

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Caso o trecho “As nossas referências em comum são sobre coisas que nunca aconteceram(...)” fosse conjugada no presente, no lugar do verbo “aconteceram” deveria ser empregado
aconteciam.
aconteceriam.
acontecem.
acontecerão.
Observe a figura a seguir.
-

-
Disponível em: <https://liberal.com.br/cultura/cultura-na-regiao/cartunista-ecolaborador-do-liberal-e-premiado-no-47o-salao-internacional-do-humor-depiracicaba-1298949/>. Acesso em: 25 ago. 2022.
A intencionalidade da charge premiada do cartunista Luiz Fernando Cazo, Evolução da Escrita, é percebida na
evolução da escrita, sem uso de nenhuma palavra, comparando os avanços das primeiras civilizações com emojis, afirmando que a comunicação por meio da linguagem do desenho é mais frequente que a língua escrita, até nos dias atuais.
apresentação das personagens, a saber: um sumério, povo que iniciou o desenvolvimento da escrita; um egípcio, cuja civilização continuou com hieróglifos; e o jovem de hoje, que se comunica por meio de emojis, uma forma de linguagem semiótica.
globalização, com os jovens da atualidade que, por intermédio dos meios de comunicação e redes sociais, deturpam a língua escrita ao fazer uso de imagens, emojis e outros símbolos, em lugar das palavras, voltando à época dos "homens das cavernas”.
dimensão do espaço temporal e físico, sem apresentação de idioma, evidenciando prejuízo no entendimento de leitores em diferentes línguas maternas.
Assinale a alternativa que apresenta o tema principal deste texto.
Mitos que revelam preconceito linguístico.
A relação entre língua escrita e falada no Brasil.
A língua escrita em Portugal e no Brasil.
Diferenças linguísticas e culturais entre Portugal e Brasil.
Sobre o anúncio: “Aluga-se quarto com banheiro a 8 quadras do centro.”, pode-se dizer que a duplicidade de sentido pode ser desfeita, EXCETO
se colocarmos dois pontos após o termo “aluga-se”.
se colocarmos vírgula após o termo “quarto com banheiro”.
se colocarmos vírgulas intercalando o termo “com banheiro”
se colocarmos vírgulas intercalando o termo “quarto com banheiro”
se o termo “a 8 quadras do centro” vier no início da frase.
Conforme a leitura da tirinha, é correto afirmar que
a mãe se emociona muito com o gesto da filha.
a filha nem ao menos sorri ao entregar o presente à mãe.
o presente que a filha ofertou frustrou as expectativas da mãe.
a mãe demonstra pouca gratidão ao receber o presente.
a filha entrega o livro à mãe sem demonstrar afeto.
Qual é o objetivo central do texto?
Argumentar em favor dos benefícios do software da HireVue.
Alertar sobre os prejuízos financeiros que trabalhadores da área de Recursos Humanos teriam se fossem substituídos pelo software da HireVue.
Informar sobre como funciona o software da HireVue e quais suas desvantagens.
Narrar a história do surgimento e do desenvolvimento do software da HireVue.
Defender a modernização dos processos de recrutamento por meio da utilização de robôs.
Quanto ao gênero textual, o texto classifica-se como uma reportagem, pelo seu alto teor informativo.
Certo
Errado
Leia a tirinha a seguir.

Disponível em: <https://www.revistasouzacruz.com.br/2018/04/20/oque-a-minha-avo-me-ensinou-sobre-emojis/>. Acesso em: 10 set. 2022.
A crítica expressa na charge de Dahmer revela que, em um futuro distópico, a produção de um trabalho acadêmico
permitirá o uso da linguagem escrita e simbólica de emprego dos internautas.
adotará o emprego de emojis em lugar de textos escritos.
excluirá as apresentações orais em virtude do emprego de emojis.
será avaliada mediante apresentação de texto escrito em linguagem acadêmica.
Há uma semelhança em relação à definição do conceito de ‘tempo’ de Einstein (Texto V) e do estranhamento da frase “eu sou você amanhã” (Texto III), em que se utiliza um verbo de estado no presente e um advérbio de tempo futuro. Levando-se isso em consideração, nas expressões linguísticas dos cartuns, os marcadores de tempo “agora” e “amanhã”
exigem concordância verbal de futuro.
permitem estabelecer limites de tempo.
podem ser entendidos de forma relativa e não absoluta.
estabelecem a sequência temporal de passado, presente e futuro.
INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder às questões de 1 a 6.
TEXTO I
Aparência
Em comparação com a última década, insatisfação com aparência e peso aumentou consideravelmente.
Poderia ser uma boa notícia o fato de que 6 em cada 10 jovens brasileiros estão muito satisfeitos com a própria aparência. Mas não é. Há 11 anos, o Datafolha perguntou aos jovens brasileiros se eles se sentiam felizes com a aparência e registrou que 82% estavam muito satisfeitos com o que viam diante do espelho. A mesma pergunta foi feita agora e o grupo dos que se consideram muito satisfeitos caiu 23 pontos percentuais.
O descontentamento é maior entre as garotas – 44% se dizem pouco satisfeitas e 6%, nada satisfeitas com a aparência. As meninas de 16 e 17 anos representam o auge do dissabor: 7% delas estão totalmente insatisfeitas. Como não é provável que a feiura tenha se tornado uma epidemia ao longo dos anos, por que os jovens estão se sentindo mais infelizes com a própria aparência?
Segundo especialistas, trata-se de uma questão social. Padrão de beleza. Para a psicóloga Joana Novaes, coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC Rio, o padrão de beleza atual impõe que o jovem seja magro, “sarado” e bronzeado. “Tantas exigências geram uma relação infeliz como próprio corpo”, diz ela, que é autora do livro O Intolerável Peso da Feiura.
Segundo a psicóloga, a infelicidade se agrava devido à diferença de tratamento que a sociedade impõe ao “feio” e ao “bonito”. Enquanto a beleza é um meio de ascensão social no Brasil, quem é considerado feio se torna vítima de um preconceito socialmente aceito, pois é permitido que se recrimine a aparência do outro. Já a antropóloga Mirian Goldenberg – autora de O Corpo Como Capital e professora do departamento de antropologia social da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – não acredita que o jovem esteja se sentindo mais feio, mas, sim, inadequado em relação ao padrão de corpo valorizado pela sociedade.
Contudo, segundo Goldenberg, a juventude atual é a primeira geração que cresceu sabendo que há meios para se adequar ao padrão: vestir-se de acordo com a moda, investir em tratamentos estéticos, recorrer a cirurgias plásticas, etc.
Comparando os resultados com 11 anos atrás, o número de jovens muito satisfeitos com o peso caiu de 61% para 50%. Outra vez, a maior insatisfação se verifica entre as garotas, com o ápice do descontentamento entre as que têm de 22 a 25 anos: 26% estão insatisfeitas com o peso. Para o psicólogo Nivaldo de Oliveira Santos, coordenador do estudo, os números surpreendem porque 8 em cada 10 estudantes consultados eram magros ou tinham peso normal em relação à altura e à idade. Surpreendem ainda mais porque, em teoria, os estudantes da área de saúde deveriam ser bem informados sobre cuidados com o corpo. “O que se teme é que, se considerado um universo maior de jovens, o panorama possa ser ainda mais preocupante”, diz Santos.
Disponível em: https://bityli.com/REoimr. Acesso em: 30 out. 2021 (adaptado)
Os textos “Aparência” de Carolina Araújo (texto I) e a tirinha de Armandinho estão relacionados, porque os dois
fazem uma crítica às pessoas que olham para além das aparências.
funcionam como alerta social para a temática abordada.
usam dados estatísticos para convencer o leitor.
visam instruir os leitores sobre como se comportarem em relação ao tema da aparência.
O texto objetiva discorrer sobre o uso de metáforas no cotidiano e a forma como elas afetam o comportamento e a percepção das pessoas.
Certo
Errado
O tema do texto é instaurado a partir da seguinte frase:
“a arte é realmente importante em nossas vidas?”
“artistas decidiram protestar e reivindicar seus direitos.”
“orçamentos aprovados para cultura são irrisórios.”
“o que é considerado arte pelo público em geral?”
Analise a charge a seguir:

Fonte: https://blogdoaftm.com.br/charge-escolas-e-pandemia/
A charge retoma uma vulnerabilidade-alvo do PSE.
O objetivo da charge é colocar-se contrariamente aos objetivos do PSE.
O texto e a charge não abordam o mesmo assunto.
O texto e a charge abordam o mesmo assunto com o mesmo enfoque.
Tanto charge quanto texto abordam melhorias nas escolas.
As oposições entre brasil e Brasil presentes no texto VI podem ser expressas, respectivamente, pelos seguintes pares de termos/expressões, EXCETO:
feitoria / nação
entidade histórica / entidade divina
apatia / autorreflexão
fragmento morto / entidade viva
O propósito do gênero textual correspondente ao Texto 2 é apresentar de forma crítica um fato, um problema ou um acontecimento que possa interessar a sociedade. Na maioria das vezes recria a imagem de pessoas públicas por meio de caricaturas de pessoas que estão envolvidas em eventos capazes de gerar grandes polêmicas, como no caso em tela. A caricatura retrata:
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O líder soviético Nikita Khrushchev.
O presidente americano, Joe Biden.
O presidente russo, Vladimir Putin.
De acordo com a leitura da tirinha, em que Mafalda e Manolito conversam, pode-se afirmar que
o pai de Manolito considera um desperdício os gastos com material escolar, porque o filho não gosta de estudar.
Manolito fica com raiva das opiniões de Mafalda, porque ela dá razão ao pai dele.
Manolito pensa que o pai está certo e parece disposto a levar mais a sério os estudos.
Mafalda incentiva Manolito a ser um estudante melhor para que o pai dele sinta-se mais motivado a gastar com material escolar.
o pai de Manolito sabe que vale a pena investir nos estudos do filho, uma vez que ele não falta às aulas.
Leia a tirinha a seguir:

Fonte: https://kikacastro.com.br/2017/05/08/crianca-nao-namora/
Analise as assertivas a seguir sobre a tirinha e o texto apresentado anteriormente e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Pode-se dizer que tanto o menino do texto de Veríssimo quanto Armandinho apresentam-se interessados pelos relacionamentos amorosos desde cedo.
( ) O menino do texto teve uma atitude audaciosa movido pela paixão infantil, ao passo que Armandinho mostra-se distante desses interesses.
( ) Tanto Armandinho quanto o menino do texto de Veríssimo percebem que há alguém interessado neles, a senhora que conversa com Armandinho e a menina da escola do garoto do texto, respectivamente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – V.
V – V – V.
V – F – F.
F – F – F.
F – V – F.
A tirinha a seguir tem como personagem D. Anésia, criação do cartunista paranaense Will Leite.

Disponível em: <https://armazemdecultura.wordpress.com/2014/07/22/humor-e-ironia-no-will-tirando/>.
Avalie o que se afirma sobre os aspectos morfossintáticos e o fenômeno do diálogo entre textos.
I – As palavras “atrás” e “só” foram acentuadas pelo mesmo motivo: ambas são oxítonas terminadas em vogal, seguida ou não de “s”.
II – O registro formal como também o informal da escrita padrão estão presentes nos dois últimos quadrinhos com o emprego de uma variante linguística típica da oralidade.
III – A crase é de rigor diante de verbos, de acordo com o padrão culto da língua; portanto, na frase “...prometo que a deixo passar...” há um erro de revisão, pela ausência do respectivo acento grave.
IV – O texto da tirinha é uma releitura do conto “A velha contrabandista”, de Stanislaw Ponte Preta; trata-se de um exemplo de intertextualidade, fenômeno responsável por referenciar conteúdos e formas de textos para produzir um novo texto.
V – O prefixo “contra” é um elemento formador de palavras cujo significado se relaciona às ideias de "contrário, em oposição", como na palavra “contrabando” que, segundo o Novo Acordo Ortográfico, deveria ser escrita com hífen: “contra-bando”.
Está correto apenas o que se afirma em
I e V.
II e IV.
I, II e III.
III, IV e V.
No último quadrinho do texto II, Mafalda lança uma pergunta, a qual garante a produção de humor na tira. Essa construção humorística está no fato de Mafalda:
apresentar dificuldades na leitura e na decodificação dos livros na língua materna
notar a necessidade de os livros estarem escritos em Língua Portuguesa
considerar o vocábulo “living” como uma palavra da Língua Portuguesa
questionar, veementemente, a resposta imediata dada pela mãe dela
No terceiro quadrinho, o vocábulo nele presente deve ser classificado como um(a):
adjetivo;
substantivo;
numeral;
verbo;
interjeição.