

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A respeito do Programa de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, mais especificamente, sobre o Protocolo de Úlcera por Pressão (UPP), a Etapa 1, “Avaliação de UPP na admissão de todos os pacientes”, apresenta dois componentes, que são
a avaliação do risco de desenvolvimento de UPP e a reavaliação diária do risco de todos os pacientes.
a avaliação da pele para detectar a existência de UPP ou lesões de pele já instaladas e a realização de diagnóstico diferencial para a distinção entre os tipos de lesões.
a realização de diagnóstico diferencial para a distinção entre os tipos de lesões e a otimização de higienização e hidratação da pele.
a avaliação do risco de desenvolvimento de UPP e a avaliação da pele para detectar a existência de UPP ou lesões de pele já instaladas.
a reavaliação diária de risco de todos os pacientes e a otimização de higienização e hidratação da pele.
Para prestar os cuidados de enfermagem existem normas de segurança que o profissional deve observar rotineiramente, para salvaguardar os pacientes e a própria pessoa. Leia as alternativas que seguem e assinale a resposta CORRETA.
É recomendado dobrar as agulhas que entraram em contato com quimioterápicos antes de desprezá-las.
Na coleta de material biológico ou químico o procedimento de pipetagem deve ser realizado com a boca.
É recomendado recapar as agulhas após o uso e antes de desprezá-las nos recipientes adequados.
É recomendado usar luvas de procedimento quando existir o contato com sangue ou outros fluidos corpóreos.
Constituem-se estratégias de implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), EXCETO:
propor e validar protocolos, guias e manuais voltados à segurança do paciente em diferentes áreas.
inclusão, nos processos de contratualização e avaliação de serviços, de metas, indicadores e padrões de conformidade relativos à segurança do paciente.
promoção de processos de capacitação de gerentes, profissionais e equipes de saúde em segurança do paciente.
implementação de campanha de comunicação social sobre segurança do paciente, voltada aos profissionais, gestores e usuários de saúde e sociedade.
implementação de sistemática de vigilância e monitoramento de incidentes na assistência à saúde, com garantia de retorno às unidades notificantes.
A Cultura de Segurança configura-se a partir de cinco características operacionalizadas pela gestão de segurança da organização de acordo com a Portaria n°. 529/2013. Analise as afirmativa abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Cultura que proporciona recursos, estrutura e responsabilização para a manutenção efetiva da segurança.
( ) Cultura que prioriza a segurança acima de metas financeiras e operacionais.
( ) Cultura que encoraja e recompensa a identificação, a notificação e a resolução dos problemas relacionados à segurança.
( ) Cultura que, a partir da ocorrência de incidentes, promove o aprendizado organizacional.
( ) Cultura na qual apenas alguns dos trabalhadores, assumem responsabilidade pela sua própria segurança, pela segurança de seus colegas, pacientes e familiares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - F - V - V - F
V - V - V - F - F
V - F - V - V - V
V - V - V - V - F
A segurança do paciente é uma temática inovadora voltada para uma assistência de qualidade com vistas a reduzir os eventos adversos e/ou os erros das práticas inseguras e que colocam em risco a saúde dos pacientes. Referente a essa temática, analise as assertivas abaixo:
I. A meta 1 tem como objetivo identificar, com segurança, o paciente como sendo a pessoa para a qual se destina o serviço e/ou procedimento.
II. Promover a prevenção e o controle das infecções em todas as unidades de atendimento a pacientes, por meio de um programa efetivo, com ênfase na importância da prática da higienização das mãos. Essa ação corresponde à meta 5.
III. A meta 2 orienta aplicar os nove certos da medicação no momento da administração de medicamentos.
IV. Garantir cirurgias e procedimentos invasivos no local de intervenção correto, procedimento correto no paciente correto e aplicado somente em pacientes com cirurgias eletivas.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
A “segurança do paciente” é um dos atributos da qualidade da assistência à saúde e está relacionada
à otimização do uso dos equipamentos de saúde.
à qualidade da assistência sem distinção de características pessoais, como gênero e etnia.
à utilização abrangente de tecnologias duras para diagnósticos precisos.
a evitar lesões e danos nos pacientes, decorrentes do cuidado que tem como objetivo ajudá-los.
a diminuir atrasos que tenham efetivo potencial de dano para quem presta o cuidado.
Um paciente internado na clínica cirúrgica foi encaminhado ao banho de aspersão. Ao sair do banho para voltar ao quarto, deparou-se com o chão molhado e escorregou, porém não caiu, porque conseguiu segurar em um apoio. Referente aos conceitos relacionados à segurança do paciente, esse caso pode ser considerado
uma ocorrência comunicável.
uma circunstância notificável.
um incidente com dano.
um evento adverso.
um quase dano.
Sobre o que compete ao Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Promover ações para a gestão de risco no serviço de saúde.
( ) Estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos serviços de saúde.
( ) Manter sob sua guarda e disponibilizar à autoridade sanitária, quando requisitado, as notificações de eventos adversos.
( ) Implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V - V - F
V - V - F - F
V - V - V - V
F - V - V - V
Segundo a Resolução - RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências, é CORRETO afirmar que
tecnologias em saúde aludem ao conjunto de equipamentos, medicamentos, insumos e procedimentos utilizados na atenção à saúde, bem como os processos de trabalho, a infraestrutura e a organização do serviço de saúde.
a definição de “incidente” refere-se ao comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
efeito adverso significa o mesmo que danos colaterais físicos, psíquicos ou funcionais de um tratamento ao qual um paciente é submetido.
cultura de segurança equivale à totalidade das ações sistemáticas necessárias para garantir que os serviços prestados estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos para os fins a que se propõem.
Os serviços de saúde prioritários que NÃO enviarem a AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE dentro do prazo estabelecido OU que não tiverem Núcleo de Segurança do Paciente implantado (indicador 1) OU que não tiverem enviado notificações de incidentes ao sistema ______ nos últimos 10 -12 meses (indicador 18) serão diretamente classificados como ______ às práticas de segurança do paciente .
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
NOTIVISA / não conformidade
NOTIVISA / baixa conformidade
SINAN / não conformidade
DATASUS / baixa conformidade
De acordo com a conformidade às práticas de segurança do paciente, os serviços de saúde participantes serão classificados em três grupos: Conformidade Alta, média e baixa. Assinale a alternativa que corresponda a classificação Conformidade Alta.
67%-100% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo
80%-100% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo
55%-100% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo
90%-100% de conformidade dos indicadores de estrutura e processo
No Brasil, em 2013, as Metas Internacionais para Segurança do Paciente foram lançadas como prioritárias através do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Assinale a alternativa que NÃO indica uma dessas Metas.
Identificar corretamente o paciente.
Melhorar a eficácia da comunicação.
Garantir horário e local de repouso para equipe de saúde.
Melhorar a segurança de medicamentos de alto risco.
Garantir local correto, procedimento correto e cirurgia no paciente correto.
Na década de 90, James Reason criou uma teoria que se tornou uma das mais utilizadas na análise de erros e incidentes, relacionados à segurança do paciente, representada por fatias de queijo suíço. Em sua teoria, as não conformidades são como os “buracos no queijo e as fatias do queijo” representam as barreiras e suas fraquezas. Quando os buracos do queijo se alinham, o erro passa pelas múltiplas barreiras, causando o dano ao paciente. Inúmeras barreiras são criadas e consolidadas para impedir que erros aconteçam, ainda assim, as falhas podem ocorrer. Assinale a alternativa que apresenta quais são as seis metas de segurança do paciente.
Identificar corretamente o paciente; Melhorar a comunicação entre equipe médica e paciente; Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; Assegurar medicação em via de administração correta; Assegurar cirurgia em local de intervenção correto; Higienizar as mãos para evitar infecções
Identificar o paciente corretamente; Assegurar medicação em via de administração correta; Assegurar cirurgia em local de intervenção correto; Higienizar as mãos para evitar infecções; Reduzir risco de queda; reduzir risco de lesão por pressão
Identificar corretamente o paciente; Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; Melhorar a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; Assegurar a cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente correto; Higienizar as mãos para evitar infecções; Reduzir o risco de queda e prevenir lesão por pressão
Identificar corretamente o paciente; Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; Melhorar a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; Assegurar a cirurgia em local de intervenção correto; Reduzir risco de queda; Reduzir risco de lesão por pressão
Com base nas disposições do Ministério da Saúde acerca da segurança do paciente, analise as afirmativas a seguir.
I. A gestão de risco é definida como o conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a gestão da saúde e da segurança.
II. Os eventos adversos que evoluírem para óbito devem ser notificados em até 48 horas a partir do ocorrido.
III. Uma das competências do Núcleo de Segurança do Paciente é notificar os eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Está correto o que se afirma em
I, somente.
II, somente.
III, somente.
I e II, somente.
I e III, somente.
A segurança do paciente é o princípio fundamental do cuidado à saúde e uma importante dimensão da qualidade em saúde. Sua promoção é a única maneira de reduzir danos e mortes desnecessárias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a segurança do paciente é a redução dos riscos de danos desnecessários, associados à assistência em saúde, até um mínimo aceitável. Promovê-la implica em
reduzir Eventos Adversos (EA) que são incidentes que não resultam em danos à saúde do paciente.
realizar a identificação do paciente por meio dos profissionais da enfermagem.
realizar a notificação dos Eventos Adversos (EA) por meio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
realizar a identificação do paciente por meio de pulseiras que podem potencializar o risco.
São programas e políticas do Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, que contribuem com o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), EXCETO:
Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde.
Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.
Política Nacional de Humanização.
Programa de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.
Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
A respeito do Programa de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde, mais especificamente, sobre o Protocolo de Prevenção de Quedas, NÃO é considerado Procedimento Operacional
avaliar, inicialmente, o risco de queda do paciente.
criar ambiente de cuidado seguro, conforme legislação vigente, utilizando adequações tais como: pisos antiderrapantes, mobiliário e iluminação adequados, corredores livres de obstáculos (por exemplo, equipamentos, materiais e entulhos).
orientar pacientes e familiares sobre as medidas preventivas individuais, e entregar material educativo específico, quando disponível.
reavaliar o risco diariamente e, também, sempre que houver transferências de setor, mudança do quadro clínico, episódio de queda durante a internação, ajustando as medidas preventivas implantadas.
colocar sinalização visual para identificação de risco de queda, a fim de alertar toda a equipe de cuidado. Anotar no prontuário do paciente todos os procedimentos realizados.
Marque a alternativa que NÃO corresponde a um objetivo específico do Programa Nacional de Segurança do Paciente:
envolver os pacientes e familiares nas ações de segurança do paciente.
ampliar o acesso da sociedade às informações relativas à segurança do paciente.
produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente.
fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no ensino técnico e de graduação e pós-graduação na área da saúde.
incluir, nos processos de contratualização e avaliação de serviços, de metas, indicadores e padrões de conformidade relativos à segurança do paciente.
A enfermagem tem um papel importante durante a hospitalização de um paciente, promovendo segurança durante o seu período de vulnerabilidade. Um profissional qualificado tem conhecimento que as diretrizes de segurança do paciente, envolvendo causa dos eventos, medidas preventivas e as ações dos profissionais são importantes para tornar a assistência segura. Sobre os conceitos-chave sobre a classificação internacional de segurança do paciente da Organização Mundial de Saúde, assinale a alternativa correta.
Circunstância Notificável é a probabilidade de um incidente ocorrer.
Evento Adverso é um incidente que atingiu o paciente, mas não causou dano.
Incidente é um evento que resulta em dano ao paciente.
Near miss é um incidente que não atingiu o paciente.
Risco é um incidente com potencial dano ou lesão.
A segurança é, atualmente, um dos principais objetivos das avaliações dos serviços de saúde para promover melhorias na qualidade da assistência prestada. Para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade, é INCORRETO afirmar que os serviços de saúde devem:
Garantir e estabelecer estratégias das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.
Identificar pacientes portadores de risco de queda como conduta pautada na sua segurança.
Investir na disseminação sistemática da cultura de segurança, por intermédio do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
Desenvolver ações para integração e articulação multiprofissional no serviço de saúde, por intermédio da Vigilância Epidemiológica em Saúde.