

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere as assertivas abaixo sobre crimes em espécie.
Apenas I
Apenas II
Apenas III
Apenas II e III
I, II e III
Sobre o crime de sonegação de contribuições previdenciárias, assinale a alternativa correta.
O objeto ou bem jurídico lesionado no crime de sonegação de contribuições sociais são as próprias contribuições.
O sujeito passivo do delito é a Receita Federal, responsável pela administração de tributos como as contribuições sociais.
Trata-se de crime impróprio, podendo qualquer pessoa ser sujeito ativo do crime de sonegação, bastando incorrer nos tipos previstos.
A conduta comissiva é suficiente para a consumação do delito, independentemente da ocorrência ou não de lesão aos interesses patrimoniais da previdência.
As condutas previstas como sonegação de contribuições previdenciárias exigem o elemento subjetivo do dolo, não sendo admissível a conduta culposa.
Deixar de lançar mensalmente nos títulos próprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos segurados ou as devidas pelo empregador ou pelo tomador de serviços são condutas que caracterizam o crime de (art. 337-A)
falso reconhecimento de firma ou letra.
subtração ou inutilização de livro ou documento.
emissão de título ao portador sem permissão legal.
sonegação de contribuição previdenciária.
falsidade material de atestado ou certidão.
Acerca dos crimes contra a administração pública, assinale a opção correta.
Em caso de crime de sonegação de contribuição previdenciária, se o agente, espontaneamente, declarar e confessar as contribuições, importâncias ou valores e prestar as informações devidas à previdência social antes do início da ação fiscal, será extinta a punibilidade.
Caso um servidor público retarde a prática de ato de ofício em razão de vantagem ou promessa de vantagem oferecida, ocorre exaurimento da conduta, a qual deixa de ser relevante para a fixação do quantum da pena.
Não se considera sujeito ativo do crime de corrupção passiva, caracterizado como crime próprio, o servidor público que ainda não tenha assumido o cargo, visto que tal condição é elementar do tipo.
Caso a reparação do dano, no peculato culposo, anteceda o recebimento da denúncia, extingue-se a punibilidade; sendo-lhe posterior, a pena imposta deve ser reduzida pela metade.
Pratica o crime de desobediência o agente que se oponha à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio.
Por exigir a ocorrência de resultado para a consumação, é de natureza material o crime de
condescendência criminosa.
concussão.
prevaricação.
corrupção ativa.
sonegação de contribuição previdenciária.
Comete o crime de sonegação de contribuição previdenciária quem suprime ou reduz contribuição previdenciária e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas, exceto:
omite da folha de pagamento valor do salário pago a empregado;
não informa à Previdência Social pagamento realizado a trabalhador avulso que lhe preste serviço;
não informa à Previdência Social pagamento realizado a trabalhador autônomo ou a este equiparado que lhe preste serviço;
não anota a Carteira de Trabalho e Previdência Social de empregado;
deixa de lançar mensalmente nos títulos próprios da contabilidade da empresa as quantias descontadas dos empregados.
Ao adquirir um pequeno supermercado, Jonas verificou que parte dos salários dos empregados era paga à margem dos recibos salariais, com a supressão das contribuições previdenciárias correspondentes. Embora não existisse qualquer ação fiscal contra a empresa, Jonas dirigiu-se à previdência social para regularizar a situação, confessando os valores das contribuições devidas. Nessa situação, embora tenha havido o crime de sonegação de contribuição previdenciária, o antigo titular do empreendimento não responderá criminalmente, por estar extinta a punibilidade.
No crime de sonegação de contribuição previdenciária, extingue-se a punibilidade se o agente, espontaneamente,
declara e confessa as contribuições e presta as informações devidas à previdência social, antes do recebimento da denúncia.
recolhe as contribuições devidas à previdência social, antes do oferecimento da denúncia.
recolhe as contribuições devidas à previdência social, antes do recebimento da denúncia.
declara e confessa as contribuições e presta as informações devidas à previdência social, antes do início da ação fiscal.