

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com base no texto “Saúde mental na atenção básica: atuação do enfermeiro na rede de atenção psicossocial” (Nunes et al., 2020), considere as seguintes afirmativas:
1. Os profissionais enfermeiros encontram-se capacitados para atender pacientes com transtornos mentais e suas famílias.
2. Os enfermeiros trabalham com conceitos psiquiátricos fundamentados no novo modelo de atendimento, rompendo com o modelo biológico.
3. A Estratégia de Saúde da Família é um importante dispositivo da rede de atenção em saúde mental para promover a concretude da desinstitucionalização proposta pela Reforma Psiquiátrica.
4. A Atenção Básica é um território promissor para a efetivação da rede de atenção psicossocial ao sujeito, família e comunidade.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
A proximidade das equipes da UBS com as famílias, a escola e outros espaços de convivência de crianças e adolescentes pode ser um fator positivo de cuidado e assistência, em razão da formação de vínculos e da maior possibilidade de ações que podem ser desenvolvidas para esse público.
Certo
Errado
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é constituída pelos seguintes componentes:
atenção terciária; atenção psicossocial especializada (CAPS); atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter permanente; atenção hospitalar; estratégia de institucionalização e reabilitação psicossocial
atenção secundária; atenção psicossocial especializada (CAPS); atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter definitivo; atenção hospitalar; estratégia de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial
atenção básica; atenção psicossocial especializada (CAPS); atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter transitório; atenção hospitalar; estratégia de institucionalização e reabilitação psicossocial
atenção básica; atenção psicossocial especializada (CAPS); atenção de urgência e emergência; atenção residencial de caráter transitório; atenção hospitalar; estratégia de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial
Nas UPAs, o atendimento é destinado a crianças e adolescentes que apresentam quadros graves de abstinência, situação de crise ou intoxicação exógena, requerendo, após alta, encaminhamento e, se eletivo, acompanhamento no CAPSi.
Certo
Errado
Considere o seguinte texto:
Nunes et al. (2019) trataram da saúde mental na atenção básica e da atuação do enfermeiro na rede de atenção psicossocial. A ESF (Estratégia Saúde da Família), no âmbito da Atenção Primária à Saúde, propõe a articulação entre saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários para o enfrentamento dos problemas de saúde mental. Para as autoras, os(as) enfermeiros(as) da ESF têm posição de relevância por desempenharem um papel proativo em suas atividades e destacarem-se como profissionais mais preparados e disponíveis para apoiar e orientar o paciente e a família na vivência do processo de doença, tratamento e reabilitação.
(Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672020001300161&script=sci_arttext&tlng=pt.)
Considerando o papel do enfermeiro na Rede de Atenção Psicossocial, assinale a alternativa que apresenta os pontos negativos encontrados na realidade desse profissional, de acordo com o artigo supracitado.
Equipe, estratégia terapêutica e salário.
Atuação na atenção básica, carga horária e salário.
Equipe, estratégia terapêutica e capacitação.
Atuação na atenção básica, estratégia terapêutica e capacitação.
Equipe, carga horária e salário.
Sobre a Rede de Atenção Psicossocial - RAPS, identifique a assertiva INCORRETA.
Faz parte dessa política o programa de Volta para Casa, que oferece bolsas para pacientes egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos.
A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é reduzir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade.
A Rede é composta por serviços e equipamentos variados, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência e Cultura, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).
As informações completas para adesão à Rede estão na Portaria do GM nº 3.088.
A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é aumentar a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade.
“Transformar o espaço hospitalar em terapêutica, corresponde a encará-lo como uma réplica, restrita e experimental, do espaço social extra-asilar, transformando-o no lugar privilegiado onde um aprendizado vai ocorrer, onde o paciente será recuperado para a vida social e familiar: espaço de pedagogia social. As normas e os limites que devem regular e delinear a vida dos pacientes no interior do hospital são uma síntese das regras da vida social mais ampla, que devem ser internalizadas pelo paciente, e a cura estaria relacionada com esta possibilidade de reeducação” (BIRMAN; COSTA, 1994, p. 47).
A crítica estabelecida por Birman e Costa (1994) ao modelo hospitalocêntrico de tratamento das questões de saúde mental pode encontrar uma saída sob a perspectiva da Psiquiatria Social, a partir do estabelecimento da assistência na _________________.
A alternativa que completa, corretamente, a lacuna do trecho acima é
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é destinada às pessoas em sofrimento psíquico ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Sobre os objetivos específicos da RAPS, tomando como referência a Portaria nº 03/2017, de Consolidação das normas sobre as redes do Sistema Único de Saúde, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Atenção humanizada e centrada nas necessidades das pessoas.
( ) Prevenir o consumo e a dependência de crack, álcool e outras drogas.
( ) Garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar.
( ) Promover cuidados em saúde especialmente para grupos mais vulneráveis (crianças, adolescentes, jovens, pessoas em situação de rua e populações indígenas).
( ) Promover a reabilitação e a reinserção das pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas na sociedade, por meio do acesso ao trabalho, renda e moradia solidária.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
A finalidade da Rede de Atenção Psicossocial é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do SUS (BRASIL, 2011).
Sobre o que precisa ser desenvolvido para assegurar as diretrizes para o funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Desenvolvimento da lógica do cuidado para pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de drogas, tendo como eixo central a construção do projeto terapêutico singular.
( ) Desenvolvimento de atividades no território, que favoreçam a inclusão social com vistas à promoção de autonomia e ao exercício da cidadania.
( ) Desenvolvimento de estratégias de alta complexidade, baseadas em dispositivos de alta tecnologia em saúde.
( ) Desenvolvimento de técnicas coletivas de cuidado em saúde, a partir da lógica da replicabilidade e otimização dos recursos humanos em saúde.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
A reabilitação psicossocial é compreendida como um conjunto de ações que buscam o fortalecimento, a inclusão e o exercício de direitos de cidadania de pacientes e familiares, mediante a criação e o desenvolvimento de iniciativas articuladas com os recursos do território nos campos do trabalho, da habitação, educação, cultura, segurança e dos direitos humanos. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é formada pelos seguintes pontos de atenção:
I. CAPS e hospitais mentais (manicômios).
II. Urgência e emergência: SAMU 192, sala de estabilização, UPA 24h e pronto socorro.
III. Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), Unidades de Acolhimento (UA).
IV. Ambulatórios multiprofissionais de saúde mental, Comunidades terapêuticas.
V. Enfermarias especializadas em hospital geral, hospital dia.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
I – II – IV.
I.
I – II – III – IV.
II – III – IV – V.
I – III.
A Rede ___________________________ divide-se em 5 eixos: “Eixo 1 – Ampliação do acesso à Rede de Atenção Integral de Saúde aos usuários de álcool, crack e outras drogas; Eixo 2 – Qualificação da rede de Rede de Atenção Integral de Saúde; Eixo 3 – Ações intersetoriais para reinserção social e reabilitação; Eixo 4 – Ações de prevenção e de redução de danos e Eixo 5 – Operacionalização da rede” (BRASIL, 2014, p. 11).
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) foi instituída com a finalidade de criar, ampliar e articular os pontos de atenção à saúde para pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do SUS. Em relação às pessoas atendidas na RAPS, constituise uma das diretrizes para o funcionamento:
a atenção humanizada, pautada nos procedimentos médico-centrados e protocolos de atendimento
o desenvolvimento da lógica do cuidado, tendo como eixo central a construção do projeto terapêutico singular
a ênfase em serviços de base territorial, com participação complementar da rede privada, e o controle social dos seus usuários
a garantia do acesso e de qualidade dos serviços para seus usuários, que devem ser acompanhados pela política de assistência social
A Rede de Atenção Psicossocial - RAPS - tem como finalidade a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas em sofrimento ou com transtorno mental, como também necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS (Centros de Atenção Psicossocial (2015).
Assinale a alternativa CORRETA que representa uma diretriz para o funcionamento da rede psicossocial
Garantia da articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.
Promover cuidados em saúde, especialmente para grupos mais vulneráveis como: criança, adolescente, jovens, moradores de rua e população indígena.
Regular e organizar as demandas e os fluxos assistenciais da Rede de Atenção Psicossocial.
Promover a reabilitação e a reinserção das pessoas com transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool, outras drogas na sociedade, por meio do acesso ao trabalho, renda e moradia solidária.
Enfatizar serviços de base territorial e comunitária, com participação e controle social dos usuários e de seus familiares.
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), é composta pelos seguintes equipamentos de saúde:
as unidades básicas de saúde (UBS), salas de estabilização, centros de atenção psicossocial (CAPS), centros de orientação e aconselhamento HIV/AIDS (COA), consultório na rua, comunidades terapêuticas e enfermarias especializadas em hospital geral.
as unidades básicas de saúde (UBS), centros de atenção psicossocial (CAPS), centro de especialidades médicas (CEM), SAMU 192, UPA 24 horas, salas de estabilização e centros de referência especializados em assistência social (CREAS).
as unidades básicas de saúde (UBS), os centros de referências especializados em assistência social (CREAS), o consultório na rua, os centros de atenção psicossocial (CAPS), as comunidades terapêuticas, o SAMU 192 e UPA 24 horas.
o consultório na rua, serviços residenciais terapêuticos, centros de convivência, centros de atenção psicossocial (CAPS), unidades básicas de saúde (UBS), SAMU 192 e UPA 24 horas.
o consultório na rua, os centros de atenção psicossocial (CAPS), unidades básicas de saúde (UBS), SAMU 192, UPA 24 horas, narcóticos anônimos (NA) e alcoólicos anônimos (AA).
No decorrer da história, diferentes concepções disputaram o conceito de saúde-doença. A concepção mais atual adotada pela Saúde Mental é a da determinação social, que baseia-se na:
importância da equipe multidisciplinar e no trabalho com a família em prol da inclusão daqueles que têm sofrimento psíquico
interação de variáveis biológicas, econômicas, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicas
intervenção hospitalar e na importância do fármaco, destacando a relevância do modelo biomédico
interação entre as descrições dos sinais e na expressão psicodinâmica dos sintomas
Alguns pressupostos devem ser considerados como norteadores para fundamentar a organização da rede em saúde mental na perspectiva de acolher, abordar e cuidar de pessoas em situação de crise no território. Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. A internação precisa ser considerada como primeiro e único recurso em situação de crise.
II. A inclusão e fortalecimento de hospital psiquiátrico no circuito assistencial em saúde mental, permite o atendimento adequado nas situações de crise.
III Evitar a internação psiquiátrica e sustentar o usuário no seu contexto de vida com o apoio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
IV. Potencializar e qualificar todos os pontos da Rede de Atenção Psicossocial para desenvolver intervenção nas situações de urgência/emergência e no cuidado longitudinal.
Somente I e III estão corretas.
Somente Il e III estão corretas.
Somente l e II estão corretas.
Somente Il e IV estão corretas.
Somente III e IV estão corretas.
Para que ocorra uma efetiva reabilitação psicossocial, que tem em Saraceno um de seus principais representantes, é necessária a:
construção de propostas de intervenções normativas e moralizantes que objetivam habilitar os pacientes com transtornos mentais desabilitados, reduzindo os danos da experiência do transtorno mental, para serem reinseridos na sociedade.
reinserção da pessoa na sociedade, através da adoção de intervenções que visam estabelecer condições para que os pacientes possam resgatar ou adquirir habilidades, diminuindo as deficiências e os danos da experiência do transtorno mental.
inserção do paciente com transtorno mental na sociedade, considerando seus vínculos sociais e desconstruindo habilidades adquiridas no período de internação, para formulação de novas capacidades.
reconstrução da noção de família e trabalho por parte da pessoa, com ajuda da equipe, para que sua inserção na sociedade não leve em consideração as habilidades adquiridas no período da internação.
reinserção da pessoa na comunidade, através da construção de novos vínculos sociais que permitam a transição de um modelo asilar, garantindo a autonomia do sujeito na formação de habilidades.
Sobre os componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAS), analise os itens abaixo:
I. Unidade Básica de Saúde
II. Equipe de Consultório na Rua
III. SAMU 192 IV. UPA 24 horas
V. Serviços de Atenção em Regime Residencial
Está(ão) CORRETO(S)
todos.
apenas quatro.
apenas três.
apenas dois.
apenas um.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos componentes da Portaria nº 3.088, de 23/12/2011, que instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Projeto de geração de renda.
Atenção psicossocial especializada.
Ambulatórios especializados.
Projeto terapêutico individual.
Programa De Volta para Casa.