

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os adjetivos podem representar estados, qualidades, características e relações; assinale a frase abaixo que mostra um tipo de adjetivo diferente dos demais.
Meu pai, apesar da idade, não mostra cabelos brancos.
Filhos teimosos são filhos mal-educados.
As rosas vermelhas são as mais bonitas.
A seda é o tecido mais macio que há.
Toalhas manchadas são fruto de descuido.
Leia a frase a seguir.
Enquanto os socialistas gostam de falar das imperfeições do mercado, os liberais têm medo das imperfeições do governo.
Sobre os termos sublinhados na frase acima, assinale a afirmativa correta.
Os termos sublinhados funcionam como adjuntos adnominais e adjuntos adverbiais.
A locução “do mercado” equivale ao adjetivo “mercantis”.
As únicas locuções adjetivas da frase são “do mercado” e “do governo”.
O termo “das imperfeições” em “têm medo das imperfeições” equivale ao adjetivo “imperfeito”.
O termo “do governo” equivale ao adjetivo “governantes”.
Todas as frases abaixo mostram um adjetivo sublinhado; a frase em que esse adjetivo tem valor de qualidade é:
Trabalhamos com o propósito de tornar nossos produtos obsoletos, antes que nossos concorrentes o façam;
Quando você contrata pessoas mais inteligentes que você, prova que é mais inteligente que elas;
O protesto papal ocorreu num momento de turbulência política na Igreja;
Os processos demorados tiram a credibilidade do sistema judiciário;
Na inflação capitalista, os preços sobem; na inflação socialista, os produtos somem.
Todas as frases abaixo mostram um grupo nominal formado por substantivo + adjetivo; assinale a frase em que a troca de posição entre os dois não modifica o sentido do grupo.
Quem escreve o livro é um autor defunto.
O personagem, segundo o próprio autor, trouxe uma imensa papelada.
Caos é o nome de qualquer ordem que produz confusão em nossas mentes.
Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar
Você tem que pensar nas grandes coisas enquanto faz as pequenas, assim elas conduzirão à direção certa.
No trecho “Durante esse intervalo, os criminosos realizaram duas compras por aproximação” (1º parágrafo), as palavras destacadas são respectivamente classificadas como
preposição – substantivo – preposição
conjunção – substantivo – preposição
preposição – adjetivo – conjunção
conjunção – adjetivo – conjunção
Considerando-se seu significado, a palavra “até”, em “preposição..”, tem função de:
preposição.
advérbio.
conjunção.
substantivo.
adjetivo.
Nas frases abaixo, foi feita a substituição de uma oração adjetiva por um adjetivo de significado equivalente, de forma a torná-la mais concisa.
Assinale a frase em que essa substituição foi feita de forma adequada.
Não invista em nada que precise de reparos / problemático.
Eu sou um preguiçoso que trabalha muito / ativo.
As tentativas que se fazem para alcançar o dinheiro são sempre sérias / obtidas.
Tudo o que tem valor tem um preço / válido.
Seja sempre mais esperta do que as pessoas que a contrataram / contratantes.
Leia:

Em relação à classe gramatical das palavras destacadas no texto, a alternativa que apresenta respectivamente, a classificação CORRETA de cada uma é:
Conjunção Integrante / Pronome Relativo / Conjunção Subordinativa Final / Adjetivo
Conjunção Subordinativa Causal / Pronome Relativo / Pronome Relativo / Adjetivo
Pronome Relativo / Pronome Relativo / Preposição / Adjetivo
Pronome Relativo / Conjunção Integrante / Conjunção Subordinativa Final / Verbo
Leia atentamente o trecho acima, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira e marque a alternativa correta:
1. QUANDO
2. PÚBLICAS
3. MAS
4. SEUS
( ) CONJUNÇÃO
( ) ADJETIVO
( ) PRONOME
( ) ADVÉRBIO
3 – 2 – 1 – 4
3 – 2 – 4 – 1
1 – 2 – 3 – 4
1 – 2 – 4 – 3
Assinale a frase abaixo em que houve a substituição inadequada de uma oração adjetiva por um adjetivo.
O silêncio é um amigo que nunca trai / fiel.
Um tolo que não diz uma palavra não se distingue do sábio que se cala / calado.
O mundo é um livro e aquele que não viaja, lê apenas uma página / paralisado.
Na arte só uma coisa importa: aquilo que não se pode explicar / inexplicável.
O juiz de futebol é o único sujeito que rouba e sai protegido pela polícia / ladrão.
Os adjetivos podem representar estados, qualidades, características e relações; assinale a frase que mostra um tipo de adjetivo diferente dos demais.
Todas as pessoas grandes foram primeiro crianças.
A madeira arranhada não faz belas mesas.
Uma sala confortável permite boa leitura.
Tecidos cinzentos não fazem vestidos alegres.
Os dicionários são, geralmente, livros grossos.
https://www.google.com.br/
No quadro a oração “Mãos que doam nunca ficam vazias”, a palavra nunca é:
Advérbio.
Preposição.
Pronome.
Adjetivo.
Identifique a classe gramatical da palavra destacada na frase: "O livro é interessante."
Substantivo
Adjetivo
Verbo
Advérbio
Conjunção
Assinale a alternativa em que a palavra mais desempenhe papel adjetivo.
... as condições de rios atmosféricos na América do Sul tropical, norte da Africa, Oriente Médio e Sudeste Asiático estão durando mais.
Níveis extraordinários de inundações, em diferentes partes do mundo, mais recentemente na China e no Canadá.
... os cientistas dizem que o aquecimento global está criando mais vapor de água.
... que estão ficando mais intensos, longos, largos e destrutivos.
Metafísica
Contam que um admirador de Albert Einstein foi visitar o mestre em sua casa e o encontrou estirado numa poltrona, com a cabeça para trás e os olhos fechados. Não querendo perturbar o aparente repouso do professor, o visitante sentou-se num canto e ficou esperando que ele acordasse.
Passou meia hora, o professor continuava estirado na poltrona, a cabeça para trás e os olhos fechados. Foi quando o visitante viu um ratinho aparecer debaixo da mesa e dirigir-se para os pés de Albert Einstein. O visitante ficou em pânico. O que fazer? O ratinho se aproximava dos pés do mestre com passinhos curtos mas resolutos. Devia acordar Einstein e avisar do perigo iminente? Ou esperar que o ratinho mudasse de rota? Ou, silenciosamente, sem acordar o professor, enxotar o ratinho?
Enquanto o visitante decidia o que fazer, o ratinho chegou até o pé direito de Einstein e deu uma mordidinha no seu dedão pelo buraco do chinelo. Einstein nem abriu os olhos. Fez que sim com a cabeça. O ratinho voltou correndo para sua toca. Minutos mais tarde, Einstein abriu os olhos e deu com o visitante no canto. Este desculpou-se, disse que não pretendia acordá-lo, mas Einstein o silenciou com um gesto. Não estava dormindo. Estava pensando.
Sempre fazia isso. Sentava naquela poltrona, atirava a cabeça para trás, fechava os olhos e deixava o cérebro funcionar. Pensava no universo, pensava no funcionamento do universo, pensava nas explicações para o funcionamento do universo... Mas precisava ter cuidado. Sua mente tinha uma tendência muito grande para a metafísica. Escapava ao controle, disparava, quando ele via ela estava perdida no infinito, em equações fantásticas...
Felizmente, sempre que isto acontecia, ele sentia uma cosquinha no dedão. Era o sinal para voltar à física, à realidade e às coisas prováveis. Fora assim que desenvolvera a sua teoria da relatividade. Seu cérebro indo em todas as direções, mas a cosquinha no dedão indicando o caminho, alertando-o para os excessos, chamando-o de volta à realidade e à razão.
O visitante engoliu em seco.
— E o senhor tem... uma explicação para a cosquinha no dedão?
Einstein não respondeu em seguida. Suspirou. Coçou a cabeça. Depois disse:
— Aí é que está. Só pode ser explicada como um sinal divino. Mas eu preciso resistir à metafísica!
O visitante procurou o ratinho com o olhar mas não o avistou. Além de tudo, era modesto.
VERISSIMO, L. F. Verissimo antológico: meio século de crônicas, ou coisa parecida. São Paulo: Objetiva, 2020.
Em “(...) quando ele via ela estava perdida no infinito, em equações fantásticas…”, a qualidade expressa pelo adjetivo “fantásticas” ocorre de forma:
positiva.
comparativa.
superlativa relativa.
superlativa absoluta analítica.
superlativa absoluta sintética.
Para a grandiosidade de Luiz Gama, o negro, o libertador de escravos, o uso da palavra é uma coisa que nem era 'inesperada'.
(https://www.bbc.com/portuguese /
O vocábulo destacado trata-se de:
Adjetivo referente ao substantivo 'palavra'.
Adjetivo referente ao substantivo 'coisa'.
Substantivo feminino abstrato singular.
Pronome possessivo feminino singular.
Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) estimam 'que' menos de cinquenta mil americanos têm o problema atualmente.
Assinale a opção correta quanto à classe de palavras do vocábulo destacado.
Advérbio.
Pronome.
Conjunção.
Oração.
Preposição.
A proliferação da inteligência artificial tem despertado um debate sobre os seus benefícios e riscos. O FMI disse que a inteligência artificial afetará uma proporção maior de empregos nas economias avançadas.
Assinale a expressão que contenha dois substantivos e dois adjetivos em qualquer ordem. (Considere os conectivos).
um debate sobre os seus benefícios e riscos
a proliferação da inteligência artificial
o FMI disse que a inteligência artificial afetará uma proporção
maior de empregos nas economias avançadas
O número de brasileiros que imigra legalmente para lá é baixo, em comparação a outras nacionalidades. Mas os brasileiros estão entre os afetados pelas novas regras.
Assinale a opção que contenha um adjetivo e um substantivo ou vice-versa.
Novas regras.
Número de brasileiros.
Outras nacionalidades.
Lá é baixo.
A palavra “durante”, que ocorre em “Al-Khwārizmī viveu de 780 a 850 d.C., durante a Era de Ouro Islâmica.”, pertence à classe gramatical:
substantivo.
adjetivo.
advérbio.
preposição.
conjunção.