

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na Charge, “manias de grandezas” foram empregadas pela mãe do menino com a seguinte interpretação:
Diz-se de algo que é concebível com certa facilidade.
Reflete à nobreza de sentimentos, ou seja, como se o acesso ao aprendizado fosse uma condição de superioridade advinda somente de quem poder e influência.
Como algo que não suscita dúvidas, ou seja, que daqui a certo tempo será possível.
Que o desejo do menino é plenamente possível nas condições financeiras em que a família se encontra.
Diz-se de algo que é idealizável, que não encontra obstáculos a fim de que seja realizado.
Considere as seguintes afirmações:
I. Devemos considerar os gêneros discursivos como um meio social de produção e de recepção do discurso.
II. As formas de gênero as quais modelamos nossa fala se ampliam e se diferenciam à medida que a própria esfera se desenvolve e fica mais complexa.
III. Os gêneros discursivos organizam nossa fala e escrita, mas não organizam as formas gramaticais e sintáticas.
IV. Os gêneros estão disponíveis em nossa cultura e permitem ao falante prever quadros de comunicação com os quais se depara.
V. A diversidade dos gêneros deve-se ao fato de estes variarem conforme as circunstâncias, a posição social e o relacionamento pessoal dos interlocutores.
VI. Os gêneros são homogêneos e de fácil definição já que são formas absolutamente estáveis de estruturação de um enunciado.
Estão CORRETAS as afirmações:
I, II, IV e V apenas.
II, IV, V e VI apenas.
II, III, IV e V apenas.
I, II, V e VI apenas.
Leia a tira para responder à questão.

(André Dahmer. Quadrinhos dos anos 10. São Paulo:
Quadrinhos na Cia., 2016)
No contexto da tira, sobressai-se a ideia de que
o bom senso ainda prevalece sobre o desejo de exposição.
o sucesso temporário na internet raramente é conseguido.
o interesse por postagens de banalidades diminuiu drasticamente.
o arrependimento tem feito diminuírem as postagens vexatórias.
a fama decorrente de postagens na internet é transitória.
Com base na leitura do texto acima, é CORRETO AFIRMAR que seu gênero textual é o:
Notícia.
Reportagem.
Editorial.
Artigo de opinião.
Leia os textos a seguir e responda à questão 15:
Texto 1:
Gaudiar v. (1889-1894) t.d.int. e proun. Encher(-se) de gáudio; alegrar(-se), rejubilar(-se).
Texto 2:
A cada bela estação uma formiga incansável levava para a sua casa os mais abundantes mantimentos: quando chegou o inverno, estava farta. Uma cigarra, que todo o verão levara a cantar, achou-se então na maior miséria. Quase a morrer de fome, veio esta, de mãos postas, suplicar à formiga que lhe emprestasse um pouco do que lhe sobrava, prometendo pagar-lhe com o juro que quisesse. A formiga, que não é de gênio emprestador; perguntou-lhe, pois, o que fizera no verão que não se precavera.
- No verão, cantei, o calor não me deixou trabalhar.
- Cantastes! tornou a formiga; pois, agora, dançai.
Moral da história: trabalhemos para nos livrarmos do suplício da cigarra e não aturarmos a zombaria das formigas.
Fonte: LA FONTAINE. J. As fábulas de Esopo. São Paulo: Scipione, 2006.
Texto 3:
Ingredientes:
• 1 caixa de leite condensado
• 1 colher (sopa) de margarina sem sal
• 7 colheres (sopa) de achocolatado ou 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
• Chocolate granulado
Modo de fazer:
Texto 4:
"No meio do caminho tinha uma pedra"
No limiar do século XXI, a intolerância religiosa é um dos principais problemas que o Brasil foi convidado a administrar, combater e resolver. Por um lado, o país é laico, e defende a liberdade ao culto e à crença religiosa. Por outro, as minorias que se distanciam do convencional se afundam em abismos, cada vez mais, profundos, cavados diariamente por opressores intolerantes. O Brasil é um país de diversas faces, etnias e crenças, e defende, em sua Constituição Federal, o direito irrestrito à liberdade religiosa. Nesse cenário, tomando como base a legislação e acreditando na laicidade do Estado, as manifestações religiosas e a disseminação de ideologias fora do padrão não são bem aceitas por fundamentalistas. Assim, o que deveria caracterizar os diversos "Brasis", dentro da mesma nação, é motivo de preocupação. Paradoxalmente ao Estado laico, muitos ainda confundem a liberdade de expressão com crimes inafiançáveis_ Segundo os dados do Instituto de Pesquisa da USP, a cada mês são registradas, pelo menos, 10 denúncias de intolerância religiosa e, destas, 15% envolvem a violência física, sendo as principais vítimas os fiéis afro-brasileiros. Partindo dessa verdade, o então direito assegurado pela Constituição e reafirmado pela Secretaria dos Direitos Humanos é amputado, e o abismo entre os oprimidos e os opressores torna-se, portanto, maior.
Parafraseando o sociólogo Zygmunt Bauman, enquanto houver quem alimente a intolerância religiosa, haverá quem defenda a discriminação. Tomando como norte a máxima do autor, para combater a intolerância religiosa no Brasil são necessárias alternativas concretas que tenham como protagonistas a tríade Estado, escola e mídia.
O Estado, por seu caráter socializante e abarcatIvo devera promover políticas públicas que visem garantir maior autonomia religiosa e através dos 3 Poderes deverá garantir, efetivamente a liberdade de culto e a proteção; a escola formadora de carater, devera incluir matérias como Religião em todos os anos da vida escolar; a mídia , o quarto poder, deverá veicular as campanhas de diversidade religiosa e respeito às diferenças. Somente assim, tirando as pedras do meio do caminho, construir-se-á um Brasil mais tolerante.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular o componente da Língua Portuguesa deve privilegiar novos gêneros que circulam em diferentes espaços e também valorizar os gêneros "escrito/impresso, nem de deixar de considerar os gêneros e as práticas consagrados pela escola
Os textos lidos são exemplos de práticas já existentes no ambiente escolar, são eles:
Romance, fábula, receita, dissertação.
Notícia, fábula, receita, dissertação.
Reportagem, fábula, receita, dissertação.
Verbete, fábula, receita, dissertação.