

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A resolução COFEN 311/2007 aprova a Reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Nas relações com as organizações empregadoras, é direito do profissional da área:
Abster-se de revelar informações confidenciais, das quais tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional, a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.
Ter acesso às informações relacionadas à pessoa, à família e às coletividades, que sejam necessárias ao exercício profissional.
Recusar-se a desenvolver atividades profissionais quando houver falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva, definidos na legislação específica.
Anunciar a prestação de serviços para os quais está habilitado.
Sob o ponto de vista ético são consideradas infrações _____________ as que ofendam a integridade física, mental ou moral de qualquer pessoa, sem causar debilidade ou aquelas que venham a difamar organizações da categoria ou instituições.
Complete a lacuna acima assinalando a alternativa correta.
moderadas
graves
leves
gravíssimas
Importantes sistemas nacionais de informação foram desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, com notáveis avanços na disseminação eletrônica de dados sobre nascimentos, óbitos, doenças de notificação, atendimentos hospitalares e ambulatoriais, atenção básica e orçamentos públicos em saúde, entre outros. Sobre esses sistemas, indique a opção incorreta:
O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) é o mais antigo no país, e foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1975, com dados consolidados a partir de 1979;
Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) foi concebido para operar o sistema de pagamento de internação aos hospitais contratados pelo Ministério da Previdência;
O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) foi implantado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério Público Federal, a partir de 1999, com o objetivo de subsidiar o planejamento, a gestão, a avaliação e o controle social do financiamento e do gasto público em saúde nas três esferas de governo;
O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) foi implantado gradualmente pelo Ministério da Saúde a partir de 1990, com dados sobre a gravidez, o parto e as condições da criança ao nascer.
De acordo com a Resolução n.º 358/2009, do COFEN, quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao usualmente denominado nesses ambientes como Consulta de Enfermagem. No Art. 2.º, o Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. Relacione a 1.ª coluna com a 2.ª
1 - Coleta de Dados de Enfermagem
2 - Diagnóstico de Enfermagem
3 - Planejamento de Enfermagem
4 - Implementação
5 - Avaliação de Enfermagem
( ) Determinação dos resultados que se esperam alcançar e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.
( ) Processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.
( ) Processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde / doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado, e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.
( ) Processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.
( ) Realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
3, 2, 5, 1, 4.
2, 4, 3, 5, 1.
5, 1, 4, 2, 3.
4, 2, 5, 1, 3.
De acordo com a Resolução COFEN n° 257/2001, assinale a alternativa correta.
A administração de drogas quimioterápicas é competência privativa do enfermeiro.
A sala de manipulação de quimioterápicos deve ser independente e exclusiva.
É proibida a retirada de ar das seringas contendo quimioterápicos.
O enfermeiro deve utilizar avental longo, com frente fechada e mangas longas.
Dispõe sobre as boas práticas de manuseio e administração de quimioterápicos.
De acordo com a Resolução COFEN 450/2013 que normatiza o procedimento de sondagem vesical, no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, a realização de sondagem vesical é de competência
do enfermeiro, apenas.
do médico, apenas.
do enfermeiro e do técnico de enfermagem.
do técnico de enfermagem, desde que especialmente capacitado para tal.
de todos profissionais de enfermagem.
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial de Saúde de medicina tradicional e complementar/alternativa, envolvendo abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. É incorreto afirmar:
No final da década de 70, a Organização Mundial de Saúde criou o Programa de Medicina Tradicional, objetivando a formulação de políticas na área;
Acupuntura compreende um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças;
A Medicina Antroposófica consiste na indicação e uso de águas minerais com finalidade terapêutica atuando de maneira complementar aos demais tratamentos de saúde;
Com a criação do SUS e a descentralização da gestão, ocorreu ampliação da oferta de atendimento homeopático;
A 8ª Conferência Nacional de Saúde é considerada também um marco para a oferta da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no sistema de saúde do Brasil visto que, impulsionada pela Reforma Sanitária, deliberou em seu relatório final pela introdução de práticas alternativas de assistência à saúde no âmbito dos serviços de saúde, possibilitando ao usuário o acesso democrático de escolher a terapêutica preferida.
A inclusão da redução de danos como uma das ações de saúde da Política Nacional de Atenção Básica pressupõe sua utilização como abordagem possível para lidar com diversos agravos e condições de saúde. Sobre redução de danos é incorreto afirmar:
Considerando especificamente a atenção aos problemas de álcool e outras drogas, a estratégia de redução de danos visa minimizar as consequências adversas criadas pelo consumo de drogas, tanto na saúde quanto na vida econômica e social dos usuários e seus familiares;
Atuar em uma perspectiva de redução de danos na Atenção Básica pressupõe a utilização de tecnologias relacionais centradas no acolhimento empático, no vínculo e na confiança como dispositivos favorecedores da adesão da pessoa;
Em relação ao uso de álcool e outras drogas, a redução de danos postula intervenções singulares que podem envolver o uso protegido, a diminuição desse uso, a substituição por substâncias que causem menos problemas, e até a abstinência das drogas que criam problemas aos usuários;
Apesar da estratégia de redução de danos ser tradicionalmente conhecida como norteadora das práticas de cuidado de pessoas que tenham problemas com álcool e outras drogas, esta noção não se restringe a esse campo por ser uma abordagem passível de ser utilizada em outras condições de saúde em geral;
A redução de danos pode ser caracterizada como uma abordagem em saúde mais normalizadora e prescritiva, a partir da autoridade profissional, ditando quais seriam as escolhas e atitudes adequadas ou não a serem adotadas.
A Estratégia Saúde da Família visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. São itens necessários à Estratégia Saúde da Família, exceto:
Cadastramento de cada profissional de saúde em apenas uma equipe de Saúde da Família, exceção feita somente ao profissional médico, que poderá atuar em, no máximo, duas equipes e com carga horária total de 40 horas semanais;
Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000, respeitando critérios de equidade para essa definição;
Existência de equipe multiprofissional composta por, no mínimo, médico generalista ou especialista em Saúde da Família ou médico de Família e Comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família e agentes comunitários de saúde;
Carga horária de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da equipe de Saúde da Família, à exceção dos profissionais médicos;
O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por agente comunitário de saúde e de 12 agentes comunitários de saúde por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.
Em estudo realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (2011), foram elencadas 11 competências gerenciais em enfermagem, entre elas a negociação, entendida como:
capacidade de alcançar os resultados desejados, utilizando como premissa o consenso e o conhecimento dos fatos, permeados pelos preceitos éticos, legais e técnico-científicos.
processo de escolha da melhor alternativa, utilizando os conhecimentos adquiridos em prol da solução adequada para cada decisão, considerando limites e riscos.
capacidade de agregar e de interagir com pessoas de fora cordial, empática e profissionalmente, proporcionando ambiente favorável ao desenvolvimento das atividades.
processo pelo qual ocorre a interação interpessoal, por meio do compartilhamento de informações, conhecimentos, experiências, ideias e emoções, que se expressam de maneira verbal e não verbal.
De acordo com a Resolução Cofen nº 427/2012, que normatiza os procedimentos da enfermagem no emprego de contenção mecânica de pacientes, é INCORRETO afirmar que
em pacientes agitados, é permitido aos profissionais da enfermagem o emprego de contenção mecânica com o propósito de disciplina e coerção.
todo paciente em contenção mecânica deve ser monitorado atentamente pela equipe de enfermagem, para prevenir a ocorrência de eventos adversos.
os profissionais da enfermagem, exceto em situações de urgência, somente poderão empregar a contenção mecânica sob supervisão direta do enfermeiro.
o monitoramento das condições clínicas do paciente, quando em contenção mecânica, deve ser realizado com regularidade nunca superior a uma hora.
São atribuições comuns a todos os profissionais da atenção básica em relação ao Programa Saúde na Escola, exceto:
Estabelecer em parceria com os profissionais da educação estratégias comum de operacionalização do Programa Saúde na Escola, considerando nesse planejamento as diretrizes e os princípios preconizados pela Política Nacional da Atenção Básica e o Projeto Político Pedagógico das escolas;
Contribuir no debate para a inserção transversal dos temas da saúde no currículo escolar;
Realizar ações de promoção de saúde alimentar e trabalhos com grupos no ambiente domiciliar, dirigidos aos alunos e pais dos alunos;
Participar do planejamento, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas;
Identificar as famílias de escolares que estejam inseridas no Programa Bolsa-Família, bem como acompanhar suas condicionalidades, de forma articulada com o setor Educação e de Desenvolvimento Social/Assistência Social.
De acordo com a Resolução COFEN nº 311/2007, constitui direito dos profissionais de enfermagem, no tocante ao sigilo profissional:
manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal.
abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.
orientar, na condição de enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade, sobre o dever do sigilo profissional.
franquear o acesso a informações e documentos para pessoas que não estão diretamente envolvidas na prestação da assistência, exceto nos casos previstos na legislação vigente ou por ordem judicial.
divulgar ou fazer referência a casos, situações ou fatos de forma que os envolvidos possam ser identificados.
A composição do Conselho Federal de Enfermagem é de:
sete membros efetivos e sete membros suplentes;
nove membros efetivos e nove membros suplentes;
onze membros efetivos e onze membros suplentes;
nove membro efetivos e cinco membros suplentes;
onze membros efetivos e nove membros suplentes.
Segundo o preconizado atualmente pelo Ministério da Saúde, a coleta preventiva para câncer cérvico-uterino em mulheres grávidas pode ocorrer, desde que feita até o
9.º mês.
2.º mês.
1.º mês.
7.º mês.
4.º mês.