

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
É correto afirmar que o método principal da criminologia é
o dogmático, predominando o estudo das normas jurídicas, partindo-se do plano geral da lei para incidência específica no caso concreto.
o empírico, predominando o estudo das normas jurídicas, partindo-se do plano geral da lei para incidência específica no caso concreto.
o dogmático, em que se destacam a experiência, a indução, a observação e a análise social.
o empírico, em que se destacam a experiência, a indução, a observação e a análise social.
o jurídico, em que se destacam a experiência, a indução, a observação e a análise social.
Zigmunt Bauman, sociólogo e escritor, articula, em suas obras, que vivemos no mundo líquido (modernidade líquida), corrido, cada vez mais dinâmico e veloz, em que as relações humanas são também extremamente transitórias e tênues, sem compromissos para a vida toda.
No que concerne à criminologia, é correto afirmar que a modernidade líquida afeta diretamente
o método.
o controle social.
a finalidade.
o delinquente.
a vitimologia.
A criminologia tem como característica fundamental
o tecnicismo na elaboração normativa.
a interdisciplinaridade.
a análise positivada do direito penal.
o juízo sobre a efetividade do direito processual penal.
o estudo do ordenamento jurídico pátrio como um todo.
A Criminologia, como ciência, para a realização de seus estudos, emprega, dentre outros, os seguintes métodos:
o dogmático, o axiológico e o indutivo.
o analítico, o dogmático e o axiológico.
o empírico, o analítico e o dogmático.
o axiológico, o indutivo e o empírico.
o indutivo, o empírico e o analítico.
Sobre o método, objeto e natureza da Criminologia, é correto afirmar que
é pacífico na doutrina que a vitimologia configura uma ciência autônoma.
seu método é dedutivo e ela se preocupa exclusivamente com o estudo do delinquente.
seu método é empírico e ela se ocupa do estudo do delito, do delinquente, da vítima e dos mecanismos de controle social.
seu método é indutivo e ela somente se ocupa de aspectos sociológicos do crime, da vítima e do delinquente.
seu método é lógico-abstrato e ela se ocupa do estudo do delito, do delinquente, da vítima e dos mecanismos de controle social.
A respeito da criminologia, é correto afirmar que
atualmente é compreendida como uma ciência que se preocupa com o estudo exclusivo do crime e dos criminosos.
trata-se de ciência do “ser”, empírica, que possui por objeto o crime, o criminoso, a vítima e o controle social.
é uma ciência empírica, interdisciplinar, que estuda o crime, o criminoso e a vítima, tendo sido conceituada pela primeira vez por Afrânio Peixoto.
trata-se de uma ciência empírica, do “dever-ser”, na medida em que seu objeto é visível no mundo dos valores.
possui como objeto a sociedade, a criminalidade e o criminoso, exercendo direta influência no controle social.
A interdisciplinaridade é intrínseca à natureza da criminologia. Dessa forma, a ciência que se afasta do estudo da criminologia é a
biologia.
hermenêutica dogmática.
psicologia.
estatística.
sociologia.
Assinale a opção correta acerca da criminologia e de seus métodos.
O método experimental confunde-se com o método empírico.
No método criminológico, os fatos se sobrepõem a argumentos subjetivos de autoridade.
Na análise do fenômeno criminal, é preferível a abordagem multidisciplinar, que apresenta visões independentes e distintas de um mesmo problema e que é mais ampla que o método interdisciplinar.
A criminologia usa o método dedutivo, partindo de premissas genéricas para fazer inferências.
A criminologia é uma ciência cultural, do dever-ser.
O método científico criminológico baseia-se na experimentação, o que garante ao investigador conhecimento mais confiável e seguro sobre o problema criminal.
Certo
Errado
Acerca da conceituação e dos métodos utilizados pela criminologia, assinale a opção correta.
A interdisciplinaridade da criminologia é uma construção moderna, verificada a partir do século XX.
A criminologia é uma ciência normativa e valorativa que se baseia, precipuamente, nas normas jurídicas positivas.
Os levantamentos estatísticos e a análise de dados que estabelecem a dinâmica e as variáveis do delito, entre outros elementos, caracterizam o método empírico da criminologia.
A criminologia é uma ciência predominantemente parcial e de caráter desfragmentado e permanente.
O método lógico abstrato ou dedutivo é utilizado para a definição do delinquente e as causas de sua conduta.
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) publicou uma nota de repúdio sobre a abordagem policial de que o ciclista Filipe Ferreira foi alvo em Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. Segundo a entidade, a ação teve “nítidos contornos racistas” e considera “inadmissível” que seja tolerada. Filipe, de 28 anos, trabalha como eletricista e, na sexta-feira (28), gravava vídeos de manobras com a bicicleta para o canal que tem no YouTube quando foi surpreendido pelos policiais militares.
A câmera que ele usava para filmar os movimentos registrou a abordagem: os PMs descem do carro apontando armas contra ele, exigem que ele coloque as mãos na cabeça, mas o jovem questiona o motivo de estar sendo tratado daquela forma.
Em nota, a Polícia Militar informou que está “verificando todas as informações relativas a este fato” para se posicionar sobre o que aconteceu. Caso seja comprovado algum excesso na conduta dos militares, as providências legais serão tomadas.
(Disponível em: www.g1.globo.com, acessado em: 31/05/2021)
O caso acima relatado confirma que
a seletividade do sistema penal brasileiro tem como um de seus motores a abordagem policial, fundada no estereótipo do criminoso, cujo elemento racial é determinante.
o sistema penal brasileiro instituiu um programa oficial de criminalização da população negra levado a efeito pela polícia, mas contido por meio da atuação judicial.
a criminologia brasileira tomou a questão racial de forma crítica desde seus primórdios com Nina Rodrigues e seu positivismo que denunciava o racismo da justiça criminal brasileira em oposição ao positivismo italiano de Cesare Lombroso.
a nota da Defensoria Pública é correta sobre os contornos racistas da ação policial, mas não seria correta se falasse da atuação policial como um todo.
a nota da Polícia Militar confirma que a justiça criminal brasileira atua de maneira enérgica diante de fatos isolados e consegue prevenir condutas discriminatórias das agências policiais.
As dinâmicas contemporâneas das prisões brasileiras
converteram as experiências de justiça restaurativa em modelo principal de resolução de conflitos entre população prisional e administração penitenciária.
revelam a adoção do previdenciarismo penal, abandonando todas as propostas ressocializadoras próprias do neoliberalismo criminológico.
confirmam sua condição de instituição total, isolando os indivíduos por completo de contato com o mundo exterior, retirando sua personalidade construída na vida antes da prisão.
favorecem o surgimento e fortalecimento de facções prisionais em razão de violações de direitos por parte do Estado.
são caracterizadas pelo encarceramento em massa da pobreza gerado notadamente pelo predomínio de prisões privatizadas nas últimas três décadas.
Em relação ao método da criminologia, é correto afirmar que
em razão do volume de dados, a criminologia foca suas análises em metodologias quantitativas, reservando às ciências jurídicas as metodologias que têm por base análises qualitativas.
o método empírico dominou a fase inicial e pré-científica da criminologia, cedendo espaço posteriormente ao método dogmático e descritivo, que melhor se adequa à fase científica e ao reconhecimento da criminologia como ciência autônoma.
o método dedutivo é priorizado na criminologia por respeito à cientificidade deste ramo do saber.
o método empírico tem protagonismo, por tratar-se a criminologia de uma ciência do ser.
as premissas dogmáticas norteiam as diversas linhas e pensamentos criminológicos de modo que se permita a sistematização do conhecimento.
“Cabe definir a Criminologia como ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplado este como problema individual e como problema social -, assim como sobre os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito”.
Esta apresentação ao conceito de Criminologia apresenta, desde logo, algumas das características fundamentais do seu método (empirismo e interdisciplinaridade), antecipando o objeto (análise do delito, do delinquente, da vítima e do controle social) e suas funções (explicar e prevenir o crime e intervir na pessoa do infrator e avaliar os diferentes modelos de resposta ao crime).
MOLINA, Antônio G.P.; GOMES, Luiz F.; Criminologia; 6. ed. reform., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais. p. 32.
Sobre o método, o objeto e as funções da criminologia, considera-se:
I. A luta das escolas (positivismo versus classicismo) pode ser traduzida como um enfrentamento entre adeptos de métodos distintos; de um lado, os partidários do método abstrato, formal e dedutivo (os clássicos) e, de outro, os que propugnavam o método empírico e indutivo (os positivistas).
II. Uma das características que mais se destaca na moderna Criminologia é a progressiva ampliação e problematização do seu objeto.
III. A criminologia, como ciência, não pode trazer um saber absoluto e definitivo sobre o problema criminal, senão um saber relativo, limitado, provisional a respeito dele, pois, com o tempo e o progresso, as teorias se superam.
Estão CORRETAS as assertivas indicadas em:
I e II, apenas
I e III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
Uma característica fundamental do método da criminologia é a análise focada no(a)
delito.
delinquente.
controle social.
empiria.
vítima.

Sobre o método, o objeto e as funções da criminologia, considera-se:
I. A luta das escolas (positivismo versus classicismo) pode ser traduzida como um enfrentamento entre adeptos de métodos distintos; de um lado, os partidários do método abstrato, formal e dedutivo (os clássicos) e, de outro, os que propugnavam o método empírico e indutivo (os positivistas).
II. Uma das características que mais se destaca na moderna Criminologia é a progressiva ampliação e problematização do seu objeto.
III. A criminologia, como ciência, não pode trazer um saber absoluto e definitivo sobre o problema criminal, senão um saber relativo, limitado, provisional a respeito dele, pois, com o tempo e o progresso, as teorias se superam.
Estão CORRETAS as assertivas indicadas em: