Questões de Concurso sobre Choque circulatório

 
 
Disciplina 1
Assunto 8
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
219 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O choque é um denominador comum em ampla variedade de processos patológicos, apresentando-se como ameaça imediata à vida. É a perfusão tecidual inadequada, a qual decorre da falência de um ou mais dos seguintes itens: coração, volume sanguíneo, vasos de resistência arterial e capacidade dos leitos venosos. Qualquer condição que possa afetar significativamente qualquer um dos referidos itens pode precipitar um estado de choque. Sobre o choque, analisar os itens abaixo:


I. A posição de Trendelenburg não é mais recomendada devido ao potencial de comprometimento respiratório decorrente da pressão sobre os órgãos abdominais.

II. O reconhecimento rápido e a intervenção imediata são essenciais para aumentar a possibilidade de sobrevida, pois espiral descendente de respostas fisiológicas irá correr, caso o choque não seja tratado.

III. O paciente em choque séptico deve ser mantido aquecido, porque a hipotermia diminui os efeitos metabólicos celulares do choque.

IV. Na ressuscitação hídrica, o ringer-lactato constitui o líquido de escolha inicial.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens III e IV.


D

Somente os itens I, II e IV.


E

Somente os itens II, III e IV.

Dentre as intervenções de enfermagem preconizadas para o paciente em choque neurogênico, é CORRETO


A

realizar exercícios de amplitude ativa de movimentos dos membros imóveis.


B

avaliar a apresentação do Sinal de Galeazzi positivo para rastrear formação de trombo em membro inferior.


C

elevar e manter a cabeceira do leito em pelo menos 15º quando o paciente está recebendo anestesia espinal ou epidural.


D

aplicar meias de compressão elástica e elevar os pés do leito para minimizar represamento do sangue nas pernas.


E

monitorar ativação de mediadores bioquímicos associados ao choque, tais como a permeabilidade capilar aumentada e a exsudação de líquidos.

O paciente em estado de choque exige atenção total da equipe médica, devido ao risco iminente de morte. Em casos assim, a intervenção deve ser imediata. Isso porque o tempo de ação e de resposta exerce influência direta na recuperação do paciente. O procedimento vai à contramão da premissa básica da enfermagem, que preza sempre a prevenção primária. No atendimento ao estado de choque, entretanto, o profissional é impelido a agir rapidamente, a fim de evitar danos estruturais ao enfermo. Assinale a alternativa INCORRETA relacionada ao atendimento ao paciente em choque.


A

A assistência de enfermagem irá variar muito de acordo com o tipo e evolução do choque, por isso o plano de cuidados deverá ser revisado constantemente e a equipe de enfermagem precisa estar próxima ao doente. O paciente em estado de choque exige cuidados intensivos diante do risco iminente de morte. Um dos principais cuidados da enfermagem é o controle da glicemia capilar.


B

No choque Hipovolêmico, deve-se remover imediata da causa determinante do estado de hipovolemia.


C

No caso de o choque ter acontecido após uma picada de inseto ou cobra, deve-se retirar o ferrão do animal da pele, aplicar gelo no local para diminuir a disseminação do veneno.


D

Nenhuma das alternativas.

Em relação aos tipos de choque e sua etiologia, conclui-se o seguinte:

A
o choque cardiogênico pode ocorrer por falência da bomba cardíaca, diminuição do inotropismo, diminuição do débito cardíaco e aumento da pressão venosa central, levando à má perfusão tecidual.

B
o choque obstrutivo pode ocorrer devido à alteração da tonicidade da parede do vaso, provocando seu relaxamento e vasodilação, levando à hipotensão.

C
o choque cardiogênico pode ocorrer pela formação de trombos que são fatores que podem predispor e levar à queda do débito cardíaco, como no TEP.

D
o choque neurogênico pode ocorrer por diarréia de difícil controle e longa permanência, poliúria, queimaduras extensas e desidratação.

Sobre o estado de choque, é correto afirmar que


A

o choque neurogênico é pouco frequente em unidades de terapia intensiva, o principal aspecto da fisiopatologia nesse caso é a ocorrência da vasoconstrição periférica em decorrência do comprometimento do sistema nervoso autônomo.


B

o infarto agudo do miocárdio (IAM) é uma causa frequente de choque cardiogênico, nesse caso, a angioplastia e a revascularização estão indicadas, porém na ausência desses recursos, a terapêutica trombolítica deve ser instituída, mesmo naqueles pacientes com risco de sangramento, pois o prognóstico de choque cardiogênico no IAM sem reperfusão é preocupante.


C

o choque séptico é chamado de obstrutivo porque se entende que a fisiopatologia está associada a um estado de vasoplegia e alta resistência vascular em vários territórios regionais de perfusão, determinando um alto fluxo de sangue nessas regiões.


D

a causa mais frequente de choque hipovolêmico é a hemorragia associada ao trauma. Dessa forma, no choque hemorrágico, o paciente está agitado, apresenta-se hipertenso, taquicárdico, a pele encontra-se quente e seca.

O choque é definido como uma anormalidade circulatória cuja perfusão orgânica e a oxigenação tecidual estão inadequadas. É de extrema importância que o profissional de saúde saiba reconhecer, precocemente, sua presença e identificar sua provável causa. Sobre os estados de choque, assinale a alternativa CORRETA.


A

O choque hipovolêmico pode ter, como causa, o ganho de líquidos excessivo ou a drenagem de grandes volumes de transudato.


B

No choque neurogênico, o desempenho cardíaco está limitado por lesões valvares, por exemplo.


C

O choque hemorrágico é a causa mais comum em pacientes politraumatizados.


D

O choque neurogênico é caracterizado por uma resposta sistêmica desencadeada por uma infecção evidente.


E

O choque pirogênico é caracterizado por reações como prurido intenso, vermelhidão no corpo, edemas e/ou problemas respiratórios.

O choque é uma grave emergência médica. O correto atendimento exige ação rápida e imediata. Relacione o tipo de choque (coluna I) com a sua ocorrência (coluna II).


Coluna I

( 1 ) Choque Hipovolêmico.

( 2 ) Choque Cardiogênico.

( 3 ) Choque Septicêmico.

( 4 ) Choque Anafilático.

( 5 ) Choque Neurogênico.


Coluna II

( ) Ocorre devido a uma infecção sistêmica.

( ) Decorre da redução do tônus vasomotor normal por distúrbio da função nervosa.

( ) Ocorre quando um indivíduo é exposto a uma substância à qual é extremamente alérgico.

( ) Ocorre devido à redução do volume intravascular por perda de sangue, de plasma ou de água perdida em diarreia e vômito.

( ) Ocorre na incapacidade de o coração bombear um volume de sangue suficiente, para atender às necessidades metabólicas dos tecidos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


A

4 – 1 – 2 – 5 – 3


B

1 – 3 – 5 – 4 – 2


C

2 – 4 – 1 – 3 – 5


D

5 – 2 – 3 – 1 – 4


E

3 – 5 – 4 – 1 – 2

De acordo com seu efeito no débito cardíaco, o choque pode ser classificado em hipodinâmico ou quente e hiperdinâmico ou frio.

C
Certo

E
Errado

Analise os sinais clínicos de choque em uma criança e assinale a alternativa INCORRETA.


A

Frequência respiratória aumentada.


B

Frequência cardíaca aumentada.


C

Pulso periférico fraco.


D

Temperatura da pele fria, úmida e pegajosa.


E

Preenchimento capilar < 2 segundos.

A vítima de choque anafilático apresenta vasodilatação sistêmica, aumento da permeabilidade capilar com hipovolemia relativa e vasoconstricção pulmonar. Nesse caso, os sinais e sintomas incluem agitação, náuseas e vômitos, urticária, angioedema, desconforto respiratório com estridor ou sibilos, hipertensão e bradicardia.

C
Certo

E
Errado
O choque hipovolêmico caracteriza-se por volume intravascular insuficiente relativamente ao espaço vascular. Os sinais clínicos desse tipo de choque são: bradicardia, pressão arterial normal (choque compensado) ou diminuída (choque descompensado), aumento da pressão de pulso, pulsos finos, tempo de enchimento capilar prolongado (> 2 s), pele fria, pálida ou marmórea; diaforese; alteração do estado mental e oliguria.

C
Certo

E
Errado

Pacientes em estado de choque podem necessitar de drogas vasoativas para restabelecer e manter os níveis de pressão arterial sistêmica dentro da normalidade. São cuidados de enfermagem essenciais durante a administração destes fármacos:


A

Controle rigoroso da pressão arterial, frequência cardíaca e balanço hídrico.


B

Controle rigoroso da pressão arterial, frequência cardíaca e saturação de oxigênio.


C

Controle rigoroso da frequência respiratória, frequência cardíaca e balanço hídrico.


D

Controle rigoroso da pressão arterial, frequência cardíaca e glicemia capilar de jejum.


E

Controle rigoroso da pressão arterial, frequência cardíaca e gasometria arterial.

Segundo sua etiologia, o choque é classificado em hipovolêmico, cardiogênico, distributivo, obstrutivo e séptico. Entretanto, esta classificação representa uma simplificação, porque as etiologias frequentemente se sobrepõem.

C
Certo

E
Errado
O choque séptico pode ser considerado uma combinação de vários tipos de choque, incluindo o hipovolêmico, o cardiogênico e o distributivo.

C
Certo

E
Errado

De acordo com o Tratado de Enfermagem MédicoCirúrgica Brunner e Suddarth, no que se trata das estratégias gerais de tratamento de choque, assinale a alternativa correta.


A

As principais terapias para tratamento do choque são reposição hídrica para restaurar o volume intravascular; medicamentos vasoativos para restaurar o tônus vasomotor e melhorar a função cardíaca; e suporte nutricional para satisfazer os requisitos metabólicos, que com frequência, estão dramaticamente aumentados no choque.


B

A principal terapia adotada para o tratamento do choque é a reposição volêmica, antes da introdução de medicamentos vasoativos, a fim de melhorar o quadro hemodinâmico, como oxigenação e pressão arterial. O suporte nutricional não é considerado importante para o tratamento de choque.


C

A introdução de medicamentos vasoativos precocemente é importante para a manutenção da pressão arterial no tratamento do choque, como também, a restauração do tônus vasomotor. A reposição hídrica não é considerada importante, pois aumenta o risco de edema agudo de pulmão.


D

O choque pode ser classificado por etiologia e pode ser descrito como choque hipovolêmico, choque cardiogênico, choque distributivo e choque obstrutivo. A principal terapêutica para tratamento das etiologias do choque são reposição volêmica e suporte nutricional.


E

O suporte nutricional e medicamentos vasoativos são as duas terapias mais importantes no tratamento do choque; a primeira devido à exigência energética que um paciente em choque necessita para reversão deste, assim como as taxas metabólicas aumentadas exigem um consumo energético grande; e a segunda devido à necessidade de estabilização hemodinâmica, mantendo padrões pressóricos estáveis com manutenção da perfusão de órgãos vitais.

O choque é mais frequentemente considerado como um estado generalizado de mudança na função do metabolismo aeróbio para o metabolismo anaeróbio, secundário à hipotensão das células. Segundo Samuel Gross (1872), é um “desarranjo grosseiro da máquina da vida”. As respostas fisiológicas normais que o corpo utiliza para se proteger contra o desenvolvimento do choque devem ser compreendidas, reconhecidas e interpretadas. Nesse sentido, de acordo com os diferentes tipos de choque, analise as assertivas abaixo:


I. O choque hipovolêmico decorre exclusivamente através de uma perda aguda de volume sanguíneo por hemorragia.

II. O choque distributivo vasogênico ocorre quando o compartimento vascular expande de forma desproporcional ao aumento do volume de líquidos.

III. O paciente em choque neurogênico apresenta pele quente, seca, rosada, lúcio e com tempo de enchimento capilar normal.

IV. A tríade letal do trauma é frequentemente descrita como hipotermia, choque cardiogênico e acidose metabólica.

V. Um súbito golpe de compressão forte no peito ou no abdome pode danificar as válvulas cardíacas, o que pode conduzir ao choque cardiogênico intrínseco.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas III e IV.


C

Apenas I, II e III.


D

Apenas II, III e V.


E

I, II, III, IV e V.

Segundo o estado fisiológico do paciente, o choque pode ser classificado como compensado ou descompensado, de acordo com seu efeito na pressão arterial. Ele será definido como compensado quando os mecanismos compensatórios forem capazes de manter a pressão arterial normal, mesmo que o paciente apresente sinais e sintomas de perfusão tecidual inadequada (acidose láctica, oliguria e alteração do nível de consciência).

C
Certo

E
Errado

A hipovolemia consiste em redução do volume de líquido intravascular devido a perdas hídricas externas ou internas. Marque a alternativa que NÃO representa um cuidado a ser prestado ao paciente na ocorrência de hipovolemia:


A

Monitorar sinais vitais, incluindo avaliação da dor.


B

Manter Monitorar sinais vitais, incluindo avaliação da dor.


C

Mensurar o volume e verificar o aspecto do líquido drenado de cateteres e sondas.


D

Manter o paciente em posição de proclive, caso não haja contraindicação.

Muito frequentes na terapia intensiva, os choques podem ser classificados de acordo com sua etiologia, independentemente da causa básica da internação do paciente. A partir dessas informações, assinale a opção que indica, corretamente, a causa prevalente e a respectiva classificação do choque.

A
infarto do miocárdio – choque neurogênico

B
queimaduras extensas – choque hipovolêmico

C
ingestão de alergênicos – choque obstrutivo

D
infecção generalizada – choque cardiogênico

E
lesões medulares – choque distributivo

A avaliação inicial do paciente em estado de choque deve considerar os principais achados da história clínica e determinar a etiologia do choque.


São causas que podem levar ao choque hipovolêmico, EXCETO:


A

Hemorragia externa ou interna


B

Perda de líquido excessiva (diarreia, vômito, poliúria)


C

Sequestro de líquido para o terceiro espaço


D

Tamponamento cardíaco relacionado ao ferimento penetrante no tórax

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado