

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A velocidade de propagação de uma onda em um plano xOy que obedece à equação y=5cos2π(400t−40x), em que t expressa o tempo em segundos, equivale a 10 m/s.
Certo
Errado
O bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio, de curto alcance, presente em diferentes dispositivos eletrônicos de consumo. Ela permite que aparelhos eletrônicos diferentes se conectem e troquem dados entre si. No padrão bluetooth, denominado de Classe 2, as antenas transmitem sinais de potência igual a 2,4 mW e possibilitam conectar dois dispositivos distanciados até 10 m. Considere que essas antenas se comportam como fontes puntiformes que emitem ondas eletromagnéticas esféricas e que a intensidade do sinal é calculada pela potência por unidade de área. Considere 3 como valor aproximado para π.
Para que o sinal de bluetooth seja detectado pelas antenas, o valor mínimo de sua intensidade, em m2W, é mais próximo de
2,0 × 10–6.
2,0 × 10–5.
2,4 × 10–5.
2,4 × 10–3.
2,4 × 10–1.
Entre as alternativas a seguir, que trazem afirmações sobre ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas, assinale aquela que está correta.
A difração é um fenômeno que não pode ser observado nas ondas sonoras.
A difração e a polarização são fenômenos que ocorrem com qualquer tipo de onda.
O Princípio de Huygens só pode ser aplicado para o estudo das ondas eletromagnéticas.
A interferência é um fenômeno que pode ocorrer com ondas mecânicas e com ondas eletromagnéticas.
A onda sonora é uma onda mecânica, diante disso, ela necessita de um meio para se propagar. A velocidade de propagação, entretanto, depende de algumas variáveis como a temperatura e a pressão do meio de propagação. Sabendo-se que a velocidade de propagação da luz no ar, à pressão de 1 atm e 20°C é de 343 ms-1 . Julgue os itens abaixo (I, II e III), e verifique se a velocidade da luz no ar é maior, menor ou igual aos mesmos.
I.Água pura.
II.Água do mar.
III.Gelo.
Marque a alternativa CORRETA.
A velocidade da luz no ar é maior no item II e menor nos itens, I e III.
A velocidade da luz no ar é menor do que nos itens, I, II e III
A velocidade da luz no ar é igual aos itens, I, II e III.
A velocidade da luz no ar é maior do que nos itens, I, II e III.
A velocidade da luz no ar é menor do que o item III e maior do que os itens, I e II.
Na figura ao lado estão associadas 10 molas unidas a uma massa M que são postas a oscilar. Considerando que M = 40 kg, k1 = 4 N/m, k2 = 6 N/m, k3 = 8 N/m e k4 = 10 N/m e desprezando a massa das barras que as conectam e as forças de atrito, assinale a alternativa que apresenta corretamente o período de oscilação do conjunto.

1,1 π s
3,6 π s
5,2 π s
8 π s
10 π s
Um pêndulo simples com 1,0 m de comprimento e 20,0 g de massa está suspenso em um carro de corrida que se move com velocidade de módulo constante descrevendo uma circunferência de 50,0 m de raio. A aceleração radial do carro é 800 m/s2 e o pêndulo sofre pequenas oscilações na direção radial em torno da posição de equilíbrio. Considerando g = 10,0 m/s2, podemos afirmar que a frequência dessas oscilações é
𝑓 = 4π1 800 Hz.
𝑓 = 2π1 810 Hz.
𝑓 = 2π1 10 Hz.
𝑓 = π1 50 Hz.
𝑓 = 2π1 30 Hz.
O técnico de laboratório levou para a aula um carrinho de brinquedo do seu irmão. O carro era uma viatura policial que emitia uma sirene. Ele fez o veículo movimentar enquanto tocava a sirene. A figura a seguir demonstra o experimento realizado pelo técnico no qual o brinquedo, com a sirene ligada, está em movimento entre duas pessoas e se aproximando da pessoa à direita na figura.

O técnico observou que, ao se afastar da fonte, a pessoa tem a sensação de estar ouvindo um som da fonte como sendo mais grave após o som da fonte ter se afastado dela.
Analisando-se em detalhes o experimento, o técnico fez duas asserções com relação ao fenômeno sonoro descrito. Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I − Quando uma fonte sonora se aproxima de uma pessoa em repouso, a frequência do som ouvido por ela é maior do que aquela ouvida quando a pessoa se afasta da fonte
PORQUE
II − o observador parado recebe maior número de ondas por unidade de tempo.
Sobre as asserções, é correto afirmar que
as duas são falsas.
a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
as duas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
as duas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Uma fonte de energia é considerada sustentável quando mantém um ciclo equilibrado de produção e consumo e supre as necessidades humanas, garantindo o desenvolvimento econômico e social e a preservação ambiental. Assinale a alternativa INCORRETA para fontes sustentáveis de energia:
Biocombustível e gás natural
Eólica e oceânica
Hidroelétrica e solar
Solar e geotérmica
Um alto-falante emite um som que, ao ressoar na frente de um tubo fechado em uma das extremidades, forma ondas estacionárias configurando o terceiro harmônico. No mesmo local, ao emitir um som de frequência duas vezes maior na frente de um tudo aberto em ambas as extremidades, ondas estacionárias formadas vão configurar o segundo harmônico. A relação entre os comprimentos dos tubos fechado (Lf ) e aberto (La ) é
LaLf=45
LaLf=38
LaLf=35
LaLf=47
LaLf=37
Analisando-se o comportamento dual desses elétrons, pode-se afirmar que, ao atravessar a dupla fenda, esses elétrons adquirem um comportamento ondulatório. Um feixe de elétrons disparado com uma velocidade de 3,3 x 105 m/s, que passa por uma dupla fenda, tem uma frequência que equivale a qual tipo de onda do espectro eletromagnético apresentado a seguir?
(Dado: melétron = 9,1 . 10–31 kg e h = 6,6 . 10–34 m2kg/s.)

Raio X
Luz visível
Ultravioleta
Micro-ondas
Um oscilador harmônico simples vertical é constituído de uma mola elástica de constante k = 20 π2 N/m e um corpo oscilante de massa m = 5,0 kg. Num certo instante, esse corpo é largado do repouso de um ponto localizado a 50 cm acima de sua posição de equilíbrio. Neste instante, ele já se encontra em movimento retilíneo e horizontal com velocidade de 0,60 m/s. A posição desse corpo 8,0 s após o início do movimento, em relação ao ponto de início de seu movimento, é dada pelo par ordenado, em metros,
4,8 ; 0,25.
4,5 ; 0,50.
4,8 ; –0,50.
4,5 ; –0,50.
4,8 ; 0,50.
A figura mostra a fotografia, em um dado instante, de uma corda na qual se propaga um pulso transversal triangular, cujas dimensões estão indicadas.

A distância percorrida por um ponto qualquer da corda enquanto o pulso passa por ele é de
100 cm.
96 cm.
80 cm.
60 cm.
48 cm.
Um pêndulo de massa 𝑚𝑚 e de comprimento 𝑙𝑙 é preso a um suporte que se desloca horizontalmente, de acordo com a lei 𝒙(𝒕) = 𝒂 𝐜os 𝝎𝒕, 𝝎 e a são constantes. Considere que a aceleração da gravidade seja 𝑔 e a massa do suporte seja nula. A figura abaixo ilustra o referido sistema.

Marque a alternativa que apresenta a equação de movimento para este pêndulo.
θ¨+lgsinθ−laω²cosωt cosθ=0
θ¨+lgsinθ−laω²sinωt cosθ=0
θ¨+lgsinθ−la²ω²cosωt cosθ=0
θ¨+lgsinθ−l²a²ω²sinωt cosθ=0
θ¨+lgsinθ−l²a²ω²cosωt cosθ=0
Dois feixes, 1 e 2, de raio X incidem sobre uma placa de chumbo e são totalmente absorvidos. O comprimento de onda do feixe 2 é quatro vezes maior do que o comprimento de onda do feixe 1.
Sendo E1 e E2 as energias transferidas, respectivamente, pelos feixes 1 e 2 para a placa ao serem absorvidos, é correto afirmar que
E2 = 16.E1.
E2 = 4.E1.
E2 = E1.
E2 = E1/
E2 = E1/
Polarizadores, como polaroide de óculos de sol ou de lentes fotográficas, são dispositivos que selecionam uma das direções de vibração de uma onda transversal, vibrando em várias direções, enquanto as vibrações nas demais direções são impedidas de passar por esse dispositivo, originando, a partir dele, uma onda polarizada. Acerca da polarização, assinale a alternativa correta.
As ondas emitidas por uma estação de rádio são exemplos de ondas polarizadas
A caixa acústica de um violão é um exemplo de polarizador.
A luz solar propagada após atravessar uma lente esférica é um exemplo de luz polarizada.
A luz propagada após atravessar dois polaroides sucessivos e perpendiculares entre si é um exemplo de luz polarizada.
Um polarizador pode ser utilizado para selecionar determinada frequência emitida por um instrumento musical.
Uma esfera oscila horizontalmente em movimento harmônico simples presa à extremidade de uma mola. Seu deslocamento pode ser descrito pela equação X = 0,2.cos (3π.t + π), medida no sistema internacional de unidades.
A velocidade da esfera quando t = 1 s é
– 1,8 m/s.
– 0,6 m/s.
0.
+ 0,6 m/s.
+ 1,8 m/s.
Duas fontes pontuais F1 e F2 emitem ondas de mesma frequência. Utiliza-se um detector D para registrar as intensidades dessas ondas. Verifica-se experimentalmente que ao ser colocado no ponto médio M, equidistante das fontes F1 e F2, como ilustra a figura, o detector D registra um máximo de intensidade.

Num primeiro experimento, mantém-se as fontes fixas e desloca-se o detector D ao longo da direção F1F2. Nesse caso, o detector registra um mínimo de intensidade, pela primeira vez, quando se encontra a uma distância X do ponto médio M.
Num segundo experimento, mantém-se o detector fixo no ponto M e faz-se uma das fontes dele se aproximar ao longo da direção F1F2. Nesse caso, o detector registra um mínimo de intensidade, pela primeira vez, quando a fonte se encontra a uma distância Y de sua posição original.
Essas distâncias X e Y são tais que
X=4Y.
X=2Y.
𝑋 = 𝑌.
𝑋 = 2𝑌.
𝑋 = 4𝑌.
Conforme o movimento oscilatório ocorre, a frequência de oscilação aumenta.
Certo
Errado
A figura a seguir mostra dois anteparos verticais opacos, A e B, separados por uma distância D.

Sobre o anteparo A incide um feixe de raios luminosos horizontais, de luz monocromática. Nesse anteparo há duas pequenas fendas, F1 e F2, separadas por uma distância d, muito menor que D, através das quais a luz se difrata e forma sobre o anteparo B uma figura de interferência.
O ponto P é um ponto próximo do ponto central C equidistante das fontes F1 e F2 onde se localiza uma franja escura. A diferença de percurso no ponto P entre as luzes provenientes das fendas F1 e F2 é 2,7.10-7 m.
É dada a tabela com o comprimento de onda de diferentes cores.
Cor | Comprimento de onda (m) |
Violeta | 4,5.10-7 |
Azul | 4,8.10-7 |
Verde | 5,4.10-7 |
Amarela | 5,7.10-7 |
Vermelha | 6,5.10-7 |
A cor utilizada no experimento foi
violeta.
azul.
verde.
amarela.
vermelha.