

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Suponha que, em um estudo, seja preciso definir a demanda por passagens aéreas nos principais municípios brasileiros entre os anos de 2000 e 2025, por meio de um banco de dados em painel. Nesse caso, é adequado utilizar um modelo de efeitos randômicos, que controla características não observadas constantes ao longo do tempo.
Certo
Errado
O setor B apresentou redução contínua no número de processos concluídos entre janeiro e março.
Certo
Errado
Assinale a opção que apresenta apenas exemplos de modelos de distribuições continuas de probabilidades.
Binomial e Poisson.
Exponencial e Normal.
Normal e Binomial.
Poisson e Exponencial.
Binomial e Normal.
O índice X é contínuo, assume valores reais, distribui-se simetricamente em torno de zero e possui desvio padrão superior a 1,5.
Certo
Errado
Deseja-se simular 1.000 valores de uma variável aleatória com distribuição exponencial de parâmetro λ = 2, usando linguagem de programação R.
Qual é o comando que gerará corretamente essa simulação pelo método da transformação integral a partir da distribuição uniforme?
–log(1 – runif(1000))/2
log(1 – runif(1000))/2
runif(1000, rate = 2)
2*exp(–2*runif(1000))
1.5*log(1 – runif(1000))


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Uma variável aleatória contínua X tem função de densidade de probabilidade dada por
f(n)={kx,0<x<20,nos demais casos
Nesse caso, se k é uma constante, o valor esperado de X é igual a
0
1/2
3/5
4/3
Analise as afirmativas abaixo, referentes à geração de números aleatórios:
I. Os números gerados por um computador como aleatórios são considerados pseudoaleatórios, uma vez que existe um algoritmo que origina esses números.
II. Caso o algoritmo gere em algum momento o número usado como semente, a sequência de números pseudoaleatórios deverá se repetir.
III. O número que inicia o algoritmo de geração de números pseudoaleatórios é conhecido como semente.
Quais afirmativas estão corretas:
Todas as alternativas estão corretas.
Somente a alternativa I está correta;
Nenhuma das alternativas está correta.
Somente a alternativa II e III está correta.
Considere uma variável aleatória contínua X com função de densidade de probabilidade dada por
f(x) = Kx2, se 0 < x < 3,
f(x) = 0, nos demais casos,
sendo k constante.
A média de X é igual a
1/3.
18/27.
54/9.
1.
81/36.
E[ln(Y)] ≥ −0,5.
Certo
Errado
Um pesquisador está estudando a altura dos estudantes de uma universidade. Ele coletou dados e deseja classificar essa variável como discreta ou contínua.
A afirmação verdadeira em relação à natureza dessa variável é:
a variável é contínua, pois são números inteiros;
a variável é contínua, pois são números reais;
a variável é discreta, pois são números decimais;
a variável é discreta, pois são números inteiros;
a variável é discreta, pois são números reais.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
P(T = 3|W ≥ 3) = P(W ≤ 1).
Certo
Errado
Se uma variável aleatória contínua X tem função de densidade de probabilidade dada por
f(x)={λe−λx,x≥00,x<0
com λ > 0, então a variância de X é igual a
λ
1/λ
2/λ
1/λ2
Sejam as variáveis aleatórias independentes 𝑋 e 𝑌, com 𝑋 ~ 𝑁(30,3) e 𝑌 ~ 𝑁(20,2). Considerando que 𝑍 = 5𝑋 + 3𝑌, podemos afirmar que o valor esperado e a variância de 𝑍 valem, respectivamente,
21 e 0.
. 210 e 93.
50 e 5.
250 e 80.
64 e 8.
Na transformação Y=1−ax, a variável aleatória Y segue uma distribuição contínua com média 1/2 e variância 1/12.
Certo
Errado
Sejam x1, x2,…, x100 valores distintos observados de uma variável aleatória contínua 𝑿 que tem distribuição unimodal, formando uma amostra de tamanho n = 100. Denote a média aritmética simples amostral por 𝒙̅ e a moda da amostra por 𝑴𝒐(𝒙), a qual é igual à metade de 𝒙̅. É necessariamente correto afirmar que:
A mediana amostral é menor do que 𝑥̅.
Todos os valores x1, x2,…, xn são positivos.
A distribuição da amostra é assimétrica à esquerda.
∑i=1n (Xi - Mo (x))2 > (n-1) S2, onde S2 denota a variância amostral.
A mediana dos Xi , i = 1, ...,100, denotada por Me (x), é tal que ∑i=1100 (Xi - Me (x)) = 0.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Leia a seguinte afirmativa:
“Suponha X1, X2, ..., Xn uma amostra aleatória de uma variável contínua com função de densidade f(x, θ). Se f(x, θ)= h(x), g(T, θ), conhecido como o critério da fatoração de Fiher-Neyman, então T(X) _______”.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
é uma estatística completa
é uma estatística suficiente
é uma estatística suficiente e completa
não é uma estatística nem suficiente e nem completa
O valor esperado de uma variável aleatória contínua com função de densidade de probabilidade f(x)=cx5, na qual x∈[0,1] e c é uma constante real positiva, é igual a
21.
31.
43.
97.
54.
P(V=0)= exp(0).
Certo
Errado
Assinale a alternativa que apresenta o valor do desvio padrão de uma variável aleatória contínua X com função de distribuição exponencial dada por:
f(x)=5e−x/ 5
1/25.
1/5.
1.
5.
25.
A respeito das funções de distribuição de probabilidade de variáveis contínuas, assinale a alternativa correta.
A probabilidade de a variável contínua x atender à condição a < x < b é dada pela integral de sua função de densidade de probabilidade entre a e b.
Dizer que X se encontra no percentil 80 % de uma distribuição de probabilidade significa dizer que 80 % dos valores são maiores que x.
Se a probabilidade de o valor da variável contínua X atender à condição X > M é igual a probabilidade de atender à condição X < M, então M é média da distribuição.
O valor médio da variável continua x com distribuição de probabilidade f(x) é dado pela integral de f(x) sob todo o intervalo de variação de x.
A variância V(X) de uma distribuição pode ser calculada por V(X) = [E(X)]2 − E(X 2 ), em que E(X) é o valor médio de X.