

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O hormônio materno envolvido na lactação responsável pela ejeção do leite é o(a):
oxitocina
prolactina
estrogênio
progesterona
Alguns bebês podem apresentar problemas na hora da sucção e da deglutição, ou seja, no ato de engolir o alimento, no caso, o leite materno. Essa situação costuma levar ao desmame precoce e, em geral, não traz consequências para a saúde do bebê.
Certo
Errado
Estão entre as metas da Triagem Auditiva Neonatal (TAN), segundo consenso do Joint Committee on Infant Hearing (JCIH, 2019), EXCETO:
Todos os bebês devem ser submetidos à triagem auditiva, de preferência antes da alta hospitalar e antes de 1 mês de vida.
Todos os bebês com necessidade de reteste da TAN devem ter avaliação audiológica para confirmação do resultado até os 3 meses de idade.
Bebês com alteração na imitanciometria, principalmente quando identificada curva timpanométrica tipo B ou C, devem realizar avaliação otológica para prosseguimento à triagem.
Todos os bebês com perda auditiva em uma ou ambas as orelhas devem ser referenciados imediatamente para intervenção precoce.
O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, que podem comprometer as funções exercidas pela língua. Para isso, o fonoaudiólogo deve:
elevar a língua do bebê e verificar se ele consegue colocar a ponta da língua junto ao palato, antes de sugar o mamilo para garantir a pega correta e evitar escape de leite
verificar a irritabilidade durante o sono e as mamadas, além de verificar se o bebê consegue protruir a língua
elevar a língua do bebê e verificar se a língua está presa, e também observar o bebê chorando e sugando
verificar junto à equipe o ganho e peso após o parto e se há irritabilidade durante as mamadas
O recém-nascido apresenta padrão motor flexor, com movimentos sincrônicos e harmoniosos dos membros. Os reflexos podem ser eliciados facilmente pelo examinador. Assinale a alternativa que mostra CORRETAMENTE como eliciar o reflexo de Moro e qual a reação reflexa do bebê.
Colocar o dedo do examinador próximo aos dedos do pé. O bebê contrai os dedos contra o dedo do examinador.
Provocar um barulho ou movimento súbito, como deixar a cabeça cair para trás. O bebê estica as pernas, abre os braços e fecha-os rapidamente.
Com o bebê deitado, o examinador gira a cabeça para o lado. O bebê tende a estender o braço do lado para onde está virado e flexionar o outro.
Provocar um barulho intenso e rápido. O bebê realiza um movimento rápido das pálpebras.
Assinale a alternativa CORRETA relacionada à atuação fonoaudiológica em unidade neonatal.
I- Para avaliar qual forma de alimentação e o tipo de intervenção necessária no nível de desenvolvimento oromotor, deglutição e processo de alimentação em bebês, vem sendo utilizada em maior escala a avaliação videofluoroscópica.
II- Por meio de uma avaliação clínica comportamental do desenvolvimento oromotor, é possível ter uma visão específica do desenvolvimento do bebê, optar sobre o início da alimentação por via oral em alguns casos, modificar a prescrição por via oral quando necessário, iniciar e/ou continuar o estímulo de sucção não-nutritiva.
III- No caso de bebês com problemas respiratórios crônicos ou cardíacos, um trabalho de sucção não-nutritiva só deve ser iniciado a partir da melhora do quadro respiratório.
IV- Um dos benefícios da sucção não-nutritiva para o bebê é levar a uma maior oxigenação durante e após as mamadas.
Estão corretas as afirmativas I e II.
Estão corretas as afirmativas I e III.
Estão corretas as afirmativas II e IV.
Estão corretas as afirmativas III e IV.
Sobre a Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Os seus facilitadores têm como atribuição realizar oficinas de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), bem como discutir a prática do aleitamento materno e da alimentação complementar no contexto do processo de trabalho da UBS.
Um dos seus objetivos é aprimorar as competências e habilidades dos profissionais de saúde para a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar como atividade de rotina das UBSs.
A pactuação e a alocação de recursos orçamentários para implementá-la é responsabilidade comum a todas as esferas de governo.
Compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal formar tutores em seus municípios, conforme critérios definidos.
No dia 12 de novembro de 1997, foi apresentado o Projeto de Lei nº 3.842/1997, para tornar obrigatória a realização do exame EOA em todos os hospitais e maternidades públicas e privadas do País. As primeiras iniciativas para a divulgação e apoio à implantação da TAN aconteceram em 1998, com a criação do Grupo de Apoio à Triagem Auditiva Neonatal Universal. No ano seguinte (1999), foi elaborada a primeira recomendação nacional para a implantação da triagem pelo Comitê Brasileiro sobre Perdas Auditivas na Infância, que seguiu os princípios e diretrizes internacionais. O Conselho Federal de Fonoaudiologia, em 2000, sob Parecer nº 05/2000, relatou que o Fonoaudiólogo é o profissional capacitado para a implantação e a execução de programas de triagem auditiva em hospitais e maternidades e deve considerar o uso de metodologias objetivas, como o registro das EOA e PEATE.
VERNIER, L. S.; et al. Triagem auditiva neonatal: protocolos, obstáculos e perspectivas de fonoaudiólogos no Brasil - 10 anos da Lei Federal Brasileira nº 12.303/2010. CoDAS, v. 34, n. 2, p. e20200331, 2022.
Quando o recém-nascido não passa nos testes de emissão otoacústica ou potencial evocado auditivo, mas o reteste descarta a perda auditiva, a falha no primeiro teste pode se dar em razão da(o)
ausência de vérmix.
alteração no processamento auditivo central.
ausência de ruído durante o exame, impossibilitando que os aparelhos detectem os ruídos ambientais para depois captar a resposta ao ruído no recém-nascido.
recém-nascido se encontrar sonolento, impossibilitando a reação de sobressalto durante o exame.
presença de vérmix.
Assinale a alternativa abaixo que identifica um dos indicadores de risco para perda auditiva em neonatos:
Meningite viral.
Índice de Apgar 0 - 4 no primeiro minuto, 0 - 6 no quinto minuto.
Peso de nascimento menor do que 2.000g.
Ventilação mecânica por dois dias ou mais.
De acordo com o Manual de Implementação da Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, do Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta.
Dados da II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas capitais brasileiras e no Distrito Federal revelam que o Brasil atingiu a meta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com mediana de amamentação de 11,2 meses.
A II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas capitais brasileiras e no Distrito Federal mostrou também que 41% das crianças menores de 6 meses estavam em AME, quando o desejado, segundo a OMS, é que 90 a 100% dessas crianças sejam alimentadas dessa forma.
Causa preocupação o dado obtido pela Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde, que registrou um índice de 60% de crianças menores de 6 meses recebendo leite de vaca, pois a recomendação é a oferta de leite de vaca somente a partir do sexto mês de vida.
Um dado positivo identificado pela Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde é o fato de mais de 50% das crianças entre 6 e 59 meses consumirem diariamente verduras, legumes e frutas.
Compreender o funcionamento dos bebês, no seu modelo de organização e desenvolvimento, é essencial para a prática clínica, pois, sem o conhecimento prévio, pode ser gerado desgaste no recém-nascido na hora da intervenção. Com base nesse entendimento, assinale a alternativa correta.
A postura, tono e balbucios estão relacionados ao sistema motor do bebê.
A regularização do sistema autônomo é inversa à evolução do padrão motor.
Devido ao seu padrão de imaturidade e instabilidade clínica, a avaliação deve apresentar movimentos reflexos com flexão e extensão.
O sistema autônomo do recém-nascido está relacionado ao sistema de base do bebê e envolve o batimento cardíaco, status respiratório, coloração, sucção e sinais viscerais.
Existem quatro subsistemas de funcionamento: autônomo, motor, organização de estados e atenção/interação. Os bebês a termo apresentam equilíbrio entre eles; os pré-termos, dificilmente, conseguem manter o balanço de funcionamento desses subsistemas, sendo vulneráveis aos estímulos ambientais.
Recém-nascido pré-termo; 30 semanas; peso ao nascimento 1.300 kg; perímetro cefálico de 28 em; 35 cm de comprimento; apgar 5, no primeiro minuto, e seis, no segundo; parto cesária, em razão de sua genitora ter apresentado oligodrâmnio e diminuição do líquido amniniótico. Sem outras repercussões sistêmicas ou intercorrências. Há dois dias de nascido, não apresenta ganho de peso. Assinale a alternativa correta em relação ao processo de avaliação desse paciente.
O aspecto considerado para se estabelecer o momento da intervenção é o quadro respiratório.
Uma estratégia utilizada para minimizar o estresse do bebê durante as intervenções é a mamada mais longa, devido ao binômio mãe/bebê que se estabelece.
Atualmente preconiza-se um balanço calórico de 70 calorias/quilo/dia e estabilidade clínica para se iniciar intervenção direta com a função motora oral.
O trabalho de sucção não nutritiva já pode ser iniciado, pois a melhora do quadro respiratório, nesse caso, demorará a acontecer, e a intervenção precoce é essencial.
O recém-nascido, por ser prematuro, muito baixo peso, encontra-se com quadro clínico instável, com auxílio de suporte respiratório, devido à imaturidade pulmonar e em uso de via alternativa de alimentação para evitar gasto calórico e favorecer ganho de peso, sendo essa, no momento, a sua prioridade clínica.
A Triagem Auditiva Neonatal tem por objetivo a identificação precoce da perda auditiva, possibilitando a intervenção imediata. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Os procedimentos de triagem auditiva neonatal são emissões otoacústicas evocadas, potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) e a triagem auditiva comportamental, sendo que os mais recomendados na literatura internacional são o PEATE e avaliação comportamental.
O tipo de emissão otoacústica mais utilizado em triagens auditivas neonatais são as emissões otoacústicas por estímulo transiente (EOAT), visto que indivíduos com perdas auditivas leves apresentam ausência de EOAT.
Se o neonato tiver EOAT presente, porém não apresentar reflexo cócleo-palpebral (RCP), o resultado sugere que, apesar da cóclea estar íntegra, pode haver uma alteração retrococlear.
Quando há falha na triagem auditiva, o diagnóstico auditivo deve ser realizado.
Medicação ototóxica; hiperbilirruminemia e infecções congênitas estão entre os indicadores de risco para perda auditiva na população de UTI neonatal.
Sobre o Aleitamento materno, assinale a alternativa INCORRETA.
O aleitamento por livre demanda é aquele em que se oferta o leite materno de três em três horas, visando à digestão do bebê, prevenindo regurgitações.
Em geral, um bebê em aleitamento materno exclusivo mama de oito a 12 vezes ao dia.
A mãe deve deixar o bebê mamar, até que fique satisfeito, esperando ele esvaziar a mama para, então, oferecer a outra, se ele quiser.
O leite do início da mamada tem mais água e mata a sede e o do fim da mamada tem mais gordura e, por isso, mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso.
O tempo de permanência na mama em cada mamada não deve ser fixado, haja vista que o tempo necessário para esvaziar uma mama varia para cada dupla mãe/bebê e, numa mesma dupla, pode variar dependendo da fome da criança, do intervalo transcorrido desde a última mamada e do volume de leite armazenado na mama.
A amamentação, apesar de ser um importante momento de trocas entre mãe e filho, não contribui para o desenvolvimento ou a maturação dos órgãos fonoarticulatórios.
Certo
Errado
Sobre os protocolos de triagem auditiva em Unidades de Cuidado Intensivo Neonatal (UTI Neo) revisados pelo JCIH (2019), assinale a alternativa INCORRETA.
Entre as razões de ser recomendada a utilização do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) para bebês que passaram por internação em UTI Neo, está o alto risco de neuropatia auditiva relacionada à hiperbilirrubinemia e ao uso de antibióticos aminoglicosídeos.
Bebês egressos de UTI Neo, que falharam no teste de PEATE, devem ser referenciados diretamente para um audiologista para reteste.
Quando indicado, bebês de UTI Neo devem receber avaliação incluindo PEATE diagnóstico.
O JCIH recomenda a utilização dos métodos combinados de Emissões Otoacústicas (EOA) e PEATE para todos os casos de bebês oriundos de UTI Neo.
O Método Canguru possui três etapas, nas quais os especialistas trocam informações e conhecimentos, trabalhando em conjunto na assistência integral ao recém-nascido de baixo peso e sua família, desde a primeira etapa, com o momento do acolhimento ao bebê e sua família na Unidade Neonatal, perpassando pela segunda etapa, na qual a mãe permanece com seu bebê em posição canguru pelo maior tempo possível, até a terceira etapa, com o acompanhamento após a alta hospitalar deste bebê e sua família.
Uma das opções abaixo equivale a ações fonoaudiológicas pertinentes à SEGUNDA ETAPA do Método Canguru. Identifique-a:
auxílio na autorregulação e organização do recém nascido de baixo peso e orientação às famílias, orientação e incentivo à posição canguru de forma gradual, orientações à família sobre avaliação e funcionamento do sistema sensório-motor oral do recém-nascido e intervenções, quando possível.
avaliação e aplicação de técnicas de transição da sonda para via oral diretamente ao peito e incentivo ao aleitamento materno, desenvolvimento de ações educativas para cuidados e amamentação.
avaliação diária das mamadas, atuação intensa do manejo clínico da amamentação, identificação e correção de possíveis disfunções orais dos bebês e capacitação da mãe/família para controle e intervenção, realização do teste da orelhinha, desenvolvimento de ações educativas de promoção e proteção à saúde em geral e da comunicação humana.
incentivo e assistência para continuidade do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e continuado até os dois anos com a introdução da dieta complementar e manejo clínico da amamentação e intervenção de disfunções orais dos bebês.
orientações sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem e audição e intervenções necessárias, monitoramento auditivo, encaminhamento e acompanhamento na realização de tratamentos especializados.
Com relação a programas fonoaudiológicos de triagem auditiva neonatal, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) A perda auditiva ao nascimento é menos frequente do que a fenilcetonúria, o hipertireodismo e a anemia falciforme.
( ) A triagem tem por objetivo a identificação precoce da perda auditiva, possibilitando intervenção fonoaudiológica imediata.
( ) procedimento de triagem deve ser aceitável, confiável, seguro, válido e eficaz.
AS afirmativas são, respectivamente,
V – V – F.
V – F – V.
V – F – F.
F – F – V.
F – V – V.
Em bebês prematuros abaixo de um ano de idade, comprovada a ocorrência de aspiração sistemática e contraindicada a oferta de leite materno na consistência líquido fino, é recomendado o espessamento do leite materno exclusivamente mediante o uso de espessantes à base de goma xantana.
Certo
Errado
Existem diversos problemas que podem acometer mãe e bebê no período de lactação.
Dentre os fatores físicos que afetam a mãe, é correto afirmar que:
A fissura mamilar tem como etiologias frequentes a má pega e o mau posicionamento da criança, e não o uso de produtos hidratantes na mama.
A mastite é um processo infeccioso provocado por bactérias que atingem o tecido que rodeia os alvéolos, não se relacionando com o esvaziamento incompleto da mama, nem com o estresse da mãe.
O abcesso é uma complicação da mastite tratada de forma inadequada ou tardiamente, sendo que apenas o uso de medicamentos é o suficiente para resolvê-la.
A candidíase atinge o mamilo, a aréola e/ou os ductos lactíferos, provocando coceira, sensação de queimadura e dor na mãe, mas não atinge o bebê.
O ingurgitamento mamário é a retenção de leite pelo esvaziamento insuficiente ou pouco frequente das mamas. Caracteriza-se por um aumento, endurecimento e sensibilidade das mamas.