Questões de Concurso sobre Código de Pesca

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
106 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo a legislação pertinente, a expressão aditivo alimentar é qualquer substância não consumida normalmente, mas com valor nutritivo reconhecido, cuja adição intencional ao alimento tem finalidade tecnológica na elaboração, fabricação ou embalagem.


C
Certo

E
Errado

A sobrepesca de recrutamento, com influência direta na dinâmica das populações ictíicas, caracteriza-se por um estoque desovante muito reduzido e é proveniente de uma mortalidade por pesca intensiva que concorre para uma significativa redução do recrutamento anual, mas sem prejuízo de colapso do estoque uma vez que ficam preservados os indivíduos reprodutores mais idosos.


C
Certo

E
Errado

Os preceitos do Código de Ética Profissional têm alcance sobre os profissionais em geral, quaisquer que sejam seus níveis de formação, modalidades ou especializações. As afirmativas a seguir referem-se à ética profissional do Engenheiro de Pesca, EXCETO:


A

A profissão é exercida com base nos preceitos do desenvolvimento de livre exercício, com intervenção sobre os ambientes naturais norteada por valores a serem construídos na relação profissional.


B

Na relação com outros profissionais não é permitido intervir no trabalho de outro profissional sem a devida autorização de seu titular, salvo no exercício do dever legal.


C

São reconhecidos os direitos coletivos universais inerentes à profissão quanto à livre associação e organização em corporações profissionais.


D

São reconhecidos os direitos individuais universais inerentes aos profissionais, facultados para o pleno exercício de sua profissão, destacadamente à proteção da propriedade intelectual sobre sua criação.


E

Quanto aos direitos individuais universais dos profissionais no pleno exercício de sua profissão, é permitido recusar ou interromper o trabalho, contrato, emprego, função ou tarefa quando julgar incompatível com sua titulação, capacidade ou dignidade pessoais.

Pela ética profissional se enuncia fundamentos e condutas necessárias à boa e honesta prática profissional e relaciona direitos e deveres correlatos de profissionais. Sobre a ética profissional do Engenheiro de Pesca, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

Imagem associada para resolução da questão

A seqüência está correta em:


A

V, F, F e V


B

F, F, F e V


C

V, F, V e F


D

F, V, V e V


E

V, V, V e F

Há políticas públicas que visam desenvolver e regulamentar a atividade pesqueira. O governo continuamente buscou com estas políticas amparar esta atividade. Das alternativas a seguir, marque a que NÃO se refere diretamente às Políticas Federais relacionadas à atividade pesqueira:


A

Benefício fiscal – serve para desenvolver setores pesqueiros, com isenção fiscal e subvenção econômica tendo peculiaridades específicas.


B

Crédito rural – destinado a finalidades de custeio e de investimento de atividades de pesca.


C

Seguro desemprego – concedido ao pescador artesanal como benefício temporário recebido durante os meses de defeso, desde que o pescador obedeça aos requisitos estabelecidos (como exercer a atividade pesqueira de forma artesanal − sem contratação de terceiros – e ter suas atividades paralisadas no período de defeso).


D

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – programa que atende aos pescadores artesanais que possuem renda familiar dentro de faixas pré-estabelecidas e que se dedicam à pesca artesanal, tendo, por exemplo, fins comerciais, explorando a atividade como autônomos, com meios de produção próprios ou em regime de parceria com outros pescadores igualmente artesanais.


E

Grupo Executivo do Desenvolvimento Industrial da Pesca – é o responsável pela deliberação executiva da política de promoção do desenvolvimento da indústria pesqueira em âmbito nacional, sendo ligada à Presidência da República, e realizando o apoio da produção e o fomento da atividade pesqueira, com status de Ministério e atribuições de formular a política de fomento e desenvolvimento da aqüicultura e pesca no Brasil, visando a sua industrialização permanecendo a gestão compartilhada do uso dos recursos pesqueiros com o Ministério do Meio Ambiente.

Com o recente reordenamento da pesca de lagosta no litoral norte e nordeste do Brasil, o governo federal vem fomentando o uso de covos ou manzuás ao disponibilizar linhas de crédito aos armadores, como, por exemplo, a do PRONAF.


C
Certo

E
Errado

Na forma da legislação vigente, a gestão e o ordenamento da pesca, independentemente do estágio de explotação das espécies, são de competência exclusiva do Ministério do Meio Ambiente.


C
Certo

E
Errado

Em casos como o da situação apresentada, é tecnicamente justificável e legalmente viável a introdução (soltura) da carpa prateada.


C
Certo

E
Errado

A ineficiência no manejo dos recursos e do descumprimento à legislação de pesca colocam os estoques pesqueiros sob o risco de sobre-explotação, havendo necessidade da preservação dos estoques de recursos aquáticos e também dos locais onde habitam. Com base no descrito acima, analise as afirmações abaixo.

I. Os locais de desenvolvimento dos alevinos, como os estuários e as zonas costeiras, têm sido exaustivamente explorados e destruídos pelos projetos agrícolas.

II. A fiscalização não inibe a degradação do ecossistema pela poluição industrial, colocando em risco espécies de peixes.

III. Os recursos ambientais, segundo a Lei Federal no 9.985/00, são: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

É correto o que se afirma APENAS em


A
I.

B
II.

C
III.

D
I e II.

E
II e III.

O sistema de amostragem biológica dos desembarques tem como objetivos determinar a estrutura de comprimento da população e estimar parâmetros relacionados com a reprodução. Existem metodologias apropriadas para definir o tamanho em que a espécie atinge a maturidade sexual. Portanto, se exemplares forem capturados com tamanho inferior ao demonstrado nos estudos, haverá uma redução do estoque dessa espécie. Baseado nessas informações analise as afirmações abaixo.

I. A imposição de um tamanho mínimo legal de captura, pelo IBAMA, colabora para a manutenção do estoque da espécie protegida.

II. A proteção para um determinado recurso, deve coincidir com a época em que os recursos pesqueiros de outras espécies sejam mais abundantes e disponíveis para a captura.

III. O tamanho dos exemplares de uma determinada espécie não influencia na reprodução da espécie, mas influenciam na avaliação do estoque.

É correto o que se afirma APENAS em


A
I e II.

B
I e III.

C
II e III.

D
I.

E
II.

Dentre os programas do Governo do Estado do Maranhão, destaca-se a execução do zoneamento ecológico/econômico costeiro. Este programa será um importante instrumento de decisão para órgãos de meio ambiente, nos processos de licenciamento ambiental, promovendo assim o desenvolvimento de forma sustentável. O órgão de governo responsável por formular políticas, promover a execução e a avaliação de medidas, programas e projetos de apoio ao desenvolvimento do setor pesqueiro é:


A
Agência para o Desenvolvimento da Aqüicultura.

B
Agência de Desenvolvimento da Pesca e da Aqüicultura.

C
Agência de Defesa da Pesca e da Agricultura.

D
Agência para o Desenvolvimento da Pesca e da Agropecuária.

E
gência de Defesa Agropecuária do Maranhão.
Segundo o Artigo 2o do Decreto Lei no 221/67, a pesca pode efetuar-se com fins:

A
de sobrevivência, comerciais e artesanais.

B
amadores, profissionais e industriais.

C
comerciais, desportivos e científicos.

D
esportivos, artesanais e industriais.

E
extrativistas, predatórios e comerciais.

Quando os exemplares de uma população são capturados em número maior do que o que vai nascer para ocupar o seu lugar e, também, quando os estoques das principais espécies encontram-se sob exploração por um número de embarcações que ultrapassa o esforço máximo tecnicamente recomendado para uma pesca sustentável, diz-se que está ocorrendo uma


A
hiperpesca.

B
despesca.

C
superpesca.

D
superdespesca.

E
sobrepesca.

Um estudo realizado pela FAO sobre a situação dos estoques pesqueiros do mundo, indica que 80% dos estoques pesqueiros considerados de valor comercial encontram-se esgotados devido à intensa pressão de captura. No Brasil o diagnóstico é similar e 80% dos estoques pesqueiros considerados de valor comercial, encontram-se esgotados devido à intensa pressão de captura. Para não atingir um colapso da pesca, as épocas de Defeso foram estipuladas pelo IBAMA. Assim, definese Defeso como


A
um período de paralisação consciente da pesca, para proteger um determinado recurso pesqueiro.

B
uma campanha para proteger os recursos pesqueiros, conscientizando os pescadores sobre a necessidade de não capturar um determinado recurso pesqueiro.

C
um período de paralisação obrigatória da pesca sobre um determinado recurso pesqueiro.

D
um período obrigatório de realização de uma campanha sobre um determinado recurso aquático.

E
um período de pesca de outras espécies, colaborando assim para a manutenção de um determinado recurso pesqueiro.

Há um grande esforço para organizar o setor pesqueiro do Estado do Maranhão, com a realização de um censo estrutural, utilizando-se a metodologia do projeto ESTAPESCA do IBAMA, controlando os pontos de desembarque e registrando-se toda a produção desembarcada e os tipos de equipamentos utilizados. Os dados obtidos e trabalhados servem como subsídio para a organização do setor no Estado. Também são ações importantes para a gestão do setor:

I. Pesquisas e ações para assegurar e recuperar os recursos pesqueiros e os ambientes aquáticos.

II. Parcerias entre os órgãos governamentais federais, estaduais, municipais e as comunidades de pescadores, visando às ações participativas e transformativas, garantindo assim a longevidade e a sustentabilidade dos projetos.

III. Promover a mobilização do público beneficiário e a capacitação intensiva dos envolvidos e parceiros nas questões ambientais.

Como forma de gestão, promovendo a evolução do setor pesqueiro, é correto o que se afirma em


A
III, apenas.

B
II e III, apenas.

C
I e III, apenas.

D
I e II, apenas.

E
I, II e III.

São dois os tipos de sobrepesca, a saber:

I. Quando há a redução significativa do número de adultos de uma população, comprometendo assim o recrutamento nos anos posteriores.

II. Quando indivíduos jovens são progressivamente capturados e o recrutamento ainda continua adequado.

Os tipos de sobrepesca descritos acima são conhecidos, respectivamente, como:


A
extinção e progressiva.

B
população e de crescimento.

C
comprometimento e secundária.

D
primária e secundária.

E
recrutamento e de crescimento.
Determinado órgão licenciador outorgou a um empreendedor licença prévia para a consecução de obra, pelo prazo de 3 (três) anos, no qual deveriam ser cumpridas as condições ali expostas. Estando prestes a expirar o prazo, as condições determinadas pelo órgão licenciador não foram cumpridas. A licença outorgada

A
não poderá ser prorrogada.

B
poderá ser prorrogada por 1 (um) ano.

C
poderá ser prorrogada por 2 (dois) anos.

D
poderá ser prorrogada por 3 (três) anos.

E
poderá ser prorrogada por 5 (cinco) anos.

Pesca marítima é aquela exercida na zona econômica exclusiva do mar territorial brasileiro, que se estende até 200 milhas da costa.


C
Certo

E
Errado

Na pesca do pargo, segundo a norma ora vigente, as limitações do esforço de pesca e, conseqüentemente, a definição do número máximo de embarcações permitidas levam em consideração o sistema de propulsão e o porte das embarcações a serem permissionadas.


C
Certo

E
Errado

A introdução ou reintrodução de espécies alóctones em cursos d’água depende do atendimento de critérios e procedimentos estabelecidos em norma do órgão ambiental competente.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado