Questões de Concurso sobre Hipertensão Arterial Sistêmica - Página 18 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Hipertensão Arterial Sistêmica

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.215 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A hipertensão arterial é uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/ epigenéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial. Sabe-se que a maioria dos pacientes hipertensos necessitará de fármacos em adição às modificações do estilo de vida para alcançar a meta pressórica. Por isso, é indispensável que os profissionais de enfermagem possuam amplo conhecimento a respeito da terapia medicamentosa dessa condição. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.


A

Os bloqueadores dos canais de cálcio bloqueiam os canais de cálcio na membrana das células musculares lisas das arteríolas e, consequentemente, aumentam a resistência vascular periférica.


B

O efeito metabólico mais comum dos fármacos que fazem parte da classe dos diuréticos é a hipocalemia que pode provocar arritmias cardíacas.


C

A Metildopa, amplamente utilizada no tratamento da hipertensão durante a gestação, é um dos representantes da classe dos betabloqueadores.


D

Os inibidores da enzima conversora de angiotensina, como a Candesartana, habitualmente, são bem tolerados pela maioria dos pacientes hipertensos, sendo a tosse seca seu principal efeito colateral.


E

Os bloqueadores dos canais de cálcio bloqueiam os canais de cálcio fora da membrana das células musculares lisas das arteríolas e, consequentemente, aumentam a resistência vascular periférica.

A hipertensão arterial é uma síndrome caracterizada, basicamente, por aumento dos níveis pressóricos, tanto sistólico quanto diastólico. Em relação à hipertensão arterial, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) A pressão arterial diastólica é responsável pelo comprometimento dos órgãos-alvo (coração, cérebro e rim).

( ) A pressão arterial sistólica está relacionada à arteriopatia periférica.

( ) A hipertensão arterial é a causa direta ou indireta de elevado número de óbitos, decorrentes de acidentes vasculares cerebrais, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e infarto do miocárdio.


A

C - C - E.


B

E - E - C.


C

C - E - E.


D

E - C - C.


E

E - C - E.

Paciente, sexo feminino, 52 anos, hipertensa, faz uso diário de Captopril 25 mg por via oral. Foi admitida na unidade de clínica cirúrgica de um hospital terciário para ser submetida à cirurgia de colecistectomia após diagnóstico de colelitíase. Indique os cuidados para o preparo pré-operatório imediato dessa paciente.


A

Retirada de adornos, jejum de 6 horas e suspensão do medicamento anti-hipertensivo.


B

Orientação de jejum de 8 horas, checagem dos sinais vitais e administração de anti-hipertensivo prescrito se a pressão arterial estiver estável.


C

Avaliação laboratorial, tricotomia do sítio cirúrgico e punção de acesso venoso calibroso.


D

Retirada de adornos, realização de lavagem intestinal na noite anterior e tricotomia do sítio cirúrgico antes do encaminhamento ao centro cirúrgico.

Com base nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão 2020, assinale a alternativa correta.


A

A monitorização residencial da pressão arterial (MRPA) é contraindicada para o diagnóstico de hipertensão arterial.


B

A automedida da pressão arterial realizada com equipamento automático do próprio paciente apresenta limitações e não é recomendada.


C

A pressão arterial sistólica entre 120 mmHg e 129 mmHg e a pressão arterial diastólica entre 80 mmHg e 84 mmHg são classificadas como pressão arterial ótima para indivíduos maiores de 18 anos de idade.


D

A pressão arterial deve ser medida nos dois braços na primeira avaliação do paciente, porém não é recomendado realizar de forma simultaneamente.


E

Nos hipertensos de risco cardiovascular baixo ou moderado, a meta de tratamento é alcançar valores inferiores a PA = 140 mmHg x 90 mmHg.

As síndromes hipertensivas são a intercorrência clínica mais comum da gestação e representam a principal causa de morbimortalidade materna no mundo. Sobre as Síndromes Hipertensivas da Gestação, analise as afirmativas a seguir:


I. A hipertensão arterial na gravidez é definida por pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg.

II. A aferição da pressão arterial (PA) deve ser feita preferencialmente com a paciente sentada, aplicando o aparelho com manguito no membro superior direito, mantendo-o elevado, na altura do coração.

III. É considerado pré eclampsia somente quando há proteína significativa na urina e presença de edema.

IV. Toda gestante que apresentar complicações relacionadas a hipertensão gestacional apresentam indicações de nascimento por cesariana.

V. Eclâmpsia é a ocorrência de convulsões durante a gravidez ou no puerpério, em gestantes com pré eclâmpsia, que não estão relacionadas com outras doenças do sistema nervoso central.


Está correto o que se afirma em:


A

I, II, III, IV e V.


B

I, II, III e IV apenas.


C

I, II e V apenas.


D

II, III e IV apenas.


E

III, IV e V apenas.

O quadro apresenta leituras da Pressão Arterial Sistólica (PAS) e Pressão Arterial Diastólica (PAD) de pacientes com mais de 18 anos e que não tomam medicação anti-hipertensiva. Os valores constantes representam a média dos resultados adquiridos em diferentes períodos, evitando o diagnóstico falso-positivo. Avalie.


Imagem associada para resolução da questão


Quadro típico de hipertensão estágio I é (são) expresso (s) apenas em:


A

III e IV.


B

II, III e IV.


C

I.


D

IV.


E

I e II.

A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica não transmissível (DCNT) definida por níveis pressóricos, em que os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ou medicamentoso) superam os riscos (DIRETRIZES HAS, 2020). A respeito do tratamento farmacológico e das características gerais dos medicamentos anti-hipertensivos, baseado nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), assinale a alternativa CORRETA.


A

Os Betabloqueadores promovem a diminuição inicial do débito cardíaco e da secreção de renina, com a readaptação dos barorreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas. Fazem parte dessa classe o Propanalol e Atenolol.


B

Os Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina (IECA) são medicamentos antihipertensivos eficazes que têm como ação principal a inibição da enzima conversora de angiotensina I, responsável a um só tempo pela transformação de angiotensina I em angiotensina II. São exemplos dessa classe Nifedipino e Manidipino.


C

A combinação de fármacos é a estratégia inicial recomendada para hipertensos estágio 2 de moderado e alto risco e estágios 3, preferencialmente em comprimido único. A monoterapia deve ser considerada para hipertensos estágio 3 de baixo risco e para muitos idosos e/ou indivíduos frágeis.


D

O uso de Diuréticos (DIU) em doses baixas diminui o risco dos efeitos adversos, sem prejuízo da eficácia anti-hipertensiva, especialmente quando em associação a outras classes de medicamentos. São exemplos dessa classe Hidralazina e Furosemida.

Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020, “há clara evidência que sustenta a relação entre a Apneia Obstrutiva do Sono e a Hipertensão Arterial e o aumento do risco para Hipertensão Arterial Resistente. Os graus leve, moderado e grave da Apneia Obstrutiva do Sono mantêm uma relação dose-resposta com a Hipertensão Arterial. Existe uma associação mais forte de ____________ e pacientes do sexo ____________ à Apneia Obstrutiva do Sono”. Assinale a alternativa que complete CORRETAMENTE a afirmativa acima.


A

caucasianos; masculino.


B

negros; feminino.


C

caucasianos; feminino.


D

asiáticos; feminino.


E

negros; masculino.

Trata-se de uma forma de hipertensão arterial - HA, que, diferentemente da HA primária, identifica-se como uma causa responsável pelo aumento da pressão arterial - PA, que pode ser tratada com uma intervenção específica, determinando cura ou melhora do controle pressórico:


A

Hipertensão arterial média.


B

Hipertensão arterial adquirida.


C

Hipertensão arterial secundária.


D

Hipertensão resistente.


E

Hipertensão refratária.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg. A pressão alta faz com que o coração exerça um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído no corpo e é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. A condição clínica é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.


A seguir listamos alguns possíveis fatores de risco para HAS. Marque V para os fatores verdadeiros e F para os falsos.


( ) Fumo e consumo de bebidas alcoólicas.

( ) Obesidade e estresse.

( ) Elevado consumo de sal e níveis altos de colesterol.

( ) Alto consumo de açúcar e baixo peso.

( ) Uso de medicamentos como losartana e rivotril.


A sequência CORRETA, considerando os possíveis fatores de cima para baixo, é:


A

V, F, V, F, F.


B

V, V, V, F, F.


C

F, V, F, V, F.


D

F, V, F, F, F.


E

V, V, V, F, V.

De acordo com o Ministério da Saúde (2021), para adultos, o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, observados todos os cuidados na aferição, deve ser baseado


A

na obtenção de níveis pressóricos sistólicos ≥ 140 mmHg e/ou diastólicos ≥ 90mmHg, em qualquer situação.


B

em pelo menos duas aferições da pressão arterial por consulta, em pelo menos duas consultas, com intervalo de 1 a 4 semanas, obtendo-se níveis pressóricos sistólicos ≥ 140 mmHg e/ou diastólicos ≥ 90mmHg.


C

em pelo menos duas aferições da pressão arterial, com intervalo de 4 horas, obtendo-se níveis pressóricos sistólicos ≥ 140 mmHg e/ou diastólicos ≥ 90mmHg.


D

em pelo menos duas aferições da pressão arterial, a primeira com o indivíduo na posição sentado e a segunda na posição em pé, após 3 minutos, obtendo-se níveis pressóricos sistólicos ≥ 140 mmHg e/ou diastólicos ≥ 90mmHg.


E

em pelo menos três aferições da pressão arterial, a primeira com o indivíduo na posição sentado e a segunda e terceira na posição em pé, após 1 e 3 minutos, obtendo-se na primeira aferição níveis pressóricos sistólicos ≥ 140 mmHg e/ou diastólicos ≥ 90mmHg e, na segunda e terceira aferições, níveis pressóricos sistólicos ≥ 130 mmHg e/ou diastólicos ≥ 85 mmHg.

Sobre a consulta de enfermagem para prevenção primária da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), leia as afirmativas abaixo:


I. A prevenção primária da HAS pode ser feita mediante controle de seus fatores de risco, como sobrecarga na ingestão de sal, excesso de adiposidade, especialmente na cintura abdominal, abuso de álcool, entre outros.

II. A consulta de enfermagem faz parte da estratégia dirigida a grupos de risco que propõe intervenção educativa em indivíduos com valores de PA limítrofes, predispostos à hipertensão e tem enfoque na mudança no estilo de vida.

III. Sugere-se que a UBS ofereça consulta de enfermagem para orientação de mudanças de estilo de vida e que essas sejam iniciadas somente diante do diagnóstico de HAS, pois se existirem fatores de risco associados, como diabetes e obesidade, o risco de HAS futura aumenta consideravelmente.

IV. Nas consultas de enfermagem, o foco do processo educativo será para orientação daquelas medidas que reduzem a pressão arterial, sendo elas: uso adequado da terapia medicamentosa, acompanhamento oportuno com cardiologista e realização anual de eletrocardiograma.


Agora assinale a alternativa CORRETA:


A

I e II, apenas.


B

II e IV, apenas.


C

I e IV, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I e III, apenas.

Na avaliação de um paciente com suspeita de hipertensão arterial, o enfermeiro deve considerar um fator de risco para doenças cardiovasculares


A

idade de 45 anos ou mais para homens e 55 anos ou mais para mulheres.


B

relato de retinopatia avançada na família.


C

trabalhar a maior parte do dia sentado.


D

ter síndrome da apneia obstrutiva do sono.


E

história pregressa de tuberculose pulmonar.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica caracterizada pela elevação da pressão sanguínea nas artérias. Acerca dos fatores de risco para desenvolver HAS, assinale a alternativa incorreta.


A

obesidade


B

hereditariedade


C

estresse


D

hipocolesterolemia


E

tabagismo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por elevação dos níveis pressóricos. Considera-se hipertenso o indivíduo que apresenta


A

pressão arterial sistólica ≥ 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica ≥ 90 mmHg medida em qualquer momento.


B

pressão arterial sistólica > 120 mmHg e/ou pressão arterial diastólica > 80 mmHg medida em pelo menos duas ocasiões diferentes.


C

pressão arterial sistólica > 120 mmHg e/ou pressão arterial diastólica > 80 mmHg medida em qualquer momento e na ausência de medicação anti-hipertensiva.


D

pressão arterial sistólica ≥ 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica ≥ 90 mmHg medida em pelo menos duas ocasiões diferentes, na ausência de medicação anti-hipertensiva.

A hipertensão arterial pode promover alterações estruturais no ventrículo esquerdo com ou sem isquemia coronária, contribuindo para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca com função sistólica preservada ou não. Medidas não farmacológicas são muito importantes, como a restrição de sal. Sempre que possível, deve-se praticar atividade física supervisionada. Os diuréticos devem ser usados para o controle da hipertensão ou para evitar a retenção hídrica, lembrando que nem sempre é necessário o uso de diuréticos de alça, salvo em pacientes com:


A

insuficiência renal


B

dislipidema


C

idade avançada


D

obesidade

Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020, “a sessão de treinamento não deve ser realizada se a pressão arterial estiver acima de ___________, e recomenda-se medir a pressão arterial durante o exercício aeróbico em hipertensos hiper-reativos e ___________ a intensidade se ela estiver acima de ___________”. Assinale a alternativa que complete CORRETAMENTE a afirmativa acima:


A

145/95 mmHg; diminuir; 180/105 mmHg.


B

160/105 mmHg; manter; 190/105 mmHg.


C

160/105 mmHg; diminuir; 180/105 mmHg.


D

145/95 mmHg; diminuir; 165/100 mmHg.


E

160/105 mmHg; manter; 180/105 mmHg.

A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica não transmissível (DCNT), definida como uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA).


Diante do exposto, leia as alternativas abaixo e assinale a CORRETA.


A

Bexiga cheia ou vazia, ter fumado nos últimos 30 minutos ou prática de atividade física nos últimos 60 minutos não interferem no valor da PA, desde que o indivíduo tenha repousado sentado por 5 minutos antes da verificação.


B

Deve-se medir a PA nos dois braços, de preferência simultaneamente, para detectar possíveis diferenças dos valores de PA entre os dois braços. A seguir, usar o maior valor como referência da PA.


C

Pessoas saudáveis com uma PA ótima no consultório são aquelas que apresentam valores menores ou iguais a 140 X 90mmHg, independentemente de terem usado medicamentos, e devem ser recomendados a medir PA pelo menos anualmente, nas unidades de atenção básica.


D

Para a prevenção da hipertensão arterial, recomenda-se redução do consumo de sódio, potássio, gorduras saturadas dos alimentos industrializados, uso de suplementos com vitaminas e consumo de chocolates de uma maneira geral.


E

A hipertensão arterial é uma condição multifatorial, cujo aparecimento decorre de fatores genéticos, ambientais, de hábitos de vida e de condições socioeconômicas. Por esse motivo, a prevenção é muito difícil, e a melhor opção em termos de saúde pública é a sua detecção precoce e o adequado controle ambulatorial.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é definida como uma condição clínica multifatorial, geralmente não associada a sintomas, caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos sistólicos ≥ 140 mmHg e/ou diastólicos ≥ 90 mmHg. Sobre as particularidades da HAS, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Sempre que possível, o diagnóstico de HAS deve ser estabelecido em mais de uma visita médica: de 2 a 3 visitas, com intervalos de 1 a 4 semanas entre elas (dependendo do nível de pressão). O diagnóstico pode ser definido em uma única visita se a PA do paciente estiver maior ou igual a 180/110 mmHg e houver evidência de doença cardiovascular.


B

A pré-hipertensão é caracterizada pela presença de PAS entre 131 e 149 e/ou PAD entre 91 e 99 mmHg. Pacientes pré-hipertensos apresentam maior probabilidade de se tornarem hipertensos e de desenvolvimento de complicações cardiovasculares, quando comparados a indivíduos normotensos (PA ≤ 120/80 mmHg).


C

Pacientes com ou sem diagnóstico prévio de HAS podem apresentar episódios agudos, geralmente com pressão arterial sistólica (PAS) superior a 180 mmHg e pressão arterial diastólica (PAD) superior a 120 mmHg.


D

Ecocardiograma, ultrassom renal ou com doppler, hemoglobina glicada e albuminúria são exames complementares que podem ser solicitados durante a avaliação de pacientes com hipertensão arterial sistêmica.


E

O efeito do avental branco é definido pela diferença de pressão entre as medidas obtidas dentro e fora do consultório. A diferença deve ser ≥ a 20 mmHg na PAS e/ou ≥ 10 mmHg na PAD. O efeito do avental branco não muda o diagnóstico; se o indivíduo é normotenso, permanecerá normotenso, e se é hipertenso, permanece hipertenso. Contudo, pode alterar o estágio e/ou dar a falsa impressão de necessidade de adequações no tratamento.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os:


A

10/90 mmHg (ou 10 por 9).


B

150/80 mmHg (ou 15 por 8).


C

120/70 mmHg (ou 12 por 7).


D

140/90 mmHg (ou 14 por 9).

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado