Questões de Concurso sobre Gestão em Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.091 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia o trecho abaixo:


“As necessidades de saúde da população começam nos municípios e são executadas nos municípios. Daí a importância do planejamento iniciar-se na base local para orientar o planejamento nacional. ”


Brasil. Ministério da Saúde. Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS): uma construção coletiva – trajetória e orientações de operacionalização / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde.


No excerto acima, é possível encontrar uma referência ao (à,a)


A

processo de planejamento ascendente do SUS.


B

planejamento top-down (de cima para baixo).


C

região de saúde.


D

rede de atenção em saúde.


E

Serviços Especiais de Acesso Aberto.

Considere as afirmações a seguir sobre as práticas de coordenação do cuidado à atenção primária e à atenção especializada ambulatorial.


I - São responsabilidade solidária entre generalistas e especialistas sob coordenação da atenção primária.

II - Mecanismos de referência e contra-referência são necessários, mas não suficientes.

III - São necessários mecanismos facilitadores da transição por meio de transferência de responsabilidades e de informações entre a a atenção primária e a atenção especializada ambulatorial.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

I, II e III.

A dengue é um dos principais problemas de Saúde Pública do mundo. O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, encontrou no mundo moderno condições favoráveis para uma rápida expansão. A vigilância epidemiológica da dengue no Plano Nacional de Controle da Dengue está baseada em quatro subcomponentes, EXCETO:


A

Vigilância de mortes


B

Vigilância laboratorial


C

Vigilância em áreas de fronteira


D

Vigilância de casos


E

Vigilância entomológica

Em Saúde Mental, qual a alternativa incorreta na prática profissional da transdisciplinaridade:


A

Uma reflexão que discuta os modelos de ação que irão privilegiar a complexidade da vida de pessoas em condição de vulnerabilidade e tem sido uma tarefa das equipes comprometidas com a constituição de práticas que sustentem a rede substitutiva de atenção.


B

Caberá ao T.O como um dos profissionais que atua na saúde mental, o desafio de rever a sua prática com o desafio de uma transdisciplinaridade que se propõe de estratégia de percursos em territórios híbridos.


C

É uma ação que manterá à institucionalização do paciente, buscando porém a implementação do trabalho com a família que apenas assume seu papel como apoio a equipe transdisciplinar dentro da instituição.


D

Um dos desafios da prática transdisciplinar é considerar a Reforma Psiquiátrica que demandam dinâmicas de trabalho inovadoras e provocam novos saberes dos profissionais no campo da saúde mental.


E

A complexidade da vida de pessoas em condição de vulnerabilidade mental leva aos profissionais criarem territórios de acolhimento e possíveis organizações sociais, como tarefa dessas equipes a constituição de práticas que sustentem a rede substitutiva de atenção.

Em um pequeno município, o serviço de vigilância da saúde identifica um número elevado de atendimento por quedas no serviço de urgência e emergência. Na investigação das causas, conclui-se que uma das companhias de ônibus mantém veículos com acesso difícil, e as pessoas com limitações de movimentos, que tinham dificuldades de entrar e sair, acabavam caindo. Assinale a alternativa correta a esse respeito.


A

A SMS deve entrar em contato com a companhia de ônibus para uma campanha de prevenção de acidentes dos usuários.


B

A SMS deve providenciar a ampliação do número de médicos no serviço de urgência e emergência.


C

A SMS e a pasta de transportes devem fazer contato com a Câmara de Vereadores para que intermediem a relação com a companhia de ônibus.


D

A SMS faz contato com a pasta de transportes para resolver a questão junto à companhia de ônibus para mudança da via de acesso aos veículos.


E

Esse assunto não diz respeito à SMS, mas a pasta de transportes deve exigir um aviso para que os usuários tomem cuidado ao entrar e sair dos ônibus.

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


O Reconhecimento _________ é a atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento ____________.


A

Geográfico | biológico


B

Geológico | mecânico


C

Geográfico | químico


D

Geológico | de pragas

De acordo com o disposto na publicação intitulada: Mudanças no Financiamento da Saúde (2018), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Plano de Saúde é o instrumento que, a partir de uma análise situacional, apresenta as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos, expressos em objetivos, diretrizes e metas.

( ) O Plano de Saúde aprovado pelo respectivo Conselho de Saúde é instrumento fundamental para a gestão do SUS. Sua elaboração, implementação, monitoramento, avaliação e atualização periódica constituem atribuição comum das três esferas de gestão do Sistema, as quais devem, a partir do plano, formular a respectiva proposta orçamentária.

( ) As ações e os serviços devem constar no plano de saúde do Município e na Programação Anual de Saúde, as quais devem ser aprovadas pelo Conselho de Saúde para receberem financiamento público.

( ) O bloco de investimento contempla somente a Atenção Especializada e a Gestão do SUS, excluindo a atenção básica, vigilância em saúde e desenvolvimento de tecnologias.

( ) O Bloco de Custeio é composto pelos recursos oriundos dos programas, das estratégias e das ações que integravam os Blocos de Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, Vigilância em Saúde e Gestão do SUS, de acordo com o financiamento e a transferência dos recursos federais para ações e serviços públicos de saúde.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

F – V – F – V – V.


B

V – F – V – F – F.


C

V – V – V – F – V.


D

F – F – F – V – F.

Em estudos realizados sobre os modelos na gestão do SUS, nos Planos Estaduais de Saúde Quadrienais estudados por Krüger & Reis (2019), há inúmeras referências sobre as dificuldades da gestão quanto à falta de autonomia orçamentária, financeira e técnico-administrativa; limitações de ordem fiscal para admissão e expansão de recursos humanos; falta de agilidade nos processos licitatórios; gestão burocrática e centralizada. Com base nessas referências, é correto concluir que


A

tais afirmações abrem caminho para a perspectiva gerencialista, aos despolitizarem e sufocarem o modelo de gestão pública estatal, pois a lógica gerencialista de gestão vem revestida de uma série de novas terminologias que têm mascarado os fundamentos do SUS e submete as necessidades de saúde a questões técnicas de eficiência e modernização.


B

o capital investido em saúde pública por parte do Estado está mais seguro em mãos das iniciativas privadas, como os planos de saúde populares.


C

nota-se uma linguagem genérica em relação ao SUS, quase como para cumprir um dispositivo legal, mas as perspectivas ideopolíticas dos gestores assentam-se numa expectativa de rever os processos de gestão, sendo o modelo público o mais indicado.


D

o modelo proposto pela gestão terceirizada é o ideal para promoção da saúde e qualidade nos serviços do SUS para a população usuária.


E

os planos de saúde populares são uma via de acesso ao setor privado, embora utilize recursos públicos na contratação de pessoal na área da saúde, o que está de acordo com a legislação do SUS.

O Laboratório de Investigação e Intervenção em Saúde e Trabalho (LIIST), ligado ao curso de terapia ocupacional da USP (Universidade de São Paulo), assumiu o desafio de redesenhar suas ações para atender às demandas devido à pandemia de Covid-19. Os autores listaram quatro diretrizes para orientar as ações de cuidado aos trabalhadores, quais sejam, EXCETO:


A

Avaliação intermitente do estado de saúde mental do trabalhador.


B

Monitoramento dos afastamentos para mapear as situações de trabalho com maiores riscos de contaminação e de sobrecarga aos trabalhadores.


C

Construção de estratégias para facilitar o retorno ao trabalho.


D

Contribuição na organização do cotidiano durante o período de afastamento.

Garantir estoque estratégico de insumos (inseticidas e kits diagnósticos), adquirir, de forma emergencial, os insumos essenciais para garantia das ações e encaminhar ao Secretário de Vigilância em Saúde proposta de implantação do Centro de Operações de Emergência da dengue são ações sob a responsabilidade da esfera federal na área de:


A

Gestão.


B

Assistência.


C

Vigilância Epidemiológica.


D

Comunicação.

Considere as afirmações abaixo sobre a condução e a gestão de situações de crise em Saúde Pública a partir de instâncias de gestão governamental.


I - São imprescindíveis a capacitação prévia, o adestramento e o treinamento periódico de pessoal a ser acionado oportunamente.

II - São imprescindíveis o monitoramento de informações estratégicas, com processamento técnico e político de problemas, a análise prospectiva de tendências e a projeção de cenários alternativos.

III- São imprescindíveis as dinâmicas ágeis para processos decisórios, com governança cooperativa e autoridade coordenada.

IV - São imprescindíveis as estratégias gerais e seletivas de comunicação, visando a públicos distintos.

V - É imprescindível que já exista uma legislação e uma regulamentação prévias, de modo a amparar a ágil mobilização de recursos e a adoção de medidas excepcionais.


Quais estão corretas?


A

Apenas II e IV.


B

Apenas III e V.


C

I, II, III, IV e V.


D

Apenas I, II e IV.


E

Apenas I, III e IV.

A Constituição Federal de 1988 define que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a determinados princípios expressos por ela. Nesse sentido, é CORRETO afirmar ser um dos princípios da administração pública.


A

Imperatividade.


B

Competência.


C

Motivo.


D

Impessoalidade.


E

Objeto.

Na Gestão em Saúde, a Graduação em Medicina visa à formação do médico capaz de compreender os princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde, e participar de ações de gerenciamento e administração para promover o bem-estar da comunidade, por meio, dentre outras, da seguinte dimensão:


A

comunicação, incorporando, sempre que possível, as novas tecnologias da informação e comunicação, para interação a distância e acesso a bases remotas de dados.


B

aprendizado com autonomia e com a percepção da necessidade da educação continuada, a partir da mediação dos professores e profissionais do Sistema Único de Saúde, desde o primeiro ano do curso.


C

domínio língua estrangeira, de preferência língua franca, para manter-se atualizado com os avanços da Medicina conquistados no país e fora dele, bem como para interagir com outras equipes de profissionais da saúde em outras partes do mundo e divulgar as conquistas científicas alcançadas no Brasil.


D

promoção da equidade no cuidado adequado e eficiente das pessoas com deficiência, compreendendo os diferentes modos de adoecer, nas suas especificidades.


E

ética profissional fundamentada nos princípios da Ética e da Bioética, levando em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico.

Os profissionais de saúde tomam decisões clínicas baseadas em um grande repertório de conhecimento e, como as evidências estão em constante evolução, é fortalecido o aprendizado sobre a melhor prática que será utilizada por toda a carreira. O questionamento científico vem sendo conduzido dentro de dois paradigmas, dos quais o pensamento positivista apresenta a seguinte característica:


A

a realidade não é uma entidade fixa, mas uma construção dos indivíduos que participam da pesquisa.


B

busca a flexibilidade e adaptação, que expõem a sensibilidade da relação entre o investigador e os pesquisados.


C

o rigor e a qualidade dependem da confiabilidade, da autenticidade e, obrigatoriamente, devem beneficiar a todos os envolvidos na investigação.


D

parte do pressuposto de uma organização menos racional da sociedade.


E

sua abordagem envolve o uso de procedimentos sistemáticos.

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir quanto às etapas da assistência farmacêutica.


A ________ no serviço público consiste em um conjunto de procedimentos com vista a obter produtos mediante compra, transferência ou produção, de acordo com uma _________ estabelecida e baseada em uma lista de medicamentos previamente selecionados. Tem por objetivo suprir as necessidades de medicamentos em quantidade e qualidade adequadas, mantendo a regularidade do abastecimento. Para isso, é fundamental conhecer e aplicar adequadamente as determinações da Lei ____________, que preveem as possibilidades para o processo.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é


A

seleção / aquisição / Orgânica da Saúde


B

programação / seleção / Orgânica da Saúde


C

aquisição / programação / de Licitações


D

distribuição / dispensação / de Licitações

Sistemas nacionais de saúde, fundamentados no princípio da atenção integral, devem manter como base de orientação de suas agendas de prioridade para oferta de serviços:


A

os condicionantes econômicos e sociais.


B

a atenção primária em saúde como eixo orientador do modelo de atenção à saúde.


C

a efetividade do atendimento.


D

a racionalização de recursos físicos, humanos e financeiros.


E

os riscos individuais, coletivos, ambientais e sanitários.

Assinale a opção correspondente ao registro único administrativo que contém todos os documentos relacionados à ação de auditoria, desde a demanda até a conclusão do relatório e posteriores encaminhamentos externos e internos.


A

comunicado de auditoria


B

objeto da auditoria


C

relatório consolidado


D

processo de auditoria


E

matriz de constatações

A Fiocruz destaca que a desigualdade, na territorialização, traz para o setor da saúde o desafio de efetivar a universalidade, a equidade e a integralidade do cuidado de saúde de forma descentralizada, resolutiva e sob o controle social.


C

Certo


E

Errado

No diagnóstico situacional do território, o enfermeiro deve levar em consideração dados epidemiológicos, como: população absoluta, por faixa etária, por gênero e por escolaridade.


C

Certo


E

Errado

O Ministério da Saúde definirá indicadores nacionais de garantia de acesso às ações e aos serviços de saúde, no âmbito do SUS, a partir de diretrizes estabelecidas pelo:


A

Próprio Ministério da Saúde.


B

Conselho Nacional da Saúde.


C

Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde.


D

Fundo Nacional da Saúde.


E

Plano Nacional de Saúde.

   
Gerar simulado