Questões de Concurso sobre Temas e figuras

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
967 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Caso o trecho “As nossas referências em comum são sobre coisas que nunca aconteceram(...)” fosse conjugada no presente, no lugar do verbo “aconteceram” deveria ser empregado


A

aconteciam.


B

aconteceriam.


C

acontecem.


D

acontecerão.

Observe a figura a seguir.

-

Imagem associada para resolução da questão

-

Disponível em: <https://liberal.com.br/cultura/cultura-na-regiao/cartunista-ecolaborador-do-liberal-e-premiado-no-47o-salao-internacional-do-humor-depiracicaba-1298949/>. Acesso em: 25 ago. 2022.

A intencionalidade da charge premiada do cartunista Luiz Fernando Cazo, Evolução da Escrita, é percebida na


A

evolução da escrita, sem uso de nenhuma palavra, comparando os avanços das primeiras civilizações com emojis, afirmando que a comunicação por meio da linguagem do desenho é mais frequente que a língua escrita, até nos dias atuais.


B

apresentação das personagens, a saber: um sumério, povo que iniciou o desenvolvimento da escrita; um egípcio, cuja civilização continuou com hieróglifos; e o jovem de hoje, que se comunica por meio de emojis, uma forma de linguagem semiótica.


C

globalização, com os jovens da atualidade que, por intermédio dos meios de comunicação e redes sociais, deturpam a língua escrita ao fazer uso de imagens, emojis e outros símbolos, em lugar das palavras, voltando à época dos "homens das cavernas”.


D

dimensão do espaço temporal e físico, sem apresentação de idioma, evidenciando prejuízo no entendimento de leitores em diferentes línguas maternas.

Assinale a alternativa que apresenta o tema principal deste texto.


A

Mitos que revelam preconceito linguístico.


B

A relação entre língua escrita e falada no Brasil.


C

A língua escrita em Portugal e no Brasil.


D

Diferenças linguísticas e culturais entre Portugal e Brasil.

Sobre o anúncio: “Aluga-se quarto com banheiro a 8 quadras do centro.”, pode-se dizer que a duplicidade de sentido pode ser desfeita, EXCETO


A

se colocarmos dois pontos após o termo “aluga-se”.


B

se colocarmos vírgula após o termo “quarto com banheiro”.


C

se colocarmos vírgulas intercalando o termo “com banheiro”


D

se colocarmos vírgulas intercalando o termo “quarto com banheiro”


E

se o termo “a 8 quadras do centro” vier no início da frase.

Conforme a leitura da tirinha, é correto afirmar que


A

a mãe se emociona muito com o gesto da filha.


B

a filha nem ao menos sorri ao entregar o presente à mãe.


C

o presente que a filha ofertou frustrou as expectativas da mãe.


D

a mãe demonstra pouca gratidão ao receber o presente.


E

a filha entrega o livro à mãe sem demonstrar afeto.

Qual é o objetivo central do texto?


A

Argumentar em favor dos benefícios do software da HireVue.


B

Alertar sobre os prejuízos financeiros que trabalhadores da área de Recursos Humanos teriam se fossem substituídos pelo software da HireVue.


C

Informar sobre como funciona o software da HireVue e quais suas desvantagens.


D

Narrar a história do surgimento e do desenvolvimento do software da HireVue.


E

Defender a modernização dos processos de recrutamento por meio da utilização de robôs.

Leia a tirinha a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://www.revistasouzacruz.com.br/2018/04/20/oque-a-minha-avo-me-ensinou-sobre-emojis/>. Acesso em: 10 set. 2022.


A crítica expressa na charge de Dahmer revela que, em um futuro distópico, a produção de um trabalho acadêmico


A

permitirá o uso da linguagem escrita e simbólica de emprego dos internautas.


B

adotará o emprego de emojis em lugar de textos escritos.


C

excluirá as apresentações orais em virtude do emprego de emojis.


D

será avaliada mediante apresentação de texto escrito em linguagem acadêmica.

Há uma semelhança em relação à definição do conceito de ‘tempo’ de Einstein (Texto V) e do estranhamento da frase “eu sou você amanhã” (Texto III), em que se utiliza um verbo de estado no presente e um advérbio de tempo futuro. Levando-se isso em consideração, nas expressões linguísticas dos cartuns, os marcadores de tempo “agora” e “amanhã”


A

exigem concordância verbal de futuro.


B

permitem estabelecer limites de tempo.


C

podem ser entendidos de forma relativa e não absoluta.


D

estabelecem a sequência temporal de passado, presente e futuro.

INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder às questões de 1 a 6.


TEXTO I


Aparência


Em comparação com a última década, insatisfação com aparência e peso aumentou consideravelmente.

Poderia ser uma boa notícia o fato de que 6 em cada 10 jovens brasileiros estão muito satisfeitos com a própria aparência. Mas não é. Há 11 anos, o Datafolha perguntou aos jovens brasileiros se eles se sentiam felizes com a aparência e registrou que 82% estavam muito satisfeitos com o que viam diante do espelho. A mesma pergunta foi feita agora e o grupo dos que se consideram muito satisfeitos caiu 23 pontos percentuais.

O descontentamento é maior entre as garotas – 44% se dizem pouco satisfeitas e 6%, nada satisfeitas com a aparência. As meninas de 16 e 17 anos representam o auge do dissabor: 7% delas estão totalmente insatisfeitas. Como não é provável que a feiura tenha se tornado uma epidemia ao longo dos anos, por que os jovens estão se sentindo mais infelizes com a própria aparência?

Segundo especialistas, trata-se de uma questão social. Padrão de beleza. Para a psicóloga Joana Novaes, coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC Rio, o padrão de beleza atual impõe que o jovem seja magro, “sarado” e bronzeado. “Tantas exigências geram uma relação infeliz como próprio corpo”, diz ela, que é autora do livro O Intolerável Peso da Feiura.

Segundo a psicóloga, a infelicidade se agrava devido à diferença de tratamento que a sociedade impõe ao “feio” e ao “bonito”. Enquanto a beleza é um meio de ascensão social no Brasil, quem é considerado feio se torna vítima de um preconceito socialmente aceito, pois é permitido que se recrimine a aparência do outro. Já a antropóloga Mirian Goldenberg – autora de O Corpo Como Capital e professora do departamento de antropologia social da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – não acredita que o jovem esteja se sentindo mais feio, mas, sim, inadequado em relação ao padrão de corpo valorizado pela sociedade.

Contudo, segundo Goldenberg, a juventude atual é a primeira geração que cresceu sabendo que há meios para se adequar ao padrão: vestir-se de acordo com a moda, investir em tratamentos estéticos, recorrer a cirurgias plásticas, etc.

Comparando os resultados com 11 anos atrás, o número de jovens muito satisfeitos com o peso caiu de 61% para 50%. Outra vez, a maior insatisfação se verifica entre as garotas, com o ápice do descontentamento entre as que têm de 22 a 25 anos: 26% estão insatisfeitas com o peso. Para o psicólogo Nivaldo de Oliveira Santos, coordenador do estudo, os números surpreendem porque 8 em cada 10 estudantes consultados eram magros ou tinham peso normal em relação à altura e à idade. Surpreendem ainda mais porque, em teoria, os estudantes da área de saúde deveriam ser bem informados sobre cuidados com o corpo. “O que se teme é que, se considerado um universo maior de jovens, o panorama possa ser ainda mais preocupante”, diz Santos.


Disponível em: https://bityli.com/REoimr. Acesso em: 30 out. 2021 (adaptado)


Os textos “Aparência” de Carolina Araújo (texto I) e a tirinha de Armandinho estão relacionados, porque os dois


A

fazem uma crítica às pessoas que olham para além das aparências.


B

funcionam como alerta social para a temática abordada.


C

usam dados estatísticos para convencer o leitor.


D

visam instruir os leitores sobre como se comportarem em relação ao tema da aparência.

O texto objetiva discorrer sobre o uso de metáforas no cotidiano e a forma como elas afetam o comportamento e a percepção das pessoas.


C

Certo


E

Errado

O tema do texto é instaurado a partir da seguinte frase:


A

“a arte é realmente importante em nossas vidas?”


B

“artistas decidiram protestar e reivindicar seus direitos.”


C

“orçamentos aprovados para cultura são irrisórios.”


D

“o que é considerado arte pelo público em geral?”

Analise a charge a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://blogdoaftm.com.br/charge-escolas-e-pandemia/


A

A charge retoma uma vulnerabilidade-alvo do PSE.


B

O objetivo da charge é colocar-se contrariamente aos objetivos do PSE.


C

O texto e a charge não abordam o mesmo assunto.


D

O texto e a charge abordam o mesmo assunto com o mesmo enfoque.


E

Tanto charge quanto texto abordam melhorias nas escolas.

As oposições entre brasil e Brasil presentes no texto VI podem ser expressas, respectivamente, pelos seguintes pares de termos/expressões, EXCETO:


A

feitoria / nação


B

entidade histórica / entidade divina


C

apatia / autorreflexão


D

fragmento morto / entidade viva

O propósito do gênero textual correspondente ao Texto 2 é apresentar de forma crítica um fato, um problema ou um acontecimento que possa interessar a sociedade. Na maioria das vezes recria a imagem de pessoas públicas por meio de caricaturas de pessoas que estão envolvidas em eventos capazes de gerar grandes polêmicas, como no caso em tela. A caricatura retrata:


A

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.


B

O líder soviético Nikita Khrushchev.


C

O presidente americano, Joe Biden.


D

O presidente russo, Vladimir Putin.

De acordo com a leitura da tirinha, em que Mafalda e Manolito conversam, pode-se afirmar que


A

o pai de Manolito considera um desperdício os gastos com material escolar, porque o filho não gosta de estudar.


B

Manolito fica com raiva das opiniões de Mafalda, porque ela dá razão ao pai dele.


C

Manolito pensa que o pai está certo e parece disposto a levar mais a sério os estudos.


D

Mafalda incentiva Manolito a ser um estudante melhor para que o pai dele sinta-se mais motivado a gastar com material escolar.


E

o pai de Manolito sabe que vale a pena investir nos estudos do filho, uma vez que ele não falta às aulas.

Leia a tirinha a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://kikacastro.com.br/2017/05/08/crianca-nao-namora/


Analise as assertivas a seguir sobre a tirinha e o texto apresentado anteriormente e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Pode-se dizer que tanto o menino do texto de Veríssimo quanto Armandinho apresentam-se interessados pelos relacionamentos amorosos desde cedo.

( ) O menino do texto teve uma atitude audaciosa movido pela paixão infantil, ao passo que Armandinho mostra-se distante desses interesses.

( ) Tanto Armandinho quanto o menino do texto de Veríssimo percebem que há alguém interessado neles, a senhora que conversa com Armandinho e a menina da escola do garoto do texto, respectivamente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – V.


B

V – V – V.


C

V – F – F.


D

F – F – F.


E

F – V – F.

A tirinha a seguir tem como personagem D. Anésia, criação do cartunista paranaense Will Leite.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <https://armazemdecultura.wordpress.com/2014/07/22/humor-e-ironia-no-will-tirando/>.


Avalie o que se afirma sobre os aspectos morfossintáticos e o fenômeno do diálogo entre textos.


I – As palavras “atrás” e “só” foram acentuadas pelo mesmo motivo: ambas são oxítonas terminadas em vogal, seguida ou não de “s”.

II – O registro formal como também o informal da escrita padrão estão presentes nos dois últimos quadrinhos com o emprego de uma variante linguística típica da oralidade.

III – A crase é de rigor diante de verbos, de acordo com o padrão culto da língua; portanto, na frase “...prometo que a deixo passar...” há um erro de revisão, pela ausência do respectivo acento grave.

IV – O texto da tirinha é uma releitura do conto “A velha contrabandista”, de Stanislaw Ponte Preta; trata-se de um exemplo de intertextualidade, fenômeno responsável por referenciar conteúdos e formas de textos para produzir um novo texto.

V – O prefixo “contra” é um elemento formador de palavras cujo significado se relaciona às ideias de "contrário, em oposição", como na palavra “contrabando” que, segundo o Novo Acordo Ortográfico, deveria ser escrita com hífen: “contra-bando”.


Está correto apenas o que se afirma em


A

I e V.


B

II e IV.


C

I, II e III.


D

III, IV e V.

No último quadrinho do texto II, Mafalda lança uma pergunta, a qual garante a produção de humor na tira. Essa construção humorística está no fato de Mafalda:


A

apresentar dificuldades na leitura e na decodificação dos livros na língua materna


B

notar a necessidade de os livros estarem escritos em Língua Portuguesa


C

considerar o vocábulo “living” como uma palavra da Língua Portuguesa


D

questionar, veementemente, a resposta imediata dada pela mãe dela

No terceiro quadrinho, o vocábulo nele presente deve ser classificado como um(a):


A

adjetivo;


B

substantivo;


C

numeral;


D

verbo;


E

interjeição.

   
Gerar simulado