

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma instalação elétrica, cujo fator de potência é igual a 0,5 indutivo,solicita uma potência reativada fonte igual a Q.
Para que essa instalação tenha o seu fator de potência elevado a 0,866, deve ser instalado um banco de capacitores igual a
Q/2, somente.
Q/3, somente.
2Q/3, somente.
2Q/3 ou 4Q/3.
Q/2 ou 3Q/2.
Uma fonte trifásica simétrica na configuração estrela alimenta uma carga trifásica equilibrada na configuração delta. A tensão de fase da fonte é igual a V e sua corrente de fase igual a I.
Na carga o valor das tensão de fase e da corrente de linha são, respectivamente iguais a
30,5.V e I
30,5.V e 30,5 . I
V e I/30,5
V e 30,5 . I
V/30,5 e I
Por meio de um multímetro analógico, deseja-se determinar os tipos (NPN ou PNP) dos transistores T1 e T2. A tabela a seguir apresenta o resultado de uma avaliação realizada, supondo o multímetro sendo utilizado em uma escala conveniente de medição de resistência:
Transistor | Polo positivo do multímetro | Polo negativo do multímetro | Leitura |
T1 | base | emissor | resistência baixa |
T1 | base | coletor | resistência baixa |
T2 | base | emissor | resistência muito alta (∞) |
T2 | base | coletor | resistência muito alta (∞) |
Sobre essa avaliação, é correto afirmar que
T1 é NPN e T2 é PNP.
T1 é NPN e T2 está danificado.
T1 é PNP e T2 é NPN.
T1 e T2 estão danificados.
T2 é PNP e T1 está danificado.
Um multímetro digital possui escala de medição de capacitância. Antes de se medir o valor da capacitância, recomenda-se
carregar o capacitor com uma tensão inferior à da bateria do multímetro.
carregar o capacitor com uma tensão superior à da bateria do multímetro.
colocar um resistor de cerca de 1 M ohm em paralelo com o capacitor.
colocar um resistor de cerca de 100 ohm em série com o capacitor.
descarregar o capacitor, caso ele possua alguma carga.
Considere as afirmativas a seguir. Identifique a opção que identifica quais afirmativas são corretas.
I. Exatidão: é a medida do grau de concordância entre a indicação de um instrumento e o valor verdadeiro da variável sob medição;
II. Precisão: é a medida do grau de reprodutibilidade da medida; isto é, para um determinado valor da variável, a precisão é a medida do grau de afastamento, ou da dispersão existente, entre várias medidas sucessivas;
III. Sensibilidade: é a razão entre a intensidade do sinal de saída, ou resposta, do instrumento e a intensidade do sinal de entrada, ou variável sob medição;
IV. Resolução: é a menor variação na variável medida que pode ser indicada pelo instrumento:
V. Erro: é a medida do desvio entre o valor medido e o valor verdadeiro.
No SI, gauss (G) é a unidade de densidade de fluxo magnético, e 1 G equivale a 1 Wb/m2.
O número 0,0031 tem dois algarismos significativos, enquanto o número 3100,0 tem cinco algarismos significativos.
Atenção: Para responder às questões de números 51 e 52, considere o gráfico de corrente abaixo.
A frequência do sinal vale
20 kHz.
40 kHz.
60 kHz.
80 kHz.
100 kHz.
Como é denominada a corrente elétrica que não muda de polaridade, mantendo-se com um pólo sempre positivo e outro sempre negativo?
AC/DC.
Corrente alternada.
Corrente contínua.
Corrente de pico.
Um misturador de microondas usa um dispositivo não-linear como um diodo ou um transistor para multiplicar um par de sinais de RF (radio frequência). Seu desempenho (do misturador) pode ser medido usando um analisador de espectro. Com relação ao analisador de espectro, NÃO ESTÁ CORRETO:
I. O analisador de espectro proporciona uma análise de sinais alternados no domínio da frequência.
II. O analisador de espectro apresenta o resultado medido em uma tela, com a amplitude na horizontal e a frequência na vertical, sendo suas escalas geralmente dadas em dB.
III. O analisador de espectro proporciona informações contidas no sinal de forma direta, tais como tensão, potência, período e frequência.
IV. Os três tipos de medições mais comuns realizadas com analisador de espectro são modulação, distorção e ruído.
V. Existem dois métodos geralmente usados por analisadores de espectro: varredura (sweep) e análise por Transformada Rápida de Fourier (FFT). Existem também alguns analisadores de frequência que utilizam os dois métodos.
Alternativas I e II apenas.
Alternativa II apenas.
Alternativas I, II, III e IV.
Alternativas II e V apenas.
Alternativa V apenas.

I - c ; II - d ; III - e ; IV - b ; V - a.
I - c ; II - d ; III - e ; IV - a ; V - b.
I - c ; II - e ; III - d ; IV - a ; V - b.
I - d ; II - c ; III - a ; IV - e ; V - b.
I - d ; II - e ; III - b ; IV - a ; V - c.

0,5
2,0
5,0
20
50
Uma residência é iluminada por 10 lâmpadas incandescentes, sendo cinco de 100 W e cinco de 60 W.
A potência consumida pelas lâmpadas, em kWh, no período de 30 dias, sendo a média diária de pleno uso das lâmpadas de 3 horas, é de
48
72
144
480
720
Qual símbolo representa, em uma instalação elétrica, uma tomada de luz na parede, localizada a 2.000 mm do piso acabado?





Erros sistemáticos afetam a grandeza medida de forma aleatória e não polarizada, de modo que não é possível reduzi-los de maneira significativa.

O valor mais aproximado, em milímetros, de uma medida que está especificada como 3/16” é:
3,18.
6,35.
2,54.
4,76.
25,4.