

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
“Fortalecer essa cultura na construção da utopia, hoje, é o melhor presente que temos a dar para a São Paulo do futuro.” (linhas 45-46)
Esse período está reestruturado com coesão e coerência, mantendo-se o sentido original em:
O melhor presente dessa cultura, na construção da utopia, é fortalecer, hoje, a São Paulo do futuro.
No futuro, fortalecer essa cultura, é a melhor utopia que hoje temos a dar, como presente, a São Paulo.
Para fortalecer essa cultura na São Paulo do futuro é preciso, hoje, a construção dessa utopia.
Fortalecer essa utopia, na construção da cultura de São Paulo, é o melhor presente que temos a lhe dar no futuro.
Hoje, o melhor presente que temos a dar para a São Paulo do futuro, na construção da utopia, é fortalecer essa cultura.
Leia o conjunto de frases abaixo.
Costa nasceu com glaucoma congênito.
Costa integra o grupo Cegos Programadores, que tem hoje 165 cadastrados. Nos fins de semana,
Costa visita a noiva no Rio de Janeiro ou faz mixagens como DJ.
Reescrevendo as frases em um único período, conservando o sentido, fica:
Costa, cego devido a um glaucoma congênito, integra o grupo Cegos Programadores, que tem hoje 165 cadastrados, e, nos fins de semana, visita a noiva no Rio de Janeiro ou faz mixagens como DJ.
Cego devido a um glaucoma congênito, Costa integra o grupo Cegos Programadores, que tem hoje 165 cadastrados, além de, nos fins de semana, visitar a noiva no Rio de Janeiro ou fazer mixagens como DJ.
Apesar de cego devido a um glaucoma congênito, integra o grupo Cegos Programadores, que tem hoje 165 cadastrados, e, nos fins de semana, visita a noiva no Rio de Janeiro ou faz mixagens como DJ.
Costa visita a noiva no Rio de Janeiro ou faz mixagens como DJ nos fins de semana, embora integre o grupo Cegos Programadores, que tem hoje 165 cadastrados, por ser cego devido ter nascido com glaucoma congênito.
No que se refere aos mecanismos de coesão do texto apresentado, assinale a alternativa correta.
O vocábulo “isso” (linha 15) é empregado como introdutor da ideia apresentada no período seguinte, ou seja, a de que “a coleta dessas provas essenciais não é tão simples quanto parece” (linhas 16 e 17).
A palavra “método” (linha 31) está empregada como sinônimo de “técnica” (linha 30).
Após o vocábulo “grupo” (linha 34), está subentendida a expressão “de nanofios”.
O pronome “ele” (linha 55) retoma a expressão “kit básico de trabalho de campo de um perito criminal” (linhas 50 e 51).
Em “estudá-lo com mais calma no laboratório” (linha 63), “lo” refere-se a “crime” (linha 60).
Assinale a alternativa correta a respeito de elementos coesivos empregados no texto.
A conjunção “portanto” (linha 3) introduz oração com sentido contrastivo, por isso poderia ser substituída por entretanto, sem prejuízo do sentido do período
O vocábulo “como” empregado na linha 11 tem a mesma classificação do empregado na linha 36, equivalendo ambos à expressão na condição de.
O vocábulo “que” (linha 19) introduz oração que expressa, em relação à anterior, circunstância de consequência.
O conector “embora” (linha 22) introduz uma explicação a respeito do que se afirma anteriormente.
A conjunção “mas” (linha 39) inicia oração que estabelece sentido adversativo em relação à oração anterior.
Marque a opção em que o trecho entre aspas serve para manter a coerência textual interna.
"Na reunião de pais só havia mães. Eu me sentiria constrangido em meio a tanta mulher [...]." (1º§)
"O Padre-Diretor tomou assento à mesa, cercado de professoras, e deu início à sessão.” (2º§)
"Afinal de contas andava mesmo precisando de verificar pessoalmente a quantas o menino andava." (3º§)
"Além do mais, não me ocorria nada de mais prático para perguntar senão o que vinha a ser pesponto." (5º§)
"- Chegamos agora ao ponto que interessa: o quinto ano. Depois de cuidadosa seleção, foi dividido em três turmas [...].''(7º§)
No quarto parágrafo, a palavra “essa” tem a função coesiva de:
apresentar a ideia pela primeira vez introduzindo um conceito
retomar uma ideia apresentando um julgamento
justificar uma ideia apresentada no texto indicando uma ponderação
fazer oposição a uma ideia a ser apresentada ressaltando pertinência
comparar perspectivas semelhantes ressaltando filiações políticas
Avalie as assertivas abaixo quanto aos elementos de coesão.
I. Em “um caminho diferente do da boiada” (linha 27), o pronome presente na contração “do” retoma a palavra “caminho”.
II. A retomada não ocorre por meio de processo de pronominalização em “como a de mudar o rumo da minha vida se preciso fosse” (linhas 23).
III. Na linha 5, o pronome “lhe” refere-se a “homem que amou” (linha 4), termo que lhe dá sentido e que esse pronome substitui na oração adjetiva.
IV. Em “abandonar um país que não atende nossos anseios” (linha 26), o pronome “que” tem a função de recuperar um elemento já introduzido no texto.
Está correto o que se afirma em
“ — Isso é comigo?” (3º§)
“ — Pode ser com você também” (4º§)
“[...] cheio de picardia para perguntar, como os outros: [...]” (6º§)
Os vocábulos que iniciam parágrafos, como "Se" (3º§) e "Quando" (5º§), colaboram para que se mantenha no texto a
coesão formal.
coerência figurativa.
estrutura enunciativa.
coesão narrativa.
coerência argumentativa.