Questões de Concurso sobre Ministério da Educação - MEC

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
132 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Resolução do Conselho Nacional de Educação, CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, determina, entre outras competências, que o egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:


A

Trabalhar na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento, em diversos níveis e modalidades educativas, não pertencendo ao seu campo de atuação reconhecer as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas, haja vista que esse trabalho compete ao educador físico e ao psicólogo da instituição.


B

Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Filosofia, Sociologia e Psicologia; relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, sem a necessidade de demonstrar domínio das tecnologias de informação e comunicação, pois essa área cabe ao professor de informática.


C

Promover e facilitar relações de cooperação entre a escola, a família e a comunidade, somente no que diz respeito às questões da escola, cabendo ao assistente social a função de identificar problemas socioculturais com postura investigativa, integrativa e propositiva, objetivando contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas e políticas.


D

Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico; participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Médio a Educação Física é classificada juntamente com as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Informática e Arte em que área?


A

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.


B

Ciências Humanas e suas Tecnologias.


C

Ciências da Natureza e suas Tecnologias.


D

Ciências da Filosofia e suas Tecnologias.

A Resolução nº 2 de 2007 do Ministério da Educação dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Assinale a única alternativa que apresenta a carga horária mínima dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial, na Área de Arquitetura e Urbanismo:


A

3.000


B

2.500


C

2.000


D

3.600


E

4.000

Leia as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta sobre os princípios que regem 0 projeto pedagógico do curso de graduação em Educação Física, conforme determina a Resolução CNE/CES nº 7/2004.


I. Autonomia institucional municipal; articulação entre ensino, pesquisa e extensão, bem como articulação entre conhecimentos de formação continuada e específica.

II. Graduação como formação continuada e formação inicial no ensino médio, bem como ética pessoal e profissional e ação crítica, investigativa e reconstrutiva do conhecimento.

III. Construção e gestão coletiva do projeto pedagógico; abordagem multidisciplinar do conhecimento e dissociação entre teoria e prática.


Está correto 0 que se afirma em:


A

somente I


B

somente II.


C

somente III


D

todas.


E

nenhuma.

Leia as seguintes afirmações:


I. A autorização de funcionamento e o reconhecimento de cursos de formação e o credenciamento da instituição decorrerão de avaliação externa realizada no locus institucional, por corpo de especialistas direta ou indiretamente ligados à formação ou ao exercício profissional de professores para a educação básica, tomando como referência as competências profissionais de que trata esta Resolução e as normas aplicáveis à matéria.

II. Nas licenciaturas em educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, deverão preponderar os tempos dedicados à constituição de conhecimento sobre os objetos de ensino e, nas demais licenciaturas, o tempo dedicado às dimensões pedagógicas não será inferior à quinta parte da carga horária total.

III. Em tempo e espaço curricular específico, a coordenação da dimensão prática transcenderá o estágio e terá como finalidade promover a articulação das diferentes práticas, numa perspectiva interdisciplinar.


Sob o prisma da Resolução CNE/CP no 1, de 18 de fevereiro de 2002, está correto o que se afirma em:


A

somente I.


B

somente II.


C

somente III.


D

todas.


E

nenhuma.

A Resolução CNE/CP nº 1/2002 institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. A organização curricular de cada instituição observará, além do disposto nos artigos 12 e 13 da Lei Federal nº 9.394/96, outras formas de orientação inerentes à formação para a atividade docente, entre as quais o preparo para:


A

O ensino visando à aprendizagem teórica do aluno e sua inserção prática da comunidade participativa.


B

O acolhimento e o trato da diversidade, além do exercício de atividades de enriquecimento cultural e práticas de voluntariado obrigatórias.


C

O exercício de atividades de enriquecimento cultural e o aprimoramento em práticas investigativas.


D

A elaboração e execução de projetos dos conteúdos curriculares e extracurriculares de apoio social à pesquisa.


E

O uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologia, estratégias e materiais de apoio inovadores e o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de chefia de equipe.

A educação especial deve ser definida por proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento dos educandos com necessidades educacionais especiais em todas as etapas e modalidades da educação básica.


C
Certo

E
Errado

Excluem-se do conjunto de alunos considerados com necessidades especiais aqueles com altas habilidades, por apresentarem grande facilidade de aprendizagem.


C
Certo

E
Errado

A educação especial insere-se nos diferentes níveis da educação escolar, abrangendo a educação básica — educação infantil, ensino fundamental e ensino médio — e a educação superior, bem como as modalidades da educação escolar, como a educação de jovens e adultos, a educação profissional e a educação indígena.


C
Certo

E
Errado

As necessidades educacionais especiais são aquelas cujo atendimento demanda da escola uma série de recursos e apoio de caráter mais especializado que proporcionem aos alunos meios de acesso ao currículo.


C
Certo

E
Errado

O artigo 5o da Resolução no 1, de 3 de fevereiro de 2005 fixa que “os cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio realizados de forma integrada com o Ensino Médio, terão suas cargas horárias totais ampliadas para um mínimo de ...”. Assinale a alternativa que complementa corretamente este artigo:


A

3.000 horas para as habilitações profissionais que exigem mínimo de 800 horas; de 3.050 horas para aquelas que exigem 1.000 horas e 3.200 horas para aquelas que exigem mínimo de 1.100 horas;


B

2.400 horas para as habilitações profissionais que exigem mínimo de 900 horas; de 3.100 para aquelas que exigem mínimo de 800 horas e 3.250 para aquelas que exigem mínimo de 1.100 horas;


C

3.000 horas para as habilitações profissionais que exigem mínimo de 1.000 horas; de 3.200 horas para aqueles que exigem mínimo de 800 horas e 3.000 para aqueles que exigem mínimo de 1.200 horas;


D

3.000 horas para as habilitações profissionais que exigem mínimo de 800 horas; de 3.100 horas para aquelas que exigem mínimo de 1.000 horas 3.200 horas para aquelas que exigem mínimo de 1.200 horas;


E

2.400 horas para as habilitações profissionais que exigem mínimo de 800 horas; de 3.000 para aquelas que exigem mínimo de 900 horas e 3.200 para aquelas que exigem mínimo de 1.000 horas.

Conforme Parecer CNE/CEB no 39/2004 – “ O curso de Educação Profissional Técnica de nível médio realizado na forma integrada com o Ensino Médio deve ser considerado como um curso único desde a sua concepção [...] e ser desenvolvido como tal, desde o primeiro dia de aula até o último”. A concepção do curso na forma integrada é... Assinale a alternativa correta:


A

plenamente integrada;


B

plenamente contextualizada;


C

plenamente interdisciplinar;


D

plenamente interdisciplinar e contextualizada;


E

plenamente integrada e contextualizada.

   
Gerar simulado