

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na frase: “Para a realização das provas do concurso, chegamos no ônibus das 7h.” A expressão refere-se a:
Adjunto adverbial de meio.
Adjunto adverbial de tempo.
Adjunto adverbial de lugar.
Adjunto adverbial de meio e de tempo.
Analise as afirmações a seguir.
I. No trecho "Com isso, o organismo não aciona muito bem os mecanismos (...)", o verbo grifado pode ser classificado, nesse exemplo, como transitivo-direto.
II. No trecho "O trabalho, recém-publicado no periódico especializado The Lancet Regional Health - Américas, sugere que (...)", os termos grifados são classificados como adjuntos adnominais.
III. No trecho "(...) é necessário ofertar água continuamente para pessoas dessas faixas etárias (...)", o termo grifado ("para"), não poderia ser substituído por uma preposição "a" com crase.
IV. No trecho "No período, foram registradas mais de 2,7 milhões de internações (...)", o termo grifado exerce a função de adjunto adverbial.
Estão corretas as afirmações:
II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
Observe os períodos abaixo e assinale a alternativa em que o lhe funciona como adjunto adnominal:
“… anunciou-lhe: Filho, amanhã vais comigo.”
O peixe cai-lhe na rede.
Ao traidor, não lhe perdoaremos jamais.
Comuniquei-lhe o fato ontem pela manhã.
No fragmento “Por mais que favoreça mudanças, no entanto, nada vai ser alterado imediatamente no governo Biden”, a relação de sentido que resulta da combinação da oração adverbial em destaque com a principal é de:
Condição.
Consequência.
Concessão.
Causa.
Explicação.
No texto 1A2-I, funciona como adjunto adverbial o termo
“ostensiva”, em “mostrando sua presença ostensiva” (primeiro parágrafo).
“administrativas”, em “coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas” (segundo parágrafo).
“segurança”, em “gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia” (terceiro parágrafo).
“direta”, em “a polícia militar (...) desempenha várias outras atribuições que, direta ou indiretamente, influenciam no cotidiano das pessoas” (terceiro parágrafo).
“anseia”, em “gerando a sensação de segurança que a comunidade anseia” (terceiro parágrafo).
Assinale a alternativa em que há aposto marcado com vírgula, obrigatoriamente.
João Alves, o dono da besta, escreveu com precisão um anúncio para o jornal.
João Alves, onde quer que estejas, alegra-te, tua besta vive neste anúncio.
Iniciaste uma investigação, João Alves, já que seu animal fora roubado, sábia decisão!
De todos que escrevem anúncios, cito João Alves, como modelo.
Escreveu, o dono da besta, com garbo e precisamente, um anúncio sobre o roubo de seu animal.
Assinale a alternativa que contém vocativo.
Amariam o mar se prestassem bem atenção ao ruído da vaga, filhos de pescadores.
Os colegas — o equilibrista e o lançador de fogo — sabiam emocionar seus companheiros.
Aeromoça, limitada à burocracia, é como gerânio intimidado a florir dentro do armário.
“Cessa o estrondo da cachoeira / (...) Já desperta o mínimo arrepio.” (Carlos D. de Andrade)
Assinale a alternativa que apresenta, em destaque, adjunto adnominal e adjunto adverbial.
Símbolo da riqueza terrestre, o ouro nasce no espaço.
As legendárias ondas do Havaí atraem surfistas do mundo todo.
O poeta Vinícius de Moraes é referência para vários músicos do Brasil.
As pequenas empresas têm até o mês de abril para recolher os impostos.
Quantos adjuntos adverbiais há ao todo no período “Carlos saiu para ir à sua cabana, que ainda não tinha visto depois da volta”?
Um
Dois
Três
Quatro
Cinco.
Aposto e oração adjetiva são recursos de coesão textual muito presentes em matérias jornalísticas, devido à função que é comum a ambos – a de acrescentar uma informação que o autor julga necessária sobre um assunto ou pessoa de que está tratando. Podem ser usados para chamar a atenção para um dado relevante, contextualizar um fato ou apresentar informações mais precisas. Considerando esses aspectos, responda a questão a seguir.
Indique em qual dos trechos abaixo elencados a informação em destaque NÃO se classifica sintaticamente como aposto:
Será a ironia das ironias: uma força de trabalho não branca pagando os impostos que sustentarão os americanos da gema.
Cumprindo promessas de campanha, Biden, com suas canetadas, criou uma força-tarefa para encontrar os pais de crianças separadas deles à força na fronteira, uma das heranças mais cruéis da era Trump.
A proposta [...] está contida na chamada Lei de Cidadania dos Estados Unidos, um calhamaço já enviado ao Congresso com a intenção de “restaurar a humanidade e os valores americanos no nosso sistema”.
Em cinco anos, cumprindo requisitos como verificação de antecedentes, essas pessoas se tornariam elegíveis para o visto de residência, o green card.
(Biden) determinou uma ampla reformulação dos requisitos legais para a imigração, que, nos últimos quatro anos, foram torcidos para torná-la o mais difícil possível. [...].
“ Seja com relação à trama ela mesma, tocante sem jamais escorregar no sentimentalismo piegas;...” O termo sublinhado é:
Adjunto adverbial de modo.
Adjunto adverbial de negação.
Adjunto adverbial de causa.
Nenhuma das alternativas.
No trecho "A alegria do próximo às vezes começa no socorro que você lhe der ", o termo "do próximo" está exercendo função sintática de:
Complemento nominal.
Objeto direto.
Adjunto adnominal.
Objeto indireto.
Quanto à predicação, o verbo da frase “Eu já lidei com o desmatamento” (l. 01) é classificado como:
Intransitivo.
Transitivo direto.
Transitivo indireto.
Bitransitivo.
De ligação.
Assinale a alternativa que indica o termo que exerce a função de adjunto adnominal no trecho a seguir: “Segundo (1) amigos, ela ficou com cicatrizes (2) e marcas de queimadura (3) nas têmporas (4) que disfarçava com maquiagem (5).”
1.
2.
3.
4.
5.
Excerto para as questões 3 e 4:
“Estou aqui para fazer aquilo que alguns críticos acham imperdoável: elogiar.”
A autora faz uso dos “dois-pontos” para destacar um aposto:
explicativo.
especificativo.
enumerativo.
resumidor.
O emprego da vírgula logo após “Leonardo” (linha 1) é obrigatório, pois tem a finalidade de isolar o vocativo no texto.
Certo
Errado
Releia este trecho.
“[...] explica a coordenadora do estudo, Regina Pekelmann Markus, professora do Instituto de Biociências (IB) da USP.”
A locução destacada é um
termo acessório da oração.
termo integrante da oração.
termo essencial da oração.
termo predicativo da oração.
Assinale abaixo a alternativa em que o termo sintático destacado é um adjunto adnominal e não um complemento nominal:
O direito à saúde é básico e fundamental.
A bandeja de prata está sobre a mesa.
A leitura do texto foi feita em aula.
O medo de altura é muito frequente.
Assinale abaixo a alternativa em que o termo marcado é um adjunto adverbial:
Os melhores atletas correm duas vezes ao dia.
Os melhores atletas correm duas vezes ao dia.
Os melhores atletas correm duas vezes ao dia.
Os melhores atletas correm duas vezes ao dia.
Assinale a alternativa em que a(s) vírgula(s) tem/têm a função de isolar um adjunto adverbial de tempo.
“Parecia haver, portanto, uma relação entre os receptores opioides [...]”.
“Bebês que tomaram 2 ml de um solução contendo 12% dessa substância, logo antes de um exame de sangue, choraram 50% menos [...]”.
“É um efeito interessante [...], mas não prova uma ação direta, neuroquímica [...]”.
“[...] os cientistas tiveram a ideia de testar a naloxona, um remédio usado para tratar o vício em morfina e heroína.”.
“[...] pesquisadores da Universidade Tufts, também nos EUA, deram um passo à frente [...]”.