Questões de Concurso sobre Princípios que regem a Administração Pública ou Princípios constitucionais da Administração Pública ou Princípios expressos e implícitos da Administração Pública

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.145 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Adentrando na seara do direito administrativo, previsto em nossa Constituição Federal, em seu artigo 37, assinale a alternativa correta que contenha todos, sem exceção, os princípios constitucionais ali elencados no caput do artigo acima citado:


A

Princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e ampla defesa.


B

Princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e contraditório.


C

Princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.


D

Princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, ampla defesa e contraditório.


E

Princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, ampla defesa e contraditório.

A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo. O servidor que trabalha em harmonia, respeitando os seus colegas e cada concidadão, colabora e de todos pode receber colaboração, pois sua atividade pública é uma grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nação. Descreve corretamente a relação entre a ética do servidor público e sua atividade na Administração Pública de acordo com o texto apresentado:


A

A atividade pública do servidor não contribui para o crescimento e engrandecimento da Nação.


B

A ética do servidor público é limitada à distinção entre o bem e o mal, sem considerar o bem comum.


C

O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade é essencial para a consolidação da moralidade do ato administrativo.


D

O servidor público que trabalha em harmonia não precisa se preocupar em respeitar seus colegas ou concidadãos.

O Artigo 37 da Constituição Federal estabelece as normas que devem ser observadas pela Administração Pública e, entre elas, define os princípios norteadores de toda a Administração, sendo eles, EXCETO:


A

Ilegalidade.


B

Impessoalidade.


C

Moralidade.


D

Eficiência.

A Constituição da República estabelece princípios que devem ser obedecidos pela Administração Pública. Assinale a alternativa que contém um desses princípios:


A

Pessoalidade.


B

Conselho Nacional de Justiça.


C

Legalidade.


D

Ineficiência.


E

Sigilo dos atos públicos.

Os princípios administrativos são os valores, as diretrizes, os mandamentos mais gerais que orientam a elaboração das leis administrativas, direcionam a atuação da Administração Pública e condicionam a validade de todos os atos administrativos.

O Princípio da ______________ é expresso, ou seja, está previsto taxativamente em uma norma jurídica de caráter geral e afirma que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Dessa forma, para os administrados, tudo o que não for proibido será permitido.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.


A

Legalidade


B

Moralidade


C

Imutabilidade


D

Imparcialidade


E

Obrigatoriedade

   
Gerar simulado