Questões de Concurso sobre Protocolos de E-Mail

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
363 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O correio eletrônico, simplesmente chamado de e-mail, é um serviço de internet ou intranet que permite compor, enviar e receber mensagens por meio de sistemas eletrônicos de comunicação. Diante disso, marque a alternativa CORRETA em relação às afirmativas abaixo:


I. O Simple Mail Transfer Protocol – SMTP é o protocolo padrão para envio de e-mails entre clientes e servidores, como também entre servidores.


II. O Post Office Protocol – POP3 e o Internet Message Access Protocol – IMAP são os protocolos de recebimento de e-mails, sendo o primeiro uma versão mais robusta do segundo.


III. As mensagens de e-mail consistem basicamente de duas seções principais: o corpo – estruturado em campos, tais como remetente, destinatário e outras informações sobre a mensagem; o cabeçalho – contém o texto da mensagem.


A

Somente a afirmativa I.


B

Somente a afirmativa II.


C

Somente as afirmativas I e II.


D

Somente as afirmativas I e III.


E

Nenhuma das afirmativas.

Um dos serviços bastante utilizado na Internet é o serviço de e-mail. Para o seu funcionamento, existem três protocolos convencionados que se aplicam. Indique quais são esses protocolos, assinalando uma das alternativas abaixo.


A

SHTML, POP e IMAP.


B

SMTP, HTTP e POP.


C

SMTP, POP e IMAP.


D

SMTP, POP e HTTP.

Um dos modos de comunicação mais usados comercialmente, na atualidade, é o e-mail, ou correio eletrônico. Um endereço eletrônico é composto de um nome, seguido do símbolo @ (arroba) e o domínio a que pertence. Quando se recebe um e-mail, este vai para sua caixa de entrada do seu servidor e, para ser lido, é necessário que seja acessada a caixa de e-mails e, assim, estar apto a ler as mensagens. Para que isso ocorra são necessários protocolos de envio e recebimento de e-mails. Qual o protocolo responsável pelo recebimento dos e-mails, pelo seu servidor?


A

HTTP.


B

POP3.


C

IMAP.


D

SMTP.

Assinale a alternativa que contém o número de portas TCP padrão empregadas pelos protocolos HTTP, FTP (porta de transferência de dados) e SMTP (e-mail) no servidor, respectivamente.

A
80 • 20 • 25

B
80 • 21 • 25

C
80 • 22 • 25

D
80 • 25 • 22

E
8080 • 21 • 25

E-Mail ou Correio Eletrônico é um serviço disponível na Internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens. Ou seja, o e-mail nada mais é que um correio, como o convencional, onde recebemos cartas e encomendas dos carteiros. Porém, ele é feito de uma maneira digital, totalmente eletrônica.


Analise os itens abaixo


I. Os e-mails são enviados e recebidos por meio de um sistema de correio eletrônico, o qual utiliza um protocolo de internet para permitir o encaminhamento dos dados.

II. O Pop3 (Post Office Protocol) permite que as mensagens sejam descarregadas em programas de correio eletrônico (mailers), dando ao usuário a vantagem de trabalhar de forma offline com essas mensagens.

III. No Webmail, tudo é feito através dos navegadores (browsers), ou seja, de forma online. A principal vantagem do uso do webmail é o fato de o mesmo não requerer a instalação nem a configuração de nenhum software.

IV. Os maiores problemas relativos ao uso do correio eletrônico são as mensagens com conteúdo malicioso, vírus e spywares, e o envio de mensagens não solicitadas (SPAM).


Estão CORRETAS:


A

I e II apenas.


B

III e IV apenas.


C

I e IV apenas.


D

II e III apenas.


E

I, II, III e IV.

O serviço de email utiliza alguns protocolos de mensageria. Ao fazer uso de serviços de email diretamente pelo navegador, é possível ler e enviar e-mails diretamente do servidor, ou seja, sem a necessidade de fazer o download e upload das mensagens para o computador local. Para isso, devem ser utilizados, respectivamente, os protocolos

A
IMAP e SMTP.

B
POP3 e IMAP.

C
SMTP e IMAP.

D
POP3 e SMTP.

E
SMTP e POP3.

O IMAP não aceita mensagens de saída para transporte até o destino, somente entrega a correspondência eletrônica de entrada.


C
Certo

E
Errado

Ao utilizar um software de correio eletrônico, um usuário precisou configurar o funcionamento do protocolo responsável pelo envio de e-mail através da rede. Nesse caso, ele acessou a configuração do protocolo:


A

WAP.


B

SMTP.


C

POP.


D

IMAP.


E

ARP.

O E-mail é uma ferramenta bastante utilizada para a troca de informações em ambientes institucionais. O protocolo estabelecido pela RFC 821 para envio de e-mails pela Internet é o:

A
Simple Mail Transfer Protocol.

B
Eletronic Mail Transfer Protocol.

C
Internet Mail Transfer Protocol.

D
Post Office Transfer Protocol.
“Trata-se de um método de acesso a mensagens eletrônicas armazenadas em um servidor local ou remoto. É um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico ao qual as mensagens ficam armazenadas no servidor e o usuário pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador.” Esta definição se refere ao protocolo:

A
TCP/IP

B
IMAP

C
POP3

D
SMTP

Ao se configurar o aplicativo cliente de correio eletrônico no Windows 10 pode ser necessário preencher o nome do servidor responsável pelo envio de mensagens de correio. Para realizar esta tarefa, devemos especificar o servidor:


A

DNS.


B

DHCP.


C

POP3.


D

IMAP4.


E

SMTP.

Qual protocolo de acesso ao correio eletrônico possui comandos que permitem a um usuário, através de sua ferramenta de correio eletrônico (agente de usuário), criar remotamente uma estrutura de pastas e subpastas em seu servidor de correio eletrônico para organizar suas mensagens?


A

IMAP


B

HTTP


C

POP3


D

SMTP


E

SNMP

Considere as seguintes afirmações sobre clientes e servidores de e-mails.


1) Diferentemente de aplicativo-cliente de correio eletrônico local, o webmail pode ser ativado via navegadores web, a partir de qualquer máquina ligada na internet.

2) O protocolo IMAP permite que “flags” de status das mensagens (ex: lida ou não lida) tenham seu armazenamento junto à caixa-postal, o que garante que o status será o mesmo, independentemente de por qual máquina-cliente o sistema foi acessado.

3) O protocolo POP3 permite que o cliente acesse as mensagens diretamente no servidor, sem a necessidade de transferi-las para a máquina local.


Está(ão) correta(s), apenas:


A

1.


B

2.


C

3.


D

1 e 2.


E

2 e 3.

Para a utilização dos webmails são necessários dois protocolos, além do acesso à Internet. São eles:

A
HTTP e IMAP.

B
FTP e HTTP.

C
POP e HTTP.

D
TELNET e POP.

E
DHCP e HTTP.

Sobre os protocolos DNS, LDAP, HTTP, SMB, SMTP, analise as seguintes afirmações:

I) O HTTP realiza o transporte dos dados de forma segura.

II) O SMTP não é utilizado por servidores de e-mail.

III) O LDAP pode ser utilizado para autenticação de usuários e autorização de serviços.

IV) O SMB pode ser utilizado para compartilhar arquivos entre máquinas Linux e Windows.

V) O DNS normalmente utiliza o protocolo TCP para a resolução de nomes.

Estão corretas:


A
I, II, III, IV e V.

B
apenas I e III.

C
apenas III e IV.

D
apenas I, II e III.

E
apenas I, III e IV.
As portas 53, 21, 25, 110 e 23 do protocolo TCP são utilizadas pelos respectivos serviços:

A
DHCP, FTP, SMTP, POP3 e SSH.

B
DHCP, TELNET, SMTP, IMAP e FTP.

C
DNS, FTP, SMTP, POP3 e TELNET.

D
DNS, FTP, POP3, SMTP e TELNET.

E
DNS, TFTP, SMTP, POP3 e FTP.

Das alternativas abaixo, qual delas contém apenas protocolos utilizados para comunicação via e-mail:


A

SMTP, IMAP, PO3


B

FTP, IMAP, POP3


C

SFTP, IMAP, FTP


D

HTML, XLS, FTP


E

PHP, HTML, CSS

Utilizando o protocolo de transferência de e-mails POP, os e-mails serão baixados para o computador do usuário, deixando uma cópia no serviço de e-mail.


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado