Questões de Concurso sobre Mecanismos de coesão textual

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.855 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A forma pronominal “a” empregada no trecho “que a escreve ou lê” (primeiro período do terceiro parágrafo) se refere ao termo “a ficção”, no mesmo período.


C

Certo


E

Errado

Assinale a alternativa em que o referente do pronome em destaque está corretamente apontado nos parênteses.


A

“Eles vão ajudar na fiscalização que, em 2021, suspendeu 24 marcas.” (os testes de autenticidade)


B

“Ela permite detectar as principais qualidades do azeite de oliva, como aroma e gosto de frutado, amargo e picante, típicos da azeitona.” (da azeitona)


C

“‘Nenhuma máquina ainda foi capaz de substituí‑las’, ressalta o auditor fiscal Paulo Gustavo Celso [...].” (essas classificações)


D

“[...] uma equipe formada por 20 pessoas que se prepara há mais de dois anos para participar das fiscalizações.” (uma equipe formada por 20 pessoas)

Coesão é um conceito fundamental na linguística e na produção de textos que se refere à forma como diferentes partes de um texto se conectam e se integram para formar um todo coerente e compreensível. Em outras palavras, coesão é o que permite que as ideias e informações em um texto fluam de maneira lógica e coesa.


Dentro dessa temática, temos a anáfora que é o uso de palavras ou expressões que se referem a algo mencionado anteriormente. Esse tipo de COESÃO é:


A

Lexical.


B

Referencial.


C

Temporal.


D

Gramatical.

Considerando o emprego de recursos coesivos, analise as assertivas a seguir:


I. Na linha 08, o referente do pronome relativo “que” é “atenção”.

II. Na linha 17, a palavra “que” é sinônima de “por que”.

III. Na linha 25, o referente do pronome relativo é “campeonatos”.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas I e II.


D

Apenas I e III.


E

Apenas II e III.

A coesão textual é construída por meio de recursos que propiciam a progressão temática de um determinado texto. Conjunções, pronomes, advérbios e verbos são modalidades gramaticais importantes na construção de um texto coeso.


A respeito dos elementos usados pelo autor para garantir a coesão textual, assinale a alternativa em que a palavra destacada é mero conectivo, ou seja, não exerce função sintático-semântica no texto.


A

“(...) o julgamento de valor, que teria a função de possibilitar uma nova tomada de decisão sobre o objeto avaliado, passa a ter a função estática de classificar um objeto ou um ser humano”.


B

“(...) atribuem-se conceitos ou notas aos resultados (manifestação supostamente relevante do aprendido) que, em si, devem simbolizar o valor do aprendizado do educando”.


C

“Classificações essas que são registradas e podem ser transformadas em números e, por isso, adquirem a possibilidade de serem somadas e divididas em médias”


D

”Todavia, parece que todos preferem que isto não ocorra, uma vez que optam por, definitivamente, deixar os alunos com as notas obtidas”.

Observe os trechos destacados do texto e assinale a única alternativa INCORRETA em relação ao emprego de recursos que promovem a coesão referencial:


A

“... fez com que Malala criasse o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, no qual publicava textos...” (3º parágrafo) - A expressão “no qual” retoma, no texto, o vocábulo “blog”.


B

“... quando ela estava em um ônibus que a levava para casa...” (5º parágrafo) - O pronome relativo “que” refere-se ao vocábulo “ônibus”.


C

“... livros voltados para crianças e adultos que foram publicados por ela...” (7º parágrafo) - O pronome relativo “que” retoma, no texto, o vocábulo “crianças”.


D

“... O sustento de sua família, ...” (2º parágrafo) - O pronome possessivo “sua” refere-se ao vocábulo “Malala”.

Observe o excerto a seguir, com especial atenção às expressões em destaque:


“A palavra “vermelho” vem do latim vermiculus, que significa “verme”. O motivo é que, por muito tempo, um pigmento vermelho comum na Europa vinha de um inseto minúsculo de nome científico Kermes vermilio. Esse bichinho excreta um composto químico batizado de ácido quermésico [...]”.


Enquanto recursos de coesão textual, as expressões em destaque são empregadas para:


A

conectar duas orações de um mesmo período.


B

conectar dois períodos diferentes, estabelecendo uma ideia de oposição entre eles.


C

indicar, por meio de nomenclaturas relacionadas, o mesmo referente no texto.


D

suprimir um termo que pode ser inferido pelo contexto.


E

referenciar um elemento que ainda será mencionado no texto.

No verso – E se aí também não possa –, a palavra destacada refere-se a


A

lembrar.


B

coração.


C

mão.


D

pensamento.


E

esquecimento.

Em relação aos mecanismos de coesão textual, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) “Estou com muito calor, mas ela não.” é um exemplo de uso de conjunção.

( ) “Fui embora, pois não estava me sentindo amada.” é um exemplo de causa.

( ) “Caso ele não venha, irei trabalhar sozinho.” é um exemplo de uso de referência.

( ) “Perguntaram a fim de saber que horas seria a aula.” é um exemplo de uso de finalidade.


A

C - C - E - C.


B

C - E - C - E.


C

E - C - E - C.


D

E - E - C - E.

   
Gerar simulado