

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A viga rígida da figura está articulada no ponto A e pendurada no ponto B, por meio de um cabo de aço.

Ao ser aplicada uma carga concentrada de 10 kN no ponto C, a força de tração no cabo é de
10 kN.
20 kN.
40 kN.
50 kN.
80 kN.
Considerando as propriedades dos aços, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
.
Denomina-se ____________ a capacidade de o material se deformar sob a ação das cargas e ______________ a capacidade de absorver energia mecânica em regime elástico.
Fragilidade | Fadiga.
Ductilidade| Resiliência.
Ductilidade | Fragilidade.
Dureza | Corrosão.
Uma determinada barra de aço de seção circular com 2,0 cm² de área possui módulo de elasticidade E =200 GPa. Sabendo que ela foi submetida à uma tensão de 50 MPa e que sofreu um alongamento de 0,15 mm, assinale a alternativa que expressa corretamente o comprimento inicial dessa barra.
10 cm.
25 cm.
50 cm.
60 cm.
75 cm.
Com relação aos procedimentos normativos de execução e controle de estruturas de concreto armado, identifique como (V) ou (F) as seguintes afirmativas:
( ) É permitida a adição de água complementar à mistura do concreto recebido na obra, imediatamente da descarga, sendo de responsabilidade do fornecedor a manutenção das características previstas no estudo de dosagem.
( ) A cura do concreto ao procedimento de reparo da estrutura por apresentar vazios em sua superfície,apresentando o desprendimento de agregado graúdo e exposição da armadura, devido à vibração ineficiente da massa no momento do lançamento.
( ) Para concretos usinados, devem ser realizados ensaios de consistência pelo abatimento do tronco de cone a cada betonada.
( ) Para uma estrutura sujeita ao esforço de flexo-compressão, devem ser moldados corpos de prova para ensaios de resistência à compreensão do concreto a cada, no máximo, 50 m3 ou 1 andar.
( ) Devem ser moldados, no mínimo, 1 corpo de prova para ensaios de resistência à compressão do concreto, para cada idade de rompimento, moldados no mesmo ato.
Assinale a alternativa que a sequência CORRETA, de baixo:
V-F-V-V-F
F-V-V-F-F
V-F-F-V-V
F-V-F-F-V
V-V-V-V-F
O eixo da figura, com diâmetro de 120 mm, está submetido ao momento de torção de 20 kNm.

Considerando que o momento polar de inércia da seção transversal do eixo é 1 000 cm4, a tensão máxima de cisalhamento no eixo é
100 MPa.
62 MPa.
84 MPa.
120 MPa.
180 MPa.
Uma viga, com seção transversal quadrada de lado 10 cm, possui uma das extremidades engastada e a outra livre. A extremidade livre é submetida a um momento fletor de 10 kNm.
Assim, a maior tensão normal atuante nessa estrutura, desprezando possíveis esforços cortantes, vale
30 MPa.
60 MPa.
120 MPa.
180 MPa.
210 MPa.
Uma barra metálica cilíndrica maciça de diâmetro 30 cm está submetida a momento de flexão de 10 kN.m (em torno do eixo x da seção transversal) e de torção de 10 kN.m.
Dados:
Para seção circular, adotar:
I = π . D4/
It = π . D4/
σ1 = (σx + σy)/2 + {[(σx − σy)/2]2 + τ2}0,5
σ2 = (σx + σy)/2 − {[(σx − σy)/2]2 +τ2}0,5
τmáx = (σ1 − σ2)/2
Observação:
Arredondar cálculos parciais para duas casas decimais.
O resultado da tensão máxima de cisalhamento é, em MPa:
2,66.
1,89.
0,78.
4,55.
3,77.
Durante a construção de uma edificação em estrutura de concreto armado, trabalhadores da obra descarregaram sacos de cimento exatamente na área central de uma viga de seção reta homogênea, biapoiada, calculada para receber um carregamento distribuído uniformemente. O desenho a seguir representa a carga de cimento na parte central da viga biapoiada.

Nessa situação hipotética, os sacos de cimento, descarregados de forma diversa da prevista em projeto, estão gerando um esforço na parte da viga de
maior momento de torção.
maior momento fletor.
menor seção reta.
maior esforço cortante.
menor taxa de armadura de flexão.
No projeto de estruturas de aço para as combinações das ações normais de escoamento, a máxima força resistente de cálculo de tração de uma barra redonda rosqueada, de aço MR250, com área efetiva da seção transversal de 4,4 cm2 é de
95 kN.
80 kN.
100 kN.
75 kN.
90 kN.
Conforme a seguinte figura, qual é o módulo da reação de apoio do apoio de 1º gênero da estrutura apresentada?

65,6 kN.
34,4 kN.
25,0 kN.
30,0 kN.
35,0 kN.
Uma viga simplesmente apoiada está submetida a uma carga uniformemente distribuída de 5 kN/m em todo o seu vão de 8 m.
Se a seção transversal da viga for retangular com 12 cm de base e 50 cm de altura então, a tensão máxima de cisalhamento, em MPa, é de
0,50
0,42
0,36
0,24
0,18
Quando várias partes ligadas de uma estrutura sofrem deformações plásticas de valores diferentes, as tensões não caem todas para zero quando se retira o carregamento. As referidas tensões ainda existentes são denominadas
tensões continuadas.
tensões imanentes.
tensões não eventuais.
tensões persistentes.
tensões residuais.
Sabendo que o momento para um ponto x (carga distribuída) é representado pela função Mx=−q. 2x2+RA.x e que são dados: q = 20 kN/m; eRA = 100 kN.
Desse modo, o cortante para quando x=2 m é:
Qx = 100 kN.
Qx = 80 kN.
Qx = 60 kN.
Qx = 120 kN.
Qx = 20 kN.
A região A do gráfico representa o comportamento elástico da barra de aço.
Certo
Errado
No alongamento de uma barra de aço, haverá uma tendência em um determinado estágio que a espessura da mesma comece a diminuir até se reduzir à espessura de um fio, fenômeno que denomina-se (assinale a alternativa correta):
Maleabilidade.
Estricção.
Desgaste.
Empolamento.
Viscosidade.
Observe a imagem a seguir e calcule o valor da tensão normal de cisalhamento em relação ao plano yz.

Assinale a opção CORRETA.
0,04N/cm².
0,08N/cm².
0,4N/cm².
4N/cm².
40N/cm².
Os carregamentos externos podem ser aplicados a uma estrutura de duas maneiras fundamentalmente diferentes. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Transversalmente: Esses carregamentos agem paralelamente ao comprimento da estrutura e normalmente induzem esforços de compressão ou de tração em seu interior.
II. Axialmente: carregamentos que agem de modo perpendicular ao comprimento da estrutura. Esse tipo de carregamento pode induzir os esforços solicitantes força cortante (cisalhamento), momento fletor e momento de torção no interior da estrutura, dependendo de sua geometria e do ponto de aplicação da força.
Somente I está correta
Somente II está correta
I e II estão incorretas
I e II estão corretas
Em relação à estrutura descrita, analise as assertivas abaixo:
I. Se a viga metálica fosse instalada com a base de 10 cm e a altura de 12 cm, a tensão normal de flexão máxima seria menor.
II. A viga descrita é classificada como uma estrutura isostática.
III. A reação vertical no apoio engastado é de 2,25 kN.
Quais estão corretas?
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Sabendo que para calcular a tensão normal de flexão máxima é necessário determinar o momento de inércia, o momento fletor máximo e a posição da linha neutra, assinale a alternativa que apresenta a tensão normal de flexão máxima em módulo para a estrutura descrita anteriormente.
5,50 MPa.
11,25 MPa.
15,75 MPa.
19,50 MPa.
21,75 MPa.
A viga biapoiada, AB, abaixo está submetida somente ao seu próprio peso, considerado como uma carga uniformemente distribuída q ao longo de sua extensão.

Admitindo-se o módulo de elasticidade longitudinal do material constituinte da viga igual a E e o momento de inércia da sua seção transversal igual a J, o deslocamento vertical do ponto C, no meio do vão da viga, devido ao peso próprio, é dado por
1921 EJql4.
1925 EJql4.
2511 EJql4.
3845 EJql4.