

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Promoção de Saúde é uma importante política nacional que objetiva melhorar a qualidade de vida das pessoas. Qual das alternativas abaixo NÃO representa uma das estratégias desta política?
Redução da morbimortalidade por acidente de trânsito
Prevenção e controle do tabagismo.
Realização de atividades programadas e de atenção à demanda espontânea.
Promoção do desenvolvimento sustentável.
Um estilo de vida adequado é muito importante no contexto de promoção à saúde. Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), são fatores predominantes de proteção à saúde:
visitas periódicas ao cardiologista e tratamento dentário básico.
alimentação saudável, atividade física e redução do fumo e do álcool.
redução de alimentos ácidos e do uso de bebidas destiladas.
aconselhamento psicológico, caminhada e redução de carne e de sal.
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) objetiva promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes. Uma das características das diretrizes e estratégias da PNPS é
Fortalecer ações de promoção da saúde inovadoras utilizando diferentes linguagens culturais e formas de manifestação.
Estimular a inserção de ações de promoção da saúde, exclusivamente nas atividades da atenção básica.
Promover iniciativas voltadas para a promoção da saúde, considerando metodologias participativas, sem incorporar saberes populares, por se tratar de ação de saúde.
Estimular parcerias entre os diferentes níveis de complexidade do SUS, mas não inclui parcerias intersetoriais.
Em relação à Política Nacional de Promoção à Saúde, analise:
I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica, é o objetivo geral da Política Nacional de Promoção à Saúde.
II. Um dos objetivos específicos dessa política é reconhecer, na promoção da saúde, uma parte fundamental da busca da equidade.
III. Entre suas diretrizes está o estímulo às ações intersetoriais, buscando parcerias que propiciem o desenvolvimento integral das ações de promoção da saúde.
Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
I
II
III
I e II
II e III
Em 2006, os gestores do SUS assumiram o compromisso público da construção do Pacto pela Saúde/2006, com base nos princípios constitucionais do SUS e ênfase nas necessidades de saúde da população. O Pacto pela Saúde define prioridades articuladas e integradas em três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. Uma das prioridades do Pacto pela Vida é:
promoção da saúde.
controle do câncer de pele tipo não melanoma.
fortalecimento da atenção secundária.
redução da morbidade perinatal.
A Promoção da saúde tem como objetivo promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais, onde os gestores federal, estadual e municipal tem suas responsabilidades. Marque a alternativa que NÃO corresponde à responsabilidade da gestão municipal.
Divulgar a Política Nacional de Promoção da Saúde;
Implementar as diretrizes da Política de Promoção da Saúde em consonância com as diretrizes definidas no âmbito nacional e as realidades locais;
Pactuar e alocar recursos orçamentários e financeiros para a implementação da Política de Promoção da Saúde;
Criar uma referência e/ou grupos matriciais responsáveis pelo planejamento, implementação, articulação e monitoramento, e avaliação das ações de promoção da saúde nas secretarias de municipais de saúde;
Promover a articulação com os estados para apoio à implantação e supervisão das ações referentes as ações de promoção da saúde.
A promoção da saúde é uma estratégia de articulação transversal na qual se confere visibilidade aos fatores que colocam a saúde da população em risco e às diferenças entre necessidades, territórios e culturas presentes no Brasil, visando à criação de mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidade, defendam radicalmente a equidade e incorporem a participação e o controle sociais na gestão das políticas públicas. De acordo com a Política Nacional de Promoção da Saúde/MS- 2010.
A alternativa que contém o objetivo geral dessa política é a
Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na Atenção Básica.
Estimular alternativas inovadoras e socialmente inclusivas/contributivas no âmbito das ações de promoção da saúde.
Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados com seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.
Valorizar e otimizar o uso dos espaços públicos de convivência e de produção de saúde para o desenvolvimento das ações de promoção da saúde.
Contribuir para o aumento da resolubilidade do Sistema, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança das ações de promoção da saúde.
Dentro das estratégias da política nacional de promoção, proteção e recuperação da saúde, podemos identificar entre as macroprioridades de aprimoramento dos serviços prestados pelo SUS e constantes do Pacto em Defesa da Vida, ênfase em:
I. fortalecimento dos programas de saúde da família.
II. informação especifica voltada a aspectos nutricionais.
III. descontrole do hábito de tabagismo.
IV. ênfase na promoção de atividade física.
Estão corretos os itens.
Os itens I e II estão corretos
Os itens II e III estão corretos
Os itens III e IV estão corretos
Os itens IV e I estão corretos
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais relacionadas tanto a fatores de riscos modificáveis quanto a fatores não modificáveis. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.
Para a prevenção e o controle das DCNT, o Ministério da Saúde estipulou como metas reduzir a prevalência de obesidade, estimular a realização de atividade física, aumentar o consumo de frutas e hortaliças e reduzir o consumo médio de sal.
Sendo o câncer uma DCNT de alta letalidade, a Lei n.º 12.732/2012 estipulou sessenta dias para realização do primeiro tratamento para todo paciente com suspeita de neoplasia benigna ou maligna.
O Programa Farmácia Popular/Saúde Não Tem Preço foi desenvolvido para o combate das principais DCNT, por meio de subsídios para a aquisição de medicamentos para tratamento da hipertensão e diabetes.
As ações de vigilância das DCNT visam à eliminação e à prevenção dos riscos não modificáveis decorrentes do meio ambiente e do meio socioeconômico.
O Programa Academia da Saúde constitui um segmento das secretarias estaduais de vigilância epidemiológica criado especialmente com o objetivo de reduzir a taxa de obesidade das mulheres brasileiras, minimizando riscos modificáveis para as DCNT.
A promoção à saúde sustenta-se no entendimento que a saúde é produto de um amplo espectro de fatores relacionados com
distribuição de medicações a qualquer indivíduo que tiver necessidade.
manutenção de medidas curativas como sendo o fo-co central do cuidado.
a atenção centrada no âmbito individual, fornecendo subsídios para práticas mais eficazes de saúde.
a qualidade de vida, incluindo um padrão adequado de alimentação, nutrição, de habitação e saneamento, boas condições de trabalho, oportunidades de educa-ção ao longo de toda a vida, ambiente físico limpo e apoio social para famílias e indivíduos.
aumento no número de consultas médicas especiali-zadas, principalmente em regiões de menor índice de desenvolvimento humano.
Com o objetivo de desenvolver ações de prevenção das doenças e promoção da saúde de uma comunidade, qual deve ser a primeira atividade a ser realizada pela Unidade de Saúde a fim de estruturar as ações a serem desenvolvidas em nível local?
Criação do conselho local de saúde.
Contratação de agentes comunitários de saúde.
Ampliação dos programas oficiais existentes.
Ampliação e capacitação da equipe de saúde.
Territorialização e diagnóstico de saúde da comunidade.
A formulação da Política Nacional de promoção a Saúde (PNPS) que foi institucionalizada no SUS pela portaria 687/2006 teve um referencial que inspirou sua formulação. São referenciais para construção do (PNPS), EXCETO:
Relatório lalonde (1974).
Atenção primária de saúde 1976.
Relatório flexineriano (1950).
Cartas Internacionais da Promoção da Saúde (1986-2005).
A atual concepção de saúde do trabalhador considera o aspecto social como determinante das condições da saúde, apregoando tanto o tratamento de doenças como — e sobretudo — sua prevenção por meio de ações de promoção da saúde.
De acordo com as responsabilidades de cada esfera de gestão do SUS, destacamos a seguinte estratégia, preconizada para implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde,
subsídios para a organização e a programação da média complexidade, compreendendo grupos de programação e critérios de classificação das ações desse nível de atenção, são descritos em instrumento a ser acordado pelas três esferas de governo e definido em Portaria do MS.
garantia de acesso aos procedimentos de alta complexidade é de responsabilidade solidária entre o Ministério da Saúde e as Secretarias de saúde dos estados e do Distrito Federal.
estímulo à inserção de ações de promoção da saúde em todos os níveis de atenção, com ênfase na atenção básica, voltadas às ações de cuidado com o corpo e a saúde; alimentação saudável e prevenção, e controle de tabagismo.
coordenação dos processos de remanejamentos necessários na programação da alta complexidade, inclusive com mudanças nos limites financeiros municipais.
Assinale a opção correta.
Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais – é objetivo geral da Política Nacional de Promoção da Saúde.
A Política Nacional de Promoção à Saúde tem como diretriz prioritária estimular alternativas inovadoras e socialmente inclusivas/contributivas no âmbito das ações de promoção da saúde.
Reconhecer, na Promoção da Saúde, uma parte fundamental da busca da equidade, da melhoria da qualidade de vida e de saúde é o objetivo geral da Política Nacional de Promoção da Saúde.
Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica, é a principal estratégia de implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde.
A divulgação da Política Nacional de Promoção da Saúde é de responsabilidade exclusiva do gestor federal da política de saúde.
Considerando o histórico da atenção primária à saúde, assinale a alternativa INCORRETA:
Seus princípios foram enunciados numa conferência realizada em Alma Ata, na antiga URSS.
A meta “Saúde para todos no ano 2000” foi um marco para a atenção primária.
A OMS preconiza o fornecimento de medicamentos essenciais como parte da APS.
A educação em saúde e o saneamento ambiental só se incorporaram à APS com a Conferência de Promoção da Saúde, em Ottawa, Canadá, em 1986.
A prevenção de doenças endêmicas locais e o tratamento adequado de doenças e lesões comuns são componentes da APS.
São objetivos específicos da Política Nacional de Promoção à Saúde, exceto:
contribuir para o aumento da resolubilidade do Sistema, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança das ações de promoção da saúde.
estimular alternativas inovadoras e socialmente inclusivas/contributivas no âmbito das ações de promoção da saúde.
ampliar os processos de integração baseados na cooperação, solidariedade e gestão democrática.
contribuir para a diminuição da burocratização do Sistema, garantindo maior qualidade, eficácia, eficiência e segurança das ações de promoção da saúde.
favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
A Portaria/GM 687/2006 estabelece a Política Nacional de Promoção da Saúde e define algumas ações específicas de promoção relativas à
saúde reprodutiva da população brasileira.
controle da dengue em área urbana.
expansão da estratégia saúde da família nos municípios brasileiros.
redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito.
A promoção da saúde, como uma das estratégias de produção de saúde, ou seja, como um modo de pensar e de operar articulado às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde. Sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde é INCORRETO afirmar que
no SUS a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento em nosso país como, por exemplo: violência, desemprego, fome, falta de saneamento básico, habitação inadequada e/ou ausente; e potencializar formas mais amplas de intervir em saúde.
nas últimas décadas, tornou-se mais e mais importante cuidar da vida de modo que se reduzisse a vulnerabilidade ao adoecer e as chances de que ele seja produtor de incapacidade, de sofrimento crônico e de morte prematura de indivíduos e população.
o trabalho em rede, com a sociedade civil organizada, favorece que o planejamento das ações em saúde esteja mais vinculado às necessidades percebidas e, vivenciadas pela população nos diferentes territórios e, concomitantemente, garante a sustentabilidade dos processos de intervenção nos determinantes e condicionantes de saúde.
foram priorizadas ações específicas voltadas para a saúde da criança, idoso e gestante, redução da mortalidade infantil, alimentação saudável, controle da Dengue e Cólera e prevenção e controle do tabagismo.
a saúde, como produção social de determinação múltipla e complexa, exige a participação ativa de todos os sujeitos envolvidos em sua produção – usuários, movimentos sociais, trabalhadores da saúde, gestores do setor sanitário e de outros setores –, na análise e na formulação de ações que visem à melhoria da qualidade de vida.