

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) estabeleceu, por meio de resolução, a adoção de símbolos de norma ISO – InternationalOrganization for Standardization, nas sinaléticas a serem utilizadas no processo de microfilmagem de documentos arquivísticos. Qual é a norma ISO em questão?
ISO/TS 16949.
ISO 14001.
ISO 9878.
ISO 9001.
ISO 22000.
Com relação à Norma NBR ISO/IEC 17025/2005 para laboratórios de Ensaio e Calibração, assinale a alternativa correta.
Certificação é o procedimento pelo qual um organismo oficial e imparcial reconhece formalmente que um laboratório, instituição ou pessoa é competente para realizar tarefas específicas.
Acreditação é o procedimento pelo qual um organismo imparcial acreditado atesta por escrito que o sistema da qualidade, produto, processo ou serviço está conforme requisitos especificados.
São as etapas de um processo de acreditação, na seguinte ordem, 1) solicitação, 2) Formalização, 3) Avaliação Inicial, 4) Manutenção.
São estruturas dos documentos necessários: registros de qualidade, instruções, Métodos Analíticos (POPs), Procedimentos (departamento da organização) e Manual de Qualidade.
Os laboratórios devem seguir estritamente aos critérios de Acreditação da ABNT NBR ISO/IEC 17025, NIE-CGCRE e da NIT-DICLA, ou seja, mesmo que a forma adotada pelo laboratório atender a esses critérios não terá validade.
Segundo a norma ABNT NBR ISO 9001:2005 Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos:
os requisitos do sistema de gestão da qualidade são sufi cientes e não necessitam dos requisitos dos produtos ou serviços.
a adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma obrigação legal da organização.
o atendimento aos requisitos normativos garante para a organização a obtenção de um ambiente dinâmico e inovador.
o ciclo da melhoria contínua é um fator complicador na implantação das ações corretivas.
a abordagem de processo habilita uma organização a planejar seus processos e iterações.
De acordo com a resolução do CONARQ nº 40, de 9 de dezembro de 2014, a eliminação de documentos arquivísticos públicos e de caráter público será efetuada por meio de:
fragmentação manual/mecânica.
incineração.
doação.
alienação.
destinação ao aterro sanitário.
A respeito do meio ambiente dentro de organizações, a norma mais reconhecida e utilizada no mundo é a ISO 14001. De maneira geral, essa norma trata de
cálculo de emissões.
sistema de gestão ambiental.
gestão de resíduos.
uso racional de água.
projetos socioambientais.
Em relação ao escopo da norma ABNT NBR ISO 14001:2015 são feitas as seguintes afirmativas.
I. Especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental.
II. Destina-se ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade.
III. Auxilia a organização a alcançar os resultados pretendidos de seu sistema de gestão ambiental, os quais agreguem valor para o meio ambiente, à organização em si e suas partes interessadas.
IV. É aplicável a qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e natureza, e aplica-se aos aspectos ambientais das suas atividades, produtos e serviços que a organização determina poder controlar ou influenciar, considerando uma perspectiva de ciclo de vida.
V. Pode ser usada na íntegra ou em parte para sistematicamente melhorar a gestão ambiental. As declarações de conformidade, no entanto, só são aceitas se todos os requisitos forem incorporados ao sistema de gestão ambiental da organização e atendidos sem exclusões.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I, II, III, IV e V.
Apenas I, II e V.
Apenas I, II, III e IV.
Apenas I, III, IV e V.
Apenas II, III e IV.
Segundo a norma ISO 14031, a Avaliação de Desempenho Ambiental − ADA integra 3 fases principais: Planejar, Executar, Verificar e Atuar. Acerca desse aspecto, é INCORRETO afirmar:
Executar é a obtenção e a análise de dados originais, avaliação da informação e comunicação.
Verificar e Atuar é evitar revisão do desempenho Ambiental, podendo ser um processo descontínuo.
Planejar é o planejamento da avaliação de desempenho ambiental, englobando os aspectos ambientais relevantes sob o controle da organização, critérios de desempenho ambiental e as perspectivas das partes interessadas.
Planejar, Executar, Verificar e Atuar é incentivar a revisão do desempenho Ambiental.
ADA é um processo contínuo de coleta e avaliação de dados e informações para fornecer uma avaliação atual do desempenho ambiental da empresa.
O Sistema Estatístico Europeu é uma parceria entre o Eurostat (autoridade estatística da União Europeia) e as autoridades estatísticas de seus 28 estados membros. O Sistema visa fornecer, publicamente, informação sobre a economia e a sociedade em diversos níveis na Europa, para servirem de base de dados para pesquisas e tomadas de decisão.
Com o intuito de padronizar e orientar as autoridades estatísticas nos processos de coleta, análise e publicação dos dados, foi elaborado o Código de Conduta para as Estatísticas Europeias (ou European Statistics Code of Practice, em inglês), que prescreve 15 princípios a ser seguidos.
À luz do Código de Conduta para as Estatísticas Europeias, dois dos princípios presentes no código são:
independência profissional e parcialidade nacional;
confidencialidade estatística e participação popular;
eficiência e subjetividade;
relevância e eficácia na utilização dos recursos;
incomparabilidade e amostragem significativa.
De acordo com o item 4.13.2 (registros técnicos) da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, é correto afirmar que:
o laboratório deve preservar por tempo indefinido, os registros das observações originais, dados derivados e informações sufi cientes para estabelecer uma linha de auditoria, registros de calibração, registros do pessoal e uma cópia de cada relatório de ensaio emitido.
observações, dados e cálculos devem ser registrados após realizados e devem ser identificáveis à tarefa específica a que se referem.
quando ocorrem erros nos registros, cada erro deve ser apagado e o valor correto deve ser colocado ao lado.
os registros devem incluir a identificação dos responsáveis pela realização de cada ensaio e/ou calibração e pela conferência de resultados, não necessitando da identificação do responsável pela amostragem.
os registros de cada ensaio ou calibração devem conter informações sufi cientes para facilitar, se possível, a identificação de fatores que afetem a incerteza e possibilitar que o ensaio ou calibração seja repetido em condições o mais próximo possível das condições originais.
A ISO (International Organization for Standardization) – Organização Internacional para Padronização –, é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947. Como em cada país de línguas diferentes existiria uma sigla diferente, os fundadores decidiram escolher uma só sigla para todos os países: ISO. Esta foi a sigla escolhida porque em grego isos significa "igual", o que se enquadra no propósito da organização em questão. Sobre a ISO, podemos afirmar que
tem como objetivo principal criar procedimentos operacionais padrão individualizados para cada instituição, de acordo com a sua demanda e coordenação.
no Brasil, é representada pela ANVISA (Associação de Normas Vigentes SA).
promove a normatização de empresas e produtos, no entanto não interfere na sua qualidade, atua restritamente como órgão fiscalizador.
é uma entidade governamental que formula normas aplicáveis a uma gama extensa de indústrias e setores econômicos.
tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, etc.
A norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração - estabelece a obrigatoriedade da existência de procedimentos, EXCETO para o requisito:
aquisição de serviços e suprimentos.
subcontratação de ensaios e calibrações.
controle de registros
acomodações e condições ambientais
amostragem.
A norma ABNT NBR ISO 10012:2004 Sistemas de gestão de medição - Requisitos para os processos de medição e equipamentos de medição - indica que um sistema de gestão de medição eficaz assegura:
I - que equipamentos e processos de medição são adequados para o uso pretendido.
II – ausência de critérios de desempenho e procedimentos para os processos de medição.
III - o gerenciamento dos riscos de uma medição incorreta para evitar que afetem a qualidade dos produtos.
IV – que a organização não precisa se preocupar com a especificação dos processos e dos instrumentos de medição.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
apenas I e II estão corretas.
apenas II e IV estão corretas.
apenas I e III estão corretas.
apenas III e IV estão corretas.
todas estão corretas.
A norma ISO 9001 define ações corretivas e ações preventivas. O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) é uma ferramenta que consiste em 8 passos estruturados: identificar, observar, analisar, planejar, executar, verificar, padronizar e documentar ou concluir a solução de um problema. São ferramentas mais adequadas à etapa de análise:
análise de dados históricos, Diagrama de Pareto e pesquisa de satisfação.
análise de dados e gráficos, fluxogramas e palestras.
Benchmarking, Diagrama de Causa e Efeito, 5 porquês.
pesquisa de satisfação, indicadores de desempenho e fluxogramas.
formulários, fluxogramas e treinamentos.
A NBR ISO/IEC 17025 é uma referência normativa que trata dos requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. Segundo essa norma, na rastreabilidade de medição,
todos os equipamentos utilizados em ensaios e/ ou em calibrações devem ser calibrados, exceto os equipamentos utilizados para medições auxiliares (por exemplo: termohigrômetros).
o laboratório deve estabelecer um programa e um procedimento para a calibração dos seus equipamentos.
o laboratório de calibração não pode estabelecer a rastreabilidade ao SI dos seus próprios padrões e instrumentos de medição.
a ligação às unidades SI não pode ser obtida pela referência aos padrões nacionais.
a rastreabilidade aos padrões nacionais requer, necessariamente, o uso do instituto nacional de metrologia do país no qual o laboratório está localizado.
Nos serviços de alimentação, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização do hipoclorito de sódio, pois possui condições adequadas: agente fungicida e bactericida, e, quando usado nas concentrações adequadas, é de baixa toxicidade. Na desinfecção de alimentos, os mesmos devem ser imergidos por 15 minutos na concentração de:
100 ppm a 250 ppm.
200 ppm a 350 ppm.
400 ppm a 450 ppm.
80 ppm a 100 ppm.
300 ppm.
Um biotério que pretende criar e produzir animais destinados à pesquisa com qualidade deve estar em conformidade com as normas atuais para alcançar a certificação, seguindo, principalmente, a Norma ABNT NBR – ISO 9001. Segundo a norma, são essenciais as seguintes ações para alcance da certificação, EXCETO:
controle de documentos.
divulgação pública dos Procedimentos Operacionais Padrão da instituição.
mapeamento dos processos de trabalho.
confecção de Procedimentos Operacionais Padrão.
realização de treinamento das equipes.
As normas brasileiras que definem a rotulagem ambiental e análise do ciclo de vida são, respectivamente:
ABNT NBR ISO 9001; SA 8000.
OHSAS 18000; ABNT NBR ISO 14001.
ABNT NBR ISO 14024; ABNT NBR ISO 14040.
ABNT NBR ISO 14004; ABNT NBR ISO 14031.
Guia ISO 64; ABNT NBR ISO 14063.
International Organization for Standardization é uma organização não-governamental criada para facilitar as trocas internacionais de bens e serviços e tecnologias, definindo normativas e padronização para o comércio mundial. A série ISO 14000 é um conjunto de normas relacionadas a Sistemas de Gestão Ambiental, abrangendo seis áreas:
Sistema de Gestão Empresarial; Auditorias Ambientais; Avaliação de Desempenho Ambiental; Rotulagem Ambiental; Aspectos Ambientais nas Normas de Produtos e Análise do Ciclo de Revitalização do Produto.
Sistema de Gestão Ambiental; Licenciamentos Ambientais; Avaliação de Custo Social; Rotulagem Ambiental; Aspectos Ambientais nas Normas de Produtos e Análise do Ciclo de Vida do Produto.
Sistema de Gestão Ambiental; Contabilidades Ambientais; Avaliação de Desempenho Ambiental; Taxas Ambientais; Aspectos Ambientais nas Normas de Produtos e Análise do Ciclo de Vida do Produto.
Sistema de Gestão Ambiental; Auditorias Ambientais; Avaliação de Desempenho Ambiental; Revolução Ambiental; Aspectos Ambientais nas Normas de Produtos e Análise do Ciclo de Produto.
Sistema de Gestão Ambiental; Auditorias Ambientais; Avaliação de Desempenho Ambiental; Rotulagem Ambiental; Aspectos Ambientais nas Normas de Produtos e Análise do Ciclo de Vida Declínio do Produto.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), as projeções acerca da taxa de desemprego de jovens no Brasil, neste ano de 2015, deve ficar
equiparada à média mundial.
bem acima da média mundial.
muito abaixo da média mundial.
estabilizada à média do ano anterior.
Em relação ao assunto “Análise do Ciclo de Vida de um Produto”, utilize uma das alternativas para completar a frase abaixo:
“A ACVP estuda os aspectos ambientais e os impactos potenciais ao longo _______________ de um produto, desde a aquisição da matéria-prima, passando por produção, uso e disposição”. (ISO 14040)
I. da vida.
II. do processo.
III. da concepção.
Qual a alternativa correta?
Apenas a afirmativa II está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas a afirmativa I está correta.