

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ao planejar a fundação de uma estrutura de pavimentação em uma área onde predominam solos residuais, um engenheiro civil deve considerar as características do solo para garantir a estabilidade e a durabilidade da construção.
" __________ solo residual areno-argiloso, podendo conter pedregulhos, proveniente de alteração de rochas graníticas ou gnáissicas.”
Neste contexto, assinale a alternativa que complete CORRETAMENTE a lacuna da frase acima, destacando o nome técnico do solo.
Turfa
Cascalho
Saibro
Massapê
Nos projetos de pavimentação de vias, entre outras condições exigíveis para a execução e o reforço do subleito, a espessura da camada compactada deve ser de, no mínimo, I cm e, no máximo, II cm.
As lacunas I e II são, correta e respectivamente, preenchidas por:
20 e 40
10 e 20
20 e 30
30 e 60
30 e 50
Em relação aos ligantes asfálticos utilizados na pavimentação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. As emulsões asfálticas são produzidas por meio da dissolução do CAP (cimento asfáltico de petróleo) em solventes como o querosene.
II. Nas identificações RR-1C, RM-1C e CAP-1C, a sigla “1C” refere-se à viscosidade do ligante asfáltico.
III. RR, RM e RL são tipos de asfaltos diluídos em solventes do tipo gasolina, querosene e óleo diesel, respectivamente.
IV. Um CAP 30/45 possui temperatura de ponto de amolecimento maior que um CAP 50/70.
V. Nas identificações CAP-30/45 e CAP-50/70, as siglas “30/45” e “50/70” referem-se à temperatura do ponto de amolecimento.
Apenas I, IV e V.
Apenas II e V
Apenas IV
Apenas V.
I, II, III, IV e V.
Para a execução de um aterro de leito de pavimento, foi realizada em laboratório a verificação das melhores condições de compactação. Dessa forma, para umidade ótima e densidade máxima foram obtidos os seguintes resultados:
• massa específica aparente do solo úmido: 2,225g/cm³;
• teor de umidade do solo compactado: 13%.
A massa específica aparente desse solo seco, com essa compactação é de
1,969 g/cm³.
1,883 g/cm³.
1,858 g/cm³.
1,759 g/cm³.
1,952 g/cm³.
Quando um solo não apresenta as condições requisitadas para execução de determinada obra, uma das possibilidades é tentar melhorar as propriedades de engenharia do solo local. A compactação dos solos tem uma grande importância para as obras geotécnicas e é empregada em diversas situações, como construção de barragens de terra, aterros para diversas utilidades, camadas constitutivas dos pavimentos, dentre outros. Com base neste tema, assinale, a seguir, a diferença entre adensamento e compactação do solo, respectivamente.
O processo de compactação é deferido no tempo, enquanto o processo de adensamento é, geralmente, de natureza dinâmica.
Em ambos os processos o efeito conseguido pelas cargas aplicadas é imediato; o processo de compactação se difere por ser realizado com aplicação de cargas de natureza estática.
No processo de adensamento, ocorre a expulsão de água dos interstícios do solo, enquanto no processo de compactação ocorre a diminuição dos vazios do solo por expulsão do ar contido nos seus vazios.
Pelo processo de adensamento, a diminuição dos vazios do solo se dá por expulsão do ar contido nos seus vazios, de forma diferente do processo de compactação, onde ocorre a expulsão de água dos interstícios do solo, geralmente de natureza dinâmica.
A água é um dos elementos constituintes de um solo. Relacione as classificações a seguir para três das diferentes formas em que a água pode se apresentar no solo, com suas respectivas definições.
1. adsorvida
2. capilar
3. higroscópica
( ) água que sobe pelos interstícios deixados pelas partículas sólidas.
( ) película de água que envolve e adere fortemente aos grãos.
( ) água que ainda se encontra em um solo seco, ao ar livre.
A sequência dessas classificações, na ordem apresentada, é
1 – 2 – 3.
1 – 3 – 2.
2 – 1 – 3.
2 – 3 – 1.
3 – 1 – 2.
“Baseline” ou linha de base é uma expressão utilizada nos processos de construção civil para identificar:
A disciplina que unifica o entendimento da equipe, tornando consensual o plano de comunicação de uma obra.
A época em que se pode alterar o rumo de um serviço ou do planejamento executivo, a um custo relativamente baixo.
O modelo que reúne o que está aprovado e definido a respeito daquele projeto e que possibilita que o gestor da obra compare o que estava previsto até determinado momento e o que de fato foi realizado.
Os dados históricos que servem como base para o desenvolvimento de cronogramas no caso de obras similares.
O planejamento que visa a execução propriamente dita da obra, com horizonte de 4 a 6 semanas, detalhando as atividades a serem executadas.
As/Os ____________________________________ das pistas de rolamento não poderão ser removidas(os) parcialmente, devendo ser demolidas(os) integralmente, de junta a junta, para posterior substituição por outra(o) com as mesmas dimensões e características.
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:
pavimentos poliédricos em granito
pedras portuguesas
pavimentos betuminosos
placas de concreto de cimento Portland
poliédricos, placas pétreas e de concreto
Os agregados utilizados na pavimentação podem ser classificados de acordo com a natureza, tamanho e distribuição dos grãos. Sobre a graduação dos agregados, assinale a alternativa correta.
O diâmetro máximo de um agregado é a abertura da malha da menor peneira na qual passam, no mínimo, 5% do material.
No agregado de graduação densa, a curva granulométrica é contínua e bem graduada, com finos suficientes para preencher os vazios entre as partículas maiores.
No agregado de graduação aberta, a curva granulométrica é contínua e bem graduada, mas com quantidade excessiva de finos, o que reduz a estabilidade estrutural.
O agregado tipo macadame é caracterizado por partículas de diferentes tamanhos, com finos suficientes para preencher os vazios entre os grãos maiores.
A graduação aberta é caracterizada pela insuficiência de finos, resultando em maior permeabilidade, porém menor estabilidade.
Durante a etapa de investigação geotécnica para o projeto de fundações, é fundamental realizar a classificação dos solos presentes no terreno. Indique qual das alternativas a seguir representa a sequência mais apropriada de ações durante a classificação dos solos para o projeto de fundações.
Coleta de amostras, realização de ensaios de caracterização, classificação dos solos pelo SUCS, interpretação dos resultados.
Realização de ensaios de caracterização, coleta de amostras, classificação dos solos pelo SUCS, interpretação dos resultados.
Classificação dos solos pelo SUCS, coleta de amostras, realização de ensaios de caracterização, interpretação dos resultados.
Interpretação dos resultados, classificação dos solos pelo SUCS, realização de ensaios de caracterização, coleta de amostras.
O ensaio de solo mais utilizado para o dimensionamento de pavimentação asfáltica é o de:
Compactação.
Proctor normal.
Atterberg.
Permeabilidade.
Índice de suporte Califórnia.
A razão entre o volume de vazios e o volume de sólidos em uma massa de solo é denominada CORRETAMENTE como:
Índice de Vazios.
Porosidade.
Grau de Saturação.
Teor de Umidade.
Peso Específico Natural.
Sobre tipos de asfalto, é o mais comumente utilizado para a camada de revestimento em pavimentação flexível:
asfalto oxidado.
asfalto natural.
asfalto diluído.
asfalto emulsificado.
asfalto modificado por polímeros.
Em uma cidade, a Prefeitura Municipal está planejando renovar suas vias urbanas para melhorar a mobilidade dos munícipes, os engenheiros estão considerando o uso de asfalto tipo PMF (prémisturado a frio) para a pavimentação. Este tipo de asfalto é escolhido por suas características e facilidade de aplicação, especialmente em climas mais frios ou para reparos rápidos. O asfalto tipo PMF é composto por ligante betuminoso, agregados e filler, mas a escolha do ligante correto é crucial para assegurar a durabilidade e eficácia do pavimento. Há várias opções de ligantes disponíveis, cada uma com propriedades distintas que podem afetar o desempenho do pavimento. Considerando a renovação das estradas na cidade, qual é o ligante utilizado no asfalto tipo PMF (pré-misturado a frio)?
Emulsão Asfáltica
Asfalto Espuma
Asfalto Diluído de Petróleo
Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP)
Os pavimentos das estradas são constituídos por diversas camadas. Três materiais empregados para construção das camadas de um pavimento rígido são
concreto asfáltico, brita e areia.
concreto asfáltico, brita e pó de pedra.
concreto de cimento Portland, pó de pedra e areia.
concreto de cimento Portland, brita e pó de pedra.
Para tornar o processo executivo mais rápido, a compactação de uma camada de sub-base de pavimento com espessura final de 20 cm, com a utilização de solo estabilizado granulometricamente, pode ser executada em uma única etapa.
Certo
Errado
Em relação à classificação dos pavimentos rodoviários, analise as seguintes assertivas:
I. Pavimentos flexíveis distribuem as tensões geradas pelo carregamento de maneira que todas as camadas sofrem deformação significativa. Um exemplo de pavimento flexível é aquele constituído por uma base de brita graduada ou solo pedregulhoso, revestido por uma camada asfáltica.
II. Pavimentos semirrígidos possuem uma base com características cimentícias, como uma camada de solo-cimento, e são revestidos por uma camada asfáltica.
III. Pavimentos rígidos são aqueles que apresentam uma laje de concreto de cimento Portland, capaz de absorver praticamente todas as tensões provenientes do carregamento, com pouca participação das camadas inferiores.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Assinale a alternativa que apresenta a classificação dada para o relevo apresentado na figura abaixo.

Colo.
Divisor de águas.
Talvegue.
Tergo.
Considerando-se as camadas estruturais de uma pavimentação, a camada conhecida como “binder” é formada por uma mistura de agregados e cimento asfáltico cuja função é a de:
Realizar a ligação entre a camada de revestimento e a base.
Diminuir a espessura da base e mudar a rigidez da camada.
Receber esforços da camada superior e distribuí-los para a sub-base.
Receber as cargas do tráfego e distribuir para as demais camadas estruturantes.
A prática atual no projeto de pavimentos rígidos tem sido a intercalação de uma sub-base entre a placa de concreto e o subleito. Esta sub-base é uma camada delgada, com diversas funções. As recomendações para evitar a ocorrência do fenômeno de bombeamento no pavimento rígido, deve-se adotar obrigatoriamente a intercalação de uma sub-base quando o tráfego for intenso, com mais de 300 a 400 veículos comerciais por dia, por faixa de tráfego, bem como deve-se utilizar materiais que atendam o seguinte requisito:
Dimensão máxima característica do agregado igual ou inferior a 1/4 da espessura da sub-base.
A porcentagem de material passado na peneira ABNT 0,075 mm deverá ser igual ou menor que 50%.
O limite de liquidez (LL) máximo deve ser de 35%.
O índice de plasticidade (IP) deve ser igual ou menor que 6%.
A granulometria do material nunca deverá permitir que, após executada a sub-base e sob ação do tráfego, a consolidação do pavimento seja a menor possível.