Questões de Concurso sobre Diarreia e desidratação

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
210 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Mulher, 35 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, cursando com diarreia intensa, há sete dias, com fezes de coloração escura e sanguinolenta e vômitos persistentes. Logo foi encaminhada ao espaço de escuta da Unidade que, após a avaliação do risco/vulnerabilidade, foi encaminhada para o atendimento prioritário. Nesse caso, com base no fluxograma para o atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade dos pacientes que procuram atendimento por queixa de diarreia e/ou vômito no acolhimento da demanda espontânea, a conduta adequada com relação ao atendimento da paciente seria

A
ser avaliada pelo médico no mesmo turno, acionar o Serviço Móvel de Urgência, iniciar imediatamente a hidratação venosa e solicitar retorno breve para a reavaliação do quadro.

B
ser atendida no mesmo dia, com a avaliação pela equipe de enfermagem, seguindo protocolos e realizar orientações gerais e atendimento médico, se necessário.

C
ter atendimento médico imediato, a fim de estabilizar o quadro, manter vias aéreas pérvias, iniciar a oxigenoterapia, manter acesso venoso periférico e iniciar hidratação intravenosa.

D
ser avaliada pela equipe de enfermagem, seguindo protocolos, realizar reidratação oral e orientações gerais, realizar avaliação médica no mesmo dia, verificar se há necessidade de chamar serviço de urgência e solicitar retorno breve para reavaliar o quadro.
Pode ser classificada, segundo o grau de gravidade, em leve, moderada e grave. São sinais clássicos a boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas, diminuição da sudorese e, nos bebês, a moleira afundada. Dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca também podem estar associados aos episódios de:

A
Febre.

B
Desidratação.

C
Verminose.

D
Desnutrição.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.


A doença diarreica aguda é uma síndrome causada por diversos agentes etiológicos como bactérias, toxinas bacterianas, vírus e parasitos e se caracteriza por aumento do número de evacuações, fezes aquosas ou pouco consistentes, podendo ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal e, em alguns casos, pode ter a presença de muco ou sangue. Geralmente é autolimitada, com duração de ___________ com quadros leves.


A

48 horas


B

2 a 8 dias


C

10 a 15 dias


D

8 a 20 dias


E

2 a 14 dias

A Organização Mundial da Saúde (OMS) juntamente com a UNICEF concordaram na elaboração de uma solução simples no tratamento da desidratação e do desequilíbrio eletrolítico associado à cólera e a outras doenças diarréicas. A Solução de Reidratação Oral – SRO - contém (em milimoles por litro) 90 de sódio, 20 de potássio, 80 de cloreto, 10 de citrato e 111 de glicose, e deve ser administrada considerando o tipo de desidratação e o peso do paciente.


Com base nesses dados, analise as afirmativas a seguir.


I. Na desidratação leve o paciente exibe mucosas orais secas e sede aumentada. A meta para esse tipo de desidratação consiste em fornecer aproximadamente 50 mL de SRO por 1 kg de peso durante um intervalo de 4 horas.

II. Pacientes com desidratação moderada apresentam olhos encovados, perda de turgor cutâneo, sede aumentada e mucosas secas. Nesse caso é necessário fornecer aproximadamente 100 mL de SRO/kg durante 4 horas.

III. Os pacientes com desidratação grave apresentam sinais de choque e devem receber altas doses de SRO até a normalização dos estados hemodinâmico e mental.


Assinale:


A

se somente a afirmativa I estiver correta


B

se somente a afirmativa II estiver correta


C

se somente as afirmativas I e II estiverem corretas


D

se somente as afirmativas I e III estiverem corretas


E

se todas as afirmativas estiverem corretas

Com relação à diarréia aguda, assinale a alternativa errada:


A

Dependendo do agente etiológico o quadro clínico da diarréia, o mecanismo e intensidade das perdas podem variar, repercutindo sobre o estado geral, podendo chegar até prostração e morte.


B

A diurese não é um bom padrão de sinal clínico para sua avaliação, uma vez que pode estar mantida, como ocorre em casos de diabetes mellitus, diabetes insipidus e desidratação hipotônica.


C

Uma situação que prejudica a avaliação da desidratação é a hipernatremia, pois atenua os sinais de desidratação extracelular como alteração dos olhos, fontanelas e turgor da pele, aumentando os sinais de desidratação intracelular como a sede intensa e a irritabilidade, além de déficit neurológico.


D

É uma doença de notificação compulsória, visto que pode ter sido ocasionada por contaminação da água ou do solo, bem como de alimentos, gerando, então, surtos e endemias, que devem ser combatidos pelas ações da Vigilância em Saúde.

São sinais de agravamento do nível da desidratação:


A

anúria, letargia e pulso fino e rápido.


B

saliva espessa, língua úmida e ausência de lágrima.


C

diarreia, vômito e diurese intensa.


D

olhos fundos, fontanela deprimida e turgor normal.


E

ausência de brilho no olhar, poliúria e urina de cor escura.

Doenças diarréicas agudas são descritas como síndrome causada por vários agentes etiológicos.Com relação às doenças diarréicas agudas, pode-se afirmar, exceto :


A

Geralmente são autolimitadas com duração entre 2 e 14 dias.


B

Dependendo do agente as manifestações podem ser decorrentes de mecanismo secretório provocado por toxinas, ou pela colonização deste agente na parede intestinal.


C

Os agentes relacionados às doenças diarréicas agudas podem ser agrupados exclusivamente entre as bactérias e parasitas.


D

Entre os parasitas relacionados às doenças diarréicas agudas, podemos citar:Isospora belli.

Durante orientações aos funcionários sobre doenças diarreicas agudas, o enfermeiro destaca que:

A
são uma síndrome causada por diversos agentes etiológicos e, dependendo do agente, as manifestações podem decorrer de mecanismo secretório de toxinas, evoluindo para bacteremia ou septicemia.

B
as complicações são decorrentes dos distúrbios hidroeletrolíticos com presença de anasarca.

C
a notificação compulsória se faz necessária, uma vez que pode ser transmitida por meio dos fômites.

D
na ocorrência de surtos em escolas e creches, haverá a necessidade de aplicação de imunobiológicos no local.

E
na vigência da amamentação, as mães devem ser orientadas a suspender temporariamente o aleitamento materno para atenuar o quadro diarreico.

Qual a orientação a ser dada em caso de Desidratação?


A

Realizar cateterismo vesical.


B

Repor líquidos.


C

Ingerir fibras.


D

Realizar lavagem gástrica.

A doença diarreica aguda é uma das doenças mais comuns em crianças em todo o mundo, caracterizando- se pelo aparecimento abrupto. A respeito da diarreia, assinale a afirmativa INCORRETA:


A

Crianças que são amamentadas têm menos risco de desenvolver diarreia.


B

O uso do soro de reidratação oral é fundamental na prevenção da desidratação porque contém os sais minerais que a criança perde por causa da diarreia.


C

Depressão na fontanela do recém-nascido, olhos encovados e sem brilho, lábios ressequidos, língua saburrosa e pulso fraco indicam desidratação.


D

O abastecimento com água tratada e a existência da rede de esgoto interferem na prevalência de diarreia em uma determinada região.


E

A diarreia é uma doença infecciosa que nunca causa complicações graves.

Com relação à diarreia aguda e desidratação, analise as alternativas abaixo, se certas ou erradas:

( ) O quadro clínico varia com o agente etiológico, o mecanismo da diarréia e a intensidade das perdas, a repercussão sobre o estado geral e a prostração dependem da intensidade da desidratação e da infecção.

( ) O enfermeiro ao avaliar a hidratação da criança deve analisar a umidade das mucosas, a elasticidade da pele e o tempo de recoloração.

( ) O enfermeiro deve atentar para a diurese que pode estar mantida, apesar da desidratação nos casos de diabetes mellitus, insípido e desidratação hipotônica.

( ) Dentre as situações que prejudicam a avaliação da desidratação encontra-se a hipernatremia ou desidratação hipertônica pois atenua os sinais de desidratação extracelular como alterações dos olhos, fontanelas e turgor e aumenta os sinais de desidratação intracelular como a sede intensa, déficit neurológico e irritabilidade intensa.

( ) A diferença entre a desidratação hipotônica e hipertônica é que esta, caracteriza-se por oligúria acentuada, hipertonia e convulsões e aquela, os sinais de desidratação são mais acentuados com relação à perda de peso, ocorre hipotonia e a diurese encontra-se presente.

Marque a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA:


A

V V F V V


B

V V V V V


C

F V V V V


D

V V V V F


E

F V V F V

As condutas terapêuticas preconizadas para a diarreia tem como objetivo principal evitar a desidratação. Relacione as colunas corretamente.

Imagem associada para resolução da questão

A sequência está correta em


A

1, 3, 2


B

1, 2, 3


C

3, 2, 1


D

2, 3, 1


E

3, 1, 2

A respeito de doenças diarreicas, assinale a opção correta.


A

Nos casos de diarreia sem sinais de desidratação, em que a boca e a língua estão úmidas, o tratamento será com sais de reidratação oral (SRO). Chás, água de coco e refrigerantes contendo potássio devem ser consumidos após cada evacuação ou vômito.


B

Nas diarreias mais graves, o uso de sonda nasogástrica (SNG) é indicado de imediato, devendo-se infundir doses de 20 a 30 mL por kg/h de SRO. A hidratação parenteral somente será indicada quando houver alteração da consciência e vômitos persistentes.


C

A causa mais importante de morte associada a doenças diarreicas é a desidratação, sendo que o tratamento mais importante para reduzir as taxas de mortalidade é a reidratação.


D

A manifestação predominante da doença diarreica adulta (DDA), síndrome causada por diferentes agentes etiológicos como bactérias, vírus e parasitas, é o aumento do número de evacuações, que, em geral, são autolimitadas, com duração de dois a cinco dias.


E

Entre as diarreias infecciosas, a causada por E.coli é enteropatogênica, comum em crianças, com transmissão fecaloral, raramente apresentando febre, sendo que as fezes têm consistência pastosa no início, mas sem presença de sangue.

Nesse caso, é correto afirmar que a diarreia apresentada pelo paciente tem como prováveis fatores de risco o abuso de álcool e efeitos adversos de medicações.


C
Certo

E
Errado

Sobre a diarréia, julgue os itens abaixo marcando V para Verdadeiro e F para Falso:


( ) O tratamento da diarréia consiste essencialmente, em ter alguns cuidados com a alimentação, como evitar frituras e aumentar a ingestão de água

( ) A diarréia é causada por microorganismos, no caso desta patologia o agente causador são bactérias

( ) A Salmonela é a bactéria causadora de muitas diarréias, geralmente associadas às ingestão de ovos, maionese, mariscos ou frango.

( ) Uma das maiores preocupações gerada pela diarréia é a desidratação que apresenta alguns sintomas como: boca seca, diminuição da urina, lábios rachados e confusão mental.


A seqüência correta é:



A

FVFV


B

VFVV


C

VVVV


D

VFVF


E

VFFV

Na desidratação isotônica, ocorre uma ausência de força osmótica entre o liquido intracelular e o liquido extracelular que, no compartimento extracelular, a perda de liquido é menor.


C
Certo

E
Errado
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado