

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Código Civil brasileiro dispõe, em seu art. 40, que “as pessoas jurídicas são de direito público, interno ou externo, e de direito privado”. Diante das informações apresentadas, uma pessoa jurídica de direito público interno corresponderá a um(a):
autarquia federal.
associação recreativa.
sociedade de economia mista.
partido político.
empresa pública.
Considere-se que João, grande escritor e incentivador da educação básica, deixe testamento em que tenha designado a parte disponível de seu patrimônio para a constituição de uma fundação educacional. Considere-se, ainda, que o patrimônio por ele deixado não seja suficiente para a constituição da referida fundação. Nessa situação, nos termos da lei, o patrimônio deixado por João deve ser incorporado a outra fundação já existente com finalidade igual à idealizada por ele em seu testamento.
Certo
Errado
A exclusão do associado só é admissível havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto.
Certo
Errado
De acordo com o Superior Tribunal de Justiça, a desconsideração da personalidade jurídica, no âmbito do Código Civil, exige a
violação dos estatutos ou contrato social.
existência de desvio de finalidade.
comprovação de abuso.
presença de confusão patrimonial.
prática de ato ilícito.
O ordenamento jurídico em vigor veda terminantemente o emprego da teoria da desconsideração da personalidade jurídica.
Certo
Errado
As associações são constituídas pela união de pessoas que se organizam para fins não econômicos, o que gera direitos e obrigações recíprocas entre os associados.
Certo
Errado
São pessoas jurídicas de direito privado
as associações; as sociedades; as fundações; as organizações religiosas; os partidos políticos.
as associações, inclusive as associações públicas; as sociedades; as fundações; as organizações religiosas; os partidos políticos.
as associações; as autarquias; as sociedades; as fundações; as organizações religiosas.
as associações, exceto as sindicais; as sociedades; as fundações; as organizações religiosas; os partidos políticos.
É correto afirmar que as pessoas jurídicas de direito privado
poderão, excepcionalmente, realizar suas assembleias-gerais por meios eletrônicos, inclusive para destituir os administradores e alterar o estatuto, respeitados os direitos previstos de participação e de manifestação.
poderão realizar suas assembleias-gerais por meios eletrônicos, inclusive para destituir os administradores e alterar o estatuto, respeitados os direitos previstos de participação e de manifestação.
poderão realizar suas assembleias-gerais por meios eletrônicos, exceto para destituir os administradores e alterar o estatuto, respeitados os direitos previstos de participação e de manifestação.
não poderão realizar suas assembleias-gerais por meios eletrônicos, mesmo para destituir os administradores ou alterar o estatuto quando respeitados os direitos previstos de participação e de manifestação.
De acordo com o Código Civil, a mera existência de um grupo econômico
implica responsabilidade solidária dos seus membros pelas obrigações uns dos outros.
implica responsabilidade subsidiária dos seus membros pelas obrigações uns dos outros.
não autoriza, por si só, a desconsideração da personalidade jurídica dos seus integrantes.
basta para configurar confusão patrimonial.
implica responsabilidade pessoal dos sócios e administradores pelas obrigações das pessoas jurídicas que o integram.
De acordo com a Resolução Nº 4 de 13 julho de 2010 que Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, em seu Art. 2º Estas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos:
I. sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola;
II. estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica;
III. orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
Assinale a alternativa correta.
Somente o item I está correto.
Todos os itens estão corretos.
Somente o item II está correto.
Somente o item III está correto.
Somente os itens I e III estão corretos.
Acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o Ensino Básico (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010), julgue as frases abaixo.
I.Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.
II.A garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.
III.A transversalidade é entendida como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas e eixos temáticos são integrados às disciplinas e às áreas ditas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
I, II e III.
Apenas, I e II.
Apenas, II.
Apenas, I e III.
A sociedade empresária Alfa, que presta serviços de tecnologia da informação, responde a processo judicial de natureza cível movida por dois de seus credores. Em janeiro de 2022, decidiu, em Assembleia, expandir sua atividade econômica, alterando seu contrato social, para incluir o fornecimento de equipamentos importados de informática. Além disso, no mesmo período, visando melhorar seu fluxo de caixa, conseguiu ser incluída no Grupo Econômico Zeta. Os credores, temerosos de não conseguirem satisfazer seu crédito, por terem notícias de que a devedora estaria em vias de quebrar e por já terem obtido sentença favorável em primeira instância, pretendem a desconsideração da personalidade jurídica da sociedade Alfa. Sobre o caso hipotético, assinale a alternativa correta sobre os requisitos e as condições para que seja autorizada a desconsideração da personalidade jurídica à luz da legislação civil.
Na hipótese de convicção de que houve desvio de finalidade, o juízo, de ofício, poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade Alfa, a fim de assegurar a satisfação do crédito em eventual condenação definitiva da sociedade Alfa.
A existência de grupo econômico por si só, ainda que não fique provada fraude para lesar os credores demandantes, autoriza a desconsideração da personalidade da sociedade Alfa, já que a inclusão ao grupo econômico Zeta foi posterior à sentença de mérito favorável aos demandantes.
A alteração da finalidade da atividade econômica da sociedade Alfa e a existência de grupo econômico não autorizam, por si sós, a desconsideração da personalidade jurídica, que apenas pode ser requerida pelas partes demandantes ou pelo Ministério Público quando caracterizado abuso da personalidade jurídica.
O fato de a sociedade Alfa ter expandido sua finalidade original depois de ter sido proposta a demanda judicial, ainda que não seja provado o propósito de lesar os credores, caracteriza por si só desvio de finalidade, autorizador da desconsideração da personalidade jurídica, para que o patrimônio dos sócios possa garantir a dívida dos credores demandantes.
Acerca dos direitos da personalidade, assinale a opção correta.
Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.
Consoante a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), o direito ao esquecimento, por integrar os direitos da personalidade e compor a dignidade da pessoa humana, pode obstar, em razão do transcurso do tempo, a divulgação de fatos verídicos e licitamente obtidos e publicados em meios de comunicação social.
A proteção dos direitos da personalidade somente poderá ocorrer através da tutela reparatória, sendo inviável a utilização da tutela preventiva para impedir a ocorrência do dano.
Diante do interesse público envolvido, o ato de disposição gratuita do próprio corpo para fins científicos ou altruísticos é irrevogável.
A exploração de imagem de pessoa com fins econômicos ou comerciais sem a devida autorização caracteriza violação de seus direitos da personalidade, caso em que será necessária prova do efetivo prejuízo para fins de indenização.
De acordo com o artigo 41 do Código Civil, são consideradas as pessoas jurídicas de direito público interno, os relacionados a seguir. Assinale a opção que contempla todas as pessoas jurídicas.
Os Estados – os Órgãos de Administração Mista – os Municípios – as Autarquias.
A União – os Órgãos de Administração Mista – os Municípios – os Estados.
A União – os Estados, o Distrito Federal e os Territórios – os Municípios – as Autarquias – as demais entidades de caráter público criadas por lei.
A união – os Estados, o Distrito Federal e os Territórios – os Órgãos de Administração Mista.
A União – os Municípios – as demais entidades de caráter público criadas por lei.
À luz das disposições do direito civil a respeito de pessoas naturais, pessoas jurídicas, obrigações e contratos em espécie, julgue os itens que se seguem.
I A validade da doação feita ao nascituro dependerá da aceitação por parte de seu representante legal.
II O registro da pessoa jurídica no órgão ou entidade competente possui natureza constitutiva.
III O contrato estimatório possui natureza real quanto ao momento de seu aperfeiçoamento.
IV A eficácia da cessão de crédito dependerá da anuência, expressa ou tácita, do devedor.
Estão certos apenas os itens
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
João Paulo, Thiago, Ana e Tereza, amigos de infância, consultam um advogado sobre a melhor forma de, conjuntamente, desenvolverem atividade com o propósito de auxiliar na educação formal de jovens de uma comunidade da cidade ABC.
Os amigos questionam se deveriam constituir uma pessoa jurídica para tal fim e informam ao advogado que gostariam de participar ativamente da administração e do desenvolvimento das atividades de educação. Além disso, os amigos concordam que a referida pessoa jurídica a ser constituída não deve ter finalidade lucrativa.
Diante do cenário hipotético narrado, o advogado(a) deverá indicar
a necessidade de constituição de uma associação e alertar aos amigos que o custeio da referida associação deverá ser arcado por eles, tendo em vista a ausência de finalidade lucrativa.
a necessidade de constituição de uma associação que poderá desenvolver atividade econômica, desde que a totalidade dos valores auferidos seja revertida para a própria associação.
a constituição de uma fundação, porque é a modalidade mais adequada para que os amigos possam participar ativamente da administração e das atividades de educação.
a constituição de uma fundação e alertar aos amigos que o custeio da referida fundação deverá ser arcado por eles, tendo em vista a ausência de finalidade lucrativa e a impossibilidade de aportes financeiros por outras pessoas que não pertencem à fundação.
A sociedade empresária Rio Festivo, em razão de fatos extraordinários e imprevisíveis, sofreu com a interrupção de suas atividades comerciais, impactando negativamente o patrimônio da sociedade. Em que pese todo o esforço para adimplir as obrigações previamente assumidas, a sociedade Rio Festivo não teve capacidade financeira para pagar um dos seus fornecedores, que ingressou com ação judicial a fim de satisfazer o seu crédito. No curso da ação, restou evidenciado que a sociedade Rio Festivo não possuía patrimônio suficiente, porém Carlos, sócio majoritário, possuía confortável situação financeira.
Ante o fato hipoteticamente narrado, é correto afirmar que o fornecedor-credor deverá requerer
a instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, o qual será deferido em razão de Carlos possuir condições financeiras para efetuar o pagamento devido.
a instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, o qual será deferido, posto que o inadimplemento configura o desvio de finalidade.
a instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, o qual será indeferido em razão de não restar configurada a confusão patrimonial ou o desvio de finalidade.
a instauração do incidente de desconsideração inversa da personalidade jurídica, a fim de satisfazer o seu crédito.
a instauração do incidente de desconsideração da personalidade jurídica, o qual será indeferido em razão de o crédito do fornecedor não ser preferencial.
Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins econômicos.
Certo
Errado
Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poderá instituir categorias com vantagens especiais.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que se refere à pessoa jurídica de direito público interno:
Fundações.
Organizações religiosas.
Partidos políticos.
Associações públicas.
Sociedade de economia mista.