Aumente suas chances de aprovação AGORA Acelere sua aprovação!
Assinatura Ilimitada por R$ 
/mês.
Ver planos Assinar agora

Questões de Concurso sobre Til

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
10 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analise as assertivas que seguem, conforme preconiza Cegalla, sobre o uso de sinais diacríticos que se colocam sobre, sob ou através de uma letra para alterar a sua realização fonética, isto é, o seu som, ou marcar qualquer outra característica linguística, tais como o til, o apóstrofo e o hífen, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.


( ) Dentre outras funções, emprega-se o hífen em palavras compostas cujos elementos conservam sua autonomia fonética e acentuação própria, mas perderam sua significação individual para constituir uma unidade semântica, um conceito único, como, por exemplo, guarda-chuva.

( ) Não se emprega o apóstrofo na palavra ‘pra’ – forma reduzida da preposição ‘para’.

( ) Emprega-se o til sobre as letras a, e, i, o, u para indicar a sua nasalização.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – V – V.


B

V – V – F.


C

F – V – V.


D

F – F – V.


E

F – F – F.

Sobre os componentes linguísticos do quinto (5º§), analise as assertivas:


I. Inicia com pronome indefinido invariável.

II. O verbo "causar" é bitransitivo, por isto pede duplo complemento.

III. Em: "quando não nos valorizamos o suficiente", temos exemplo de próclise atraída por advérbio de negação, e exemplo sujeito elíptico identificado pela desinência verbal.

IV. Semanticamente, a expressão: "o suficiente" equivale a "o bastante". V.O TIL usado nos substantivos: "situações" e "formação" justifica a tonicidade da última sílaba em ambos.

VI. Em ambas as expressões: "a não ser que você permita", "maior permissão que" - destacamos conjunções subordinativas integrantes.


Estão CORRETAS, apenas:


A

I, II, III e IV.


B

III, IV, V e VI.


C

II, IV e VI.


D

I, III e V.

Analise as assertivas seguintes:


I. No trecho: "A voz do Grilo era a melhor e a mais bela de todas as vozes", o termo "bela" está no grau superlativo relativo de superioridade, conforme comprovado pelas regras da gramática normativa da língua portuguesa.

II. No trecho: "porque se empenhavam em fazê-lo (seu canto) com a garganta" - temos pronomes pessoais oblíquos átonos que exercem a mesma função sintática de objeto direto.

III.A expressão nominal: "Na sua experiência extraordinária" está escrita com contração prepositiva, pronome possessivo, substantivo abstrato e adjetivo biforme, todos concordando em gênero e em número.

IV. Dentre os termos do trecho: "Ao ouvir aquilo, o Diretor da Escola Maviosa, que era um Grilo muito sábio, assentiu várias vezes com a cabeça e retirou-se, satisfeito de que na Escola tudo continuasse como nos velhos tempos" - temos oração reduzida do infinitivo, uma oração subordinada adjetiva explicativa, um verbo no pretérito imperfeito do modo subjuntivo, seguido de elemento coesivo conjuntivo comparativo.

V. No trecho: "em que lhes explicava que a voz do Grilo" - temos duas ocorrências do uso de pronomes relativos.

VI. As palavras: "exposição", "fricção", "Órgão" se identificam por pertencerem à mesma classe morfológica, por terem iguais quantidades de sílabas e por usarem o til para manter a tonicidade da vogal.


Estão corretas, apenas:


A

I, III, V e VI.


B

II, III e V.


C

I, II, III e IV.


D

I, II, IV e VI.

Quanto ao correto emprego das letras, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa devida.


( ) Dobra-se o “r” e o “s” sempre que a pronúncia o exigir. Exemplos: carro, telerreportagem, missa, telesserviço.

( ) O uso do “ç” [cê-cedilha] foi introduzido na Língua Portuguesa pela necessidade de ajustar a grafia à pronúncia de certas palavras. Exemplos: caço [sem o “ç” ficaria caco; paço [sem o “ç” ficaria paco].

( ) Os verbos que trazem “g” no radical mudam essa letra para “j” nas formas em que se segue “a” ou “o”. Exemplos: agir [aja, ajo, etc.]; corrigir [corrija, corrijo, etc.].

( ) O til foi introduzido na Língua Portuguesa para marcar nasalidade de pronúncia e vale por acento tônico. Exemplos: pão, avelã, cãibra.

( ) Na Língua Portuguesa atual, grafa-se “ã”, e não mais “an” nas palavras oxítonas. Exemplos: Adonirã, fã, Itapuã, Oberdã.

( ) Na Língua Portuguesa, grafa-se “om” nas oxítonas, e não “on”, com exceção das que surgem de marcas registradas. Exemplos: batom, bombom, garçom, marrom, moletom. Ressalta-se, porém, que as palavras paroxítonas e proparoxítonas continuam sendo grafadas com “on” final. Exemplos: Agamênon, Ânderson, Dálton, Denílson, néon.


A

V – V – V – V – V – F.


B

V – F – F – V – V – V.


C

V – V – V – F – F – V.


D

F – V – V – V – F – V.


E

V – V – V – V – V – V.

Analise as assertivas sobre o trecho: "A língua é um instrumento de comunicação, composta por regras gramaticais que possibilitam que determinado grupo de falantes consiga produzir enunciados que lhes permitam comunicar-se e compreender-se".


Analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, para falso:


(__)No trecho, temos duas ocorrências do "que" como pronome relativo e uma como conjunção subordinativa integrante.

(__)O verbo auxiliar da locução: "consiga produzir" está conjugado no presente do modo subjuntivo.

(__)A palavra: "comunicação" é polissílaba oxítona sem acento gráfico que justifique a tonicidade, porque "TIL" serve apenas paras marcar a nasalização da vogal.

(__)O pronome "lhes" exerce função sintática de objeto indireto.

(__)No trecho, temos exemplos de ênclises.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, V, V, V, V.


B

F, V, F, V, F.


C

V, V, F, F, V.


D

V, F, V, F, F.

Sobre o uso do til e do acento circunflexo, avalie as assertivas que seguem, considerando as palavras que ocorrem na frase: “que compõem o texto como coesão, coerência e estrutura semântica bem definida” (l. 12):


I. Em compõem e coesão, o til sobrepõem-se às letras -o- e -a- para indicar vogal nasal.

II. Em semântica, a ocorrência do acento circunflexo se dá em função de tratar-se de um vocábulo proparoxítono.

III. Caso retirássemos o acento circunflexo do vocábulo coerência, este continuaria a existir na Língua Portuguesa, porém, com classe gramatical diferente.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

I, II e III.

Analise as afirmativas:


De maneira geral, podemos definir os acentos da seguinte forma:


I- ACENTO AGUDO: é representado por um traço voltado para a direita. É colocado sobre as vogais indicando que a sílaba onde ele está é tônica (tem o som mais forte). O acento agudo faz com que a vogal seja pronunciada de forma aberta.

II- TIL: o til é representado por um traço sinuoso (um “S” deitado). Ele torna nasal o som das letras A e O.

III- ACENTO CIRCUNFLEXO: Ele indica a ocorrência de crase.


Está correto o que se afirma em:


A

Apenas I e II


B

Apenas II e III


C

Apenas I e III


D

Todas as afirmativas

Em relação à acentuação gráfica que aparece no nome próprio “Molière”, personalidade citada no texto, pode-se dizer que se trata de um:


A

acento agudo, usado para marcar a sílaba tônica.


B

til, usado como sinal gráfico de nasalação na pronúncia.


C

acento grave, indício de se tratar de um nome estrangeiro.


D

acento circunflexo, pois a sílaba tônica é fechada ou semifechada.

Analise aspectos relacionados à ortografia de algumas palavras do texto e escolha a alternativa correta.


A

A palavra “representar”, no texto, é um dos casos em que a letra s representa o fonema /s/.


B

A palavra “história”, quanto à sílaba tônica, é uma oxítona.


C

Na expressão “produtos químicos”, ambas as palavras são paroxítonas.


D

O til sobre a vogal a, em “irmãos” tem por objetivo indicar a sílaba tônica da palavra.


E

O acento grave em “à” foi empregado para indicar a crase da preposição a com o artigo a.

Com base no texto 'Segundo previsões, efeitos do fenômeno climático - o mais intenso em quase 20 anos - deverão aumentar a fome no mundo e já são sentidos no Brasil', marque a opção INCORRETA


A

No vocábulo “Niño”, o til sobe a letra “n” é usado em palavras comuns da língua portuguesa para marcar o dígrafo “lh”.


B

No trecho: “Na Índia, as monções...”, a vírgula isola um locativo.


C

No trecho: “Na Índia, as monções...”, a vírgula isola uma expressão definidora de lugar.


D

No vocábulo “registrados”, existem encontros consonantais.


E

Os termos “satélite” e “dúvida” são proparoxítonos.

 
 
Gerar simulado