Questões de Concurso sobre Vigilância em Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.872 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia as afirmativas a seguir:


I. As barreiras ao acesso de tratamento de saúde, especialmente saúde mental e tratamento de abuso de substâncias, é um exemplo de fator sociocultural que reduz ou elimina o risco de suicídio.

II. O abuso de álcool e drogas e um comportamento que indica desesperança não são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio.

III. O Pacto pela Saúde define prioridades articuladas e integradas em três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do Enem e Pacto de Gestão do SUS.

IV. A vigilância em saúde, no âmbito do SUS, não pode estar relacionada às ações de prevenção de doenças transmissíveis.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Apenas três afirmativas estão corretas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

A epidemia se caracteriza quando há:

A

aumento repentino do número de casos de uma doença, maior do que o esperado pelas autoridades e delimitado à uma região.


B

aumento do número de casos de uma determinada doença, maior do que o esperado pelas autoridades e que se espalha por diversas regiões do planeta.


C

aumento do número de casos de determinada doença, maior do que o esperado pelas autoridades, podendo ocorrer em diversas regiões.


D

uma doença que se manifesta apenas em uma determinada região, de causa local.


E
Nenhuma das alternativas.

A Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Poluição Atmosférica – VIGIAR desenvolve ações visando à promoção da saúde da população exposta aos fatores ambientais relacionados aos poluentes atmosféricos. Seu campo de atuação prioriza as regiões onde existam diferentes atividades de natureza econômica ou social que gerem poluição atmosférica de modo a caracterizar um fator de risco para as populações expostas. Nesse programa, são estabelecidas unidades físicas e grupos de trabalho para ser exercida uma avaliação epidemiológica intensificada. Assinale a alternativa que indica a denominação de tais unidades.


A

Sentinelas.


B

Prioritárias.


C

Rastreadoras.


D

De investigação.


E

Amostrais.

As hepatites virais estão entre as doenças com maior impacto de morbidade e mortalidade no mundo. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. As hepatites B e C, por serem doenças silenciosas, são comumente diagnosticadas em estágios mais avançados, com comprometimento das funções hepáticas.

II. O coeficiente de hepatite C apresentou discreta tendência de queda nos últimos cinco anos, enquanto a hepatite B mostrou tendência de aumento, tendo apresentado coeficientes superiores às da hepatite C a partir de 2015, quando houve a mudança de definição dos casos para fins de vigilância epidemiológica.

III. O Brasil atingiu a marca superior a 100 mil tratamentos ofertados para hepatite C, consolidando o caminho para a eliminação desse agravo até 2030.

Assinale a alternativa CORRETA.


A
Apenas a I está incorreta.

B
Apenas a II está incorreta.

C
Todas estão corretas.

D
Apenas a III está incorreta.

E
Todas estão incorretas.

Assinale a alternativa que apresenta a medida preventiva mais recomendável no combate à dengue.


A

aplicação de inseticidas três vezes ao dia dentro das caixas d'água das residências


B

retirada de areia dos pratos dos vasos de plantas para o controle de larvas do mosquito vetor


C

inserção de protozoários em água potável para que esses animais atuem como predadores de larvas


D

vacinação amplamente disponibilizada nos postos de saúde brasileiros


E

guardar pneus velhos em locais cobertos ou cobri-los com lona caso estejam ao relento

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Vigilância à Saúde incorpora à prática de saúde a população organizada.

II. A informação sobre nascidos vivos contribui para a construção de indicadores demográficos e de saúde.

III. O Câncer de Mama é o tipo de câncer menos frequente na mulher brasileira. Nessa doença, ocorre um desenvolvimento normal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor benigno.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Está correta a afirmativa I, apenas.


C

Está correta a afirmativa II, apenas.


D

Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Em uma rua de um município no estado de Goiás, um agente de combate às endemias foi avisado, pela comunidade local, de que, em uma residência, havia um cão com leishmaniose visceral.


Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o profissional deverá


A

checar a residência e informar a suspeição ou ocorrência de um possível agravo.


B

ignorar o fato, pois trata-se de responsabilidade do agente comunitário de saúde.


C

ignorar o fato, pois trata-se de responsabilidade das equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família.


D

deixar que a comunidade local acione a Superintendência de Vigilância em Saúde.


E

checar a residência, iniciar o procedimento de imobilização do cão e realizar a coleta de amostras de sangue.

As diferentes fases no desenvolvimento de uma doença correspondem aos níveis de prevenção. Cada nível aponta fatores ou condições que têm um conhecido papel na causalidade das doenças. O teste de rastreamento para doenças corresponde ao nível


A

primário.


B

secundário.


C

terciário.


D

quaternário.

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Declaração de Óbito (DO) padronizada nacionalmente é distribuída pelos estados em via única.

II. A vigilância em saúde não tem por objetivo a observação e análise da situação de saúde da população.

III. A vigilância em saúde deve estar cotidianamente inserida em todos os níveis de atenção da saúde.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Está correta a afirmativa I, apenas.


C

Está correta a afirmativa II, apenas.


D

Está correta a afirmativa III, apenas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

A manipulação dos alimentos consiste em operações efetuadas sobre a matéria-prima e envolve etapas de preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda. Sobre a preparação dos alimentos nos serviços de alimentação, é INCORRETO afirmar:


A

O prazo máximo de consumo do alimento preparado e conservado sob refrigeração a temperatura de 4º C, ou inferior, deve ser de 5 dias.


B

Para conservação a quente, os alimentos devem ser submetidos à temperatura superior a 60º C por, no máximo, 6 horas.


C

A temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de 60º C a 10º C em até duas horas e, em seguida, deve ser conservado sob refrigeração a temperaturas inferiores a 5º C, ou congelado à temperatura igual ou inferior a - 18º C.


D

Os óleos e gorduras utilizados devem ser aquecidos a temperaturas não superiores a 120º C, sendo substituídos imediatamente sempre que houver alteração evidente das suas características físico-químicas ou sensoriais.

Leia as afirmativas a seguir:


I. No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Apesar de sua importância, a vigilância em saúde possui um escopo limitado, pois ela não é responsável pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, por exemplo.

II. A vigilância em saúde promove o descontrole de doenças e agravos à saúde na comunidade.

III. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar com moderação ao temperar e cozinhar alimentos é uma forma de tornar a alimentação mais saborosa sem torná-la nutricionalmente desbalanceada, pois limitar a ingestão de açúcar livre não é um princípio da alimentação saudável.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Está correta a afirmativa I, apenas.


C

Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.


D

Estão corretas as afirmativas I e III, apenas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. As perdas relacionais ou sociais (de parentes ou amigos) é um exemplo de fator situacional de risco de suicídio.

II. O SUS é organizado de acordo com as diretrizes constitucionalmente definidas.

III. No âmbito do SUS, a vigilância em saúde é responsável por promover a transmissão de doenças contagiosas.

IV. As metas e os indicadores para avaliação e monitoramento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora não devem estar contidos nos Planos de Saúde.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Apenas três afirmativas estão corretas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990, como um "conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos". São funções da vigilância epidemiológica, EXCETO:


A

coleta e processamento de dados.


B

análise e interpretação dos dados processados.


C

divulgação da identidade dos pacientes com doenças de notificação compulsória.


D

investigação epidemiológica de casos e surtos.


E

recomendações e promoção das medidas de controle indicadas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. A vigilância em saúde visa à prevenção e controle de agravos e doenças.

II. A vigilância em saúde visa à promoção da saúde.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

A Vigilância em Saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Sobre este tema analise os itens abaixo:


I. A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos;

II. A vigilância sanitária se dedica às interferências dos ambientes físico, psicológico e social na saúde;

III. A área de saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.


Estão corretos:


A

Somente os itens I e III;


B

Somente o item II;


C

Somente os itens II e III;


D

Somente o item III.

Ano: 2019
Prova: FURB - Prefeitura - Agente de Combate a Endemias - 2019

A Vigilância Entomológica pode auxiliar como ferramenta para a determinação do diagnóstico e atribuição de causa aos casos suspeitos de:


A

AIDS e hipertensão.


B

Sarampo e sarcopenia.


C

Sífilis e doenças crônicas.


D

Dermatoses e hepatite.


E

Febre amarela e dengue.

Leia as afirmativas a seguir:

I. A disseminação de informações epidemiológicas não é um dos objetivos da vigilância epidemiológica.

II. A Vigilância à Saúde incorpora à prática de saúde a população organizada.

Marque a alternativa CORRETA:


A
As duas afirmativas são verdadeiras.

B
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D
As duas afirmativas são falsas.

A Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Para fins de notificação compulsória de importância nacional, serão considerados os seguintes conceitos, à EXCEÇÃO de:


A

Notificação compulsória: comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser imediata ou semanal.


B

Notificação compulsória imediata (NCI): notificação compulsória realizada em até 12 (doze) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível.


C

Vigilância sentinela: modelo de vigilância realizada a partir de estabelecimento de saúde estratégico para a vigilância de morbidade, mortalidade ou agentes etiológicos de interesse para a saúde pública, com participação facultativa, segundo norma técnica específica estabelecida pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS).


D

Notificação compulsória negativa: comunicação semanal realizada pelo responsável pelo estabelecimento de saúde à autoridade de saúde, informando que na semana epidemiológica não foi identificada nenhuma doença, agravo ou evento de saúde pública constante da Lista de Notificação Compulsória.

É uma ação de Vigilância Sanitária de Média Complexidade:


A

Mapeamento de todos os estabelecimentos e locais possíveis de atuação de vigilância sanitária.


B

Atendimento ao público, orientando e informando quanto a documentações, andamento de processos administrativos e outras informações técnico-administrativos e legais.


C

Cadastramento, licenciamento e fiscalização das aplicadoras de produtos saneantes e domissanitários (dedetizadoras e semelhantes).


D

Cadastramento, licenciamento e fiscalização de estabelecimentos que comercializem e/ou distribuam gêneros alimentícios, bem como micro empresas que manipulem alimentos, exceto com processo industrial.


E

Fiscalização das condições sanitárias dos sistemas individuais de abastecimento de água, disposição de resíduos sólidos e criação de animais nas zonas rurais.

Assinale a alternativa correta sobre o trânsito de produtos de origem animal no Estado do Amazonas.


A

A ADAF pode permitir o comércio intermunicipal de produtos de origem animal sem apresentação do certificado sanitário, observadas as disposições contidas na legislação estadual ou federal.


B

O certificado sanitário, para comércio intermunicipal de produtos de origem animal, não possui prazo de validade.


C

É obrigatória a apresentação de Certificado Sanitário para o leite acondicionado em latão destinado a estabelecimento com serviços de inspeção.


D

Somente o Agente de Fiscalização da ADAF pode exigir a apresentação do Certificado Sanitário para produto de origem animal.


E

O produto de origem animal tem prioridade apenas no embarque fluvial e rodoviário.

   
Gerar simulado