Questões de Concurso sobre Conjunções subordinativas finais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
341 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Marque a alternativa em que a palavra destacada possui o sentido de finalidade.


A

Ele saiu do campo e foi para a cidade.


B

Quero que vocês venham para cá.


C

Nas férias, todos vão para a praia.


D

Vim aqui para ajudar todos vocês.


E

Fomos todos ontem para a sua casa.

Assinale a alternativa em que a palavra destacada possui o sentido de finalidade.


A

Para mim, sua atitude foi muito sensata.


B

Por favor, traga para mim os papéis.


C

Vire para cá e me olhe atentamente.


D

Vim aqui para lhe falar honestamente.


E

Venha para a minha casa e conversaremos.

Considere os seguintes trechos:


• “Dentro dos carros, especialmente nos mais novos, há diversas proteções, mas, em contrapartida, o pedestre só pode contar com o corpo…” (2o parágrafo)

• “… é fundamental que tenha ‘aula’ como pedestre e, se tiver condições, como ciclista…” (4o parágrafo)


As palavras em destaque expressam, corretamente e na ordem em que aparecem, relação de sentido de


A

finalidade e conformidade.


B

explicação e finalidade.


C

explicação e conclusão.


D

conclusão e explicação.


E

oposição e condição.

Considere o período elaborado com base no texto.


Mesmo que a inteligência artificial seja um importante instrumento na área da educação, há questões éticas em jogo, pois, para combater as desigualdades, o uso dos recursos da IA tem de ser indiscutivelmente transparente.


As expressões destacadas estabelecem entre as ideias, correta e respectivamente, as relações de:


A

comparação e conformidade.


B

concessão e explicação.


C

condição e finalidade.


D

oposição e consequência.


E

tempo e conclusão.

“Nenhum tipo de violência ou assédio é normal e aceitável. Seguimos reafirmando essa luta para que toda mulher do país seja livre e respeitada.”


As palavras destacadas estabelecem relação de sentido RESPECTIVAMENTE:


A

Adição, condição, explicação.


B

Explicação, consequência, adição.


C

Oposição, conclusão, explicação.


D

Alternância, finalidade, adição.


E

Concessão, finalidade, alternância.

Em “Gladstone expressou sua gratidão por poder falar “um pouco” de sua língua “porque neste negócio, os atores nativos costumavam falar suas falas em inglês (...)” A palavra sublinhada estabelece a relação semântica de


A

adição.


B

adversidade.


C

concessão.


D

finalidade.


E

explicação.

Considere o período:


“Concluiu o relatório a tempo, porque havia organizado previamente os dados, embora estivesse exausto e, caso não entregasse no prazo, sofreria sanção”.


Assinale a alternativa que indica corretamente os valores lógicos das conjunções destacadas, na ordem em que aparecem.


A

Causal, concessivo e condicional.


B

Final, concessivo e consecutivo.


C

Conclusivo, explicativo e condicional.


D

Causal, adversativo e proporcional.

“Em uma de suas aulas, ela argumenta que a infância é uma proteção para que as crianças não tomem contato com certos aspectos do mundo adulto antes da hora” (4º parágrafo). Nesse trecho, o conectivo destacado veicula sentido de:


A

causa


B

tempo


C

finalidade


D

consequência

No período “Embora o resultado tenha sido positivo, é necessário cautela, pois os dados ainda são preliminares.”, os conectivos destacados estabelecem, respectivamente, relações de:


A

Conformidade e explicação.


B

Concessão e comparação.


C

Condição e consequência.


D

Comparação e finalidade.


E

Concessão e causa.

Leia o Texto para resolver as questões 8 a 10.


Bebês com anemia dormem menos


Bebês que dormem menos do que deveriam podem estar com anemia ferropriva, causada pela falta de ferro. A associação entre a duração do sono e esse distúrbio orgânico provém de um estudo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com 123 crianças nascidas na maternidade de Rio Largo, município próximo a Maceió. Elas foram acompanhadas durante um ano, com dados sobre sono e parâmetros sanguíneos coletados aos 3, 6 e 12 meses de idade. As análises indicaram que 37% dos bebês dormiam menos de 10 horas, quantidade mínima recomendada para essa faixa de idade, e 85% tinham anemia ferropriva, definida para crianças com até 5 anos como níveis de hemoglobina no sangue menores que 11 gramas por decilitro (g/dL). Entre os bebês que dormiam menos de 10h, 93,3% tinham anemia. Levantamentos nacionais registraram anemia em 10% de crianças menores de 5 meses e 18,9% de 6 a 23 meses. Quase metade (43%) das famílias das crianças acompanhadas pelos pesquisadores da Ufal recebia menos de um salário-mínimo de renda mensal. Caracterizada também pela palidez e movimentos lentos, a anemia, [se] não tratada com a suplementação de ferro, pode prejudicar o crescimento, facilitar o surgimento de doenças crônicas e causar danos cognitivos (Revista Paulista de Pediatria, julho).


BEBÊS com anemia dormem menos. Pesquisa Fapesp, dezembro de 2023.

Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/bebes-com-anemia-dormem-

menos/. Acesso em: 09 jan. 2024. Adaptado

Qual é o sentido veiculado pela palavra destacada entre colchetes nesse texto?


A

Condição.


B

Consequência.


C

Proporção.


D

Finalidade.


E

Concessão.

Em “Se é uma questão de títulos, eu sou sua filha”, a palavra destacada pode expressar


A

consequência, e pode ser substituída por “tanto que”.


B

causa, e pode ser substituída por “como”.


C

oposição, e pode ser substituída por “no entanto”.


D

finalidade, e pode ser substituída por “a fim de que”.


E

concessão, e pode ser substituída por “embora”.

Ao longo de todo o texto, a autora se utiliza de mecanismos de coesão, por meio de conectivos, para ser eficaz na transmissão da mensagem. O conectivo “mas” é usado diversas vezes e tem o sentido de:


A

Comparação.


B

Conclusão.


C

Oposição.


D

Finalidade.

Em um diálogo entre mãe e filho, lê-se o seguinte trecho:


“Você pode sair, sim. Desde que volte antes das dez da noite.”


A locução “desde que” estabelece entre as orações uma relação de:


A

proporção


B

causa


C

condição


D

finalidade

Em “Ainda que não tenhamos uma definição exata” (linha 16), a expressão “Ainda que” estabelece uma circunstância de


A

concessão.


B

condição.


C

finalidade.


D

proporcionalidade.

Na frase “Apesar disso, os testes psicométricos podem mostrar semelhanças e diferenças entre as pessoas, além de retratar quadros amplos de personalidades.”, a expressão sublinhada apresenta ideia de


A

adição ao acrescentar informações sobre a importância dos testes psicométricos.


B

concessão mesmo por ser limitador, apresenta quadros amplos de personalidades.


C

contradição que ocorre entre o teste “Big Five” e os outros testes psicométricos.


D

explicação ao mostrar o objetivo dos testes psicométricos sobre as personalidades.


E

finalidade por apontar que os testes retratam quadros amplos de personalidades.

Leia os trechos.


• ... um filhote de pastor alemão vestindo um smoking fechou os olhos pacificamente para absorver a música ao vivo ao seu redor. (1o parágrafo)

• ...e notou o quão sociável o filhote era com os músicos e pensou que ele ficaria ativo durante a apresentação, mas, para sua surpresa, Billy ficou quieto e envolveu-se com a música respeitosamente. (6o parágrafo)


As palavras em destaque estabelecem, correta e respectivamente, relações de sentido de


A

causa e oposição.


B

condição e causa.


C

finalidade e adição.


D

condição e explicação.


E

finalidade e oposição.

Com relação aos recursos coesivos do texto, considerar os trechos abaixo:


• “[...] o ouro e a prata valiam menos que as sementes de cacau — a moeda da época.” (1º parágrafo)

• “Assim, obteve o chocolate em pó, solúvel em água ou leite, mais agradável ao paladar.” (3º parágrafo)

• “[...] tão amarga, porém, quanto a bebida que lhe originou.” (4º parágrafo)

• “[...] quando percebeu que o uso do petróleo para iluminação estava, aos poucos, minando sua fábrica de velas de sebo.” (4º parágrafo)


Nos fragmentos, as conjunções sublinhadas indicam, respectivamente, a ideia de:


A

Comparação | conclusão | oposição | tempo.


B

Consequência | conclusão | oposição | finalidade.


C

Comparação | consequência | oposição | tempo.


D

Causa | finalidade | conclusão | proporcionalidade.

Na passagem do 2º parágrafo – Como a música, o verso é limitado por leis rítmicas, que, ainda que não sejam as leis rígidas do verso regular, existem todavia como resguardos, coações, dispositivos automáticos de opressão e castigo. –, as expressões destacadas contribuem para a progressão textual, estabelecendo entre as orações, correta e respectivamente, relações de sentido de:


A

conformidade, causa e conclusão.


B

conformidade, causa e oposição.


C

comparação, finalidade e causa.


D

causa, condição e conclusão.


E

comparação, oposição e oposição.

No trecho Ora é reconhecida a relação de emprego, configurando-se a existência de subordinação, ora tal relação não é reconhecida (final do texto), a locução conjuntiva [ora...ora] expressa


A

causa.


B

condição.


C

finalidade.


D

alternância.


E

conclusão.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado