

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Diego e Thaís, maiores e capazes, ambos sem filhos, são formalmente casados pelo regime legal da comunhão parcial de bens. Ocorre que, devido a problemas conjugais e divergências quanto à divisão do patrimônio comum do casal, o matrimônio teve fim de forma conturbada, o que motivou Thaís a ajuizar ação de divórcio litigioso cumulada com partilha de bens em face do ex-cônjuge.
Na petição inicial, a autora informa que tem interesse na realização de audiência de conciliação ou de mediação. Diego, regularmente citado, busca orientação jurídica sobre os possíveis desdobramentos da demanda ajuizada por sua ex-cônjuge.
Na qualidade de advogado(a) de Diego, assinale a opção que apresenta os esclarecimentos corretos que foram prestados.
Diego, ainda que de forma injustificada, possui a faculdade de deixar de comparecer à audiência regularmente designada para fins de solução consensual do conflito, não sofrendo qualquer sanção processual em virtude da ausência.
Descabe, no processo contencioso de divórcio ajuizado por Thaís, a solução consensual da controvérsia, uma vez que o direito em questão possui feição extrapatrimonial e, portanto, indisponível.
Ante a existência de vínculo prévio entre as partes, a audiência a ser realizada para fins de autocomposição entre Diego e Thaís deverá ser conduzida por um conciliador, que poderá sugerir soluções para o litígio, vedada a utilização de qualquer tipo de constrangimento ou intimidação.
A partir de requerimento que venha a ser formulado por Diego e Thaís, o juiz pode determinar a suspensão do processo enquanto os litigantes se submetem à mediação extrajudicial.
Não é causa de suspensão do processo:
a perda da capacidade processual de qualquer das partes;
a arguição de equívoco do valor da causa;
o parto da advogada responsável pelo processo, única patrona da causa;
a convenção das partes;
a relação de prejudicialidade externa.
A respeito do processo civil, no que tange às possibilidades de suspensão do mesmo, tecem-se as seguintes afirmativas:
I - No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audiência de instrução e julgamento, o juiz determinará que a parte constitua novo mandatário, no prazo de 10 (dez) dias, ao final do qual extinguirá o processo, sem resolução do mérito, se o autor não nomear novo mandatário. ou ordenar o prosseguimento do processo à revelia do réu, se falecendo o procurador deste.
II - Suspende-se o processo quando a sentença de mérito tiver de ser proferida somente após a verificação de determinado fato ou a produção de certa prova, requisitada a outro juízo. nunca excedendo o prazo de 6 (seis) meses de suspensão.
III - Pode-se suspender um processo civil pela arguição de impedimento ou de suspeição.
IV- Caso as partes convencionem, é possível suspender um processo pelo prazo nunca excedente a 1 (um) ano.
Pode-se afirmar que estão CORRETAS as assertivas:
I, II e IV.
l e II.
III, somente.
III e IV.
I, III e lV.
São hipóteses de suspensão do processo, EXCETO:
A morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador.
O período compreendido entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, inclusive.
Arguição de impedimento ou de suspeição
O advogado responsável pelo processo constituir o único patrono da causa e tornar-se pai.
Quanto à formação, suspensão e extinção do processo assinale a opção incorreta:
Suspende-se o processo pela perda da capacidade processual do representante legal ou do procurador da parte.
Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for distribuída.
Da decisão que põe fim ao processo, resolvendo ou não o mérito caberá o recurso de apelação.
A transação é uma forma de autocomposição que põe fim ao processo com resolução de mérito.
A renúncia à pretensão formulada na ação ou na reconvenção é uma forma de autocomposição que põe fim ao processo com resolução de mérito.
Não possuindo o executado bens penhoráveis, o juiz poderá suspender o curso do processo de execução pelo prazo de:
dois anos.
seis meses.
um ano.
dezoito meses.
três anos.
O processo será suspenso, conforme Art. 313 do CPC, entre outras:
I. Pela morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador.
II. Pela convenção das partes.
III. Pela arguição de impedimento ou de suspeição.
IV. Pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
Todas as afirmativas estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente a afirmativa IV está incorreta.
Sobre a formação, suspensão e extinção do processo civil, analise as assertivas a seguir.
I. Suspende-se o processo pela convenção das partes pelo prazo nunca excedente a 1 (um) ano.
II. Suspende-se o processo quando a sentença de mérito tiver de ser proferida somente após a verificação de determinado fato ou a produção de certa prova, requisitada a outro juízo, nunca excedendo o prazo de 6 (seis) meses de suspensão.
III. No caso de morte do procurador de qualquer das partes, ainda que iniciada a audiência de instrução e julgamento, o juiz determinará que a parte constitua novo mandatário, no prazo de 10 (dez) dias, ao final do qual extinguirá o processo sem resolução do mérito, se o autor não nomear novo mandatário, ou ordenar o prosseguimento do processo à revelia do réu, se falecendo o procurador deste.
IV. Suspende-se o processo pelo período de 60 (sessenta) dias, contado a partir da data do parto ou da concessão da adoção, mediante apresentação de certidão de nascimento ou documento similar que comprove a realização do parto, ou de termo judicial que tenha concedido a adoção, desde que haja notificação do cliente, pelo parto ou pela concessão de adoção, quando a advogada responsável pelo processo constituir a única patrona da causa.
Estão incorretas as assertivas:
Suspende-se o processo, entre outras possibilidades, pela:
I. Arguição de impedimento ou de suspeição.
II. Morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador.
III. Admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas.
IV. Convenção das partes.
A sequência correta é:
Apenas as assertivas I, II, III estão corretas.
As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Apenas a assertiva II está correta.
De acordo com o que dispõe o Código de Processo Civil, o que é considerado como hipótese de suspensão do processo?
O indeferimento da petição inicial.
A negligência das partes, deixando o processo parado por mais de um ano.
A morte ou perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador.
O abandono da causa por mais de 30 dias pelo autor da causa, não promovendo os atos e diligências que lhe competir.
No que concerne ao agravo interno, à comunicação dos atos processuais, aos prazos e à desconsideração da personalidade jurídica, julgue os seguintes itens.
I Ao prolatar voto em julgamento de agravo interno, o relator pode se limitar a reproduzir a decisão agravada para se manifestar pela improcedência do recurso.
II Na execução de título extrajudicial, é possível que o executado seja citado pelo correio.
III Os prazos processuais do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública ficam suspensos no período compreendido entre 20 de dezembro e 20 de janeiro.
IV É vedado à parte requerer a desconsideração da personalidade jurídica na petição inicial.
De acordo com a legislação processual civil, estão certos apenas os itens
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
Em relação a formação e a suspensão do processo, é incorreto afirmar:
O protocolo da petição inicial é pressuposto de existência do processo, Independentemente da citação válida do réu.
A morte ou a perda da capacidade processual de qualquer das partes acarreta a suspensão Imediata do processo, mesmo que a causa da suspensão seja comunicada ao juízo posteriormente.
A arguição de Impedimento ou de suspeição, interrompe os prazos processuais, e, com o restabelecimento posterior da marcha processual, são restituídos integralmente os prazos para a prática dos atos do processo.
A suspensão do processo por convenção das partes só poderá perdurar por no máximo seis meses e o juiz determinará o prosseguimento do processo assim que esgotar o referido prazo.
Situação hipotética: Terceiro juridicamente interessado requereu sua intervenção no processo na qualidade de assistente, mas uma das partes alegou que faltaria ao requerente o interesse jurídico para intervir. Assertiva: Nessa situação, o juiz deverá determinar a suspensão do processo para decidir o incidente.
Assinale a alternativa correta com relação à formação, suspensão e extinção do processo.
Nos embargos de terceiro, quando seu objeto não abranger todos os bens, o processo principal não ficará suspenso em relação aos bens não embargados.
É facultado ao autor a modificação do pedido até a realização da audiência preliminar, quando houver, ou início da fase instrutória.
O reconhecimento da incompetência absoluta acarreta na extinção do processo sem resolução do mérito.
É vedada a suspensão do processo de execução com fundamento na inexistência de bens penhoráveis do devedor.
O autor pode desistir da ação em qualquer fase processual, independentemente do consentimento do réu, levando à extinção do processo sem resolução do mérito.