

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente. É o exame mais solicitado pelo profissional de saúde para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença.
Em relação ao exame de hemograma, analise as afirmativas a seguir:
|. Uma contagem de eosinófilos acima do valor normal de referência é denominada eosinofilia.
Il. Na contagem diferencial de leucócitos de um hemograma normal, deve-se encontrar as seguintes células: neutrófilo bastonete, neutrófilo segmentado, linfócito, monócito, eosinófilo e basófilo.
lIl. O VCM (volume corpuscular médio) abaixo do valor de referência normal indica que será encontrada na lâmina micrócitos.
IV. O termo anisocitose é usado quando na lâmina do hemograma é detectada uma diferença na forma das hemácias.
Estão corretas as afirmativas
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
As principais aplicações do teste de Coombs incluem a tipagem dos eritrócitos nos bancos de sangue, a avaliação da doença hemolítica do recém-nascido e o diagnóstico da anemia hemolítica auto-imunológica. O teste de Coombs direto é uma reação em duas etapas para detecção de anticorpos incompletos no soro do paciente. O soro em questão é inicialmente incubado com eritrócitos do teste, e as supostas células recobertas de anticorpo são então aglutinadas por um soro antiglobulina de Coombs
Certo
Errado
Homem de 20 anos buscou atendimento na emergência de um hospital devido a inchaço no tornozelo. Após exame físico foi detectado que havia hemartrose no local. O paciente confirmou que apresenta equimoses espontâneas e hemartroses, desde a infância. Exames laboratoriais no ato do atendimento apresentaram contagem de plaquetas de 180.000/mm3, com morfologia normal; Tempo de Sangramento = 2 minutos; Atividade de Protrombina = 95% (valor de referência: 70 a 100%); Tempo de Tromboplastina Parcial ativado = 80 segundos (valor de referência: 27 a 31;8 segundos); Fibrinogênio = 350 mg/dL (valor de referência: 150 a 370 mg/dL).
-
O diagnóstico mais provável nesse caso; é:
Síndrome de Bernard-Soulier.
Deficiência do fator XII.
Doença de Von Willebrand.
Deficiência de fator VII.
Um quadro de Hemofilia.
O RDW determina o grau do conteúdo de hemoglobina pelos eritrócitos.
Certo
Errado
A técnica de esfregaço sanguíneo é muito utilizada na hematologia clínica, mesmo com o avanço dos sistemas automatizados de determinação dos índices hematimétricos.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
A técnica de esfregaço é muito utilizada, atualmente, para contagem de células sanguíneas.
A técnica de esfregaço permite confirmar alterações morfológicas nas células sanguíneas pela visualização microscópica dos elementos figurados do sangue.
A amostra de sangue deve ser previamente hemolisada à aplicação da técnica de esfregaço.
A técnica de esfregaço consiste em espalhar uma pequena amostra de sangue sobre uma lâmina de microscopia com o auxílio de uma alça de platina estéril.
“Na prática de análises imuno-hematológicas, uma suspensão de hemácias 2% pode ser obtida pela mistura de ________ de concentrado de hemácias + _________ de salina.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
2 mL / 3 mL
10 mL / 100 mL
0,1 mL / 4,9 mL
2 mL / 1.000 mL
0,03 mL / 5,5 mL
Drepanócitos são células frequentemente encontradas nos casos de anemia falciforme.
Certo
Errado
Nos laboratórios de hematologia, são utilizados diversos corantes para a correta identificação das estruturas celulares em seus diversos estágios de maturação. No preparo do corante supravital para identificação de reticulócitos, em um esfregaço sanguíneo, utiliza-se o(a):
azul de cresil brilhante
amarelo de tartrazina
tinta de nanquim
verde de metila
Os exames de coagulação são amplamente utilizados na prática médica. Sua solicitação está indicada para avaliação da hemostasia por meio dos exames convencionais incluídos no coagulograma e na investigação de doenças hemorrágicas e trombóticas. Também é um exame de triagem realizado na rotina préoperatória. Em um perfil completo, assinale a alternativa que apresenta quais os testes que estão incluídos.
Tempo de coagulação, tempo de sangramento, hemograma, contagem de plaquetas e relação kappa/lambda
Tempo de protrombina, tempo de trombina, contagem de plaquetas e dosagem de imunoglobulinas
Tempo de sangramento, tempo de tromboplastina parcial ativado, tempo de protrombina/relação entre tempo de protrombina do doente e valor padrão de protrombina, tempo de trombina e dosagem de fibrinogênio
Tempo de sangramento ativo, tempo para coagulação, hemograma, contagem de plaquetas e dosagem de fibrinogênio
Os valores de creatinina e ureia mostram-se elevados no sangue de pacientes com suspeita de insuficiência renal crônica.
Certo
Errado
Durante o processo de coleta de sangue, devem ser utilizados para determinados exames tubos com anticoagulantes específicos. Para os casos de dosagem de glicose, deve-se utilizar o tubo de coleta que inibe a atividade da enolase da via glicolítica. Qual seria esse tubo de coleta mais indicado, para essa dosagem bioquímica?
Tampa vermelha – sem anticoagulante.
Tubo cinza – fluoreto de sódio.
Tubo azul – citrato de sódio.
Tubo verde – heparina.
São considerados os principais potencializadores utilizados na rotina imuno-hematológica:
Lectina anti-A1;soro anti-D; e, imunoglobulinas.
Butan-1-ol; imunoglobulinas 10%; e, meio de elevada força iônica.
Bipiridina; cloreto de magnésio; e, peptídeos de elevada massa molar.
Enzimas proteolíticas; albumina bovina 22%; e, polietilenoglicol 10% e 20%.
Solução de LISS (sigla do inglês Low Ionic Strength Saline); carbonato de cálcio; e, carbetos hemato-específicos.
As crioglobulinas são proteínas séricas que precipitam em baixas temperaturas e dissolvem-se quando a temperatura é elevada. É correto afirmar que as crioglobulinas
tipo II respondem a cerca de 50% dos casos e são Ig policlonais mistas em combinações de IgG e IgM presentes em doenças do tecido conjuntivo, como LES.
tipo III correspondem a uma mistura de Ig mono e policlonais, sempre com fator reumatoide e frequentemente associado ao vírus HCV.
tipo I são imunoglobulinas (Ig) monoclonais, especialmente IgM tipo k, comumente associadas ao mieloma múltiplo.
podem ser identificadas normalmente pela eletroforese de proteínas séricas.
precipitam quando soro e plasma do mesmo paciente são refrigerados, ou quando só o plasma é refrigerado, mas não precipitam quando só o soro é refrigerado.
Leia o texto abaixo:
“A distenção sanguínea é a extensão de uma gota de sangue em uma lâmina de vidro usando-se a borda lisa de outra lâmina idêntica. A confecção de um bom ______ sanguíneo é o primeiro passo para se obter um exame ______ de qualidade”.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
esfregaço / morfológico
teste / analítico
esfregaço / bacteriológico
teste / parasitológico
Diversos testes são utilizados nas agências transfusionais para garantir a segurança nos procedimentos de utilização de sangue e hemocomponentes. Em um teste em que a amostra de eritrócitos aglutina com os soros anti-A, anti-B e anti-D, apresenta-se como resultado o grupo sanguíneo:
AB Rh negativo
AB Rh positivo
O Rh negativo
O Rh positivo
“É uma célula que possui quase a coloração da hemácia madura. O núcleo é menor e intensamente condensado e intensamente corado de roxo, pode ser central ou excêntrico. O núcleo é uma massa homogênea pronta para ser expulsa”. Essa definição se refere ao:
eritroblasto basófilo.
eritroblasto policromatófilo.
eritroblasto ortocromático.
reticulócito.
Na realização de um hemograma, a automação sinalizou a contagem de 30.000 leucócitos/mm3. Contudo, ao observar-se a lâmina ao esfregaço foi possível contar 30% de eritroblastos. Qual o valor corrigido de leucócitos/mm3 do paciente?
33.000.
27.000.
21.000.
39.000.
A taxa normal de excreção de albumina é de < 20 mg/dia, a excreção persistente de albumina entre 30 e 300 mg/dia é dominada de microalbuminúria. Sobre este exame é correto afirmar que:
No diabetes dos tipos 1 e 2 e também em hipertensos, o achado de microalbuminúria é um achado normal.
Pode-se observar a ocorrência de microalbuminúria em situações não patológicas, a exemplo da gravidez, e após exercícios leves.
Pode ser detectada por tira reagente.
A medição da razão albumina:creatinina na urina em uma amostra não programada constitui a estratégia de triagem preferida para a microalbuminúria.
Uma criança de três anos, deu entrada no hospital apresentando diarreia intensa e vômitos há três dias. O médico solicitou hemograma completo e encaminhou a criança para hidratação endovenosa. O resultado do seu eritrograma encontra-se descrito abaixo:
Exame 1
-
Paciente | Valor de Referência |
Eritrograma | |
Hemácias: 5.300.000 / mm3 | 3.900.000 a 5.300.000 / mm3 |
Hemoglobina: 16,2 g/dL | 11,5 a 13,5 g/dL |
Hematócrito: 45 % | 34 a 40 % |
VCM: 72 fL | 75 a 87 fL |
HCM: 24 pg | 24 a 30 pg |
CHCM: 33 % | 32 a 37 % |
RDW: 16,8 % | 11,6 a 14 % |
O médico estranhou os resultados e pediu novo exame. O resultado do novo eritrograma se encontra abaixo:
Exame 2
-
Paciente | Valor de Referência | |
Eritrograma | ||
Hemácias: 3.300.000 / mm3 | 3.900.000 a 5.300.000 / mm3 | |
Hemoglobina: 9,5 g/dL | 11,5 a 13,5 g/dL | |
Hematócrito: 30 % | 34 a 40 % | |
MCV: 70 fL | 75 a 87 fL | |
MCH: 22 pg | 24 a 30 pg | |
MCHC: 31 % | 32 a 37 % | |
RDW: 16,8 % | 11,6 a 14 % |
Marque a opção que apresenta, respectivamente, a explicação para a diferença entre os eritrogramas e o tipo de anemia apresentado pela criança.
Hemoconcentração por desidratação. Anemia normocítica e hipocrômica.
Hemoconcentração por tempo de garroteamento. Anemia macrocítica e hipocrômica.
Hemoconcentração por desidratação. Anemia microcítica e hipocrômica.
Hemoconcentração por tempo de garroteamento. Anemia normocítica e hipocrômica.
Um dos avanços na saúde neonatal é o diagnóstico precoce de erros inatos do metabolismo realizado por meio do teste do pezinho. A doença detectada por esse teste, que é decorrente da substituição do ácido glutâmico por valina na cadeia da hemoglobina, é conhecida como:
fibrose cística
drepanocitose
fenilcetonúria
eritroblastose fetal