se
grupo.
título.
classe.
função.
fonte.
Considere as classes do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, conforme Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público:

Para registro do serviço prestado por uma empresa terceirizada de limpeza predial, concomitante com a liquidação da despesa, são utilizadas APENAS contas das classes
O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) deverá atender às necessidades dos entes da Federação e dos usuários da informação contábil. Aalternativa que apresenta adequadamente uma das diretrizes do PCASP é a seguinte:
Harmonização dos procedimentos contábeis com os princípios e normas de contabilidade, sempre observando a legislação vigente.
Padronização dos registros contábeis das entidades do setor público em todas as esferas do governo, somente dos órgãos da Administração Direta.
Os entes públicos deverão se ajustar à concepção básica do plano.
As informações inseridas no sistema com base no plano de contas visam atender unicamente a consolidação da informação.
Existência de necessária vinculação entre as classificações orçamentárias e patrimoniais.
No Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, as contas contábeis estão estruturadas em sete níveis de desdobramento, classificadas e codificadas por meio de nove dígitos numéricos. Na estrutura, o terceiro nível de classificação das contas representa:
a classe
a alínea
o grupo
o elemento
o subgrupo
Quanto à natureza da informação típica de controle, o recebimento de um veículo por uma entidade governamental, com a respectiva verificação do direito adquirido pelo credor, gera o seguinte lançamento contábil:
D − Crédito disponível
C − Crédito empenhado a liquidar
D − Disponibilidade por destinação de recursos comprometida por empenho
C − Disponibilidade por destinação de recursos comprometida por liquidação e entradas compensatórias
D − Crédito empenhado a liquidar
C − Crédito empenhado liquidado a pagar
D − Bens móveis − veículos
C − Fornecedores a curto prazo
D − Crédito disponível
C − Disponibilidade por Destinação de Recursos comprometida por empenho