

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que representa o período histórico, na Grécia antiga, em que existia a caracterização de uma comunidade gentílica, uma sociedade rural. Nessa periodização histórica, os bens econômicos dos genos, tais como terra, animais e instrumentos de trabalhos ficavam sobre o controle do chefe.
Micênico.
Arcaico.
Homérico.
Clássico.
Helênico.
Em relação à sociedade cristã do ocidente medieval, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
O principal front das tensões sociais estava no(a) ___________. Entre ___________ e ___________ a luta era endêmica.
campo - senhores - camponeses
cidade - burgueses - aristocratas
campo - senhores - clero
cidade - senhores - camponeses
A questão do preconceito de gênero na história da Roma Antiga é sempre discutida por muitos historiadores, entre eles Peter Brown afirma que:
“O que chamamos de “emancipação” das mulheres nos círculos da alta sociedade de Roma no começo do Império era essencialmente uma liberdade nascida do desdém”.
(BROWN, Peter. A Antiguidade Tardia)
Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre o assunto pode-se afirmar que, na Roma do período imperial:
o domínio feminino se fez registrar em todas as esferas sociais.
as mulheres dos homens públicos eram tratadas como seres periféricos.
não houve sinais de discriminação de gênero na sociedade romana.
o protagonismo feminino se destacava pela ascensão feminina aos cargos públicos.

-
(Disponível em: http://oridesmjr.blogspot.com.br/2015/01/entre-cruz-religiao-e-espada-guerra.html.)
-
“A cruz realizou um trabalho complementar à espada. Um conjunto de circunstâncias de ordem religiosa entre algumas nações indígenas facilitou a tarefa dos dominadores, já que tanto no México quanto no Peru uma série de profecias e sinais asseguravam a chegada iminente de novos deuses. E os europeus, manipulando o imaginário destes povos, não tiveram dúvidas em se apresentar como tais.”
-
(RAMPINELLI, Waldir José. A falácia do V Centenário. In: OURIQUES, Nildo Domingos (Org.). Os 500 anos: a conquista interminável. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 30-31.)
-
Tendo em vista a análise da imagem, do trecho e do contexto da apropriação da América pelos europeus, é correto afirmar acerca dos povos pré-colombianos que:
Os incas, únicos monoteístas entre os povos da América, detinham entre eles uma religião para nobres e outra para pobres.
O fato de todos esses povos praticarem o politeísmo facilitou a adaptação cultural a um único deus apresentado pelos colonizadores.
Lutas internas, catástrofes naturais, guerras e crenças nefastas já eliminaram os maias antes da chegada dos colonizadores espanhóis.
Esses povos tinham diferentes estágios de desenvolvimento cultural e material, e essa fragmentação, de certa forma, facilitou a dominação.
A Mitologia Grega originou-se da união das mitologias dórica e micênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. C. Não existem escrituras sagradas a respeito da Mitologia Grega.
As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por:
Hesíodo e Homero;
Aquiles e Deméter;
Homero e Ilíada;
Ulisses e Homero;
Leia o texto a seguir:
Foi a República Romana que primeiro uniu a grande propriedade agrícola com a escravidão em grupos no interior em maior escala. O advento da escravidão como um modo de produção organizado inaugurou – como na Grécia – a fase clássica que distinguia a civilização romana, o apogeu de seu poder e de sua cultura. Mas enquanto na Grécia isso havia coincidido com a estabilização da pequena agricultura e de um compacto corpo de cidadãos, em Roma foi sistematizado por uma aristocracia urbana a qual já gozava de um domínio social e econômico sobre a cidade. O resultado foi a nova instituição rural do latifundium escravo extensivo. A mão de obra para as enormes explorações que emergiam do século III a.C. em diante era abastecida pela espetacular série de campanhas que deu a Roma o poder sobre o mundo mediterrâneo.
(ANDERSON, Perry. Passagens da antiguidade ao feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 58.)
Tendo como alvo a República Romana, assinale a alternativa correta.
A desestruturação agrária em Roma, que estabeleceu sistemas de latifúndios, beneficiou os grupos empobrecidos, uma vez que estes podiam abandonar o campo e se estabelecer em cidades.
As guerras constantes ajudaram as classes dominantes da Roma republicana a desviar a atenção dos problemas fundiários derivados do latifundium nos séculos seguintes.
Foi por meio da intervenção dos irmãos Graco que o problema da reforma agrária foi resolvido no século II, pois os poderes políticos foram transplantados ao senado e, assim, Roma viu mais um século de paz.
Os tribunos da plebe tiveram um papel importante no processo da reforma agrária romana, possibilitando a transformação do modo de vida de maneira a permitir que todo pequeno agricultor transformasse sua propriedade em um Domus.
O domínio social e econômico das cidades provinha de delicada relação entre a manutenção de sistemas agrários em que a mão de obra escrava era aproveitada de forma esporádica e a utilização ocasional de grandes extensões de terra.

A história política de Roma na antiguidade foi marcada por três regimes ou formas de governo , denominados:
Tassalocracia, Oligarquia e Império.
Plutocracia, Democracia e República.
Império, Monarquia e Tassaloc racia.
Monarquia , Democracia e Império.
Monarquia, República e Império.
Leia o texto.

O historiador grego Heródoto referiu-se maravilhado a essa civilização. O texto se refere á civilização
egeia.
egípcia.
cretense.
micênica.
persa.
Antiguidade ou Idade Antiga é o período da história que é contado a partir do desenvolvimento da escrita, mais ou menos 4000 anos a.C., até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 da era Cristã. Analise as afirmativas abaixo que fazem parte da civilização oriental:
I- O Egito, berço de uma civilização milenar, foi palco de importantes realizações humanas, que surgiram por volta de 4000 a.C. A Pedra da Roseta permitiu a decodificação da escrita hieroglífica, o que possibilitou o aprofundamento na história do Egito Antigo e da Civilização Egípcia.
II- A Grécia formou-se no sul da península Balcânica, entre os mares, Mediterrâneo, Egeu e Jônico. O povo grego resultou da miscigenação entre os aqueus, jônios, eólicos e dóricos, que se instalaram na região, por volta de 2000 a.C. e 1200 a.C.
III- Roma, localizada na península itálica, centro do Mediterrâneo europeu, recebeu influência de diversos povos que habitavam a região.
IV- A Mesopotâmia foi o centro de uma série de lutas e conquistas. Os povos que a dominaram formaram uma importante civilização do mundo antigo, a Civilização Mesopotâmica.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I-II e IV.
I e III.
I e IV.
Nenhuma das alternativas.

O tema democracia se faz parte do notidário nacional e internacional do mundo, principalmente após o fim da Segunda Guerra Mundial. A origem deste termo é grega e remonta à Atenas. Sobre a democracia ateniense, assinale a alternativa
Era direta. A Eclésia ou Assembleia dos cidadãos reunia todos os cidadãos de Atenas , excluindo mulheres, estrangeiros e escravos.
Era indireta. Os atenienses escolhiam anualmente seus representantes políticos que formavam a Gerúsia.
Era indireta. Os cidadãos e cidadãs elegiam seus representantes na Eclésia.As mulheres votavam , mas não podiam opinar.
Era indireta e muitas vezes espartanos votaram na Assembleia . O melhor exemplo se deu em 506 a.e. com Clístenes.
Era direta e contava com a participação feminina . O melhor exemplo foi o de Aspásia , mulher de Péricles.
No final do período da República da Roma Antiga houve uma série de mudanças de caráter social e político. Através do Primeiro Triunvirato ocorreram situações de mudança no cenário político como:
O enfraquecimento do papel dos senadores e fortalecimento do poder político, mesmo que de modo informal, de Júlio Cesar, Pompeu e Crasso.
Foi estabelecido um governo militar onde os três líderes, por conta de suas grandes conquistas nas guerras, tinham total apoio da população que considerava os senadores políticos ociosos corruptos.
A aliança formal e que era estabelecido através de um acordo jurídico entre as figuras de Júlio César, Pompeu e Crasso, com a classe política que viu a necessidade dessa manobra como forma de enfrentar as invasões bárbaras.
O estabelecimento das primeiras estruturas imperiais e das conquistas de Júlio César, determinantes para com que esse ganhasse apoio popular e fosse outorgado imperador.
Durante o Período Clássico, as pólis gregas disputaram a supremacia em toda a Grécia. Essa fase foi marcada pelas hegemonias e imperialismos no Mundo Grego, que
fundaram as primeira cidades-estados da antiguidade.
acabaram com uma guerra fratricida entre os próprios gregos, concluindo com sua decadência e dominação por parte dos macedônios.
iniciaram o domínio grego por outras regiões formando assim um grande e rico império.
desintegrou o sistema gentílico, ao passo que o crescimento demográfico tornou insuficiente a produção dos genos.
“Os jogos de gladiadores têm origem muito antiga, tendo surgido com os etruscos. Na origem, eram lutas entre guerreiros em honra de um soldado valoroso morto em combate. (...) Com o passar do tempo, as lutas de gladiadores, juntamente com as caçadas e as execuções de condenados, passaram a fazer parte de um ritual de caráter a um só tempo religioso e legal. Em geral, os jogos eram realizados no Fórum, o mercado, ou, a partir de fins da República Romana (século I a. C.), em anfiteatros. Era sempre a luta da civilização contra a barbárie, o humano contra o animal, o justo contra o injusto, um meio público de mostrar que a sociedade domina as forças da natureza e da perversão social.”
(FUNARI, Pedro Paulo. A cidadania entre os romanos. In: PINSKY, Jaime e PINSKY, Carla Bassanezi (orgs). História da Cidadania. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2003. pág. 71)
Esses jogos, que eram tão característicos da sociedade romana da Antiguidade, estavam muito além de simples diversão para o povo e nem mesmo esses confrontos eram até a morte. Entre outros aspectos importantes do mundo romano, tais lutas envolviam:
As questões relacionadas ao campo político, uma vez que esses jogos eram financiados, sem exceções, pelo próprio imperador romano.
O princípio da soberania popular, que se evidenciava, na arena, de forma incisiva e direta.
A legitimação da vontade particular do imperador romano, o indivíduo que tomava para si o poder decisório do destino dos gladiadores.
O incentivo à violência, que se justificou em todos os credos religiosos que se desenvolveram no mundo romano.
O espírito guerreiro romano, colaborando para um grande desprezo à práticas que não estivessem ligadas a atividades guerreiras.
Assinale a alternativa que apresenta os romanos na ordem cronológica em que foram imperadores:
Calígula – Tibério – Nero.
Tibério – Calígula – Nero.
Nero – Calígula – Tibério.
Nero – Tibério – Calígula.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Para os gregos, tudo o que existe, fenômenos naturais e humanos, e mesmo os próprios deuses, é oriundo das relações sexuais entre eles;
II. “Os deuses são homens amplificados e idealizados, são quantitativamente superiores a nós, mas não qualitativamente diferentes”;
III. Os fenômenos naturais, nesse sentido, são promovidos pelos deuses. Por exemplo: os trovões e raios são lançados por Zeus, do Olimpo; as ondas do mar são levantadas pelo tridente de Poseidon; o Sol é carregado pelo carro de Apolo etc.
IV. Os fenômenos da vida individual e social do homem grego, o destino da cidade, bem como as guerras, não sofrem interferência dos deuses, são produtos meramente da ação humana;
V. Tudo é divino, ou seja, tudo o que acontece é obra dos deuses.
Estão corretas as afirmativas:
I e II, apenas
II e III, apenas
I, II, III e IV, apenas
I, II, III e V, apenas
I, II, III, IV e V
Observe a charge.

Sobre as invasões bárbaras ao Império Romano é correto afirmar:
Desde o governo de Tibério, no século 1 , houve atritos entre romanos e germânicos e a partir do século Ili, os conflitos constantes colaboraram para a decadência do Império Romano.
As invasões bárbaras afetaram especialmente o Império Romano do Oriente com sede em Constantinopla e levaram ao declínio deste império em 476 da era cristã.
O império Romano contou com o apoio dos bárbaros no século Ili, para enfrentar as revoltas de colonos e escravos que desejavam tomar o poder no ocidente
O Império Romano nunca absorveu a presença dos bárbaros em suas fronteiras e por isso não os assimilou nem culturalmente ou mesmo nas suas fileiras militares.
Os romanos e os germânicos sempre conviveram pacificamente e as invasões se manifestaram como um processo de assimilação cultural que favoreceu o Império a partir do século III.
Observe o quadrinho

O quadrinho acima é extraído de "O papiro de César", uma das história do herói Asterix e se refere a uma grande conquista de Roma no século 1 a.C., mais especificamente no inverno de 53 a 52 a.e. Na batalha final, Vercingetórix e os seus sucessores foram derrotados e se renderam ao general romano Júlio César. Faz-se referência à conquista da(o):
Saxônia.
Bretanha.
Gália
Egito.
Normandia.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o significado do termo polis no período clássico da civilização grega:
Significa a polissemia nos discursos que os gregos utilizavam nas assembleias em praça pública, como forma de impor poder e autoridade aos cidadãos que não seguissem corretamente as leis impostas igualmente a todos.
Significa a instauração de leis e regras impostas às crianças, mulheres e idosos que, na democracia ateniense, não tinham os mesmos direitos dos homens adultos e participantes exclusivos das assembleias.
Significa a constituição do Estado e a formação da Grécia como uma nação regida por leis e regras comuns aos cidadãos, e que escolhiam seus governantes por meio do voto direto.
Significa cidade constituída por leis e instituições, entendida como comunidade organizada, formada por cidadãos nascidos no solo da Cidade, livres e iguais.
Períodos da História da Grécia Antiga:
A Grécia Antiga nasceu na região sul da Península Balcânica e também dominou outras regiões vizinhas como a Península Itálica, a Ásia Menor e algumas ilhas do Mar Egeu. Com o passar do tempo, várias cidades politicamente autônomas entre si apareceram e fundaram diversas práticas que influenciaram profundamente os costumes que hoje definem a feição do mundo ocidental.
Relacione no quadro abaixo os períodos históricos, com os eventos ocorridos na Grécia Antiga.
Nº | Periodo | Alternativa | Eventos |
01 | Pré-Homérico - 2000 e 1.100 a.C | 04 | Grande desenvolvimento econômico, cultural, social e político da Grécia Antiga, fortalecimento das cidades-estados gregas como, por exemplo, Esparta, Atenas, Tebas, Corinto e Siracusa. Foi também uma época marcada por conflitos externos como, por exemplo, as Guerras Médicas (entre gregos e persas no século V). Ocorreu também, neste período, a Guerra do Peloponeso (entre Atenas e Esparta). |
02 | Homérico - 1.100 e 800 a.C | 03 | surgimento das pólis (cidades-estados) com a formação de uma elite social, econômica e militar que passa a governar as cidades. Neste período ocorreu a divisão do trabalho e o processo de urbanização. Surge o alfabeto fonético grego e significativo desenvolvimento literário e artístico. |
03 | Arcaico - 800 e 500 a.C | 05 | fase marcada pelo enfraquecimento militar grego e a conquista macedônica na região. A cultura grega espalha-se pela região, fundindo-se com outras. |
04 | Clássico - 500 e 338 a.C | 01 | época de ocupação do território da Grécia. Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense. Invasão dos Dórios no final deste período, provocando a dispersão dos povos da região e ruralização. |
05 | Helenístico - 338 e 146 a.C | 02 | conclusão do processo de ruralização das comunidades gentílicas. No final deste período, com o crescimento populacional, ocorreu a desintegração dos genos. |
Indique a alternativa que corresponde a relação correta do quadro acima.
01, 02, 03 04 e 05
04, 01, 02, 04 e 03
03, 02, 01, 04 e 05
02, 04, 03, 01 e 05
04, 03, 05, 01 e 02
Considerando a visão do historiador Dorigo (2011), assinale a alternativa INCORRETA sobre o legado grego.
Ideias para a política contemporânea.
Sócrates como pai da filosofia e da história.
O Parthenon e as muralhas defensivas.
A filosofia e os pensamentos filosóficos.
Mitologia, arte, democracia e obras arquitetônicas.