Questões de Concurso sobre Revoluções Liberais na Europa : Ondas de 1820, 1830 e 1848

 
 
Disciplina 1
Assunto 3
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
165 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre as origens do ideário democrático no século XIX, leia o trecho a seguir.

“A democracia não é um começo: não foi ela quem derrubou o Antigo Regime. São raros os contatos diretos entre o Antigo Regime, que se acaba, e a democracia, que se inicia: entre os dois, interpõe-se de ordinário a idade liberal, que lança um traço de união, opera uma transição entre as duas sociedades. A democracia, portanto, nem sempre teve de se opor de forma direta ao Antigo Regime, nem teve de combatê-lo de frente (salvo na Europa Oriental). O liberalismo é que é seu adversário habitual; mas ela também é sua herdeira, com as instituições estabelecidas pela sociedade liberal (...).”

RÉMOND, René. O século XIX: 1815-1914. São Paulo: Cultrix, 2004.)


O autor do texto acima ressalta a oposição entre liberalismo e democracia, que vigorou durante boa parte do século XIX. Assinale a opção que apresenta a característica presente em muitos sistemas políticos liberais da primeira metade do século XIX, que era combatida pelos defensores da democracia.


A

Voto censitário.


B

gualdade jurídica.


C

Soberania popular


D

Divisão de poderes.


E

Liberdade de imprensa.

No século XIX, a economia capitalista vivia uma fase que recebeu denominação especial. Cada ramo da atividade econômica (fabricação de calçados, distribuição de leite, serviços bancários, etc) era ocupado por um grande número de empresas normalmente pequenas ou médias, que concorriam intensamente entre si para ganhar a preferência do consumidor. O Estado quase não interferia na economia, ficando sua ação limitada à política.


(VESENTINI, J. William. Sociedade e Espaço. Geográfico Geral e do Brasil. Editora Ática.)


Marque a nomenclatura correspondente à denominação especial mencionada no texto.


A

Capitalismo competitivo.


B

Capitalismo monopolista.


C

Capitalismo democrático.


D

Capitalismo emergente.


E

Oligopólio.

Imagem associada para resolução da questão

Cartaz da Revolução Constitucionalista.

Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 29 jun. 2012.

Elaborado pelos partidários da Revolução Constitucionalista de 1932, o cartaz apresentado pretendia mobilizar a população paulista contra o governo federal.

Essa mobilização utilizou-se de uma referência histórica, associando o processo revolucionário


A

à experiência francesa, expressa no chamado à luta contra a ditadura.


B

aos ideais republicanos, indicados no destaque à bandeira paulista.


C

ao protagonismo das Forças Armadas, representadas pelo militar que empunha a bandeira.


D

ao bandeirantismo, símbolo paulista apresentado em primeiro plano.


E

ao papel figurativo de Vargas na política, enfatizado pela pequenez de sua figura no cartaz.

A "primavera dos povos", como foram batizadas as Revoluções de 1848 na Europa, trouxe uma novidade para o panorama político europeu. Pela primeira vez:


A

O regime republicano era instaurado sob o patrocínio exclusivo da burguesia, uma vez que os trabalhadores abdicaram da participação na reordenação política.


B

A proposta de um centralismo democrático na estruturação do Partido Liberal foi testada, tendo como resultado a efetiva conquista do poder por esse grupo.


C

A idéia de revolução foi conjugada com o ideal liberal de uma sociedade cuja organização fosse fundada num pacto social.


D

O proletariado fazia sua aparição com reivindicações classistas e propostas de mudança da ordem social.

Analisando a década de 1840, em termos mundiais, particularmente a Europa, pode-se afirmar que uma de suas características foi:


A

a crença no progresso, respaldada no desenvolvimento científico e na diminuição significativa da pobreza;


B

o fim da escravidão, exigência da nova ordem industrial que necessitava de mão-de-obra livre e assalariada;


C

o desaparecimento da monarquia como forma de governo dominante, substituída pela república;


D

o equilíbrio europeu, organizado a partir da ausência de uma potência exercendo a hegemonia econômica ou política;


E

o temor dos industriais em relação ao proletariado, reforçado com o surgimento de uma onda de revoluções na Europa.

   
Gerar simulado