

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Lei n. 10.098/2000 e suas alterações estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Sobre as barreiras definidas neste dispositivo, leia as assertivas a seguir e marque a alternativa correta:
I- As barreiras são qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros;
II- As barreiras urbanísticas são as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;
III- As barreiras arquitetônicas são as existentes nos edifícios públicos e privados;
IV- As barreiras nos transportes são as existentes nos sistemas e meios de transportes.
As assertivas I e II estão erradas.
Estão corretas as assertivas II, III e IV.
Somente as assertivas I e IV estão corretas.
As assertivas III e IV estão erradas.
Somente estão corretas as assertivas I e II.
A Norma Regulamentadora n.º 35 (NR-35), do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece os requisitos e as medidas de prevenção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. De acordo com a NR-35:
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do excerto:
3,0 − autorizado − acesso − cordas.
3,0 − habilitado − acesso − plataformas.
2,0 − habilitado − movimentação − cordas.
3,0 − habilitado − movimentação − plataformas.
2,0 − autorizado − movimentação − cordas.
Na NBR 5101, são estabelecidos requisitos de iluminação de acordo com certas classes de iluminação viária. Com base nessa classificação, as áreas de estacionamento e praças de pedágio são classificadas em
classe M (vias de tráfego motorizado).
classe C (áreas de conflito).
classe P (vias de tráfego de pedestres).
classe TP (área de trânsito pesado).
classe E (vias de trânsito especial).
Em relação às instalações elétricas de baixa tensão, analise as afirmativas a seguir:
I. A simbologia elétrica utilizada em projetos deve seguir normas técnicas específicas para garantir uniformidade e interpretação correta.
II. Em projetos unifilares, a representação de todos os condutores fase, neutro e proteção devem ser feita individualmente.
III. A NBR 5410 permite o uso de condutores com seção inferior a 1,5 mm² em circuitos de iluminação, desde que protegidos adequadamente.
IV. A representação multifilar é mais comum em diagramas de comando e força, sendo menos utilizada em projetos residenciais.
Estão corretas as afirmativas:
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
Considere o diagrama de força simplificado abaixo, que representa a entrada de energia e o quadro de medição de uma unidade consumidora em baixa tensão:

O esquema de aterramento implementado é classificado, conforme a ABNT NBR 5410, como
TT.
TN-S.
TN-C.
TN-C-S.
Conforme a ABNT NBR 5410, que estabelece as condições para instalações elétricas de baixa tensão, assinale CORRETAMENTE sobre uma característica fundamental e distintiva do esquema de aterramento TN-C.
O condutor Neutro (N) e o condutor de proteção, Proteção Equipotencial (PE), são distribuídos de forma completamente separada em toda a instalação, a partir da fonte.
As funções de condutor neutro e de condutor de proteção são combinadas em um único condutor, condutor Protective Earth and Neutral (PEN), em toda a extensão da instalação.
As massas da instalação são diretamente aterradas através de um eletrodo de aterramento eletricamente independente do eletrodo de aterramento da alimentação.
O ponto de alimentação (neutro do transformador) não possui qualquer ligação intencional com a terra, sendo as massas aterradas localmente.
O técnico da UFABC é responsável pela expansão de uma instalação industrial que possui áreas de baixa tensão (até 1 kV) e média tensão (1 kV a 36 kV). Além de dimensionar cabos, disjuntores e sistemas de aterramento, ele precisa garantir conformidade normativa e segurança para operação e manutenção, considerando que haverá trabalhadores realizando intervenções periódicas.
Com base nas normas NBR 5410, NBR 14039 e NR10, assinale a alternativa correta.
Em áreas de média tensão, conforme NBR 14039, é permitido que sistemas de proteção não tenham coordenação seletiva se existirem dispositivos de aterramento redundantes. Nesse caso, a NR-10 não se aplica a trabalhadores especializados.
A NBR 5410 define critérios de proteção contra choques elétricos, seccionamento, capacidade de condução de corrente dos condutores e escolha de dispositivos de proteção, devendo ser aplicada simultaneamente com a NR-10 para garantir segurança de operação e manutenção, mesmo em baixa tensão.
A NR-10 permite que trabalhadores realizem intervenções em média tensão sem bloqueio de fontes de energia, desde que estejam utilizando EPI individual e treinamentos básicos, independentemente da aplicação das NBRs.
Em áreas de baixa tensão, a NBR 5410 é aplicável apenas a projetos novos, enquanto instalações existentes podem ser mantidas sem atualização normativa, desde que atendam aos critérios de aterramento definidos na NR-10.
A aplicação simultânea da NR 10 e da NBR 5410 é desnecessária, pois a norma NBR 14039 abrange as considerações necessárias para toda a instalação.
Sobre a interpretação de desenhos e esquemas de circuitos elétricos em instalações prediais, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Os pontos de iluminação devem ser representados dentro do quadro de energia para facilitar a leitura.
O símbolo do interruptor simples pode ser utilizado para representar uma tomada, pois ambos são comandos elétricos.
Os esquemas elétricos devem seguir normas técnicas e usar símbolos padronizados para garantir a execução correta e a segurança da instalação.
O diagrama unifilar apresenta todos os condutores em perspectiva real, como visto na instalação final.
Para entender desenhos e esquemas elétricos, não é obrigatório conhecer normas como a NBR 5410 ou outras da ABNT.
Em relação à Agenda 21, analise as assertivas a seguir:
I. É um documento que apresenta uma série de planos de ação voltados prioritariamente para o desenvolvimento econômico dos países da América Latina.
II. Trata-se de um documento abrangente que visa à participação de todas as esferas da sociedade e a colaboração entre os países.
III. Por ser voltada para aspectos do desenvolvimento econômico e social, não aborda questões relacionadas ao meio ambiente.
IV. Seu objetivo é a implementação de medidas locais, regionais e globais, que demandam a ação em conjunto e isolada, para garantir um novo modelo de desenvolvimento.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas I e IV.
Apenas II e IV.
Apenas III e IV.
Os circuitos presentes no banheiro estão divididos conforme preconiza a norma.
Certo
Errado
Seguindo as prescrições da ABNT NBR 5410/2008, que trata das instalações elétricas de baixa tensão, recomenda-se omitir o dispositivo de proteção contra sobrecargas em circuitos que alimentem equipamentos de utilização nos casos em que o desligamento inesperado do circuito suscitar uma situação de perigo ou, inversamente, desabilitar equipamentos indispensáveis em uma situação de perigo. São exemplos de tais casos:
I. Circuitos de excitação de máquinas rotativas.
II. Circuitos de alimentação de eletroímãs para elevação de cargas.
III. Circuitos secundários de transformadores de corrente.
IV. Circuitos de motores usados em serviços de segurança (bombas de incêndio, sistemas de extração de fumaça etc.).
Quais estão corretos?
Apenas I e IV.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
No Brasil, a norma que regulamenta as condições mínimas de segurança para trabalhos envolvendo eletricidade, incluindo instalações elétricas prediais é a:
NR-30;
NR-25;
NR-20;
NR-15;
NR-10.
A figura abaixo apresenta o esquema parcial de uma alimentação elétrica em uma sala:


Este esquema apresenta uma luminária que pode ser comandada por três interruptores em locais diferentes, além de uma tomada monofásica.
Nos eletrodutos I, II, III e IV existem os seguintes condutores:
I (3 retornos); II (uma fase, um neutro, um terra e dois retornos); III (três retornos) e IV (uma fase um neutro e um terra).
I (4 retornos); II (uma fase, um neutro, um terra e três retornos); III (uma fase e dois retornos) e IV (uma fase, um neutro e um terra).
I (4 retornos); II (uma fase, um neutro, um terra e três retornos); III (uma fase e dois retornos) e IV (uma fase e um neutro).
I (2 retornos); II (um neutro e três retornos); III (uma fase e dois retornos) e IV (uma fase e um neutro).
I (3 retornos); II (uma fase, um neutro, um terra e três retornos); III (uma fase e dois retornos) e IV (uma fase e um terra).
Analise as seguintes afirmativas sobre as normas técnicas NR 10, NBR 5410 e NBR 14039.
I. A NR 10 estabelece requisitos e condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos em trabalhos envolvendo eletricidade.
II. A NBR 5410 é aplicável, exclusivamente, a sistemas elétricos de potência e não abrange instalações elétricas de baixa tensão.
III. Uma das principais finalidades da NBR 14039 é regulamentar as instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36 kV. IV. IA NR 10 não aborda aspectos relacionados à segurança em instalações elétricas desenergizadas.
V. A NBR 5410 estabelece práticas para instalações elétricas de baixa tensão, garantindo segurança e funcionamento adequado.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I – II – III – IV.
II – III – IV.
I – III – V.
I – II – IV.
II – IV – V.
Um engenheiro elétrico está planejando a instalação de um novo painel de distribuição de média tensão em uma fábrica. Considerando as normas brasileiras e internacionais relevantes, qual das seguintes alternativas indica corretamente a norma a ser seguida para a especificação e teste de painéis de distribuição de média tensão, além de aspectos relacionados à segurança das instalações elétricas?
NR 10, que estabelece diretrizes para trabalhos em instalações elétricas energizadas.
NBR 5410, que define requisitos para instalações elétricas de baixa tensão.
NBR 14039, que regulamenta instalações elétricas de média tensão entre 1,0 kV e 36 kV.
NBR IEC 62271-200, que trata de painéis de distribuição de média tensão e seus requisitos.
NBR IEC 62271-200, mas apenas para a parte de segurança em instalações desenergizadas.
Relacione corretamente as normas a seguir com sua descrição:
Coluna 1: Normas
1- ABNT NBR 5410.
2- ABNT NBR 13534.
3- ABNT NBR 14039.
Coluna 2: Descrição
( ) | Instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde |
( ) | Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV |
( ) | Instalações elétricas de baixa tensão |
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 – 2 – 3
2 – 3 – 1
2 – 1 – 3
1 – 3 – 2
3 – 2 – 1
Em relação à seleção e instalação dos componentes das instalações elétricas, de acordo com a ABNT NBR 5410/2008, o condutor neutro:
I. Pode ser comum a mais de um circuito.
II. O de um circuito monofásico pode ter seção inferior à do condutor de fase.
III. Quando, em um circuito trifásico com neutro, a taxa de terceira harmônica e seus múltiplos for superior a 15%, a seção do condutor neutro não deve ser inferior à dos condutores de fase, podendo ser igual à dos condutores de fase se essa taxa não for superior a 33%.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Ao realizar a instalação elétrica em uma edificação, é essencial seguir um processo adequado. Qual é a primeira etapa a ser considerada?
Análise da normativa técnica aplicável ao projeto.
Dimensionamento dos condutores conforme a carga elétrica prevista.
Definição dos pontos de iluminação e tomadas.
Escolha dos dispositivos de proteção.
Verificação do aterramento existente.
A caligrafia técnica, normatizada pela ABNT (NBR 8402), utilizada para descrever um desenho legível e fácil desenhável, padronizou algumas proporções e dimensões de símbolos gráficos, como mostra a imagem abaixo.

Assinale a alternativa que representa na imagem as letras (b e h).
b = distância mínima entre linha de base / h = altura das letras maiúsculas.
b = distância máxima entre linha de base / h = altura das letras maiúsculas.
b = distância mínima entre linha de base / h = espaçamento dos caracteres.
b = espaçamento dos caracteres / h = recuo do texto.
b = distância mínima entre linha de base / h = recuo do texto.
A NR-10 é uma Norma Regulamentadora que estabelece os requisitos e condições mínimas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com instalações elétricas e serviços com eletricidade. Sobre a NR-10 é correto afirmar que
ela é aplicável a instalações elétricas alimentadas por extrabaixa tensão.
a Alta Tensão (AT) é a tensão superior a 50 volts em corrente alternada ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
estabelecimentos com carga instalada acima de 75 kW devem constituir e manter em sua posse o Prontuário de Instalações Elétricas.
a barreira é um dispositivo, sistema, ou meio, fixo ou móvel de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros.
em um projeto, a previsão de condições para a adoção de aterramento temporário é opcional.