Questões de Concurso sobre Estimadores

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
72 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sejam X e Y as variáveis independente e dependente, respectivamente. Sabemos que o modelo ajustado a 9 observações tem a forma Y = X e que as estatísticas obtidas são:


183, 178, 3850, 3969 e 3738


Assim, a estimativa de é dada por:


A

0,05


B

0,23


C

0,86


D

0,93


E

0,97

Para a aplicação de técnica de estimação por intervalos, há uma série de requisitos e recomendações.

Sobre essas condições, é correto afirmar que:


A

a amplitude do intervalo varia positivamente com o grau de confiança, o tamanho da amostra e o valor do parâmetro;


B

o nível de significância é dividido por igual pelos extremos da distribuição para que a estimativa intervalar seja a mais precisa (ótima) possível;


C

a ideia da técnica é a da construção de um intervalo ao qual seja possível associar uma probabilidade, justamente aquela de que o parâmetro de interesse esteja nele contido;


D

é necessário identificar uma estatística, denominada quantidade pivotal, que dependa da seleção da amostra, a priori, mas que não dependa do parâmetro de interesse;


E

é inquestionável que, antes da seleção da amostra, o grau de confiança é a probabilidade de o intervalo teórico conter de fato o verdadeiro valor do parâmetro de interesse.

Durante as aulas, muitos professores buscam fazer analogias dos conteúdos que serão ministrados, com outras situações que aparentemente não se relacionam com o conteúdo, porém após estas analogias o entendimento dos alunos sobre determinados conceitos teóricos, tem uma tendência de ser melhor compreendido. É nesta direção, que muitos professores de estatística comparam o processo de estimação de parâmetros na estatística com um atirador de dardos em um alvo. Obviamente, nesta comparação é desejado que o estimador de um parâmetro populacional tenha características semelhantes à de um “bom atirador de dardos no alvo”. Suponha que as figuras a seguir representam os alvos (O objetivo é acertar o centro de cada alvo) e que os pontinhos nos alvos são os locais em que os atiradores acertaram os seus dardos após algumas tentativas.


Imagem associada para resolução da questão


Na analogia destes cenários com o processo de estimação, pode-se afirmar que:


A

O atirador 2 representaria um estimador preciso, porém viesado.


B

O atirador 1 representaria um estimador preciso e não viesado.


C

O atirador 3 representaria um estimador com variabilidade alta, porém sem viés.


D

O atirador 3 representaria um estimador preciso, porém viesado.


E

Os três atiradores representariam estimadores não viesados.

Assinale a opção correta:


A

A estimativa é o processo que consiste em utilizar a amostra aleatória para estimar dados populacionais deconhecidos.


B

A estimação é o processo que consiste em utilizar dados amostrais para estimar parâmetros populacionais desconhecidos.


C

A estimação é o processo que consiste em utilizar dados amostrais para estimar parâmetros populacionais conhecidos.


D

A estimativa é o processo que consiste em utilizar a população para estimar parâmetros populacionais conhecidos.


E

A estimação é o processo que consiste em utilizar dados amostrais para estimar dados populacionais desconhecidos.

Conforme Boynton, Johnson e Kell (2002), alguns conceitos estatísticos são importantes ao lidar com a amostragem de estimação de média por unidade (MPU). De acordo com os referidos autores, é INCORRETO afirmar:


A

A população auditada pode ser estratificada, ou seja, deve estar dividida de acordo com grupos homogêneos.


B

O desvio-padrão é a medida de variabilidade adotada nesta técnica de amostragem.


C

O tamanho da amostra necessário à consecução de determinado objetivo estatístico está diretamente relacionado com a variabilidade dos valores dos itens da população.


D

O conhecimento do tamanho da população é crítico no cálculo do tamanho da amostra, mas não na análise de resultados.

Sabendo-se que um modelo ajustado a 9 observações foi x, determine o valor de , e assinale a opção correta.


Dados:


x = 406608, y = 379758, xi, yi = 392791, xi = 1854, yi = 1796


A

0,924


B

0,951


C

0,966


D

9,16


E

10,53

No que se refere à média amostral Imagem associada para resolução da questão, na qual Imagem associada para resolução da questão representa uma amostra aleatória simples retirada dessa distribuição X, é correto afirmar que a estimativa da variância do estimador seja igual a 1,25.


C

Certo


E

Errado

Sobre as propriedades dos estimadores, para pequenas e grandes amostras, é correto afirmar que:

A
a não tendenciosidade é uma condição necessária para a suficiência de um estimador;

B
a consistência de um dado estimador pressupõe que a sua tendenciosidade assintótica seja nula;

C
a igualdade entre a variância e o limite de Cramér-Rao correspondente é uma condição necessária para a eficiência;

D
a eficiência assintótica é uma propriedade baseada na ideia de velocidade de convergência da variância;

E
os estimadores robustos são mais apropriados para os casos em que a amostra não contiver outliers.

Para estimar um determinado parâmetro populacional, estão disponíveis os seguintes estimadores cujas estimativas serão obtidas através de uma AAS de tamanho n = 3.

Imagem associada para resolução da questão

Sobre as alternativas disponíveis, é correto afirmar que:


A
ambos são não tendenciosos;

B
Imagem associada para resolução da questão

C
Imagem associada para resolução da questão

D
Imagem associada para resolução da questão

E
Imagem associada para resolução da questão

A seguinte série temporal representa o patrimônio líquido (em bilhões de reais) de uma empresa de 2002 a 2014. Supondo que o modelo linear seja apropriado para descrever a tendência da série.

Imagem associada para resolução da questão

Selecione a seguir os estimadores dos parâmetros da linha de tendência estimada para essa série.


A

Imagem associada para resolução da questão=27,38 e Imagem associada para resolução da questão=1,84


B

Imagem associada para resolução da questão=1,84 e Imagem associada para resolução da questão=27,38


C

Imagem associada para resolução da questão=35,35 e Imagem associada para resolução da questão=0,39


D

Imagem associada para resolução da questão=0,39 e Imagem associada para resolução da questão=35,35


E

Imagem associada para resolução da questão=0,85 e Imagem associada para resolução da questão=6,97

Considere uma amostragem com três estratos, cujos pesos populacionais sejam 0,2, 0,3 e 0,5. Considere, ainda, que os tamanhos das amostras em cada estrato correspondam, respectivamente, a n1 = 20, n2 = 30 e n3 = 50, e que as médias amostrais sejam 12 kg, 6 kg e 8 kg, respectivamente. Nessa situação, a estimativa pontual da média populacional, com base nessa amostra, é igual a 8,2 kg.

C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado