

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sabe-se que o desenvolvimento da linguagem tem como pré-requisito a integridade anatomofisiológica do sistema auditivo periférico e central. Assim, não detectar precocemente a perda auditiva causa impacto na aquisição da linguagem e na socialização da criança. O diagnóstico da perda auditiva, quando realizado no primeiro ano de vida, período de maturação e plasticidade funcional do sistema nervoso central, possibilita a intervenção precoce, favorecendo a prevenção de futuras alterações, assim como um prognóstico mais favorável. Em relação às emissões otoacústicas, analise as afirmativas a seguir.
I. Emissões otoacústicas são energias sonoras de fraca intensidade, amplificadas na cóclea pela contração das células ciliadas externas, podendo ser captadas no meato acústico externo.
II. As emissões otoacústicas evocadas classificam-se em: produto de distorção – evocadas por estímulo acústico breve de espectro amplo que abrange um gama de frequências – clique ou tone burst; transitórias – evocadas por dois tons puros simultâneos (F1 e F2) que, por intermodulação, produzem como resposta um produto de distorção (2F1- F2); estímulo-frequência – evocadas porsinal contínuo de fraca intensidade na frequência do estímulo apresentado,sendo menos usadas clinicamente.
III. Recém-nascidos com fatores de risco para deficiência auditiva, independente de serem a termo ou pré-termo têm maiores possibilidades de terem deficiência auditiva sensorioneural. Há relação entre a presença de emissões otoacústicas e idade gestacional para ambas as orelhas, ou seja, quanto menor a idade gestacional, maior a chance de ter emissões otoacústicas transientes ausentes.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Sobre os principais achados fonoaudiológicos em pacientes com Atraso de Linguagem, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Brincadeiras simbólicas pouco elaboradas.
( ) Uso demasiado de gestos e vocalizações.
( ) Vocabulário expressivo acima do esperado.
( ) Estrutura gramatical elaborada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – V – V.
F – V – F – V.
V – V – F – F.
F – F – V – V.
V – F – V – F.
Uma paciente de 34 anos de idade encontra-se na 32a semana de gestação e apresenta pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. Essa intercorrência pré-natal representa fator de risco para o desenvolvimento de alteração na linguagem e na audição. Em relação aos conhecimentos acerca da aquisição de linguagem, assinale a alternativa correta.
As primeiras reações sociais em um bebê aparecem por volta dos 11 meses de vida.
A transição da comunicação gestual para a palavra, pela criança efetivada possibilita o surgimento dos primeiros enunciados.
As interações da criança com o contexto, mediadas exclusivamente pelo brincar com objetos fixos, proporciona a aprendizagem da linguagem e do desenvolvimento social organizado.
A atenção conjunta é a habilidade de coordenar a atenção entre a criança, o adulto e o brincar, e dela extrair uma experiência de aprendizagem.
A sintonia é uma habilidade que possibilita a aquisição da linguagem por fornecer à criança contraste entre a sua fala e as respostas do adulto, ocasionando novas aquisições sintáticas.
Conforme a proposta construtivista, a criança passa por etapas no desenvolvimento do processo de alfabetização. Em relação à escrita, marque a alternativa que indica a fase na qual a criança ainda não estabelece uma relação entre fala e escrita, ou seja, em que a fala não tem interferência nas análises que a criança realiza sobre como se constrói a escrita.
Pré-silábica.
Silábica.
Silábica-alfabética.
Alfabética.
Ortográfica.
Por meio da linguagem, a criança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras, adquirindo os conhecimentos da sua cultura. À medida que a criança se desenvolve, seu sistema sensorial torna-se mais refinado e ela alcança um nível linguístico e cognitivo mais elevado, ao mesmo tempo em que sua socialização se amplia, principalmente quando ingressa na escola e tem maior oportunidade de interagir com outras crianças. Os estudos sobre a pragmática intensificaram-se no final dos anos 70, introduzindo uma perspectiva funcionalista sobre a linguagem, contrapondo-se à visão estruturalista da época. Considerando as habilidades pragmáticas, assinale a afirmativa correta.
A função regulatória envolve o uso da linguagem para satisfazer as necessidades materiais da criança.
A função heurística é observada quando a criança usa a linguagem para expressar sentimentos pessoais em relação às pessoas ou ao ambiente.
As habilidades conversacionais referem-se à capacidade do sujeito em participar de uma sequência interativa de atos de fala, sem intercâmbio comunicativo.
As funções comunicativas são unidades abstratas e amplas que refletem a intenção comunicativa do falante, envolve motivação, metas e a finalidade que se quer conseguir ao comunicar-se com o outro.
Uma das contribuições significativas da perspectiva pragmática foi incluir, ao estudo da linguagem infantil, a comunicação verbal na infância, visto que é a partir de um ano de idade que se inicia o uso da linguagem para interagir com as pessoas e se estabelecer as bases funcionais da comunicação.
A habilidade cognitiva de imitação, desenvolvida ao longo dos primeiros meses de vida da criança, permite o aprendizado de ações por meio da socialização e constitui uma importante forma de desenvolvimento da linguagem e cognição social.
Certo
Errado
Para que o processo de comunicação oral ocorra, diversos mecanismos físicos são necessários, desde o neurológico central da linguagem até os músculos que compõem os articuladores da fala. Nesse caminho, há os pares de nervos cranianos que, em sua maioria, estão envolvidos no controle da voz e da fala. Quanto aos nervos cranianos associados à produção da voz e da fala, é correto afirmar que:
entre os 12 pares de nervos cranianos, nove estão envolvidos na produção da voz e da fala.
o X par, o vago, é um nervo exclusivamente motor que desempenha funções em todo o trato faringolaringeoesofágico, sendo considerado o nervo mais importante da fonação.
o XI par, o acessório, é um nervo misto que supre os músculos trapézio e esternocleidomastóideo. Algumas fibras desse nervo continuam no tronco cerebral e são distribuídas conjuntamente com o nervo recorrente, podendo levar a alterações vocais em caso de lesão.
O VII par, o facial, é um nervo misto que supre principalmente a musculatura da expressão facial. Sua lesão pode gerar paralisia dos músculos faciais ipsilaterais, perda do paladar e redução na produção de saliva, entre outros efeitos.
O V par, o hipoglosso, é um nervo exclusivamente motor responsável por suprir os músculos intrínsecos e extrínsecos da língua. Sua lesão resulta em paralisia de língua e fasciculação muscular.
Nos primeiros anos de vida, as crianças passam a maior parte do tempo com seus pais e cuidadores, e desenvolvem suas habilidades de linguagem na relação com estes e com o meio que as cercam. Assim, a queixa parental tem sido associada a bons níveis de sensibilidade e especificidade para a identificação de crianças com prejuízo de linguagem e fala, especialmente nos primeiros anos de vida. São consideradas queixas parentais frequentes em crianças com atraso de linguagem a(o)
história familiar positiva para transtornos vocais e infecções de repetição em vias aéreas superiores.
presença de vocalizações e balbucio no primeiro mês de vida com resposta imediata aos chamados verbais, que descontinuaram antes de completar 12 meses.
função comunicativa centrada em solicitações, dificuldade para interagir com pares da mesma idade e preferência por adultos durante as brincadeiras.
excesso de sonolência ao longo do dia e sono agitado à noite, acompanhado de febre e terror noturno.
presença de compulsão alimentar e preferência por alimentos adocicados.
No desenvolvimento da linguagem, duas fases são importantes. A fase pré-linguística, em que são vocalizados apenas fonemas e posteriormente a fase linguística, quando a criança começa a falar palavras isoladas com compreensão. Assinale a alternativa que corresponde a idade esperada para a criança que: entende instruções e usa habitualmente linguagem telegráfica até três conceitos.
48 meses.
12 meses.
30 meses.
6 meses.
18 meses.
Assinale a alternativa correta sobre o desenvolvimento do sistema fonológico, considerando a idade de 1 a 3 anos, segundo literatura de Fernandes, Mendes e Nava, (2010).
Entre 12 e 18 meses, o inventário fonético é pequeno, consistindo plosivas, nasais e semivogais com um vocabulário de 50 palavras.
Entre 12 e 24 meses, o inventário fonético é de 200 palavras com estruturas silábicas ainda simples como vogal-consoante ou consoante-vogal ou consoante-vogal-consoante.
Aos 12 meses, é a fase de maior expansão do inventário fonético, mas ainda com omissões e substituições.
Aos 36 meses, a criança adquire sons mais complexos, começa a usar palavras mais longas e o sistema fonológico começa a estabilizar-se.
Dos 24 aos 36 meses, a criança possui um vocabulário que lhe permite expressar suas necessidades e as estruturas silábicas ainda são simples com consoante-vogal-consoante-vogal.
Os atrasos na aquisição da linguagem oral são objeto de grande demanda para atendimento e orientação fonoaudiológica. Sendo assim, o que significa CODA?
É o emparelhamento de palavras que apresentam sons iguais, desde a vogal ou ditongo tônico até o último fonema.
Processo fonológico que leva à realização de um som, geralmente uma líquida, como semivogal.
Som ou sons que, junto com o núcleo, que constituem a rima da sílaba.
Traço distintivo monovalente, que expressa o movimento da lâmina da língua.
Constituinte silábico, que inicia a sílaba, e precede a rima.
O diagnóstico de desvio fonológico é dado a crianças com graus variados de ininteligibilidade da fala; nesse aspecto, o uso de recursos como análise acústica, eletroglotografia e ultrassonografia de fala constituem provas que fornecem informações suficientes sobre as dificuldades cognitivo-linguísticas, motoras da fala e perceptivo-auditivas, sendo a principal fonte de informações para definir o plano terapêutico.
Certo
Errado
O indivíduo portador de dislexia, transtorno específico de aprendizagem de etiologia neurológica, apresenta inteligência normal, falha nas habilidades sintáticas, semânticas e pragmáticas, dificuldade na linguagem escrita, comprometimento nas habilidades narrativas de recontagem de histórias, déficits na função expressiva e alteração no processamento de informações auditivas e visuais.
Certo
Errado
Assinale a alternativa que tem como característica ter a linguagem como um comportamento a ser aprendido e por imitação repetitiva.
Racionalismo.
Teorias Sociointeracionista e Construtivista.
Constituição subjetiva/sujeito-falante.
Teoria Behaviorista.
Teoria Chomskyana.
O desenvolvimento cognitivo depende de relações satisfatórias entre diversas funções (sensorial, perceptiva, motora, linguística, intelectual e psicológica), bem como das etapas críticas da maturação neurocerebral do indivíduo. O desenvolvimento da comunicação, linguagem e cognição são interligados e se apoiam na percepção, na fala e no afeto. No que se refere ao desenvolvimento da linguagem da criança, é correto afirmar que:
a linguagem desempenha um papel limitado na organização perceptual, na recepção e na estruturação das informações, na aprendizagem e nas interações sociais do ser humano. É a partir do nascimento que a criança entra no mundo simbólico da linguagem, no entanto, só passa a se sentir parte do mundo social quando começa a marcha e descobre novos espaços.
no primeiro ano de vida, o desenvolvimento cognitivo e motor caminham juntos, havendo predominância de atividades de abstração. Suas respostas permanecem reflexas devido ao controle involuntário dos movimentos.
a participação e mediação de outro ser humano são irrelevantes para o processo de desenvolvimento, pois o outro representa para a criança apenas mais um objeto que pode ser manipulado.
na fase pré-linguística, que se estende até próximo aos 24 meses, ainda que não saiba falar, a criança apresenta linguagem. Nessa fase, a criança inicia a interação simbólica com o outro pelo olhar/expressão facial, pelos movimentos e pelos contatos corporais.
o processo de desenvolvimento da linguagem oral depende também da maturação do sistema nervoso central, da funcionalidade satisfatória do sistema auditivo, do desenvolvimento cognitivo e da funcionalidade dos órgãos fonoarticulatórios, de modo a permitir a produção da fala.
A linguagem é o sistema simbólico usado para representar os significados em uma cultura, abrangendo seis componentes: fonologia, prosódia, sintaxe, morfologia, semântica e pragmática. A linguagem corresponde à troca de informações (receber e transmitir) de forma efetiva, enquanto a fala refere-se basicamente à maneira de articular os sons da palavra, incluindo a produção vocal e a fluência. No que se refere aos componentes da linguagem, assinale a alternativa correta.
A fonologia representa o estudo dos sons da língua e da sua organização em palavras e frases. Corresponde à maior incidência de alteração de linguagem na população.
A prosódia corresponde ao estudo da entonação e do vocabulário de uma sentença. É através dela que concedemos sentido e significado às palavras.
A pragmática é a área de estudos da linguagem que considera a funcionalidade da comunicação que, por sua vez, envolve a associação entre diferentes áreas do desenvolvimento (aspectos linguístico, social e cognitivo).
A semântica é a área de estudo da linguagem que considera a formação e a classificação das palavras.
A sintaxe e a semântica são áreas adjacentes que complementam a morfologia de uma língua.
O distúrbio fonológico, definido como uma dificuldade de fala que se caracteriza pelo uso inadequado de sons de acordo com a idade e variações regionais, pode envolver erros na produção, percepção, organização dos sons e não está restrito a erros articulatórios.
Certo
Errado
Um quadro de afasia de Broca é caracterizado pela produção de frases bem-articuladas com comprimento e melodia normais, no entanto, apesar de a produção ser fluente, o conteúdo da linguagem falada é anormal e contém parafasia verbal ou parafasia literal.
Certo
Errado
Conforme a classificação dos retardos de aquisição da linguagem,
a criança com retardo simples de linguagem com comprometimento nas capacidades comunicativas não possui condições cognitivas e representativas para adquirir linguagem.
os distúrbios que mais afetam o desenvolvimento da criança pequena são as disartrias.
as crianças começam a utilizar a linguagem sempre na mesma época, a partir do segundo ano de vida.
as crianças divergem entre si quanto ao grau e à extensão de dificuldades encontradas.
a criança consegue explorar e manipular objetos facilmente mesmo no retardo de linguagem com atraso global de desenvolvimento.
Sobre o desenvolvimento da linguagem, essa teoria considera “a estrutura comunicativa como anterior, primordial e possibilitadora desse desenvolvimento, em que a linguagem é entendida em seu uso social, que não se afasta de um destaque no papel de facilitação de um adulto, na medida em que a criação de um sistema de partilha e a definição prévia e isolada das intenções de cada interlocutor seriam os requisitos para a aquisição da fala pela criança”.
PALLADINO, Ruth. Desenvolvimento da Linguagem. In.: FERREIRA, Leslie. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo. ROCA, 2007. 762-771
A passagem acima se refere à Teoria da (de)
Pragmática.
Vygotsky.
Wallon.
Piaget.
Zorzi.