

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Mantendo-se a coesão e a coerência do texto, o período “Sob essa concepção, o criminoso passa a ser um homem causalmente determinado e, como tal, erigido no principal objeto criminológico”, seguido de ponto final, poderia ser corretamente inserido entre
o terceiro e o quarto período do primeiro parágrafo.
o quarto e o quinto período do primeiro parágrafo.
o quinto e o sexto período do primeiro parágrafo.
o primeiro e o segundo período do segundo parágrafo.
o segundo e o terceiro período do segundo parágrafo.
Assinale a alternativa em que o acréscimo do adjetivo mantém a coerência do emprego do substantivo conforme se depreende da leitura do texto.
“Quando o astro de cinema e seu séquito irresistível chegam à entrada de um hotel cinco estrelas” (linha 02).
“Nunca vi ninguém distribuir autógrafos falsos com tanta rapidez” (linha 08).
“Seus filmes exagerados são populares no Oriente Médio” (linhas 19-20).
“O público ocidental, porém, parece não se importar com nada disso” (linha 31).
“onde as circunstâncias adversas são superadas pelos sentimentos” (linha 33).
Analise os termos grifados nos períodos abaixo, coloque (C) para correto ou (E) para errado e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Muitas das vezes que encontro com meus amigos da escola vivo momentos felizes.
( ) Muitas vezes já brigamos sem necessidade.
( ) O valor de cada item está discriminado na nota fiscal da compra.
( ) Os alunos discriminados entraram com um processo contra a professora.
( ) O júri discriminou o acusado de corrupção.
E – C – E – C – C.
E – C – E – C – E.
C – E – E – C – C.
C – C – C – C – E.
Considere a frase “O que tira você do sério em relação ao seu trabalho?”. As alternativas abaixo apresentam possibilidades de reestruturação daquela frase. Assinale a alternativa que mantém seu sentido original e está de acordo com o padrão culto da língua.
O que o irrita em relação ao seu trabalho?
O que o tira do sério em relação ao seu trabalho?
O que lhe tira do sério em relação ao seu trabalho?
O que lhe irrita em relação ao seu trabalho?
O que tira sua seriedade em relação ao seu trabalho?
Um exemplo de pronome que estabelece relação coesiva com elementos que se apresentam posteriormente a ele está em:
“Tudo pode ser levado ao mercado como água potável, sementes, alimentos e até órgãos humanos” (4º parágrafo)
“Essa forma de organizar a sociedade unicamente ao redor dos interesses econômicos do mercado cindiu a humanidade de cima a baixo” (5º parágrafo)
“Tal fato dificulta senão impede a reprodução do sistema produtivista/ capitalista” (6º parágrafo)
“A vida corre risco e a Terra poderá não nos querer mais sobre ela, porque somos demasiadamente destrutivos” (7º parágrafo)
“Ele acaba ultrapassando os limites de suportabilidade da natureza e da Terra” (9º parágrafo)
Está redigido com clareza e correção o seguinte enunciado:
Os desacordos são parte natural de qualquer relação entre pessoas e, apenas serão resolvidos, enquanto os canais de diálogo se manterem abertos, seja na vida real seja na virtual.
Como não sendo possível evitar os embates peculiares as relações interpessoais, para que os laços afetivos sejam mantidos, faz-se necessário a contemporização.
Na vida real, não é possível fugir ao conflito: é preciso dispor-se a enfrentar as divergências, para que, ao contorná-las, os vínculos de amizade se mantenham.
Embora não seja possível na vida real, romper sumariamente um laço de amizade sem passar por uma situação de conflito, mesmo quando se mantém um envolvimento superficial.
Para que se mantessem ativos os laços de amizade, seria preciso que os episodios de impasse fossem vistos como parte natural da relação, portanto difícil que isso possa parecer.
Releia o fragmento: “Isso acontece com frequência nas companhias.” (linha 08). O elemento de coesão “isso” refere-se ao fato de
empresas terceirizadas não se comprometerem com os problemas apontados.
o pessoal da manutenção demorar a providenciar um reparo.
funcionários não vestirem a camisa da empresa.
recepcionistas educadas atenderem os clientes.
recepção ser um lugar com pouca iluminação.
Assinale a alternativa cuja palavra ou expressão em destaque NÃO tem a função de caracterizar o termo antecedente.
“terão de se adequar tecnologicamente”.
“propõe um prazo maior para adequação”.
“cada membro da cadeia”.
“55 empresas farmacêuticas”.
“promove um retorno significativo”.

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma, entre os parênteses, a respeito dos mecanismos de coesão em destaque em cada trecho a seguir.
Hoje, o envelhecimento se encontra na ordem do dia. Os mais importantes veículos de comunicação dão destaque a esse fenômeno, abordando as suas causas e conseqüências” (refere-se à “ordem do dia").
“O envelhecimento populacional, portanto, transformou-se em uma questão social reíevante, uma vez que impacta rnarcantemente nos destinos da própria sociedade” (pode ser substituído, sem prejuízo semântico, por “no entanto” ).
[...]. Da mesma forma, o sistema de saúde apresenta uma dinâmica incapaz de atender às demandas dos idosos [...]” (exprime ideia de causa).
Na medida em que as condições sociais e econômicas melhoram, as pessoas têm oportunidade de viver mais” (expressa intensidade).
"Portanto, a ausência de serviços e ações específicas e necessárias para a garantia dos direitos das pessoas idosas contribui para o descrédito da efetividade dos seus direitos [...)” (remete a pessoas idosas).
Na frase final da citação colocada no artigo, lê-se: “É, portanto, um tipo particular de rede na qual os vértices ou nós são os diferentes núcleos de povoamento dotados de funções urbanas, e os caminhos ou ligações os diversos fluxos entre esses centros.”
Observe as seguintes afirmações sobre ela:
I) A palavra “portanto” estabelece um elo lógico conclusivo em relação ao trecho precedente.
II) O pronome pessoal “nós” costuma ser empregado em textos acadêmicos.
III) A omissão da forma verbal “são” no segmento final da frase é um recurso estilístico.
IV) O demonstrativo “esses” retoma a palavra “povoamento”.
Assinale a única alternativa que aponta quantas dessas afirmações estão corretas.
As quatro estão corretas.
Três delas estão corretas.
Duas delas estão corretas.
Apenas uma delas está correta.
Nenhuma delas está correta.