

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma das principais características do texto informativo é a sua clareza; um dos meios para conseguir clareza é a utilização da ordem direta nas frases.
A frase abaixo que está na ordem direta, é:
O Natal é a época em que as pessoas ficam sem dinheiro;
Com os amigos que tenho, não preciso de inimigos;
É impossível ensinar um gato a não pegar passarinhos;
Antes um pássaro a voar que dois na mão;
Pisado, o menor verme se revira.
Considerando os elementos linguísticos do (4º§), analise as assertivas.
I.A visão que se tem da ponte de Santa Clara permite apreciar a beleza de Coimbra.
II.Em: "Coimbra está mergulhada", temos os termos essenciais dispostos na ordem direta, verbo de ligação e predicativo do sujeito.
III.Em: "O fado de Coimbra que não é fado", temos, respectivamente: substantivo, preposição imposta pela regência nominal, pronome relativo.
IV.As vírgulas do trecho: "Depois os amigos, uma noite imensa por viver, as mãos brancas das mulheres, cabelos quase sempre negros", separam orações coordenadas.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima:
I, III e IV.
I, II e III.
III e IV.
II, III e IV.
Marque o parágrafo que inicia com oração escrita com os termos essenciais dispostos na ordem direta.
(4º§).
(3º§).
(2º§).
(5º§).
Marque o parágrafo cuja oração inicial apresenta os termos essenciais explícitos e dispostos na ordem direta.
(3º§).
(4º§).
(5º§).
(6º§).
I.Existe relação de causa e consequência na abertura do parágrafo em enfoque.
II. Encontra-se uma falha no emprego de “estão associados” porque deveria estar redigido “associadas”, concordando com doenças.
III. O sujeito de “cruzou”, simples e paciente, é a palavra “estudo “, sendo “epidemiologista”, o agente da passiva.
IV. As aspas empregadas são justificadas por ênfase e por cercar citação de alguém.
V. Palavras se encontram colocadas em ordem direta e indireta.
Encontram-se corretas apenas as assertivas:
I, III e V.
II, IV e V.
I, III, IV e V.
II, III, IV e V.
III, IV e V.
Em língua portuguesa, a concordância verbal pode-se apresentar na ordem direta (sujeito + verbo + complementos) ou em uma ordem que subverta (desordene) esses termos. O excerto do texto que apresenta concordância em ordem direta entre o sujeito e o verbo é:
Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados.
Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado.
Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível.
Além do controle das entradas, passou a ser feito um rigoroso controle das saídas.
E foi tomada uma medida extrema.
Marque a alternativa com análise INCORRETA.
O núcleo do sujeito simples da primeira oração do (4º§) e do (5º§) está representado por substantivo abstrato.
No (2º§), temos exemplo de próclise e de ênclise.
O (2º§) inicia com hipérbole e eufemismo.
A primeira oração do (3º§) está escrita com os termos essenciais dispostos na ordem direta e o predicado exemplifica verbo intransitivo de segunda conjugação.
A única variação da construção, independente de mudança semântica mas preservando a correção gramatical, NÃO é coerente:
O homem matou a caça.
A caça matou o homem.
O homem a caça matou.
Matou o homem à caça.
Leia o texto.
Foi então que aconteceu. De pura afobação a galinha pôs um ovo. Surpreendida, exausta. Talvez fosse prematuro. Mas logo depois, nascida que fora para a maternidade, parecia uma velha mãe habituada. Sentou-se sobre o ovo e assim ficou respirando, abotoando e desabotoando os olhos. Seu coração tão pequeno, num prato solevava e abaixava as penas enchendo de tepidez aquilo que nunca passaria de um ovo. Só a menina estava perto e assistiu a tudo estarrecida. Mal porém conseguiu desvencilhar-se do acontecimento despregou-se do chão e saiu aos gritos:
– Mamãe, mamãe, não mate mais a galinha, ela pôs um ovo! Ela quer o nosso bem!
Todos correram de novo à cozinha e rodearam a jovem parturiente. Esquentando seu filho, esta não era nem suave nem arisca, nem alegre nem triste, não era nada, era uma galinha. O que não sugeria nenhum sentimento especial. O pai, a mãe e a filha olhavam já há algum tempo, sem propriamente um pensamento qualquer. Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha. O pai afinal decidiu-se com certa brusquidão:
– Se você mandar matar essa galinha nunca mais comerei galinha na minha vida!
A mãe, cansada, deu de ombros.
(Clarice Lispector)
Analise as afirmativas abaixo:
1. Nas frases: “Ela pôs um ovo!” e “Ela quer o nosso bem!”, temos a mesma estrutura sintática, a saber: sujeito simples + verbo transitivo direto + objeto direto.
2. Na frase: “O pai, a mãe e a filha olhavam já há algum tempo”, o verbo sublinhado indica que o sujeito da oração, no contexto do texto, estava diante da galinha em um tempo já decorrido; dessa forma, é um verbo impessoal e não pode ser usado no plural, da mesma forma que o verbo em: “Havia um ovo debaixo da galinha”.
3. Na frase: “Mas logo depois, nascida que fora para a maternidade, parecia uma velha mãe habituada”, a frase sublinhada está entre vírgulas para marcar uma intercalação.
4. Na frase: “Nunca ninguém acariciou uma cabeça de galinha”, a palavra sublinhada é um pronome indefinido com função de adjunto adnominal. Semelhante classificação encontra-se na frase: “Ele é um ninguém”.
5. A frase: “Esta não era nem suave nem arisca, nem alegre nem triste, não era nada, era uma galinha” é um período composto por subordinação com três orações assindéticas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
Releia um trecho do Texto 1.
No início, todos fizeram um teste sobre conhecimentos de neurociência. Na sequência, o primeiro grupo leu sobre o assunto, enquanto o segundo teve contato com uma ferramenta digital interativa chamada Brain Explorer, que mostra como o cérebro humano processa imagens. No fim dessa etapa, os alunos fizeram uma prova e os que tiveram acesso à atividade exploratória obtiveram nota 30% superior à dos colegas que leram sobre o assunto.
Sobre os termos destacados, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os termos em destaque funcionam como locuções adverbiais de tempo de acordo com a classificação da gramática tradicional.
( ) A posição canônica dos termos em destaque é no final das orações. Nesse caso, seu deslocamento tem como objetivo ressaltar as etapas da pesquisa.
( ) O uso de vírgulas, para separar os termos em destaque cujo função é de realce, não é obrigatório.
( ) Os termos em destaque são fundamentais para construção da coesão do trecho, pois sinalizam temporalmente as etapas da pesquisa, informação essencial para se entender como o trabalho aconteceu.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
V F F V.
F F V F.
F V F F.
V V F V.
Uma das maneiras de tornar mais clara a expressão escrita é redigir as frases em ordem direta. A frase a seguir,
“Numa democracia, é livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve.”
se colocada em ordem direta, seria redigida do seguinte modo:
“Numa democracia, é livre a expressão, o direito de reunião e de greve estão garantidos”.
“É livre a expressão, estão garantidos o direito de reunião e de greve numa democracia.”
“A expressão é livre, o direito de reunião e de greve estão garantidos, numa democracia.”
“Numa democracia a expressão é livre e estão garantidos i direito de reunião e de greve.”
“A expressão é livre numa democracia e estão garantidos o direito de reunião e de greve.”
Olhe e leia o desenho na camiseta abaixo:

COROE DO FOGO ENCANTADO. ------
On-line: https://cordeldofogoencantado.combr/ Acesso: 11 abr. 2018.)------
Cada palavra ou expressão verbal do desenho corresponde a um número de 1 a 7. Qual sequência numérica geraria uma combinação não prevista pela sintaxe da língua portuguesa?
1-2-3-4-5-6-7.
1-3-2-4-5-6-7.
2-3-1-4-7-6-5.
1-2-3-6-7-4-5.
1-3-2-6-7-4-5.
O dito popular “Boa romaria faz, quem em casa fica em paz” está reescrito na ordem direta, sem prejuízo do sentido, em:
Fica em paz quem em casa faz boa romaria.
Faz boa romaria em casa quem fica em paz.
Quem fica em paz em casa faz boa romaria.
Em paz quem faz boa romaria fica em casa.
Em casa faz boa romaria quem em paz fica.
Conforme o Texto 1, até o canto dos passarinhos obedece a regras semelhantes “à nossa tradicional ordem de sujeito seguido de verbo e objeto (...) nas frases.”. Os usuários das línguas naturais, porém, frequentemente subvertem a chamada “ordem direta”.
Assinale a afirmativa que analisa corretamente a organização sintática do enunciado indicado e suas repercussões nos sentidos.
O enunciado: “passarinhos cujo canto tem regras semelhantes à nossa tradicional ordem de sujeito seguido de verbo e objeto nas frases.”, colocado na ordem direta, deve ser assim compreendido: “os passarinhos, semelhantemente à nossa tradicional ordem de sujeito seguido de verbo e objeto nas frases, têm regras de canto.”.
O enunciado: “os cientistas têm mostrado que é cada vez menor a lista das faculdades mentais exclusivamente humanas.”, quando colocado na ordem direta – “os cientistas têm mostrado que a lista das faculdades mentais exclusivamente humanas é cada vez menor.” – evidencia um complemento de função adjetiva (destacado).
A inversão da ordem das orações do enunciado: “Alguns passarinhos japoneses resolveram melar o nosso triunfo, ao que parece.” – “Ao que parece, alguns passarinhos japoneses resolveram melar o nosso triunfo.” – alteraria substancialmente os sentidos pretendidos para esse trecho.
A mudança na ordem dos elementos do enunciado: “Será que faz diferença a ordem dos fatores?” para: “A ordem dos fatores será que faz diferença?” altera fortemente os sentidos.
O enunciado: “não é o objetivo da presente coluna proferir uma invectiva”, colocado na ordem direta – “proferir uma invectiva não é o objetivo da presente coluna” – revela que o núcleo do sujeito é uma forma verbal (proferir) que exige complemento (uma invectiva).
A re-escritura da oração em ordem direta: “Morrem também profissões na região (...)” está correta em:
Profissões morrem na região também.
Na região, morrem também profissões.
Também, na região, morrem profissões.
Profissões, também, na região morrem.
Morrem profissões, na região também.
Assinale a alternativa em que há inversão da ordem sintática regular da frase em português.
“Tem um sobrando aí atrás.”
“Quem é que entrou por último?”
“Salte o último a entrar.”
“Um vai ter que sair.”
“Ainda tem um sobrando.”
A escrita, assim como a fala, permite várias possibilidades de formulação de um enunciado. Quando, nessa construção, empregamos um verbo, criamos estruturas sintáticas que, gramaticalmente, são consideradas organizadas em ordem direta ou indireta.
Tem-se como exemplo de construção oracional feita em ordem DIRETA o fragmento apresentado na opção:
“O termo “sustentabilidade” tem sido muito utilizado, fazendo referência às diversas formas de se manter a preservação ambiental (...)”
“Segundo o relatório de Brundtland, de 1987, sustentabilidade significa ‘suprir as necessidades da geração presente (...)’.”
“Nessa perspectiva são consideradas tanto as práticas voltadas para os lucros dos agricultores, bem como as vantagens (...)”
“Para ser considerado como sustentável, um empreendimento deve ainda conter atitudes (...)”
“Porém, em face da demanda e da necessidade do mercado de trabalho, ainda foram criados cursos (...)”
Assinale a alternativa em que a disposição dos termos da oração encontra‐se na ordem indireta.
“Autor trabalha em casa!” (4º§)
“O voo migratório já começou, mas não é ousado.” (9º§)
“Elas viverão num pequeno círculo, de amigos próximos.” (7º§)
“Quando explodir, a busca será por florestas, montanhas, lugares até isolados.” (9º§)
Ah! pastora gentil, o céu não fez tesouro igual para a glória de amor!
Está na ordem direta a oração que se encontra no item:
Ao pagar o cartão de crédito, o ideal é pagar tudo duma vez. (linha 01).
Os dois conversam na hora do almoço...(linhas 06-07).
Depois de 15 meses, ele pagou 785 reais de juros por causa da dívida de 1.000 reais. (linhas 16-17).
... e recebe no mês seguinte uma fatura de 614 reais. (linha 18).
Nesse ritmo, João leva 92 meses para pagar sua dívida. (linhas 18-19).