Questões de Concurso sobre Revolução Intelectual do século XVIII: Iluminismo

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
204 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Iluminismo, movimento cultural europeu do século XVII e XVIII, buscava gerar mudanças políticas, econômicas e sociais na sociedade da época. Aponte a ideia que não pertencia aos iluministas:


A

Valorizavam o pensamento racional, pois consideravam a razão e a possibilidade de se questionar e investigar como o melhor instrumento para se alcançar qualquer tipo de conhecimento.


B

Eram críticos aos regimes absolutistas e autoritários, que até então dominavam o cenário europeu e por isso defendiam uma maior divisão do poder do Estado.


C

Defendiam a liberdade econômica e o conhecimento sob controle da Igreja Católica, pois não eram contra a crença em Deus.


D

Defendiam os direitos dos indivíduos e um novo sistema econômico, em troca do criticado mercantilismo.

Assinale a alternativa que aponta para o movimento de luta pela independência nacional influenciado pela Revolução Francesa e o iluminismo, liderado pelas camadas médias e populares brasileiras e com propostas sociais mais radicais.


A

Inconfidência Mineira.


B

Conjuração dos Alfaiates.


C

Confederação de Tamoios.


D

Batalha dos Guararapes.


E

Revolução Farroupilha.

A partir do século 17, teve início em alguns países da Europa um movimento intelectual que se conhece por Iluminismo, ou “Época das luzes”.


Assinale a alternativa correta sobre os princípios do Iluminismo.


A

Defesa da teoria Mercantilista.


B

Oposição ao Liberalismo Econômico.


C

Crítica às instituições do “Antigo Regime”.


D

Apoio à Igreja, principalmente ao seu papel político.


E

Combate às ideias democráticas e à divisão do poder.

Qual das alternativas abaixo representa uma das principais ideias defendidas pelos iluministas?


A

A defesa da liberdade individual e dos direitos civis.


B

A defesa do absolutismo e do poder centralizado nas mãos do monarca.


C

A valorização da religião como única fonte de conhecimento.


D

A defesa da desigualdade social e política.


E

A valorização da propriedade coletiva dos meios de produção.

A respeito das ideologias do século XIX, analise os textos a seguir.


I. É uma análise crítica por meio da concepção materialista da história humana, sobre a diferença entre classes sociais. A solução proposta por essa ideologia é a conformação de uma revolução da classe operária através da consciência de suas realidades que desencadearia num novo sistema de ordem social. Um dos seus principais conceitos é o da mais valia.

II. É uma crítica ao sistema capitalista, baseada no pensamento aristotélico-tomista e afirmada na observação da condição da pobreza dos trabalhadores. Acredita que todos os indivíduos devem possuir, por direito natural, o acesso aos meios de subsistência. Um dos seus principais conceitos é o da Destinação universal dos bens.


Os textos I e II caracterizam, respectivamente,


A

o Liberalismo e o Socialismo Científico.


B

o Socialismo Utópico e o Liberalismo.


C

o Anarquismo e o Socialismo Utópico.


D

a Doutrina Social da Igreja e o Anarquismo.


E

o Socialismo Científico e o Doutrina Social da Igreja.

Havia já muito tempo que a Europa desfrutava os benefícios da vacina e arrancava à morte milhares de inocentes, condenados a serem vítimas do terrível flagelo das bexigas, e o governo de Portugal nunca se lembrara de transmitir ao Brasil a mais útil das descobertas humanas, quando aliás nenhum país mais do que ele carecia deste salutar invento ou se atendesse às vantagens da população ou ao perdimento de imensas somas na mortandade contínua de escravos, que este flagelo devorava. O certo é que mais ocupado de seu ouro que de seus habitantes, Portugal, como em outros muitos casos, esperou que o Brasil por seu próprio impulso remediasse a este mal.


PEREIRA, J. C. 12 jan. 1828 apud LOPES, M. B.; POLITO, R. Para uma história da vacina no Brasil: um manuscrito inédito de Norberto e Macedo. História, Ciências, Saúde — Manguinhos, n. 2, abr.-jun. 2007 (adaptado).


Escrito em 1828, o texto expressa a seguinte ideia de origem iluminista:


A

As leis observáveis regem o mundo material.


B

O monarca racional promove a sociedade justa.


C

O direito natural justifica a liberdade dos homens.


D

A produção da terra garante a riqueza das nações.


E

A responsabilidade dos governantes assegura a saúde dos povos.

No bojo do Iluminismo, “a secularização significou, até certo ponto, a essência do processo de passagem da transcendência à imanência no campo das teorias e práticas políticas, econômicas e sociais em geral”.


Fonte: FALCON, Francisco J. C. Iluminismo. 3ª Edição. São Paulo: Editora Ática, 1991. p. 32.


A secularização iluminista representou a emancipação dos campos do conhecimento do/a:


A

guarda policial e militar


B

tutela teológica e metafísica


C

controle radical e revolucionário


D

domínio acadêmico e universitário

INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder à questão 04.


Compreende-se que a filosofia do Iluminismo seja a filosofia da burguesia. O burguês é o homem novo, que luta pelas reformas progressivas contra o obscurantismo e os privilégios da aristocracia e do clero. Sua filosofia é a filosofia da libertação, isto é, de um ideal realizado intelectualmente, mas não socialmente. A liberdade de comércio, a abolição dos privilégios e das imunidades das outras duas classes, a divulgação da cultura, a revisão do sistema fiscal etc., são os motivos da filosofia do século XVIII, mas são especialmente as aspirações da burguesia.


BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Iluminismo. In: Dicionário de Política. Brasília, DF: Editora UNB – Imprensa Oficial, 1998, p. 609.


Conforme o trecho sobre o pensamento Iluminista, é CORRETO afirmar que:


A

A propriedade privada, apesar de ser um elemento do liberalismo econômico, não é imprescindível para a filosofia burguesa do Iluminismo.


B

A proposta iluminista acerca da economia estava fundamentada sob a égide de um rígido controle monárquico.


C

O Iluminismo foi um movimento intelectual que valorizava a razão ao invés da crença religiosa, como meio de alcançar o progresso da humanidade.


D

O Iluminismo não defendia a supressão dos privilégios políticos e sociais da nobreza, mas sim uma modificação jurídica.


E

A corrente iluminista apoiava-se no mercantilismo, uma vez que também não concordava com a intervenção do Estado na economia.

O pensamento iluminista, ao mesmo tempo em que refletia o panorama histórico do século XVIII, sedimentava o processo político-revolucionário que teria início no final daquele mesmo século. Assinale, a seguir, uma formulação correta do pensamento político iluminista.


A

Adesão ao absolutismo.


B

Crença na tese do direito divino dos reis.


C

Defesa da participação da Igreja na vida pública.


D

Defesa do contrato como mediador das relações sociais.

O Iluminismo também é chamado de movimento das luzes, filosofia das luzes, ou ilustração. O século XVIII é denominado século das luzes. Sobre o Iluminismo, analise as afirmativas a seguir.


I. O Iluminismo não pode ser classificado como uma revolução cultural.

II. Os iluministas passaram a procurar no universo da razão as explicações para os fenômenos do mundo físico e social.

III. O pressuposto básico do Iluminismo era o senso comum.

IV. No pensamento iluminista, um determinado pressuposto, para ser considerado verdadeiro, deveria ser analisado racionalmente.


Está correto o que se afirma em


A

I, II, III e IV.


B

III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

II e IV, apenas.

Os cientistas do século XVII renovaram a maneira de analisar a natureza e abriram caminho para os filósofos iluministas do século XVIII. Essa mudança na forma de compreensão do mundo foi acompanhada pelo estabelecimento do método científico. Esse método, que consistia na observação rigorosa, racional e sistemática da natureza, resultou na chamada Revolução Científica do século XVIII, que estimulou o espírito crítico. São pensadores dessa época:


A

Artur Schopenhauer; Auguste Conte; Russell.


B

Karl Marx; Jean-Paul Sartre; Sócrates.


C

Francis Bacon; Galileu Galilei; René Descartes.


D

Tales de Mileto; Pitágoras; Aécio de Antióquia.

Sobre a emergência do gesto patrimonial no Ocidente, considere o trecho a seguir.


“Com a nova configuração cultural aberta pela Revolução Francesa, o discurso patrimonial se confundiu com a luta contra o vandalismo e se tornou um compromisso para a manutenção do status quo. Na operação de apagamento da cultura do Antigo Regime, mediante a eliminação de seus objetos de memória e civilidades, configuram-se novas relações com a coletividade, ao longo do século XIX, marcadas pelo predomínio do vínculo da nação com a conservação. A maioria dos objetos ‘que contam’, e cuja beleza pertence a todos torna-se a encarnação do ‘espírito’ de uma coletividade particular. Ao longo do século XX, a noção de conservação engaja claramente uma representação da historicidade: o princípio de precaução contém uma conservação dita ‘preventiva’ definida de forma estrita, enquanto as reflexões administrativas não cessam de afirmar que o patrimônio é ‘um presente do passado’.”


Adaptado de POULOT, D. “A razão patrimonial na Europa, do século XVIII ao XXI”, in Revista do Patrimônio, IPHAN, 34, 2012, p. 31-32.


As afirmativas a seguir descrevem corretamente os sentidos atribuídos ao gesto patrimonial na tradição ocidental, a partir das considerações de Dominique Poulot, à exceção de uma. Assinale-a.


A

A partir da Revolução Francesa, a ideia de patrimônio é elaborada por antiquários e colecionadores que, em seus gabinetes de curiosidades, transformavam os objetos do Antigo Regime em peças raras.


B

Desde o século XVIII, o patrimônio tem sido objeto de disputas que implicam em julgamentos de valor e em escolhas resultantes de embates políticos, socioeconômicos e intelectuais.


C

No contexto das Revoluções Burguesas, a noção moderna de patrimônio emerge em concomitância com a de esfera pública, como o comprova a patrimonialização de palácios e objetos que pertenceram aos nobres e à realeza.


D

A partir da Segunda Revolução Industrial, o campo patrimonial é pautado em uma concepção moderna de tempo e progresso, em que as diversidades culturais são interpretadas como níveis civilizacionais.


E

No século XIX, o patrimônio é considerado o principal testemunho de um passado nacional, o qual precisa ser descoberto, inventariado e registrado, para gerar identidade cívica e engajamento erudito.

O Iluminismo foi um movimento intelectual que chegou ao auge no século XVIII. Ele estabeleceu uma nova mentalidade que, com o passar do tempo, alcançou grande parte da população europeia da época, especialmente a burguesia. O Iluminismo, como movimento intelectual, reuniu pensadores que abordaram a política, a organização social e a natureza de formas distintas. Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o pensador iluminista e o seu respectivo pensamento.


A

Voltaire - defendia que o trabalho deveria ser realizado por etapas, a fim de cada trabalhador fosse se aperfeiçoando e melhorando seu empenho ao longo da produção


B

Rousseau - defendia a liberdade intelectual e a tolerância. A soberania não reside no Estado, mas sim na população


C

John Locke - acreditava que o ser humano deveria ser livre para expressar sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso


D

Adam Smith - afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social


E

Diderot - acredita na razão como guia, da qual a filosofia deveria se alicerçar para desvendar a verdade e constituir um sólido conhecimento

As ideias iluministas, que se expandem pela Europa do século XVIII e que atingem camadas da população americana, forneceram o suporte filosófico e ideológico à Era das Revoluções, entre os últimos anos do século XVIII e a primeira metade do século XIX.


C

Certo


E

Errado

Os aspectos assinalados a seguir são traços comuns à civilização do Renascimento e à do Iluminismo, à exceção de um. Assinale-o.


A

Teocentrismo.


B

Visão laica da vida.


C

Exaltação da razão humana.


D

Desenvolvimento de ideia de religião universal.


E

Concepção de homem como artífice de si mesmo.

Leia o texto a seguir.


O nome com que foi batizado o maior torneio interclubes do futebol sul-americano não homenageia um agrupamento oficial ou uma instituição, mas, sim, o conjunto de líderes dos processos de independência dos países da América do Sul. Os principais foram Simón Bolívar e José de San Martín, que atuaram no processo de independência de diversos países, engajados em um ideal de libertação maior, que visava inclusive a formação de uma grande nação panamericana.


Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-sao-oslibertadores-da-america/>. Acesso em: 9 set. 2022.


Esses líderes homenageados foram influenciados por


A

ideais iluministas.


B

concepções religiosas.


C

ideologias comunistas.


D

princípios monarquistas.

Nas últimas décadas, a filosofia pós-colonial tem considerado a formação cultural iluminista como:


A

mecanismo de estímulo ao desenvolvimento social e econômico de países e povos do Sul Global


B

espaço de reprodução de saberes plurais, que consegue conectar experiências particulares em busca de uma relação de respeito à identidade cultural dos povos


C

estratégia discursiva de dominação, na qual o saber não europeu é artificialmente tratado como um diferente inferiorizado, que deve aderir unilateralmente aos valores europeus


D

meio de progresso político e econômico, que pode instaurar valores emancipatórios em todo mundo

Chamamos de Iluminismo ao movimento intelectual eclodido principalmente na França, no século XVIII, e que exerceu forte influência em todo o mundo ocidental, estando na base dos movimentos de independência no continente americano. Sobre o Iluminismo, analise as afirmativas a seguir:


I. Um dos principais alvos das críticas dos iluministas foi o Antigo Regime francês, o qual se baseia em privilégios da nobreza e do clero;

II. A perseguição e a censura pesaram fortemente sobre os iluministas;

III. As cartas foram importantes instrumentos de circulação das ideias iluministas;

IV. A Enciclopédia foi a principal publicação dos iluministas, sendo lugar de difusão de suas ideias científicas e filosóficas.


Assinale a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.


A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

Apenas III e IV.


D

Apenas I, III e IV.


E

I, II, III e IV.

A Revolução Francesa, em fins do século XVIII, foi um evento marcante não apenas para a história europeia, mas também para a história do continente americano, influenciando rebeliões e movimentos revolucionários inspirados nos seus ideais, tais como a


A

Revolução Haitiana e a Revolta dos Alfaiates, no Brasil.


B

Inconfidência Mineira, no Brasil, e a Revolta de Túpac Amaru, no Peru.


C

Revolução Americana, nas Treze Colônias, e a Revolta de Beckman, no Brasil.


D

Guerra de Independência Cubana e a Revolução Mexicana.


E

Revolução Boliviana e a Guerra da Cisplatina.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado