

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os termos destacados nos trechos a seguir podem ser classificados como elementos anafóricos, EXCETO em:
“Todos os dias, ele reclama de dor.” (parágrafo 1).
“Isso porque, de acordo com Santos...” (parágrafo 6).
“No entanto, o presidente do CNS ressalta que a União...” (parágrafo 11).
“Tudo é muito precário”, contou a professora...” (parágrafo 13).
“(...) e projetamos o mundo, como o vemos em suas páginas”, | sobre fragmento só não se pode afirmar:
que há índice de comprometimento do emissor.
que a colocação do pronome em próclise é obrigatória.
que o "como' “é conjunção comparativa.
que a vírgula é opcional nessa estrutura.
que o “o” é anafórico de mundo.
Em: “Com ele, chegam os medos que tudo isso nos inspira: medo de não estar bem enquadrados, medo de não ser valorizados pela turma, medo de não ser suficientemente ricos, magros, musculosos, de não participar da melhor balada, do clube mais chique, de não ter feito a viagem certa nem possuir a tecnologia de ponta no celular. ”, isso se refere a
“Com ele, chegam os medos que tudo”.
“medo de não estar bem enquadrados” até “de ponta no celular”.
“medo de não estar bem enquadrados”.
“os mitos e mentiras que nossa cultura expõe em prateleiras enfeitadas”.
Assinale a alternativa em que o pronome demonstrativo está em sua função anafórica:
Não sei o que fazer com isto.
O mal foi este: minha menina não sai de casa.
Acontecia coisas lindas naquele lugar.
Bons dias, meu comandante.
As meninas bebiam seus chás.
Nos trechos abaixo, retirados do Texto I, há alguns elementos que estabelecem relações anafóricas com termos anteriores. Entre os elementos destacados, aquele que não se refere a um termo anterior é:
“Neste ano li menos livros do que no ano passado; no ano passado, li menos que no anterior”(...)
(...)“um cosmonauta que passou por lá declarou não ter lido uma única página do livro que levara na bagagem”(...)
Será que eu me tornei um sintoma da minha época ou essa é uma indisposição que só diz respeito a mim?
“De maneira um pouco grandiloquente e pomposa, batizei essa minha condição de síndrome de Mir”(...)
“Trata-se de um problema que se manifesta de forma gradativa, de diferentes maneiras, nas mais variadas circunstâncias.”
“Macabéa fingia enorme curiosidade escondendo dele QUE ELA nunca entendia TUDO muito bem e que ISSO era assim mesmo. Mas ele, galinho de briga que era, arrepiou-SE todo com a pergunta tola e que ele não sabia responder.”
Nesse período do texto há alguns elementos que estabelecem relações com termos anteriores; o elemento anafórico que se refere a uma oração anterior é:
que.
ela.
tudo.
isso.
se.
Assinale a opção em que o termo destacado NÃO desempenha a função anafórica.
( ... ) os revisores que trabalham nas nossas editoras pertencem a uma seita secreta com a missão de boicotar ao máximo o português brasileiro( ... ). (1 °§)
( ... ) uma seita secreta com a missão de boicotar ao máximo o português brasileiro, impedir que ele se consagre na língua escrita para preservar tanto quanto possível a norma-padrão obsoleta ( ... ). (1 º§)
Sempre fico irritado quando recebo os meus exemplares de tradutor e, ao reler o que escrevi, encontro uma infinidade de "correções" que para expurgar do texto escrito qualquer "marca de oralidade", qualquer característica propriamente brasileira de falar e de escrever o português. (2°§)
(... ) ouçam os apelos de José de Alencar, Mário de Andrade, Monteiro Lobato e tantos outros que há tanto tempo pedem, suplicam, imploram ( ... ). (4º§)
( ... ) deixem eu falar e escrever na minha língua, na língua que é a única capaz de expressar meus sentimentos, emoções e ideias! (4º§)
Na frase “corte-a ao meio”, é correto afirmar que o termo “a” se classifica como:
Objeto direto e se refere a “uma cebola”.
Pronome pessoal e se refere ao sujeito da frase.
Objeto indireto e se refere ao ato de cortar.
Pronome possessivo e se refere ao verbo “pegue”.
NÃO há elemento de coesão referencial anafórica em:
“A maior parte por cozinhar dentro de casa com lenha e carvão, como fazem 2,8 bilhões de pessoas, principalmente na África e no Sul da Ásia” (linhas 17 e 18).
“Em anos de vida produtiva perdidos, isso custou à economia global, em 2013, a bagatela de estimados US$ 225 bilhões” (linhas 21 e 22).
“Aqui, o valor monetário do prejuízo é calculado por meio de metodologia diversa [...]” (linhas 23 e 24).
“A de ozônio vem caindo no mundo, mas Brasil, China, Índia, Paquistão e Bangladesh viram-na aumentar entre 10% e 20%” (linhas 27 e 28).
“Com transporte de massa eletrificado, seria possível matar três coelhos com um único golpe de progresso tecnológico [...]” (linhas 35 e 36).
Sabe-se que os pronomes podem acompanhar ou substituir os termos a que se referem. No trecho “com os suspiros de uma geração é que se amassam as esperanças de outra”, é correto interpretar que o termo OUTRA se refere a:
geração.
esperanças.
suspiros.
amassam.
Considerando-se os recursos linguísticos empregados no texto, é CORRETO afirmar:
A expressão “um deles” (linha 7) refere-se a estudo.
A expressão “esses resultados” (linha 9) refere-se à pesquisa.
O termo “que” (linha 18) refere-se à bomba de efeito moral.
O termo “lá” (linha 20) refere-se a largo da Batata.
A expressão “desse recurso” (linha 32) refere-se a 16 mil metros quadrados.
Assinale a alternativa em que há o emprego de anáfora textual.
“Quem escrevia, conseguia manter-se incógnito..”
“Nenhum empecilho para com o desconhecido.”
“O seu cérebro trabalhava: seria ele casado?”
“Isso bastou para que ela se tornasse nervosa.”
Certas palavras, sobretudo pronomes, advérbios e conectivos permitem a conexão das ideias na medida em que estabelecem ligação entre as partes de um texto, facilitando, dessa forma, a sua compreensão.
Nos trechos abaixo, analise a que termo do texto se referem as palavras destacadas e após assinale a única resposta CORRETA, na ordem de cima para baixo:
1. “Na lei anterior, de 1978, ele era condenado de 3 a 15 anos [...].”
2. “[...] estes não são os únicos fatores que levaram à crise atual [...].”
3. “[...] e que ela se tornou uma forma de antecipar a execução da pena.”
4. “[...] utiliza substâncias ilícitas para seu próprio consumo [...].”
o usuário de drogas, os fatores, a pena, os presos.
o traficante, a crise atual, o regime fechado, os presos menos perigosos.
o usuário de drogas, os problemas, a prisão, os traficantes.
o traficante, os problemas, a prisão provisória, o usuário de drogas.
Reconhecer os recursos de coesão de um texto é fundamental para compreender os sentidos veiculados. Acerca do emprego de tais recursos no Texto 1, analise as afirmativas a seguir.
1) A expressão: “Em outras palavras” (1º parágrafo) anuncia que, na sequência, o autor vai incluir uma informação nova.
2) O pronome relativo “o qual” (1º parágrafo) retoma o segmento “um termo meio técnico, meio filosófico” (1º parágrafo).
3) No trecho: “Por que estou me saindo com essa conversa mole?” (2º parágrafo), o segmento destacado, articulando-se ao parágrafo anterior, promove, também, a continuidade temática.
4) No trecho: “mais chuva = mais grama para os camelos e cavalos comerem.” (4º parágrafo), a substituição do sinal de igualdade manteria os sentidos originais de causa/consequência em: “Como houve mais chuva, houve mais grama para os camelos e cavalos comerem”.
Estão corretas:
1 e 2, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
2 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Assinale a alternativa em que as relações estabelecidas no enunciado por meio de um pronome (destacado em negrito) estão CORRETAMENTE analisadas.
“não é o objetivo da presente coluna proferir uma invectiva contra os que violentam a sintaxe da língua de Camões. (1º parágrafo) – O pronome “os” equivale a “aqueles” e se refere a todo o segmento sublinhado.
“Se essa possibilidade não faz cair o seu queixo, deveria”. (2º parágrafo) – O pronome “seu” situa a pessoa que fala no discurso e se refere ao termo “queixo” (queixo de quem fala).
“Alguns passarinhos japoneses resolveram melar o nosso triunfo”. (2º parágrafo) – O pronome “alguns” determina (aponta) o termo “japoneses”, permitindo a seguinte leitura: „alguns japoneses resolveram melar (...)‟.
“Seu significado varia um pouco, mas podemos dizer (...) que combinações das três primeiras „palavras‟ (...) denotam (...)”. (4º parágrafo) – O pronome “seu” refere-se a “combinações”: „o significado das combinações‟.
“as nossas capacidades mentais derivam de „tijolinhos‟ cognitivos que já estavam presentes (...).” (8º parágrafo) – O pronome “que” retoma o termo “as nossas capacidades mentais”: „as nossas capacidades mentais já estavam presentes (...)‟.
No excerto do texto: “Esquecendo-a, você terá dado o primeiro passo no sentido de empregar a vírgula com segurança”, o termo a refere-se a:
vírgula.
pausa.
oportunidade.
crença.
variedade.
Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma entre parênteses a respeito dos elementos coesivos em destaque.
“Entretanto, porque não viva em contato direto com ela, a tal cultura do estupro, não é por isso que vou dizer que não exista. E isso porque esse é o mesmo comportamento negacionista de quem vive na cultura do estupor e não percebe”. (retomam o mesmo referente).
Seja como for, é preciso seguir o exemplo das mulheres que, diante do horror de uma situação inadmissível como a que se repetiu recentemente no RJ, romperam justamente a acachapante cultura do estupor.” (retoma “mulheres”).
“Na cultura da indiferença, por outro lado, há uma escolha prévia, o que a torna ainda mais comprometedora [...]” (retoma “cultura da indiferença”).
“Nesse ponto de vista, a questão de violência de gênero é até primária e simples demais, mas é justamente (e não coincidentemente) dela, da integridade do corpo feminino, que viemos todos.” (remete à “violência de gênero”).
“A violência é uma excrescência do convívio social e deve ser punida e combatida em sua origem, sob pena de sua permanente reprodução.” (retoma “origem”).
Todos os termos abaixo possuem o mesmo referente, EXCETO
“[...] bancários de São Paulo [...]” (Linha 7)
“[...] vítimas da Bancoop [...]” (Linha 13)
“[...] vítimas de ignomínias similares [...]” (Linha 34)
“[...] 3 mil chefes de família [...]” (27)
Com base no Texto 1, é CORRETO afirmar que:
O termo “enquanto” (linha 17) pode ser substituído por “Conquanto” sem alterar o sentido da frase.
“Dessa maneira” (linha 3) e “em seguida” (linha 4) servem, respectivamente, para retomar uma informação dada no parágrafo anterior e indicar uma informação nova no mesmo parágrafo.
O pronome “esse” (linha 8) se refere à palavra “desempenho” (linha 7).
O uso de “o pesquisador” (linha 10) serve para evitar a repetição do nome próprio “Denis Russo Burgierman”.
O pronome pessoal “eles” (linha 4) retoma o nome “camundongos”.
No texto, a frase “Invenções há, que se transformam ou acabam” refere-se:
à Virgília.
à noite.
ao relógio.
ao velho diabo.