

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia a citação a seguir:
“(...) agrupa um conjunto de propostas frente à Geografia existente, a qual foi levada ao nível de ruptura com o pensamento anterior (...). Nessa vertente, os autores se posicionam em defesa de uma transformação da realidade social, concebendo o seu saber como uma ferramenta desse processo (...), assumindo o conteúdo político do conhecimento científico e propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa. São aqueles que pensam a análise geográfica como um instrumento de libertação do homem”.
Texto adaptado de MORAES, Antonio carlos Robert. Geografia Pequena História Crítica. 21 ed. São Paulo: Annablume, 2007.p. 119.
A partir da citação de Moraes (2007, p. 119) e considerando seus conhecimentos acerca da História do Pensamento Geográfico, assinale a alternativa correta que indica a qual vertente o autor faz referência.
Geografia Pragmática
Geografia Tradicional
Geografia Cultural
Geografia Socioambiental
Geografia Crítica
Ideia proposta inicialmente por Alfred Wegener, em 1912, fundamentada na semelhança entre os contornos dos continentes localizados em lados opostos do Oceano Atlântico. A ocorrência de fósseis de espécies semelhantes e a continuidade de formações rochosas em continentes atualmente separados também foram utilizadas como evidências. A ilustração abaixo retrata a teoria na qual os continentes estiveram unidos no passado e, ao longo do tempo geológico, deslocaram-se até alcançar suas posições atuais. Essa teoria é conhecida como:

Teoria da Tectônica de Placas.
Teoria da Contração da Terra.
Teoria Geossinclinal.
Teoria da Deriva Continental.
O conceito de lugar é um dos principais conceitos da ciência geográfica e, consequentemente, do ensino de geografia, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Um dos grandes nomes da geografia que discutiu com profundidade (ao longo do século XX) o conceito de lugar foi:
Ratzel
La Blache
Élisée Reclus
Emmanuel de Martonne
Yi-Fu Tuan
Leia o excerto a seguir:
Na perspectiva de Vidal de La Blache, a natureza passou a ser vista como possibilidades para a ação humana; daí o nome de Possibilismo dado a essa corrente por Lucien Febvre. A teoria de Vidal concebia o homem como hóspede antigo de vários pontos da superfície terrestre, que em cada lugar se adaptou ao meio que o envolvia, criando, no relacionamento constante e cumulativo com a natureza, um acervo de técnicas, hábitos, usos e costumes, que lhe permitiram utilizar os recursos naturais disponíveis.
(Antonio Carlos Robert Moraes, Geografia: pequena história crítica. Adaptado)
O conjunto de técnicas e costumes construído historicamente pelas sociedades foi denominado por Vidal de La Blache como
ambientalista.
determinismo geográfico.
antropogeografia.
racionalista.
gênero de vida.
As concepções teórico-metodológicas da geografia têm evoluído ao longo do tempo, influenciando diretamente o ensino da disciplina na educação básica. Essas mudanças refletem diferentes abordagens sobre como o espaço geográfico deve ser compreendido e ensinado, considerando aspectos como a descrição de fenômenos, a análise crítica das relações sociais e econômicas, a valorização das percepções individuais e o uso de métodos quantitativos para a interpretação dos dados geográficos. Qual concepção teórico-metodológica da geografia enfatiza a importância das relações de poder e das desigualdades sociais no estudo dos fenômenos geográficos?
Geografia Tradicional.
Geografia Crítica.
Geografia Humanista.
Geografia Quantitativa.
A epistemologia da Geografia envolve reflexões sobre os fundamentos do saber geográfico, sua constituição enquanto ciência e seus paradigmas ao longo da história. O pensamento geográfico passou por diversas fases, desde o determinismo até as abordagens críticas e contemporâneas. Considerando essa trajetória, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica da renovação crítica da Geografia a partir da década de 1970.
A retomada do determinismo natural como principal explicação dos fenômenos sociais.
A valorização da quantificação dos dados espaciais como única metodologia válida.
A crítica ao tecnicismo e a incorporação de questões sociais e ideológicas na análise do espaço.
A adoção exclusiva da geografia regional como modelo explicativo universal.
Leia as afirmativas abaixo sobre o pensamento geográfico:
I – A evolução do pensamento geográfico envolve diferentes correntes: da Escola Determinista à Geografia Crítica.
II – A abordagem regionalista entende o espaço por meio de unidades homogêneas e estáticas, negligenciando dinâmicas econômicas e políticas.
III – A Geografia Crítica propõe analisar o espaço como resultado de relações sociais, questionando a neutralidade do conhecimento.
IV – A Nova Geografia, surgida no século XX, se baseia unicamente em análises qualitativas, desprezando métodos quantitativos.
Estão corretas as afirmativas:
I e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Há uma teoria em que havia um continente único que foi se separando ao longo do tempo e formando outros continentes. Assinale a alternativa correta que indica o nome deste continente único:
Via Láctea
Pangea
Lisâneos
Nárnia
Leia o seguinte trecho do livro Geografia: uma pequena histórica crítica, de autoria de Antonio Carlos Robert Moraes (1994):
“‘A Geografia é uma ciência empírica, pautada na observação’ – presente em todas as correntes dessa disciplina. Em primeiro lugar, coloca-se algo que é comum a todas as ciências – o referir-se ao real – como um elemento de especificidade da Geografia. E mais, numa visão empobrecedora da realidade, reduz-se esta a mero empirismo. A descrição, a enumeração e classificação dos fatos referentes ao espaço são momentos de sua apreensão, mas a Geografia __________ se limitou a eles”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Tradicional
Crítica
Fenomenológica
Cultural
Alexander von Humboldt concebia a geografia como uma disciplina normativa, preocupada em estabelecer leis universais de caráter prescritivo para a organização do espaço.
Certo
Errado
A teoria que explica a tectônica de placas busca explicar a formação dos continentes, do relevo submarino e dos oceanos.
Analise as afirmativas abaixo sobre a teoria da tectônica de placas.
1. A cordilheira andina é formada pelo afastamento das Placas de Nazca e da Placa Sul-Americana.
2. Os terremotos e o vulcanismo podem ser resultados diretos da movimentação das placas.
3. A Dorsal Mesoatlântica é formada pelo afastamento de duas placas tectônicas em uma zona de convergência.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Em 1915, a Teoria da Deriva Continental foi apresentada como tese científica por Alfred Wegener (1880- 1930). De acordo com tais estudos, há cerca de 200 milhões de anos, existia apenas um continente, a Pangeia (do grego, “toda a terra”), que, posteriormente, fragmentou-se e começou a se movimentar para formar a configuração atual dos continentes. Entre as evidências utilizadas por Wegener, destacam-se
a presença de dorsais oceânicas, a idade das rochas continentais e a inversão magnética das rochas sedimentares.
a complementaridade das costas, a distribuição de fósseis semelhantes em continentes separados e os padrões das antigas glaciações.
a ocorrência de terremotos e a localização de vulcões ativos, a erosão costeira e a formação de grandes montanhas.
a presença da Cordilheira dos Andes na América do Sul, a concentração de glaciares no Polo Sul e a distribuição da fauna e flora nos biomas terrestres.
A Geografia como ciência no século XIX está associada a diferentes correntes de pensamento. Assinale a alternativa que apresenta uma contribuição da Geografia possibilitada pelo paradigma determinista clássico defendido por Friedrich Ratzel e, simultaneamente, sua limitação crítica destacada pelas correntes que surgiram posteriormente como o Possibilismo e a Geografia Crítica:
O determinismo introduziu o foco na escala microlocal, enfatizando exclusivamente práticas cotidianas dos lugares como explicação para os processos globais.
O paradigma determinista promoveu o uso de técnicas quantitativas e modelagens matemáticas que se tornaram exclusivas da Geografia moderna.
O determinismo rejeitou completamente explicações físicas para privilegiar apenas a interpretação subjetiva das paisagens.
O determinismo propiciou a análise das relações entre a sociedade e o meio a partir de leis naturais universais, porém, suas explicações minimizaram a agência social local e as variações culturais.
O determinismo foi pioneiro na proposta de que o território é uma construção puramente cultural, independente da natureza física.
A teoria do determinismo geográfico ganhou destaque no século XIX com geógrafos como Friedrich Ratzel. Com relação aos postulados do determinismo geográfico consideram-se as seguintes afirmações:
I - Além de ganhar destaque com Ratzel, a teoria do determinismo geográfico estava amparada nas ideias relativistas de Nietzsche, defendendo que o ambiente físico exerce uma influência direta e decisiva sobre as características das sociedades e o modo de vida das pessoas.
II - O meio ambiente é visto como o fator principal, ou único, que determina os padrões culturais, econômicos e sociais de uma população, com pouca ou nenhuma autonomia humana na adaptação ou transformação do espaço.
III - O determinismo sugere uma relação de causa e efeito na qual a natureza "impõe" um caminho de desenvolvimento. Por exemplo, a teoria argumentava que climas mais quentes levariam a sociedades menos desenvolvidas, enquanto climas temperados favoreceriam o progresso.
IV - Historicamente, a teoria foi usada para justificar desigualdades sociais e econômicas e até mesmo para apoiar ideias de colonialismo e superioridade de certas nações, baseando-se em suas condições geográficas.
Das afirmações acima, quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas I, II e III.
Apenas I e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e IV.
“O movimento de renovação, ao contrário da Geografia Tradicional, não possui uma unidade; representa mesmo uma dispersão, em relação àquela. Tal fato advém da diversidade de métodos de interpretação e de posicionamentos dos autores que o compõem. A busca do novo foi empreendida por variados caminhos; isto gerou propostas antagônicas e perspectivas excludentes. O mosaico da Geografia Renovada é bastante diversificado, abrangendo um leque muito amplo de concepções. Entretanto, é possível agrupá-las, em função de seus propósitos e de seus posicionamentos políticos, em dois grandes conjuntos: um pode ser denominado Geografia Pragmática, outro Geografia Crítica”. (MORAES, A. R. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Hucitec, 1994)
De acordo com a história do pensamento geográfico, a Geografia Crítica resulta de uma postura crítica radical, em relação à Geografia existente, diz respeito, principalmente, a uma postura diante da realidade e da ordem constituída. São os autores que se posicionam por uma transformação estrutural da realidade social, empregando o seu saber como uma ferramenta nesse processo.
Nesse sentido, as afirmativas que podem ser consideradas como características da Geografia Crítica são:
I. Os autores representantes desse movimento assumem o conteúdo político de conhecimento científico, propondo uma Geografia militante, que lute por uma sociedade mais justa e igualitária.
II. A Geografia seria uma disciplina eminentemente sintética, preocupada com a conexão entre os elementos, e buscando, através dessas conexões, a causalidade existente na natureza.
III. Os geógrafos críticos apontaram a relação entre a Geografia e a superestrutura da dominação de classe, na sociedade capitalista.
IV. Um dos conceitos principais é o gênero de vida, o qual exprimia uma relação entre a população e os recursos, uma situação de equilíbrio, construída historicamente pelas sociedades.
Estão CORRETAS:
Apenas I e IV.
Apenas III e IV.
Apenas I e III.
Apenas I, III e IV.
Leia o excerto a seguir:
Para esse autor, o objeto da Geografia podia ser definido como “o estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade”. Para ele, o progresso da humanidade seria obtido com o maior uso dos recursos naturais, propondo mesmo que se estreitassem as relações do homem com a natureza.
(Nídia Pontuschka, Tomoko Paganelli e Núria Cacete, Para ensinar e aprender Geografia. Adaptado)
São apresentados elementos do pensamento geográfico de
Vidal de La Blache.
Friedrich Ratzel.
Milton Santos.
Yves Lacoste.
Max Sorre.
Carlos (2008) insiste sobre o papel indispensável da geografia no entendimento do mundo moderno e sobre o valor educativo dessa disciplina. Analise o trecho e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
“A geografia, por intermédio de seu objeto de estudo - ________________ - pode, e deve, oferecer elementos necessários para o entendimento de uma _________ mais ampla.”
o espaço geográfico – realidade.
os mapas políticos – localização.
os limites territoriais – georreferencia.
os fenômenos meteorológicos - região.
os recursos naturais – paisagem natural.
No processo de construção de conceitos geográficos no ensino da Geografia, a passagem dos conceitos cotidianos aos conceitos científicos é um aprendizado que se efetiva com o desenvolvimento do raciocínio no âmbito exterior e interior da escola. A hierarquização dos conceitos mais gerais, mais inclusivos, dos conceitos intermediários e dos mais específicos, pouco inclusivos, enseja a elaboração dos mapas conceituais.
(PONTUSCHKA, N. N. PAGANELLI, T. I. CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia)
O mapa conceitual
revela as formas de pensamento advindas do senso comum, introduzindo o método científico como o caminho adequado para a geração do conhecimento verdadeiro.
facilita o trabalho do professor na medida em que constitui um instrumento pedagógico que pode ser utilizado em todas as disciplinas e para todas as faixas de idade.
é um instrumento de reflexão sobre a complexidade de um conceito e suas relações com outros conceitos envolvidos em uma aula, tema ou unidade.
substitui os conteúdos comuns da Geografia por uma estrutura de pensamento que facilita o aprendizado a partir de uma sequência de ideias e conceitos.
é uma prática pedagógica moderna, mais adequada às transformações recentes da Geografia, e que propõe o conhecimento prévio do aluno como centro do aprendizado.
A partir de Schäffer, Kaercher, Goulart e Castrogiovanni (2011), analise as assertivas abaixo sobre as práticas de ensino de Geografia:
I. As práticas de ensino em Geografia devem se concentrar no uso de mapas e do globo para ensinar os nomes de lugares e suas localizações para os estudantes.
II. As práticas de ensino em Geografia devem ir além das localizações dos países e suas classificações em países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Elas devem levar os estudantes a compreender as razões e os porquês desses países ganharem essas denominações.
III. Nas práticas de ensino em Geografia, é notória a importância do uso de mapas e do globo para aprendizagem da disciplina. Contudo, segundo os autores, é necessário “reconhecer as influências, as interações que os lugares e paisagens têm em nosso cotidiano. É, portanto, incluirse no globo, sentir e agir no planeta como alguém que é capaz de modificar o lugar em que vive”.
IV. As práticas de ensino em Geografia realizadas pelos professores em sala de aula devem reforçar uma tradição da Geografia: a separação entre sociedade e natureza.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas II e III.
I, II, III e IV.
Segundo Antonio Carlos Robert Moraes (1985), o movimento de renovação do pensamento geográfico agrupa um conjunto de propostas que se pode denominar de Geografia Crítica, que teve suas raízes
nos Estados Unidos.
na França.
na Inglaterra.
na Alemanha.
na Itália.