Questões de Concurso sobre Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem - Página 62 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

 
 
Disciplina 1
Assunto 3
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.383 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, as penalidades de advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício profissional são da alçada dos Conselhos Regionais de Enfermagem; a pena de cassação do direito ao exercício profissional é de competência do Conselho Federal de Enfermagem, conforme o disposto no Art. 18, parágrafo primeiro, da Lei nº 5.905/73. Para a graduação da penalidade e respectiva imposição consideram-se, EXCETO:


A

As circunstâncias agravantes ou atenuantes da infração.


B

O dano causado e suas consequências.


C

O tempo de exercício profissional do infrator.


D

Os antecedentes do infrator.

De acordo com o Código de Ética Profissional de Enfermagem, no tocante às Infrações e Penalidades, assinale a alternativa correta.


A

Considera-se infração ética a inobservância das normas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem.


B

Considera-se infração disciplinar a ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.


C

A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.


D

A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (uma) a 20 (vinte) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem em sua Seção I- das relações com a pessoa, família e coletividade trata das seguintes proibições, EXCETO:


A

Negar assistência de enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência.


B

Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, exceto em iminente risco de morte.


C

Provocar aborto, ou cooperar em prática destinada a interromper a gestação.


D

Praticar e/ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato, que infrinja postulados éticos e legais.


E

Promover a eutanásia ou participar em prática destinada a antecipar a morte do cliente.

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.


Resolução nº 311/2007 se refere ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. A suspensão é uma das penalidades que podem ser impostas ao profissional de enfermagem que comete determinadas infrações, consistindo na proibição do exercício profissional por um período não superior a ________ dias e sendo a aplicação da pena da alçada do ___________________________.


A

15 / Conselho Federal de Enfermagem


B

21 / Conselho Federal de Enfermagem


C

25 / Conselho Regional de Enfermagem


D

29 / Conselho Regional de Enfermagem

Assinale a alternativa CORRETA. Uma das premissas do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem é que este está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. Tomando por base esta premissa,


A

o enfermeiro nunca pode recusar, sob nenhuma hipótese ou condição, a executar atividades técnicas de saúde a ele delegadas e demandadas pela pessoa, família e coletividade.


B

os profissionais da enfermagem devem aprimorar os conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão.


C

para o exercício profissional, o enfermeiro deve buscar conhecimentos que são de sua competência técnica, não lhe cabendo a obtenção de informações sobre pessoa, família e coletividade.


D

o enfermeiro está autorizado a recusar o atendimento demandado pela pessoa, família ou comunidade apenas nos casos de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.

Analise as afirmativas sobre o código de ética dos profissionais de enfermagem.


I. É dever do profissional de enfermagem revelar qualquer fato sigiloso quando necessário à prestação de assistência multiprofissional.

II. A penalidade de censura consiste em repreender o infrator, de maneira reservada, e registrá‐la no prontuário do mesmo na presença de duas testemunhas.

III. É proibido ao técnico em enfermagem trabalhar em qualquer instituição que esteja em desacordo com os princípios e normas que regulam o seu exercício profissional.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)


A

I, II e III.


B

II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.

Os profissionais de saúde de um município estão em greve, atendendo rigorosamente o percentual de atividade estabelecido em Lei. Os enfermeiros de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) resolveram entre si que, enquanto persistisse a greve, eles trabalhariam em regime de plantão para as emergências, mas, nesse período, deixariam de registrar em prontuário as informações relativas à assistência prestada. Segundo o código de ética de enfermagem, essa decisão está

A
correta, pois, pelo código, é proibida apenas a negação da assistência, e não a recusa do registro da mesma.

B
correta, pois o código confere aos profissionais de enfermagem o direito a participar de prática multiprofissional e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade.

C
correta, pois o código estabelece o direito profissional de participação em movimentos de defesa da cidadania e das reivindicações por melhores condições de assistência, trabalho e remuneração.

D
incorreta, pois o código de ética estabelece o dever profissional de registrar, no prontuário do paciente, as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar.

E
incorreta, pois o código de ética faculta ao enfermeiro a avaliação criteriosa acerca de sua competência técnica, ética e legal para aceitar atribuições e encargos quando for capaz de desempenho seguro para si e para outrem.

“A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência”(CONFEN, 2007, p.1). Neste contexto, a enfermagem brasileira, face às transformações socioculturais, científicas e legais, entendeu a importância de reformular o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE).

Sobre as responsabilidades e deveres dos profissionais de enfermagem, analise as assertivas abaixo e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Facilitar e incentivar a participação dos profissionais de enfermagem no desempenho de atividades nas organizações da categoria.

( ) Nos casos previstos em lei, o profissional deverá decidir, de acordo com a sua consciência, sobre a sua participação ou não no ato abortivo.

( ) O profissional de enfermagem deve comunicar ao Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.

( ) Respeitar, no exercício da profissão, as normas relativas à preservação do meio ambiente e denunciar aos órgãos competentes as formas de poluição e deterioração que comprometam a saúde e a vida.


A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:


A

V V F V


B

V F F V


C

V F V F


D

F V V F


E

F F F V

A respeito do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O profissional de Enfermagem deve atuar na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos legais.

( ) As infrações cometidas pelo profissional de Enfermagem são consideradas leves quando provocam debilidade temporária de membro, sentido ou função em qualquer pessoa.

( ) O profissional de Enfermagem deve responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independentemente de ter sido praticada individualmente ou em equipe.


As afirmativas são, respectivamente,


A

V, F e V


B

V, V e F


C

V, F e F.


D

F, F e V


E

F, V e V

Um enfermeiro, ao acumpliciar-se com instituição de saúde que desrespeite princípios e normas que regulam o exercício profissional de enfermagem, poderá receber, cumulativamente, as seguintes penalidades:


A

multa e suspensão


B

advertência e suspensão


C

multa e cassação


D

suspensão e cassação

José, técnico de enfermagem, intimado a testemunhar um caso em que se fará necessário a revelação de fato sigiloso, que tomou conhecimento em razão de sua atividade profissional, deve, de acordo com o Código de Ética do Profissional de Enfermagem:


A

revelar o segredo, caso se torne o fato de conhecimento público e em caso de falecimento da pessoa envolvida.


B

manter segredo sobre o fato mesmo que haja o consentimento por escrito da pessoa envolvida.


C

manter segredo sobre o fato mesmo que haja consentimento por escrito do representante legal da pessoa envolvida.


D

revelar o segredo sobre o fato sigiloso é conduta discricionária do profissional de enfermagem.


E

comparecer perante a autoridade e, se for o caso, declarar seu impedimento de revelar o segredo sobre o fato.

O Código de Ética da Enfermagem estabelece como dever do profissional assegurar à pessoa, à família e à coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.

Assinale a opção que apresenta uma situação em que o paciente estaria exposto a um ato de imperícia por parte do profissional de enfermagem.


A

Administração de medicação com data de validade vencida.


B

Violação das regras de conduta preconizadas pela instituição.


C

Realização de procedimento sem a devida habilidade ou conhecimento técnico.


D

Uso incorreto de EPIs que garantam a proteção adequada do paciente.


E

Liberação do paciente desorientado sem acompanhamento de um responsável.

Conforme o Código de Ética é responsabilidade e dever do profissional de enfermagem, exceto:


A

Avaliar criteriosamente sua competência técnica, científica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem.


B

Colaborar com a equipe de saúde no esclarecimento da pessoa, família e coletividade a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca de seu estado de saúde e tratamento.


C

Proteger a pessoa, família e coletividade contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe de saúde.


D

Disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, mediante vantagens pessoais.


E

Respeitar, reconhecer e realizar ações que garantam o direito da pessoa ou de seu representante legal, de tomar decisões sobre sua saúde, tratamento, conforto e bem estar.

Cabe ao profissional de enfermagem garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão da atividade profissional decorrente de movimentos reivindicatórios da categoria.

C
Certo

E
Errado

O art. 1º do Anexo da Resolução 311/2007 do Conselho Federal de Enfermagem de 08/02/2007, que aprova a reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, resguarda como direito fundamental desse profissional:


A

exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade


B

fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica


C

exercer a enfermagem com liberdade, autonomia, e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos


D

promover e ser conivente com a injúria, a calúnia e a difamação de membro da equipe de enfermagem, equipe de saúde e de trabalhadores de outras áreas, de organizações da categoria ou instituições


E

praticar e/ou ser conivente com crime, contravenção penal ou qualquer outro ato que infrinja postulados éticos e legais

O texto “Franquear o acesso a informações e documentos para pessoas que não estão diretamente envolvidas na prestação da assistência, exceto nos casos previstos na legislação vigente ou por ordem judicial” retirado do código de ética dos profissionais de enfermagem refere-se a:


A

Proibições.


B

Direitos.


C

Responsabilidades.


D

Princípios.


E

Deveres.

O Artigo 21 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, que trata das Responsabilidades e Deveres diz: Proteger a pessoa, família e coletividade contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da Equipe de Saúde.


Com base nesse Artigo, é correto afirmar que um profissional comete imperícia quando realiza procedimentos e cuidados de enfermagem


A

com falta de atenção e desleixo.


B

de maneira precipitada e sem cautela.


C

com menosprezo e indolência.


D

sem pensar nos danos ao paciente.


E

sem preparo técnico necessário para fazê-lo.

É vedado ao profissional de enfermagem


A

recusar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica.


B

receber vantagens de instituição, pessoa ou família além do que lhe é devido, como forma de garantir assistência de enfermagem diferenciada ou benefícios de qualquer natureza para si ou para outrem.


C

incentivar a participação dos técnicos e auxiliares de enfermagem no desempenho de atividades nas organizações da categoria.


D

suspender suas atividades, coletivamente, quando a instituição pública para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas e dignas para o exercício profissional.


E

recusar-se, em qualquer situação, a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em que não conste a assinatura e o número de registro do profissional.

As penalidades, referentes à advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício profissional, são responsabilidades do:

A
Conselho Regional de Enfermagem;

B
Sindicato dos Trabalhadores da Saúde;

C
Conselho Federal de Enfermagem;

D
Assembleia de Delegados Regionais;

E
Sindicato dos Profissionais de Enfermagem.

Assinale a opção que apresenta um direito do profissional de enfermagem previsto no Código de Ética de Enfermagem.


A

Disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, sem pleitear vantagens pessoais.


B

Executar ou participar da assistência à saúde sem o consentimento da pessoa ou de seu representante legal, exceto em iminente risco de morte.


C

Participar da orientação sobre benefícios, riscos e consequências decorrentes de exames e de outros procedimentos, na condição de membro da equipe de saúde.


D

Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.


E

Prestar informações escritas e verbais, completas e fidedignas, necessárias para assegurar a continuidade da assistência.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado