Questões de Concurso sobre Município de Águas de Chapecó - Legislação Aplicada

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
79 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a Lei Complementar 0003/2001 e alterações do Município de Águas de Chapecó, as férias serão concedidas nos doze meses subsequentes à data em que o servidor tiver adquirido o direito, de acordo com a escala organizada pela Administração Municipal e participada por escrito ao empregado com antecedência de, no mínimo:


A
30 dias.

B
45 dias.

C
60 dias.

D
90 dias.

E
180 dias.

O Fiscal de Posturas deve promover a notoriedade das ações fiscalizatórias:


A

Baseadas nos princípios éticos, em prol da sociedade, visando à segurança, à qualidade de vida e à preservação do meio ambiente e da cultura.


B

Para se sobressair aos demais fiscais, objetivando atingir as metas do município.


C

Sem, no entanto, ser possível assegurar a confiabilidade dos dados coletados, já que o trabalho é realizado na rua e não há possibilidade de coleta assertiva sobre o que de fato acontece no município.


D

Baseadas somente no princípio da publicidade, em prol do atendimento às demandas oriundas da Administração Pública.

De acordo com a Lei Complementar nº 130/2001 -Estatuto dos Servidores Públicos do Município, NÃO é requisito básico para investidura em cargo público:


A

A nacionalidade brasileira.


B

O gozo dos direitos políticos.


C

A quitação com as obrigações militares e eleitorais.


D

A filiação a partido político.

De acordo com a Lei Orgânica do Município, compete ao Município:


A

Instituir e arrecadar os tributos municipais, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em Lei.


B

Elaborar o plano semestral e o orçamento semestral.


C

Estimular a participação popular na formulação de políticas públicas, sem a ação governamental, estabelecendo programas de incentivo a novos projetos de organização político-partidária, nos campos social e econômico, nas cooperativas de produção e de mutirões.


D

Controlar o uso do solo, sem incidir em planejamento, porém não controlando o parcelamento e a ocupação do solo em seu território, especialmente o de sua zona urbana.

De acordo com a Lei Complementar nº 130/2001 - Estatuto dos Serviços Públicos do Município, a responsabilidade civil decorre:


A

Somente de ato omissivo que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.


B

De ato comissivo e culposo que resulte em prejuízo a terceiros.


C

Somente de ato culposo que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.


D

De ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

De acordo com a Lei Municipal nº 541/2014, o Plano Diretor rege-se pelos seguintes princípios:


I. Função social do direito.

II. Função social da propriedade.

III. Gestão democrática da política de desenvolvimento urbano.

IV. Desenvolvimento urbano.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens II e III.


C

Somente os itens III e IV.


D

Todos os itens.

Considerando-se a Lei Municipal nº 546/2014 - Código de Obras, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Nos projetos de modificação, acréscimo ou restauração, indicar-se-ão com tinta preta ou azul para as partes a _____________________, tinta vermelha para as partes a __________________ e tinta amarela para as partes a _____________________, com apresentação de legenda das linhas.


A

serem mantidas - construir ou restaurar - demolir ou retirar


B

serem mantidas - demolir ou retirar - construir ou restaurar


C

demolir ou retirar - serem mantidas - construir ou restaurar


D

construir ou restaurar - demolir ou retirar serem mantidas

De acordo com a Lei Complementar nº 130/2001 - Estatuto dos Servidores Públicos do Município, os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por:


A

Lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.


B

Decreto, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.


C

Lei, sem denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.


D

Decreto, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo, comissão ou contratação de emergência.

De acordo com a Lei Municipal nº 546/2014 -- Código de Obras, sobre os serviços e as obras que independem de licenciamento, marcar C para as Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Pintura interna, externa e restaurações quando não dependem do uso de tapumes e andaimes.

( ) Muros com altura máxima de 1,50m e que não sirvam de arrimo.

( ) Impermeabilização de terraços.

( ) Consertos de pavimentação, passeios e calçadas, de construções de calçadas no interior de terrenos edificados.


A

C - C - E - C.


B

E - E - E - C.


C

E - C - C - E.


D

C - E - C - C.

O exercício da função de Fiscal de Posturas é uma das mais importantes do serviço público municipal, já que exterioriza uma das formas de exercício do poder de polícia que maior reflexo traz. Diante dessa definição, assinalar a alternativa CORRETA:


A

O Fiscal de Posturas está vinculado à realidade local, por isso tamanha importância.


B

O Fiscal de Posturas está vinculado ao que acontece nos outros municípios, considerando o modelo utilizado por cada municipalidade para interagir com seus cidadãos.


C

O Fiscal de Posturas, via de regra, realiza funções delegadas de outras atividades, por exemplo, as do Fiscal de Obras.


D

O Fiscal de Posturas apenas fiscaliza terrenos urbanos e não edificados.

De acordo com o Estatuto dos Servidores do Município de Águas de Chapecó (SC), art. 70, conceder-se-á ao servidor:

I. Licença por motivo de doença em pessoa da família

II. Licença para atividade política

III. Licença para tratar de interesses particulares

IV. Licença para desempenho de mandato classista

V. Licença à adotante

VI. Licença maternidade

VII. Licença prêmio


A
Somente I, VI, e VII estão corretas.

B
Somente II, III e VI estão corretas.

C
Somente I, II, IV e VI estão corretas.

D
Somente II, IV, V e VI estão corretas.

E
Todas estão corretas.

Considerando-se a Lei Municipal nº 541/2014 Plano Diretor, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


As Áreas de Urbanização Específica - AUE são porções do território localizadas na macrozona _________, gravadas por Lei específica, cuja urbanização obedece a critérios específicos de uso e ocupação do solo, estabelecidos em função das características __________ e ____________ locais.


A

urbana - físicas - econômicas


B

rural - culturais - econômicas


C

urbana - culturais - socioambientais


D

rural - físicas - socioambientais

A fiscalização deve ser:


A

Uma ação apenas de observação do funcionamento do município.


B

Uma ação planejada, coordenada e avaliada de forma contínua, tendo em foco o alcance dos seus objetivos.


C

Ampliada a todos os cargos, considerando legitimidade que cada servidor municipal tem para exercer o poder de polícia.


D

Focada no alcance das metas estabelecidas pelo Estado, em especial na fiscalização de obras.

De acordo com a Lei Munipical nº 541/2014 - Plano Diretor, analisar os itens abaixo:


I. Adota-se como conceito de território o espaço físico de domínio do Município constituído pelos elementos de estruturação que o compõe.

II. Os elementos físico-espaciais compreendem os elementos naturais e os produzidos pela ação humana na transformação do território.


A

Os itens I e II estão corretos.


B

Somente o item I está correto.


C

Somente o item II está correto.


D

Os itens I e II estão incorretos.

De acordo com a Lei Complementar nº 130/2001, Estatuto dos Servidores Públicos do Município, a investidura em cargo público ocorre com a:


A

Nomeação.


B

Readaptação.


C

Posse.


D

Reversão.

De acordo com a Lei Orgânica do Município, o processo legislativo municipal compreende a elaboração de:


A

Apenas emendas à Lei Orgânica.


B

Leis Complementares e Leis Ordinárias.


C

Emendas à Lei Orgânica, às Leis Complementares e às Leis Ordinárias.


D

Emendas à Lei Orgânica, às Leis Complementares, às Leis Ordinárias, às Leis Delegadas, às Resoluções e aos Decretos Legislativos.

De acordo com a Lei Complementar nº 130/2001 - Estatuto dos Servidores Públicos do Município, a nomeação far-se-á em caráter:


A

Efetivo, quando se tratar de cargo de provimento efetivo e em comissão, inclusive na condição de substituto, para cargos declarados em decreto de livre nomeação e exoneração.


B

Emergencial, inclusive na condição de interino, para cargos declarados em Lei de livre nomeação e exoneração.


C

De contratação especial, inclusive na condição de interino, para cargos declarados em Lei de livre nomeação e exoneração.


D

Efetivo, quando se tratar de cargo de provimento efetivo e em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos declarados em Lei de livre nomeação e exoneração.

São princípios da Lei Orgânica do Município, EXCETO:


A

A autonomia.


B

A cidadania.


C

Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.


D

A participação popular em conselhos municipais

De acordo com o Estatuto dos Servidores do Município de Águas de Chapecó (SC), art. 19, ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de___________________, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo.


A
12 (doze) meses

B
24 (vinte e quatro) meses

C
36 (trinta e seis) meses

D
48 (quarenta e oito) meses

E
60 (sessenta) meses

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Águas de Chapecó e alterações, para ter gratuidade nos transportes coletivos no território do Município, a pessoa deve ser maior de:


A
55 anos.

B
60 anos.

C
62 anos.

D
65 anos.

E
70 anos.
   
Gerar simulado